[RELATO] - Como proceder em uma abordagem policial?

Informe-se aqui a respeito das principais leis de trânsito. Saiba tudo sobre o Código Brasileiro de Trânsito, infrações, multas, recursos, alterações no carro que são ou não permitidas, etc.

Moderadores: Clovisbn SE/SP, Organizadores do Fórum

Responder
DRRC
:: Moderador ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:
[RELATO] - Como proceder em uma abordagem policial?

Mensagem por DRRC »

Pessoal, gostaria de compartilhar e relatar o ocorrido nessa noite sobre uma abordagem policial que aconteceu comigo e meus amigos, de como devemos nos comportar e agir diante desse acontecimento.

Após uma semana de repouso por conta de um problema no meu cotovelo e agora apenas com um curativo, resolvi nesse sabado tirar o corsa da garagem e dar uma volta para tomar um lanche com os amigos do prédio....

Proximo a Av Ibirapuera uma viatura começou a me seguir e logo em seguida deu farol e sirene para parar.

Ao descer do veículo, os policiais com arma em punho, pediram para todos ficarem de mão levantadas e fizeram uma vistoria na gente... após isso pediram para nos virar de frente para eles e tirar tudo dos bolsos e mostrarem.

Fizeram perguntas do tipo:
- todos se conhecem
- alguém usa drogas
- alguém tem passagem policial
E logo em seguida foi pedido o documento do veículo e o RG de todos para checagem.

Após isso, o policial se dirigiu até o veiculo e junto do dono (no caso eu) começou a fazer perguntas sobre o veículo:
- Mora em Santos (pois ele tem placa de Santos e roda em São Paulo)
- Os acessórios no carro para que servem (relogios no painel instalados, se era turbo, verificou o porta malas)
- Perguntou se eramos da região onde estavamos sendo abordado (respondi que eramos de uma outra região e estamos a passeio e voltando de tomar um lanche)

Após uns 20 minutos ele explicou que fizeram uma vistoria detalhada pois estavam procurando um veículo com as mesmas caracteristicas e viu um carro igual e com 4 pessoas dentro e acharam suspeito....

Agradecemos e desejamos um bom trabalho e uma boa noite... e entramos no carro... e acho que o corsa ficou com medo que demorou para pegar.... mais após pegar seguimos viajem tranquilos.

Após isso tiro algumas conclusões que ajudam bastante....
1- Ande com todos os documentos pessoais e do veículo e em dia;
2- Ande sempre com o veículo em boas condições, más condições chamam a atenção;
3- Saiba sempre com quem está andando no seu carro e certifique-se que eles estão com os documentos pessoais;
4- Responda as perguntas do policial sempre com clareza e só responda quando perguntadas;
5- Para esse tipo de abordagem que era verificar os ocupantes do veículo e dados do veiculo quanto a veículo roubado, mostrando os documentos e respondendo a perguntas, não terão problemas.

Conclusão Final: Achei correta a atitude da abordagem desde vistoria, documentos e perguntas, pois eles estão fazendo o trabalho deles e cooperando com eles e respondendo a perguntas como bons cidadões que somos, certamente não teremos grandes problemas com esse tipo de abordagem. (vistoria dos ocupantes e documentos)
Quem está do lado de fora do veículo não sabe o que está se passando dentro do veículo e poderia ser uma tentativa de assalto ou o veículo roubado....

Abraços.
Imagem
Socramsky
:: Millennium ::

Mensagem por Socramsky »

Quem dera todos os policiais fossem assim. Aqui em Goiania.

Eles aqui chegam humilhando e ate as x batendo tb. pra depois saber quem e o cidadao atras do banco.

Ta certo q eles nao sabem quem esta no carro c e de bem ou mal.

Mais dessa forma de abordagem q eles fizerao em vcs ele tinham total controle da situaçao e nao prescizou humilhar ninguem.
Amauri_Capao
Contato:

Mensagem por Amauri_Capao »

Ainda bem que não falaram nada do carro rebaixado!!!

E sempre bom esse tipo de abordagem...
P4nd3m0n1o
:: Wind ::

Mensagem por P4nd3m0n1o »

eh ... aqui em Goianai eh tenso mesmo , sabado de madrugada eu e mais 2 amigos fomos abordados no meu corsa dai pediram so documentos e enquanto checavam os documentos nos colocaram pra fikar deitados no chaum ... e como o irmao de um que estava comigo tinha passagem ... eles vieram com agreessoes verbais , dai argumentei sobre porque estavam falando aquilo pra gente , pois nao eramos culpados de nada somente estavamos voltando de uma festa ... e fiz um breve comentario " sei que estao fazendo trabalho de voces , meu pai tambem é policial , conheco essa rotina " dai ele me perguntou quem era meu pai , dai quando eu respondi que era delegado aposentado ele pegou meu documentosn ovamente e foi checar , dai voltou em alguns instantes e nos liberou :S
SemControle

Mensagem por SemControle »

so q tem uma coisa, se levam pela aparencia, igual akeles ze de banco q fica travando a porta

qnd tinha corsa e por acaso parava qnd pedido, era revista, conferiam o carro inteiro, o verdadeiro revira volta dentro do carro

um dia com o golf, eu entrei na frente de uma viatura apagadona e sai cantando pneu, queria ver o oco....
acelerei e fiz a primeira curva, chegando na segunda vi os caras vindo doidos, fiz a segunda curva e deixei o caror ir no embalo pra pracinha q tinha ali na frente....
sai do carro travei e fiquei do lado de fora esperando os caras chegarem :D
qnd chegaram desceram com uma cara de bos...perguntaram se o carro era meu, falei q sim, pediram a CNH e o doc do carro entreguei, conferiram e liberaram, sem revista alguma em mim ou no carro, mesmo causando assim na frente deles...
a unica diferenca q vi era o carro, pq acho q eu ja era conhecido do tempo do corsa, fugas e fugas...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder