[Dúvida] chave p/ sacar o amortecedor

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
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_Jorge_
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[Dúvida] chave p/ sacar o amortecedor

Mensagem por _Jorge_ »

Qual macete pra tirar a porca superior do amortecedor traseiro. Há uma chave especial p/ executar tal serviço, mas no caso de uma solução caseira, alguem aí sabe dizer qual o procedimento ?????


Fernando Skol
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Mensagem por Fernando Skol »

a parte da base [de baixo], ouvi falar que a própria chave de roda voce consegue.. mas a de cima.. não sei rapaz..


ValterJunior
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Mensagem por ValterJunior »

Qual problema vc está enfrentando para retirar esta porca?
Afinal, é uma porca comum onde qualquer chave fixa, estrela, de boca, em "L", podem ser usadas.
ValterJunior
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Pitbull
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Mensagem por Pitbull »

Bom, se é para tirar a parte de cima, ali no pra, para retirar a mola....
É uma chave estrela 18 se nao me engano, e uma 9 para prender o amortecedor pra ele nao girar, quando tu estiver soltando a porca...

Mas tem q fazer força....
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SemControle
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Mensagem por SemControle »

toda vez q mechi foi com 2 chaves de boca, dakelas q se regula o tamanho
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Speed Boy
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Mensagem por Speed Boy »

Folge o parafuso com o amortecedor ainda no lugar e com o carro no chão

Use uma chave 9 L e uma chave 18 omega voce segura a 9mm e roda a 18. Folgado o parafuso voce levanta o carro e tira a torre.

Para soltar o mesmo fora do carro é horrivel. Mas tem como tambem

Abraços
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Pitbull
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Mensagem por Pitbull »

Eu fiz isso fora.. hehehe, mas foi uma briga...
3 peões pra tirar...
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_Jorge_
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Mensagem por _Jorge_ »

RESOLVIDO com a chave de estria "17" e um alicate de pressão. corta-se a capa protetora do amortecedor , espondo a aste, depois prenda com um alicate de pressão para que a mesma não gire.....


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rogdigue
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Mensagem por rogdigue »

Bom, hoje fiz a troca dos amortecedores traseiros, e vou deixar mais algumas informações para auxiliar quem quiser fazer esta manutenção que não é difícil nem tampouco leva muito tempo, embora os mecânicos desonestos cobrem caro para executá-la.

Para fazer esta troca no Corsa B 2 portas será preciso de:

- um par de cavaletes;
- um macaco hidráulico;
- uma chave de boca n. 6;
- uma chave de boca n. 17;
- um soquete sextavado n. 17 para ser usado com cabo de força T;
- um cabo de força T.

A primeira coisa como já foi dito, é afrouxar as porcas das hastes dos amortecedores. A haste tem a rosca igual a um parafuso, e na sua extremidade a ponta é quadrada para encaixar a chave de boca n. 6. A haste gira dentro do corpo do amortecedor, então é preciso encaixar a chave de boca n. 6 na ponta da haste, e aí encaixar a chave de boca n. 17 na porca da haste, segurar a chave n. 6 na posição e então girar a porca com a chave n. 17 para soltar o amortecedor do carro. Gire a porca até quase soltá-la, mas deixe algum espaço. Fazendo isso dos dois lados, o segundo passo é suspender o carro com o macaco e colocar adequadamente os dois cavaletes. Com a traseira do carro totalmente suspensa e os dois amortecedores quase soltos do chassi, solte os dois parafusos inferiores dos amortecedores com o soquete sextavado n. 17 e o cabo de força T. Quando perceber que o parafuso vai soltar totalmente a argola do amortecedor, posicione o macaco bem abaixo do eixo traseiro fazendo leve pressão, de modo que quando vc soltar totalmente os dois parafusos inferiores dos amortecedores, o eixo seja seguro pelo macaco. Se vc não segurar o eixo, quando soltar os dois amortecedores o eixo despencará, fazendo as molas caírem, e o eixo ficará seguro apenas pela mangueira do fluído de freio, oque é perigoso pois o peso pode romper estas mangueiras. Abaixe o macaco mais um pouquinho até as molas saírem tb, ou deixe elas no seu local se preferir. Com os amortecedores totalmente soltos do eixo traseiro, agora é preciso terminar de soltar a porca da haste do amortecedor no chassi, fazendo o mesmo procedimento inicial, segurando a ponta da haste com a chave n. 6 e girando a porca da haste com a chave n. 17. Isto fará com que os amortecedores se soltem por completo do carro, agora é hora de retirá-los e colocar os novos com seus respectivos kits. Cuidado ao comprar kits, pois oque importa são as buchas de borracha que vão acopladas no chassi do carro. Eu comprei um kit de buchas paralelo a R$ 8,00, os originais estavam R$ 70,00, mas precisei fazer pequenas intervensões com um estilete para diminuir a altura das buchas, pois as originais eram mais baixas. O guarda pó dá pra lavar e colocar de novo no carro, e o batente de p.u. tb não tem problema em reutilizá-lo. Com o amortecedor novo já preparado com suas buchas na ordem certa, a primeira coisa a fazer é colocá-lo na sua posição e prender primeiro o parafuso inferior da argola ao eixo traseiro com o soquete sextavado n. 17 e o cabo de força T. Após isso, posicione bem a haste dos amortecedores no orifício do chassi do carro, e levantando o macaco que segurou todo o tempo a eixo traseiro, vc vai vendo devagar a hora que a haste dos dois amortecedores passar para dentro do chassi. Agora é preciso passar pra dentro do carro e colocar a bucha superior da haste, o batente de ferro, e por cima a porca, rosqueando com a mão até onde der, e depois fazendo o procedimento padrão, segurando a ponta da haste com a chave n. 6, e girando a porca da haste com a chave n. 17. Gire o suficiente para prender, mas deixe um espaço. Volte para baixo do carro, verifique se a bucha de borracha do amortecedor que vai no chassi pelo lado de fora acoplou direitinho, verifique se as molas estão no lugar correto com seus batentes, reaperte o parafuso inferior do amortecedor na argola do eixo, e em seguinda abaixe a traseira do veículo, passe para dentro do carro e faça o procedimento final de aperto da porca da haste. Vc deve girar a porca da haste até travar, nesta hora vc saberá que o batente de metal que está por dentro do chassi, logo abaixo da porca, e o batente de metal do guarda pó, já estão pressionando o tubinho de metal que vai por dentro das buchas de borracha do amortecedor, e portanto não precisa mais girar a porca. Saia pra dar uma volta, pegue umas valetas, pare o carro novamente, dê o reaperto final e pronto, estão trocados os dois amortecedores traseiros do seu carro. Muito fácil não?

Rogério.


Daniel Wiesel
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Mensagem por Daniel Wiesel »

[quote="_Jorge_"]RESOLVIDO com a chave de estria "17" e um alicate de pressão. corta-se a capa protetora do amortecedor , espondo a aste, depois prenda com um alicate de pressão para que a mesma não gire.....


Prender qualquer coisa na haste ou bater pode acorrer ranhuras , e com certeza seu amortecedor vai pro saco, evite esse tipo de serviço.


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