[DÚVIDA] - Como instalar a Sonda lambda 4 fios?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Inácio Melo
:: Super ::
Mensagens: 74
Registrado em: Domingo 03 2008f Agosto 2008 07:02:13 PM
Localização: Jataí - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Como instalar a Sonda lambda 4 fios?

Mensagem por Inácio Melo »

Galera, e ai, tudo firmeza?
Seguinte, a sonda original do meu Wind está só o caco. Semana passada retirei ela e descobri que estava quebrada.
Hoje sai para comprar uma nova. Encontrei város modelos, desde as simples de um fio (original do 1.0 MPFI) até as de 4 fios (as aquecidas, mais novas). Como a diferença de preço não era tão grande, acabei comprando uma de 4 fios pois ela faz a leitura mais de imediato.
Porém, não veio o esquema de instalação da mesma.
Vagando pelo Corsa Clube, não encontrei nada a respeito desta sonda de 4 fios, somente anuncios. TODOS os tópicos a respeito desta sonda foram respondidos ensinando em como fazer um Hallmeter, e não em como ligar a sonda.
Dei uma vasculhada na net e encontrei esse esquema aqui:
Fio Preto: TERRA
Fios Brancos: POSITIVO E NEGATIVO PÓS CHAVE (são de aquecimento da sonda)
Fio Cinza: SINAL
Por coincidencia, a sonda que eu comprei possui este mesmo esquema de cores na fiação.
Será que alguem ai sabe se essas cores são padrão em todas a sondas e, se este esquema pode ser aplicado na sonda que eu comprei?
A sonda é uma:
MTE-THOMPSON 069 R2 UNIVERSAL.
Ela possui:
1 fio preto
1 fio cinza
2 fios brancos
Creio que não seja uma duvida só minha, pois a sonda tbm ajuda na economia de combustivel.
Qualquer ajuda é bem vinda.
Wind 2002 1.0 4P SWAP 1.6 + cambio astra 1.8 8)


Ramos
:: Moderador ::
Mensagens: 947
Registrado em: Segunda-feira 19 2007f Novembro 2007 10:23:33 AM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Ramos »

cara, a principio é o mesmo esquema...
a unica coisa que eu ficaria meio assim é a questão dela não ser original,
não que va trazer grandes problemas mas acredito que jamais uma sonda de um modelo vai produzir a tensão exatamente igual a de uma outra sonda. ou seja a injeção no meu ponto de vista estaria lendo um pouco diferente os falores. até pq as sondas de modelos diferentes nunca ficam na mesma posição no escape.

Outra cosia, as sondas do corsa são tão proximas já do motor que esquentam muito rápido! a velocidade de aquecimento não vai ter tanto ganho. só se o carro é flex, que precissa ser muito rápido!


Inácio Melo
:: Super ::
Mensagens: 74
Registrado em: Domingo 03 2008f Agosto 2008 07:02:13 PM
Localização: Jataí - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Inácio Melo »

Ramos...
Pois é, tinha perguntado desta possibilidade para o vendedor e ele afirmou que a diferença depende do tipo de material utilizado na fabricação da sonda (algumas são de titanio, outras de zircônio).
Por via das duvidas, vou no mecanico confirmar a fiação e o modelo da sonda e, numa auto-elétrica para "puxar" os fios do pós chave.
Optei por esta sonda porque meu hallmeter fica meio doido quando o carro está frio. Tbm pq estou querendo reeligar meu kit flex.
Wind 2002 1.0 4P SWAP 1.6 + cambio astra 1.8 8)


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26813
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

teria pego a de 1 fio mesmo
esse lance de negativo pos chave nao existe ta
pelo eskema q tem 2 fios vao bem aterrados, um seria o pos chave, e o outro sinal normal no fio do chicote q ja tem la
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Inácio Melo
:: Super ::
Mensagens: 74
Registrado em: Domingo 03 2008f Agosto 2008 07:02:13 PM
Localização: Jataí - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Inácio Melo »

Pois é...
Cheguei agora do meca e adivinhem: ele não quiz instalar a sonda!!!
De a cordo com ele, ela até funcionaria, porém, devido a solda na fiação da sonda (ela não veio com o conector por ser "universal"), o sinal estaria sujeito a interferência por cabos de velas, bobinas, enfim... além de que ele não daria garantia do serviço e que eu poderia perder a garantia da sonda.
Ele afirmou que o melhor seria comprar uma de um fio, original ou da mesma marca que a que eu havia comprado.
Acabei devolvendo a sonda na loja que eu havia comprado(R$ 220,00) e como eles não tinham mais a de 1 fio, devolveram a grana.
A de um fio da linha Corsa tive que andar uma cara para encontrar, mas acabei encontrando da mesma marca (Thomson) e, apesar de cara (R$ 143,00), mais barata que a de 4 fios.
O problema da sonda foi resolvido.
Agora, ainda no assunto, para "captar" o sinal da sonda e enviar para o hallmeter, é melhor pegar o sinal direto no módulo ou "descascar" o fio da sonda?
Nos tópicos do CC mostra "descascando" o fio, mais o mecanico disse que essa não é a melhor opção pois o fio da sonda é blindado e, se rompido, estaria sujeito a interferencias.
O fio do módulo, através do manual do sistema elétrico do carro(baixado aqui no CC), descobri qual é.
Logo, o que fazer?

Desde já, agradeço pela atênção de todos.
Wind 2002 1.0 4P SWAP 1.6 + cambio astra 1.8 8)


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26813
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

q eu saiba nao é blindado nao o cabo da sonda
o unico cabo q conheco blindado é do sensor hall
mas o correto pra um hallmeter seria uma segunda sonda so pra ele
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Inácio Melo
:: Super ::
Mensagens: 74
Registrado em: Domingo 03 2008f Agosto 2008 07:02:13 PM
Localização: Jataí - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Inácio Melo »

Opa, blindado que eu quis dizer é "encapado". A capa também serve como isolante.
Sobre uma segunda sonda, um parcero da MVS preparações me disse que não é necessário, só uma dá conta do recado.
Wind 2002 1.0 4P SWAP 1.6 + cambio astra 1.8 8)


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26813
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

encapado todos sao, ainda mais em se tratando de tensao positiva, qnd for neutro, ou - vc encontra em qq ponto da carroceria

uma só da conta, mas o correto seria usar 2, eu uso apenas 1 mesmo e a grande maioria usa 1
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


rogdigue
:: Classic ::
Mensagens: 1348
Registrado em: Terça-feira 29 2004f Junho 2004 06:31:50 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rogdigue »

Caro Inácio, eu tenho uma sonda de 4 fios instalado no corsa e realmente muda apenas o tempo que a mesma leva para começar a trabalhar, e pra quem tem hall instalado dá pra perceber logo. Por questão de comodidade, se eu fosse vc faria a emenda do hall no fio da sonda bem próximo do módulo, pra evitar de puchar fio lá do motor pra dentro do carro.

Rogério.


Inácio Melo
:: Super ::
Mensagens: 74
Registrado em: Domingo 03 2008f Agosto 2008 07:02:13 PM
Localização: Jataí - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Inácio Melo »

rogdigue escreveu:Por questão de comodidade, se eu fosse vc faria a emenda do hall no fio da sonda bem próximo do módulo, pra evitar de puchar fio lá do motor pra dentro do carro.

Rogério.
Fala Rogério, blz?
Cara, ontem troquei a sonda e liguei o hall no chicote dentro do cofre, logo após o conector da sonda.
Mas eu quero tirar de lá, não gostei do trampo não... Acho que puxando do módulo fica mais "clean" e eu fujo da interferencia da bobina e das velas/cabos.
(OFF) aliás, seu Corsa é preparado ou tá original? Como se comporta o hallmeter: ele fica oscilando ou fica fixo? Meu Corsa tá original e a mistura fica sempre pulando entre "ideal" e "pobre"... Sei que é normal em carro injetado pois a injeção corrije a mistura o tempo todo. Mas tá oscilando demais!!!

Vlw.
Wind 2002 1.0 4P SWAP 1.6 + cambio astra 1.8 8)


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”