[Dúvida] Motor acelera sozinho
Moderadores: andre pirituba, SemControle, Organizadores do Fórum
-
ywetzel
- :: Wind ::
- Mensagens: 13
- Registrado em: Segunda-feira 15 2009f Junho 2009 03:56:17 PM
- Localização: São Bernardo do Campo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Pessoal,
Estou com uma dúvida e resolvi abrir o tópico pois não achei uma informação que fosse coerente com a minha dúvida ao pesquisar no fórum.
Recentemente eu comprei um corsa 1.8 Flex ano 2004 com 40.000 Km rodados, desde então eu tive alguns problemas que foram resolvidos "na garantia" e outros persitem, então vou relatar abaixo o que acontece e se algúem ja passou por um problema igual ou sabe a solução pode ajudar.
O motor está acelerando sozinho, isso ocorre principalmente quando eu estou no trânsito e no anda e para eu deixo o carro andando sozinho (tipo quando a gente coloca a segunda marcha e não pisa em nenhum pedal) Quando eu piso na embreagem após fazer isso (para parar o carro) o motor fica acelerado em torno de 1000 a 1500 RPM, as vezes ele fica por um tempo e volta ao normal (rotação de marcha lenta) e as vezes ele fica até eu dar uma acelerada.
Curioso é que outro dia ao ligar o carro na garagem o motor acelerou sozinho até 3000 RPM e ficava variando até 2500 RPM, ao andar um pouco como carro o problema desapareceu.
Estou em dúvida se derrepente eu tenho que trocar o regulador da marcha lenta, limpar a TBI, resetar a ECU pois vi diversas soluções para problemas semelhantes mas não achei que o meu problema parecia com qualquer outro. Alguem ja passou por isso?
Abraço
Estou com uma dúvida e resolvi abrir o tópico pois não achei uma informação que fosse coerente com a minha dúvida ao pesquisar no fórum.
Recentemente eu comprei um corsa 1.8 Flex ano 2004 com 40.000 Km rodados, desde então eu tive alguns problemas que foram resolvidos "na garantia" e outros persitem, então vou relatar abaixo o que acontece e se algúem ja passou por um problema igual ou sabe a solução pode ajudar.
O motor está acelerando sozinho, isso ocorre principalmente quando eu estou no trânsito e no anda e para eu deixo o carro andando sozinho (tipo quando a gente coloca a segunda marcha e não pisa em nenhum pedal) Quando eu piso na embreagem após fazer isso (para parar o carro) o motor fica acelerado em torno de 1000 a 1500 RPM, as vezes ele fica por um tempo e volta ao normal (rotação de marcha lenta) e as vezes ele fica até eu dar uma acelerada.
Curioso é que outro dia ao ligar o carro na garagem o motor acelerou sozinho até 3000 RPM e ficava variando até 2500 RPM, ao andar um pouco como carro o problema desapareceu.
Estou em dúvida se derrepente eu tenho que trocar o regulador da marcha lenta, limpar a TBI, resetar a ECU pois vi diversas soluções para problemas semelhantes mas não achei que o meu problema parecia com qualquer outro. Alguem ja passou por isso?
Abraço
Yuri
Corsa Hatch 1.8 Flex 2004
Corsa Hatch 1.8 Flex 2004
-
Felipe Merli
- :: Piquet ::
- Mensagens: 242
- Registrado em: Terça-feira 16 2008f Setembro 2008 01:38:58 AM
- Localização: São Paulo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Putz o meu deu isso quando eu parava ele acelerava para 2rpm. Levei num mecanico era um fio que ia ali no filtro de Ar. Não sei se e isso mais no meu foi isso o motivo dele acelerar.
-
Felipe Merli
- :: Piquet ::
- Mensagens: 242
- Registrado em: Terça-feira 16 2008f Setembro 2008 01:38:58 AM
- Localização: São Paulo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Ah esqueci se tu entrar nas fotos do meu perfil, tem uma foto do filtro de ar esportivo que coloquie. Logo em cima dele tem tipo um soquete com uns 3 fios. Eram aqueles que estavão com problema. Que mexi neles e o carro não acelerou mais, espero ter ajudado em algo!!
-
ywetzel
- :: Wind ::
- Mensagens: 13
- Registrado em: Segunda-feira 15 2009f Junho 2009 03:56:17 PM
- Localização: São Bernardo do Campo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Obrigado Felipe,
Com certeza ajudou e bastante. Chegando em casa hoje eu fui verificar a peça que você falou e fiz alguns testes.
Primeiro eu desconectei as duas mangueiras e liguei o motor, ele ficou acelerado até
eu tampar a mangueira que vai para o coletor (ela fica puxando ar).
Depois eu coloquei ela na peça e notei que a outra mangueiranão puxa ar (imaginei que como a mangueira que vai para o coletor puxa ar, ao colocar ela na peça ela deveria puxar o ar pela outra mangueira que entra pelo paralamas e eu imagino que vai para o tanque de combustível por ser paralela ao que eu imagino que seja a mangueira de combustível). Quando eu acelerei o motor percebi que a peça fica pulsando e no momento do pulso a mangueira que vai para o paralama suga ar.
Tirei e coloquei o conector que você me falou e verifiquei o contato também. Agora é só observar amanha se o problema volta a acontecer.
Mas diz uma coisa, você sabe a função dessa peça?
Abraço
Com certeza ajudou e bastante. Chegando em casa hoje eu fui verificar a peça que você falou e fiz alguns testes.
Primeiro eu desconectei as duas mangueiras e liguei o motor, ele ficou acelerado até
eu tampar a mangueira que vai para o coletor (ela fica puxando ar).
Depois eu coloquei ela na peça e notei que a outra mangueiranão puxa ar (imaginei que como a mangueira que vai para o coletor puxa ar, ao colocar ela na peça ela deveria puxar o ar pela outra mangueira que entra pelo paralamas e eu imagino que vai para o tanque de combustível por ser paralela ao que eu imagino que seja a mangueira de combustível). Quando eu acelerei o motor percebi que a peça fica pulsando e no momento do pulso a mangueira que vai para o paralama suga ar.
Tirei e coloquei o conector que você me falou e verifiquei o contato também. Agora é só observar amanha se o problema volta a acontecer.
Mas diz uma coisa, você sabe a função dessa peça?
Abraço
Yuri
Corsa Hatch 1.8 Flex 2004
Corsa Hatch 1.8 Flex 2004
-
Felipe Merli
- :: Piquet ::
- Mensagens: 242
- Registrado em: Terça-feira 16 2008f Setembro 2008 01:38:58 AM
- Localização: São Paulo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Putz assim não sei, lembro que o mecanico falou que elas estavão erradas. Ai ele acertou e não acelerou mais. Mias se der tempo amanhã eu vejo com ele e posto aqui..
-
SemControle
- :: Moderador ::
- Mensagens: 27023
- Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
- Localização: Santo André - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
postei no seu outro topico, mas pelo comportamento q vcs descrevem dessa peca, isso nao é o atuador de marcha lenta desse motor nao?
e nao é bom fazer isso de por 2° ou qq outra marcha e soltar o carro pra ele andar sozinho, vc esta fazendo com q a central se calibre de alguma forma a abrir o atuador de marcha lenta pra passagem de ar, de modo q mantenha o motor ligado, ai esta abrindo o atuador e qnd vc para demora um tempo pra ela recalibrar e baixar a lenta......
isso de ligar e ficar acelerado, é na fase de aquecimento do motor, pode ocorrer, varia com uma serie de fatores o tempo q fica assim....
e nao é bom fazer isso de por 2° ou qq outra marcha e soltar o carro pra ele andar sozinho, vc esta fazendo com q a central se calibre de alguma forma a abrir o atuador de marcha lenta pra passagem de ar, de modo q mantenha o motor ligado, ai esta abrindo o atuador e qnd vc para demora um tempo pra ela recalibrar e baixar a lenta......
isso de ligar e ficar acelerado, é na fase de aquecimento do motor, pode ocorrer, varia com uma serie de fatores o tempo q fica assim....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
-
ywetzel
- :: Wind ::
- Mensagens: 13
- Registrado em: Segunda-feira 15 2009f Junho 2009 03:56:17 PM
- Localização: São Bernardo do Campo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Entendi, realmente faz sentido a possibilidade do motor se calibrar para abri a passagem de ar, inclusive esse lance de manter o carro andando sozinho é algo que com certeza faz com que o problema ocorra mas ele também ocorre sem fazer isso.
Não acho que seja o atuador de marcha lenta porque em cima do corpo da tbi tem uma peça que pelo o que eu vi em um outro tópico essa peça é o atuador de marcha lenta (inclusive la mostra como limpar) e eu tirei para ver e está relativamente limpo e o seu alojamento também.
De qualquer forma as informações que vocês me passaram ja esclareceram algumas coisas, vamos ver se alguem ja passou por isso e sabe o problema
Esse fim de semana eu vou fazer a limpeza da TBI para ver se melhora. Quanto ao outro tópico eu realmente estou muito curioso para saber que peça é essa, ja tentei achar aqui e no google mas ainda não sei, rsrs.
Não acho que seja o atuador de marcha lenta porque em cima do corpo da tbi tem uma peça que pelo o que eu vi em um outro tópico essa peça é o atuador de marcha lenta (inclusive la mostra como limpar) e eu tirei para ver e está relativamente limpo e o seu alojamento também.
De qualquer forma as informações que vocês me passaram ja esclareceram algumas coisas, vamos ver se alguem ja passou por isso e sabe o problema
Esse fim de semana eu vou fazer a limpeza da TBI para ver se melhora. Quanto ao outro tópico eu realmente estou muito curioso para saber que peça é essa, ja tentei achar aqui e no google mas ainda não sei, rsrs.
Yuri
Corsa Hatch 1.8 Flex 2004
Corsa Hatch 1.8 Flex 2004
-
ywetzel
- :: Wind ::
- Mensagens: 13
- Registrado em: Segunda-feira 15 2009f Junho 2009 03:56:17 PM
- Localização: São Bernardo do Campo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Pessoal,
Coloquei no outro post onde eu perguntei se alguém sabia que peça é essa que eu comentei que tem as mangueiras conectadas...
Bom, eu perguntei para um mecânico que disse que é a valvula de ventilação do canister, como a mangueira está ligada no coletor de admissão é normal o motor acelerar ao desconectar ela porque entra mais ar. Então ja eliminei a possibilidade de ser ela a causa do problema, foi apelar para a limpeza da TBI e dos sendores de posição da borboleta e motor de ajuste da marcha lenta.
Um amigo meu comentou que um corsa dele ja deu esse problema e era o sensor de posição da borboleta, então vamo ve. Vou colocando novidades aqui
Coloquei no outro post onde eu perguntei se alguém sabia que peça é essa que eu comentei que tem as mangueiras conectadas...
Bom, eu perguntei para um mecânico que disse que é a valvula de ventilação do canister, como a mangueira está ligada no coletor de admissão é normal o motor acelerar ao desconectar ela porque entra mais ar. Então ja eliminei a possibilidade de ser ela a causa do problema, foi apelar para a limpeza da TBI e dos sendores de posição da borboleta e motor de ajuste da marcha lenta.
Um amigo meu comentou que um corsa dele ja deu esse problema e era o sensor de posição da borboleta, então vamo ve. Vou colocando novidades aqui
Yuri
Corsa Hatch 1.8 Flex 2004
Corsa Hatch 1.8 Flex 2004
-
alcineu
- :: GSI ::
- Mensagens: 2415
- Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
- Localização: Vila Velha - ES
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Acompanhando o raciocinio de voces, motor ligado na lenta, va aumentando a aceleracao bem lentamente.
Se der queda brusca ou aumentar abruptamente a aceleracao e o sensor de posicao da borboleta ou Sensor TPS comp problema.
A aceleracao tem que ser bem linear/suave, sem vazios/desaceleracoes/aceleracoes irregulares.
Esse sensor nada mais e que um resistor variavel/ajustavel.
Com o tempo, a pista de grafite por onde gira o cursor movel de contato, vai sendo desgastada e o po/sujeira vai alterando a condutividade da pista de garfite por onde passa um contato do cursor movel. E ele que envia a amostra de voltagem para a central, indicando a posicao da borboleta.
Como e uma peca blindada, nao tem como lavar com querozene para eliminar a sujeira dos residuos de grafite soltos da pista.
Lembram dos potenciometros de volume usados nos radios/amplificadores antigos? Ora aumentava, ora diminuia, aumetava devez...ficava sem acao...nem limpando resolvia...ai so trocando...e a mesma coisa...
Vai uma dica que eu fazia muito em radios/amplificadores/etc: motor desligado, va girando rapidamente a borboleta continuamente ate o final do seu curso, indo e voltando varias vezes seguidas....
Isso limpa algumas particulas de sujeira que pode estar alterando a resistencia da pista.
So tem um detalhe: dependendo do estado critico da peca, pode nao resolver ou ate aumentar o problema...mas e minima a chance de piora! Pelo menos ja se tem o diagnostico.
Depois posta ai se deu certo.
Se der queda brusca ou aumentar abruptamente a aceleracao e o sensor de posicao da borboleta ou Sensor TPS comp problema.
A aceleracao tem que ser bem linear/suave, sem vazios/desaceleracoes/aceleracoes irregulares.
Esse sensor nada mais e que um resistor variavel/ajustavel.
Com o tempo, a pista de grafite por onde gira o cursor movel de contato, vai sendo desgastada e o po/sujeira vai alterando a condutividade da pista de garfite por onde passa um contato do cursor movel. E ele que envia a amostra de voltagem para a central, indicando a posicao da borboleta.
Como e uma peca blindada, nao tem como lavar com querozene para eliminar a sujeira dos residuos de grafite soltos da pista.
Lembram dos potenciometros de volume usados nos radios/amplificadores antigos? Ora aumentava, ora diminuia, aumetava devez...ficava sem acao...nem limpando resolvia...ai so trocando...e a mesma coisa...
Vai uma dica que eu fazia muito em radios/amplificadores/etc: motor desligado, va girando rapidamente a borboleta continuamente ate o final do seu curso, indo e voltando varias vezes seguidas....
Isso limpa algumas particulas de sujeira que pode estar alterando a resistencia da pista.
So tem um detalhe: dependendo do estado critico da peca, pode nao resolver ou ate aumentar o problema...mas e minima a chance de piora! Pelo menos ja se tem o diagnostico.
Depois posta ai se deu certo.
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
-
ywetzel
- :: Wind ::
- Mensagens: 13
- Registrado em: Segunda-feira 15 2009f Junho 2009 03:56:17 PM
- Localização: São Bernardo do Campo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Galera, desculpa o abandono no tópico mas eu estava sem condições de mexer no carro e tava até dificil de entrar no fórum pra postar, mas vamo la.
Ontem eu consegui fazer a limpeza da TBI graças ao excelente tutorial com fotos que eu achei aqui no fórum. Senti uma melhora no carro em termos de suavidade na aceleração e desaceleração, ela estava muito suja.
A limpeza não resolveu o problema do motor acelerar sozinho, então eu fiz o teste que você informou, Alcineu, fui verificar o sensor de posição da borboleta e acho que ele ta ok porque não percebi nenhum "buraco" na aceleração.
Acho que é o atuador da marcha lenta, vou ver se compro um hoje pra fazer um teste. Posto o resultado aqui depois.
Obrigado pelas dicas.
Ontem eu consegui fazer a limpeza da TBI graças ao excelente tutorial com fotos que eu achei aqui no fórum. Senti uma melhora no carro em termos de suavidade na aceleração e desaceleração, ela estava muito suja.
A limpeza não resolveu o problema do motor acelerar sozinho, então eu fiz o teste que você informou, Alcineu, fui verificar o sensor de posição da borboleta e acho que ele ta ok porque não percebi nenhum "buraco" na aceleração.
Acho que é o atuador da marcha lenta, vou ver se compro um hoje pra fazer um teste. Posto o resultado aqui depois.
Obrigado pelas dicas.
Yuri
Corsa Hatch 1.8 Flex 2004
Corsa Hatch 1.8 Flex 2004
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 7 Respostas
- 17159 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 6 Respostas
- 8566 Exibições
-
Última mensagem por gtmski
-
- 4 Respostas
- 5890 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 14 Respostas
- 11278 Exibições
-
Última mensagem por Manfio
-
- 10 Respostas
- 13345 Exibições
-
Última mensagem por Cinza Verdinho
-
- 2 Respostas
- 5671 Exibições
-
Última mensagem por FCruz_027
-
- 1 Respostas
- 7025 Exibições
-
Última mensagem por sousaman
-
- 1 Respostas
- 9466 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 1 Respostas
- 8545 Exibições
-
Última mensagem por sousaman
-
- 2 Respostas
- 9308 Exibições
-
Última mensagem por leandro carioca