Olá Jr.
Achei a reportagem sobre o motor, não é a mesma que li, mas aqui explica certinho o novo motor.
Segue abaixo:
O Chevrolet Classic já está sendo vendido com o motor 1.0 VHCE (Very High Compression Economic) que desenvolve até 78 cavalos de potência quando abastecido com álcool. O propulsor é o mesmo, porém recebeu melhorias que o deixaram mais potente e econômico.
Além do motor mais potente, e econômico, o Classic também teve a capacidade do tanque de combustível ampliada de 47 para 54 litros. Esta nova capacidade aumenta a autonomia do sedan, principalmente considerando o fato de que o álcool combustível é consumido mais rapidamente do que a gasolina.
As melhorias aplicadas no propulsor VHC que resultaram no VHCE foram feitas visando o atendimento às novas normas de emissão de poluentes que devem começar a vigorar em breve. Em breve, o Celta também receba o motor VHCE e também tenha a capacidade do tanque ampliada.
FONTE:
http://www.carplace.com.br/chevrolet-cl ... 8-cavalos/
Outra reportagem:
Classic e Celta adotam motor VHCE
Novo propulsor tem 8 cv a mais, menor emissão de poluentes e promete economia.
Sem alardes, a Chevrolet divulgou na manhã desta terça-feira (20) os novos Celta e Classic equipados com motor VHCE. O propulsor estreia com aumento de potência, menor emissão de poluentes e prometendo o mesmo consumo do seu antecessor VHC. O Celta já pode ser encontrado nas concessionárias, enquanto o Classic deve chegar nas próximas semanas. O hatch parte de R$ 24.963 na versão de duas portas e R$ 28.128 na de quatro portas, enquanto o sedã ainda não tem preço definido.
De acordo com a General Motors, a letra “E” adotada no nome lembra três palavras que fazem parte do espírito deste propulsor: ecológico, econômico e enertégico. A ecologia é vista no novo nível de emissões de poluentes, que segundo a montadora segue a nova resolução do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente).
Em questão de economia, a montadora garante que o carro tem o mesmo consumo do VHC. Na cidade, os modelos rodam 13,3 km/l com gasolina e 9,5km/l com álcool. Na estrada, eles fazem 17,8 km/l com o combustível à base de petróleo e 12,8 km/h com o combustível à base de cana. O tanque cresceu e agora é capaz de armazenar 54 litros, contra os 47,8 l da versão anterior.
A energia é vista na potência. Rodando com gasolina, ele passou a oferecer 77 cv contra os 70 cv de antes, enquanto no álcool ele teve um aumento de 70 cv para 78 cv. O torque, por sua vez, passou de 8,8 kgfm para 9,5 kgfm com gasolina e de 9,0 kgfm para 9,7 kgfm com álcool.
FONTE:
http://revistaautoesporte.globo.com/Rev ... +VHCE.html
É isso,
Abraços,
Marino.