Oque fazer em um c16xe? 1.6 16v?

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.

Moderadores: SemControle, andre pirituba, Organizadores do Fórum

Responder
Ferceven
:: Super ::
Mensagens: 66
Registrado em: Quarta-feira 03 2010f Março 2010 11:13:42 PM
Localização: Jundiaí - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Oque fazer em um c16xe? 1.6 16v?

Mensagem por Ferceven » Segunda-feira 29 2010f Março 2010 06:21:23 PM

Já vi umas adimisões diferentes as power box da manzel na argentina...
acho q filtro de ar não vale a pena...
gostaria de saber se alguem já fez algo nesse motor?
por ele ter ar e direção....cabe uma turbina ali?
abraços



Avatar do usuário
rbsmontemor
:: Champ ::
Mensagens: 434
Registrado em: Terça-feira 22 2008f Julho 2008 01:50:49 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Re: Oque fazer em um c16xe? 1.6 16v?

Mensagem por rbsmontemor » Segunda-feira 29 2010f Março 2010 09:45:59 PM

Ferceven escreveu:Já vi umas adimisões diferentes as power box da manzel na argentina...
acho q filtro de ar não vale a pena...
gostaria de saber se alguem já fez algo nesse motor?
por ele ter ar e direção....cabe uma turbina ali?
abraços
O Rodolfo tem um C16XE turbo sim.

Olha, antes de tudo eu aconselho você a entrar em algum outro fórum se você realmente estiver levando o projeto a sério, ja que aqui o pessoal vai querer te empurrar kit turbo coxinha ou filtro de ar race crhome haueaheuah.

Tem um cara do RJ que tem este motor aspirado com 198cvs girando 8200rpm e gastou uma bela grana para isso.

EU, mesmo gastando mais grana, montaria ele aspirado por opção minha. É um tipo diferente de preparação que visa resultados e usos diferentes para o carro.

Se for turbo, por favor, não monte com HPI, nem com gerenciador de bico extra. Apesar da última opção ser aceitavel, não é a melhor forma de se acertar um motor maravilhoso como este seu.

Existe a opção do CHIP, que o Overspeed conhece MUITO bem dessa ECU de seu carro, e existe a opção de uma injeção programável como a MegaSquirt, que hoje encontra-se à venda e com suporte no site www.megasquirtracing.com.br .

Uma K16, intercooler frontal, bicos do dalton ou uns siemens de 60lbs, uma megasquirt e miolo forjado fariam voce sorrir todos os dias por muito tempo.

[]'s



Avatar do usuário
CyberTX
:: Sport ::
Mensagens: 1118
Registrado em: Sábado 18 2004f Dezembro 2004 12:01:38 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por CyberTX » Segunda-feira 29 2010f Março 2010 10:24:09 PM

...sem querer parecer chato, mas o correto eh X16XE....



Avatar do usuário
rbsmontemor
:: Champ ::
Mensagens: 434
Registrado em: Terça-feira 22 2008f Julho 2008 01:50:49 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rbsmontemor » Segunda-feira 29 2010f Março 2010 10:27:20 PM

CyberTX escreveu:...sem querer parecer chato, mas o correto eh X16XE....
Po, só 3hps e uma egr de diferença rs , mas você está certo, X16XE.



Ferceven
:: Super ::
Mensagens: 66
Registrado em: Quarta-feira 03 2010f Março 2010 11:13:42 PM
Localização: Jundiaí - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Ferceven » Terça-feira 30 2010f Março 2010 01:21:51 PM

CyberTX escreveu:...sem querer parecer chato, mas o correto eh X16XE....
Quando comprei algumas peças na consecionaria veio com codigo de C16XE....vejo em varios forums da argentina o mesmo motor mesmo carro...C16xe....
agora não sei oq pode significar o X16XE, como os C20let(vectraGSI) e o C20xe(vectra)...



Ferceven
:: Super ::
Mensagens: 66
Registrado em: Quarta-feira 03 2010f Março 2010 11:13:42 PM
Localização: Jundiaí - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Re: Oque fazer em um c16xe? 1.6 16v?

Mensagem por Ferceven » Terça-feira 30 2010f Março 2010 01:23:40 PM

rbsmontemor escreveu:
Ferceven escreveu:Já vi umas adimisões diferentes as power box da manzel na argentina...
acho q filtro de ar não vale a pena...
gostaria de saber se alguem já fez algo nesse motor?
por ele ter ar e direção....cabe uma turbina ali?
abraços
O Rodolfo tem um C16XE turbo sim.

Olha, antes de tudo eu aconselho você a entrar em algum outro fórum se você realmente estiver levando o projeto a sério, ja que aqui o pessoal vai querer te empurrar kit turbo coxinha ou filtro de ar race crhome haueaheuah.

Tem um cara do RJ que tem este motor aspirado com 198cvs girando 8200rpm e gastou uma bela grana para isso.

EU, mesmo gastando mais grana, montaria ele aspirado por opção minha. É um tipo diferente de preparação que visa resultados e usos diferentes para o carro.

Se for turbo, por favor, não monte com HPI, nem com gerenciador de bico extra. Apesar da última opção ser aceitavel, não é a melhor forma de se acertar um motor maravilhoso como este seu.

Existe a opção do CHIP, que o Overspeed conhece MUITO bem dessa ECU de seu carro, e existe a opção de uma injeção programável como a MegaSquirt, que hoje encontra-se à venda e com suporte no site www.megasquirtracing.com.br .

Uma K16, intercooler frontal, bicos do dalton ou uns siemens de 60lbs, uma megasquirt e miolo forjado fariam voce sorrir todos os dias por muito tempo.

[]'s
Então é minha ideia tb....pois já tive varios teste de carros turbo, carburado injetado etc...aspirados e blba bla bla...

no corsa do meu irmão reprogramamos a injeção apenas e abrimos os bicos....1.6 1kg de pressão e ia bem legal...

nesse não sei como funciona tudo é diferente do 8v...mais to tentando me aprofundar!

valew pelas dicas!



ccca
:: Millennium ::
Mensagens: 112
Registrado em: Terça-feira 23 2010f Março 2010 01:43:55 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por ccca » Terça-feira 30 2010f Março 2010 02:38:25 PM

[quote="Ferceven"][quote="CyberTX"]...sem querer parecer chato, mas o correto eh X16XE....[/quote]

Quando comprei algumas peças na consecionaria veio com codigo de C16XE....vejo em varios forums da argentina o mesmo motor mesmo carro...C16xe....
agora não sei oq pode significar o X16XE, como os C20let(vectraGSI) e o C20xe(vectra)...[/quote]

C20let é motor turbo europeu e não veio pro Brasil. C20xe é o do Vectra GSi e Calibra. C20ne é o família II 8v. E o Ecotec é o 16v. O bloco é o mesmo, mudando basicamente cabeçote e as peças necessárias para seu funcionamento.

Creio que seja a mesma coisa no 1.6.



Ferceven
:: Super ::
Mensagens: 66
Registrado em: Quarta-feira 03 2010f Março 2010 11:13:42 PM
Localização: Jundiaí - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Ferceven » Quarta-feira 31 2010f Março 2010 08:23:06 PM

Pelo que andei conversando com o rodolfo do 1.6 16v pro 8v só muda algumas polias e a bomba de agua...
uma turbina pra esse motor......42.48? não é pequena?



Avatar do usuário
Gabriel SW
:: GSI ::
Mensagens: 2282
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 03:05:35 AM
Localização: Farroupilha - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Gabriel SW » Quinta-feira 01 2010f Abril 2010 01:36:49 AM

Ferceven escreveu:Pelo que andei conversando com o rodolfo do 1.6 16v pro 8v só muda algumas polias e a bomba de agua...
uma turbina pra esse motor......42.48? não é pequena?
Pelo que sei, além disso, os dutos de agua não estao na mesma posição do 16v e do 8v. Logo um cabeçote 8v não se adapta em um bloco originalmente 16v e vice-versa.


Gabriel Pires
Corsa Wagon GLS 1.6 16v 1998 Prata
70000 km originais!!! simplesmente PERFEITA!!!

Km atualizada!

Moderador Equipe RS
gabrielsw@corsaclube.com.br
MSN: gabriel_sw_cc@hotmail.com

Avatar do usuário
CyberTX
:: Sport ::
Mensagens: 1118
Registrado em: Sábado 18 2004f Dezembro 2004 12:01:38 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por CyberTX » Quinta-feira 01 2010f Abril 2010 09:11:35 AM

ccca escreveu:
Ferceven escreveu:
CyberTX escreveu:...sem querer parecer chato, mas o correto eh X16XE....
Quando comprei algumas peças na consecionaria veio com codigo de C16XE....vejo em varios forums da argentina o mesmo motor mesmo carro...C16xe....
agora não sei oq pode significar o X16XE, como os C20let(vectraGSI) e o C20xe(vectra)...
C20let é motor turbo europeu e não veio pro Brasil. C20xe é o do Vectra GSi e Calibra. C20ne é o família II 8v. E o Ecotec é o 16v. O bloco é o mesmo, mudando basicamente cabeçote e as peças necessárias para seu funcionamento.

Creio que seja a mesma coisa no 1.6.
C16XE - Motor pré-Ecotec, não chegou a vir para o Brasil
X16XE - Ecotec, todos os corsas 16v no Brasil usam este.



Avatar do usuário
Gabriel SW
:: GSI ::
Mensagens: 2282
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 03:05:35 AM
Localização: Farroupilha - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Gabriel SW » Quinta-feira 01 2010f Abril 2010 11:29:15 AM

CyberTX escreveu:
ccca escreveu:
Ferceven escreveu: Quando comprei algumas peças na consecionaria veio com codigo de C16XE....vejo em varios forums da argentina o mesmo motor mesmo carro...C16xe....
agora não sei oq pode significar o X16XE, como os C20let(vectraGSI) e o C20xe(vectra)...
C20let é motor turbo europeu e não veio pro Brasil. C20xe é o do Vectra GSi e Calibra. C20ne é o família II 8v. E o Ecotec é o 16v. O bloco é o mesmo, mudando basicamente cabeçote e as peças necessárias para seu funcionamento.

Creio que seja a mesma coisa no 1.6.
C16XE - Motor pré-Ecotec, não chegou a vir para o Brasil
X16XE - Ecotec, todos os corsas 16v no Brasil usam este.
Sobre a diferença entre ser o C16XE ou X16XE, não tenho certeza, mas lhes digo perfeitamente:
O motor do GSI é um legítimo Ecotec, nem mesmo o motor dos GLS 16v é igual o do GSI (tem muitas peças compartilhadas, mas cabeçote e bloco são diferentes), imagina o do 8v então!


Gabriel Pires
Corsa Wagon GLS 1.6 16v 1998 Prata
70000 km originais!!! simplesmente PERFEITA!!!

Km atualizada!

Moderador Equipe RS
gabrielsw@corsaclube.com.br
MSN: gabriel_sw_cc@hotmail.com

Avatar do usuário
CyberTX
:: Sport ::
Mensagens: 1118
Registrado em: Sábado 18 2004f Dezembro 2004 12:01:38 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por CyberTX » Quinta-feira 01 2010f Abril 2010 11:45:49 AM

Gabriel SW escreveu:
CyberTX escreveu:
ccca escreveu: C20let é motor turbo europeu e não veio pro Brasil. C20xe é o do Vectra GSi e Calibra. C20ne é o família II 8v. E o Ecotec é o 16v. O bloco é o mesmo, mudando basicamente cabeçote e as peças necessárias para seu funcionamento.

Creio que seja a mesma coisa no 1.6.
C16XE - Motor pré-Ecotec, não chegou a vir para o Brasil
X16XE - Ecotec, todos os corsas 16v no Brasil usam este.
Sobre a diferença entre ser o C16XE ou X16XE, não tenho certeza, mas lhes digo perfeitamente:
O motor do GSI é um legítimo Ecotec, nem mesmo o motor dos GLS 16v é igual o do GSI (tem muitas peças compartilhadas, mas cabeçote e bloco são diferentes), imagina o do 8v então!
Ambos os motores do GSI e do GLS, 16v são Ecotec.
Como reconhecer: A olho nú: o C16XE, o coletor de admissão é preto e em termos práticos, só o X16XE tem a EGR.



GSI T
:: ST ::
Mensagens: 991
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 10:55:19 PM
Localização: Atibaia - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por GSI T » Quinta-feira 01 2010f Abril 2010 11:47:18 AM

[quote="Gabriel SW"][quote="CyberTX"][quote="ccca"][quote="Ferceven"][quote="CyberTX"]...sem querer parecer chato, mas o correto eh X16XE....[/quote]

Quando comprei algumas peças na consecionaria veio com codigo de C16XE....vejo em varios forums da argentina o mesmo motor mesmo carro...C16xe....
agora não sei oq pode significar o X16XE, como os C20let(vectraGSI) e o C20xe(vectra)...[/quote]

C20let é motor turbo europeu e não veio pro Brasil. C20xe é o do Vectra GSi e Calibra. C20ne é o família II 8v. E o Ecotec é o 16v. O bloco é o mesmo, mudando basicamente cabeçote e as peças necessárias para seu funcionamento.

Creio que seja a mesma coisa no 1.6.[/quote]
C16XE - Motor pré-Ecotec, não chegou a vir para o Brasil
X16XE - Ecotec, todos os corsas 16v no Brasil usam este.[/quote]

Sobre a diferença entre ser o C16XE ou X16XE, não tenho certeza, mas lhes digo perfeitamente:
O motor do GSI é um legítimo Ecotec, nem mesmo o motor dos GLS 16v é igual o do GSI (tem muitas peças compartilhadas, mas cabeçote e bloco são diferentes), imagina o do 8v então![/quote]


Gabriel eu não quero desmerecer voce nem te desapontar, mas o cabeçote e o bloco do GSI são exatamente iguais, já tive ambos desmontados na oficina simultaneamente e fiz as comparações. Os comandos de valvulas tb dos 1.6 16V do GLS, do GSI, da Meriva 1.8 16V do Stilo 1.8 16V são exatamente os mesmos, sei porque meu GSI está usando cabeçote de Meriva/Stilo e tb os comandos que inclusive tem o mesmo PN (part Number), o que muda de um para o outro é o enquadramento.
O cabeçote tb é exatamente igual, valvulas, angulos e dutos.
O que difere o GSI dos demais é a tx de compressão que no GSI é de 10,5:1 o enquadramento do comando e o gerênciamento da injeção.
O vira por exemplo dos 8V é exatamente = dos 16V tanto do GLS quanto do GSI.
Abraços.


GSI T 392cv
RS2 472 cv
Na dúvida acelere!!!

Avatar do usuário
Gabriel SW
:: GSI ::
Mensagens: 2282
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 03:05:35 AM
Localização: Farroupilha - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Gabriel SW » Sexta-feira 02 2010f Abril 2010 10:30:55 AM

Rodolfo

Citei isso por pesquisa no CEP Chevrolet.

O motor do GSI (bloco e cabeçote) vem descrito como ano 95/96, aplicação Hatch GSI 2p.
Já o motor do GLS (bloco e cabeçote) vem descrito como ano 97/2001, aplicação Sedan GLS, Wagon GLS e Tigra.

A própria GM os considera diferentes emtre si.

O motor do GLS e do GSI são identicos visualmente, só o do GSI tem a bomba de ar secundária a mais. EGR os dois tem.


Gabriel Pires
Corsa Wagon GLS 1.6 16v 1998 Prata
70000 km originais!!! simplesmente PERFEITA!!!

Km atualizada!

Moderador Equipe RS
gabrielsw@corsaclube.com.br
MSN: gabriel_sw_cc@hotmail.com

GSI T
:: ST ::
Mensagens: 991
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 10:55:19 PM
Localização: Atibaia - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por GSI T » Sexta-feira 02 2010f Abril 2010 09:42:55 PM

Gabriel, a GM ou qualquer outro fabricante diz isso por causa do PN pra poder ter preços diferentes.
Eu jã troquei cabeçote de GSI com corsa GLS e vice versa na oficina.
Por exemplo, um filtro de combustível de um Golf GTI (99 a 05) custa na VW R$ 53,00, se voce comprar um filtro de combustível de Audi A3T, S3, TT vai pagar R$ 110,00 em uma concessionária da Audi e o PN é o mesmo, são a mesma peça, muda o valor por causa da peça.
Outro exemplo, o disco de freio dianteiro dos VW Polo 1.6 custa na VW +- R$ 80,00 que é o mesmo disco de freio traseiro do S3 e do TT que custa na Audi + de R$ 800,00 e tb são a mesma peça.
Na GM tb tenho diversos exemplos pra te dar, isso é só pra ter idéia de como trabalham os fabricantes.
Confie em mim, o bloco, cabeçote, comandos, vira, bielas e muitas outras peças são exatamente iguais.
Abraços.


GSI T 392cv
RS2 472 cv
Na dúvida acelere!!!

Responder

Voltar para “Projeto e Preparação”