[DÚVIDA] - Como conseguir o Esquema elétrico do A/C?

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adalcol1
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[DÚVIDA] - Como conseguir o Esquema elétrico do A/C?

Mensagempor adalcol1 » Quarta-feira 31st 2010f Março 2010 11:08:55 PM

Olá,

Estou precisando do esquema elétrico envolvendo o ar-condicionado e o compressor.

Meu carro é o Corsa Wagon GLS 1.6 MPFI 99/99 8 válvulas.

Quando fui fazer uma carga no gás, percebi que o Compressor não está acionando.

Se alguém tiver parte do mapa envolvendo este circuito e poder me passar eu agradeço.


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leonardo
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Mensagempor leonardo » Quinta-feira 01st 2010f Abril 2010 09:30:37 PM

Aqui esta maninho... Qualquer duvida poste que estudaremos juntos.
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Abs.


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Mensagempor adalcol1 » Quinta-feira 01st 2010f Abril 2010 10:11:31 PM

Obrigado pela ajuda, vamos lá...

- Coloquei mais gás, tenho pressão no sistema, mas o gás não circula.

- Quando ligo o ar-condicionado, a ECM faz tudo sempre fez, aumenta a aceleração de 900 rpm para 1100 rpm.

Aparentemente parece que o compressor não está armando, mas não tenho muita certeza ainda.

Pelo que vejo neste esquema... a sequencia de execução é:

1) Relé eletroventilador caixa de ar
2) interruptor do ar-condicionado
3) Termistor descon
4) Pressostato
5) Pressostato duplo contato
5.1) Relé duplo eletro ve. Arrefeicimento (entrada 86)
6) Relé de plena carga (Acredito que este seja o primeiro a verificar)
7) Polla eletromagnético compressor

Do que pude ver, pode ser que o problema esteja localizado no item 6. Onde se encontra fisicamente este relé?

Tendo em vista que o RPM aumenta ao ligar o ar, logo acredito que este é controlado pelo item 5.1, o que está funcionando.

Pelo que relatei o que você acha?


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leonardo
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Mensagempor leonardo » Segunda-feira 05th 2010f Abril 2010 07:51:30 PM

Opa, vamos lá.
Se seu carro está subindo o giro é um bom sinal, isso quer dizer que de fato a pressão do gas está acima do limite minimo (foi certificada pelo pressostato de duplo contato que fica no circuito de recirculação do gas) e com toda certeza até o item 4 seu está tudo válido e funcionando corretamente, apartir daí vc está certinho, faça um teste no rele de plena carga, ele é responsável em acoplar a polia magnética do compressor. Se sim você vai debaixo do carro, localize o compressor de AC desplugue o conector engate rápido dele e faça a medição tb....
Segue um mapa de onde localiza o rele de plena carga e os demais.
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OBS: Em paralelo as 2 ventuinhas devem estar funcionando em velocidade baixa cada uma.... Se apenas 1 delas tiverem funcionando você comenta para nós...
Se as ventuinhas estiverem funcionando em velocidade baixa você vai fazer o seguinte:
Onde fica a bobina que alimenta as velas do motor existe debaixo dela 1 sensor que fica no cabeçote. Ele é o sensor de temperatura de referencia a ECM. Você vai desplugar ele com o AC ligado e checar se as ventuinhas (as 2) irão ligar no PAU (2º estágio). Não se preocupe com 1 luz de injeção que irá aparecer no painel, ela vai sumir qd vc conectar o plug novamente.
Se estiver tudo certinho, aí é sinal que os reles duplos estão funcionando corretamente.

Aguardo resposta.
Abração.


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Mensagempor adalcol1 » Terça-feira 06th 2010f Abril 2010 06:25:57 PM

Fiz o que você me orientou.

Com o carro ligado e com o ar também, as ventoinhas começaram a girar aparentemente a todo vapor.

Ao retirar o plug do sensor de temperatura (carro ligado e o ar também), a ventoinha de dentro parou de funcionar. A ventoinha da frente continuou a girar a todo vapor.

Está ai o problema ou mais um dos problemas :)

Agora quais relés devo testar também?

Abraço,


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Mensagempor adalcol1 » Quarta-feira 21st 2010f Abril 2010 04:31:20 PM

Voltei, com o carro todo desmontado ficou mais fácil. Vamos por parte:

1) Aquele teste que você pediu para eu fazer e que tinha falhado, ao abrir o relé do eletroventilador do 2 (cinza abaixo do porta-luvas), o resistor estava torrado, soldei um novo resistor recuperando tal relé, o que passou a funcionar. Repetindo o procedimento agora a ventoinha de dentro funciona a todo vapor.

2) Ao problema do ar-condicionado, bom, desmontei todo o para-choque e cheguei no conector do compressor do ar.

Percebi que o radiador estava pressionando o cabo, soltei-o e desprendi abrindo e verificando se tinha prejudicado o fio, por sorte não!

Quando o carro e o ar estão ligados, a tensao fica em -0,20 possivelmente vindo do próprio compressor, ao desplugá-lo percebi ausência de tensão.

No relé de plena carga, fiz os testes de tensão e a saida 87 sim sai 12v, logo o relé está descartado.

Fui seguindo o chicote e testando em várias partes para ver se eu achava alguma tensão e o ponto de ruptura. Tudo sem tensão.

Cheguei até o ponto do plug do chicote que fica no mesmo ponto da ECM mas do lado oposto(motorista) . O Fio que vai para o compressor é marrom/azul está sem tensão, logo deduzi que o chicote externo ok.

O fio 87 que sai para o relé de plena carga é o branco/preto, ela se junta com o fio marrom/azul no plug 87a, esse que vem do interruptor do ar-cond. 87a, assim se juntando no plug que ligando o ao chicote externo e vai para o compressor.

Ao medir a tensão no plug interno percebi que os dois fios no plug estavam sem tensão. Mas o fio Branco/preto que vai para o relé quando medido antes de enrolar no chicote tem sinal sim, de 12v. Possivelmente o meu ponto de ruptura está dentro do chicote entre o plug e depois do relé.

Estou chegando perto, dei uma paradinha para descançar um pouco, onde escrevi este email, mas já vou voltar.

Vou agora passar um fio novo por fora. ligando o rele ao plug. Vamos ver se irá dar certo.

Valeu pelo apoio até agora!

Assim que a cabine esfriar volto aqui para reportar!

Abraços,
André


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Mensagempor sousaman » Quarta-feira 21st 2010f Abril 2010 04:59:23 PM

Cara,

Rumo a geladeira!

Vamos encher de líquido refrigerante na Copa e usar seu carro de geladeira pra testar....

Risis

Abraços!


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