[DÚVIDA] - Como examinar a Bobina?

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
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mraporto
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[DÚVIDA] - Como examinar a Bobina?

Mensagem por mraporto »

Como meço as resistências primárias e secundárias da bobina? Aonde colocar as pontas do multímetro nos dois casos? É que meu corsa está falhando muito quando eu ligo o ar. Estou suspeitando dela!!
alcineu
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Mensagem por alcineu »

Esta bobina possui 2 secundários sepados. 1 bobina para os cabos das velas/cilindros 1/4 e outra a bobina das velas/cilindros 2/3, conforme segue abaixo.

Para medir a resistencia da bobina de ignição, medir resistência do primário e do secundário.
primário :0,6 a 0,8 Ohms
secundário: 5,5 a 6,5 KOhms.

Imagem

Geralmente o primário tem resistencia baixa e os multimetros mantem uma resistencia residual de até 0,5 Ohms. Gire as ponstas de prova conectadas ao multimetro par desfazer qualquer mau contato que por ventura aumente essa resistencia residual.
Para medir o primário, use a escala mais baixa que é 200 Ohms e para o secundário use a escala de 10K a 20 KOhms

Eu medi a minha bobina e encontrei esses valores:
1/4 - 6,28 KOhms
2/3 - 6,43 KOhms
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mraporto
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Mensagem por mraporto »

Valeu pela resposta Acineu. Então para medir as resistências secundárias eu coloco as pontas do multímetro nos pinos de saída da bobina correspondentes ao cilindro 1 e 4 e depois nos 2 e 3 e as resistências primárias lá no plug que entra o chicote que no meu é A e B e depois no C e D ( 1,2 e 3,4)?
SemControle
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Mensagem por SemControle »

primario é um so, os outros 2 conectores da bobina sao pro chaveamento da descarga entre o 1-4 e 2-3
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alcineu
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Mensagem por alcineu »

Opa acertou na mosca semcontrole. Valeu a complementação. Essa gravaura não da detalhes do primario.
Geralmente as bobinas só dão problemas nos enrolamentos secundários por terem os fios muitos finos e por entrarem em curtocircuito.

Por isso cuidado em algum caso de emergencia ter que substituir uma vela não, como já aconteceu por aqui, colocarem vela sem resistencia interna, senão a bobina vai para o espaço.
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Mensagem por SemControle »

conheco essa estrutura pq ja tive uma unica saida dessa bobina queimada, fiquei com 3 cil
so desliguei o cabo do bico injetor pra nao alagar a camara e me dar um calco hidraulico, rodei o fim do dia até q no outro dia comprei e troquei a danada
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Mensagem por mraporto »

Na minha bobina e encontrei esses valores:
1/4 - 5,17 KOhms
2/3 - 4,77 KOhms

Ela está ruim? Meu carro falha quando ligo o ar. Será este o motivo?
alcineu
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Mensagem por alcineu »

Resistencias do cabos de velas

1 - 3,43 KOhms
2 - 3,00 KOhms
3 - 2,68 KOhms
4 - 1,29 KOhms
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Mensagem por alcineu »

mraporto escreveu:Na minha bobina e encontrei esses valores:
1/4 - 5,17 KOhms
2/3 - 4,77 KOhms

Ela está ruim? Meu carro falha quando ligo o ar. Será este o motivo?
voce mediu com multimetro digital?
Estas medidas estão abaixo do minimo...5,5 a 6,5 KOhms.

1/4 - 6,28 KOhms / 5,17 KOhms = 21,47%
2/3 - 6,43 KOhms / 4,77 KOhms = 31,65%

esta vendo que diferença para menos em %

faz as contas

A - B
------- x 100 =
B

A - valor maior
B - valor menor
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Mensagem por mraporto »

Foi com um multimetro digital sim... Então, ela está com problema? ::?
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