Publicidade

Escapamento 4x1, vale a pena?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Moderadores: SemControle, andre pirituba, Organizadores do Fórum
Responder
czequim
:: Wind ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por czequim »

Pessoal bom dia.
eu tenho um Corsa 1.0 MPFI 2001

Eu gostaria de saber as vantagens e desvantagens de se colocar um escape 4x1..

estraga o motor?
eu consigo ganhar alguns cv com ele?
já modifiquei meu carro em algumas coisas mas tenho ideia de colocar esse escape. mas antes preciso saber se vale a pena.

eu já fiz:
Comando 276º
Pistão alcool VHC
Polia regulavel
Chipado alcool

<b>Celso Zequim</b>

Chipado alcool
1600 WRMs de som

<i>Viva a vida....</i>
Publicidade

Taz.Metal
:: Piquet ::

Mensagem por Taz.Metal »

Pelo que eu sei, melhora e muito. Todo lugar que pesquisei me indicou o 4x1, brave farei o veneno aspirado completo. Mas vc deve gostar de ronco, pq o bichinho ronca muito. No meu sedan 1.6 tenho chip de alcool, filtro e escape Jk. Breve vou colocar, comando, polia e 4x1. Quero ver se anda mesmo!!! Abraço.

Taz - Tarcisio Dos Santos
Corsa Sedan Premium
[email protected]

wevertonvb
:: ST ::

Mensagem por wevertonvb »

czequim escreveu:Eu gostaria de saber as vantagens e desvantagens de se colocar um escape 4x1..

estraga o motor?
eu consigo ganhar alguns cv com ele?
já modifiquei meu carro em algumas coisas mas tenho ideia de colocar esse escape. mas antes preciso saber se vale a pena.

eu já fiz:
Comando 276º
Pistão alcool VHC
Polia regulavel
Chipado alcool
Fala meu amigo, instalou tudo mesmo então, mas mudou o comando né! Como ficou? A falta de um escape completo e redimensionado ai deve estar restringindo o ganho de potência maior hein. Como já tinhamos conversados, vc precisa liberar agora a admissão tb, além do escape é claro. Bom pra a admissão só falta a TBI do 1.6 que é de 46 mm, contra 40 mm do 1.0 (se me lembro bem).

Quanto ao coletor, o seu original já é 4X1 só que não é tubular e tem diâmetro menor para favorecer o torque em baixa. Então o que vc tem a fazer é decidir se vai apelar logo para a potência e esquecer do torque em baixa, ou ainda vai querer preservar um pouco de torque. Com isso vc determina o diametro e o comprimento dos primários. Se quiser manter um pouco de torque vc pode optar por fazê-lo 4 X1 com o diametro dos primários em torno de 90% - 95% do diametro da válvula de escape e com comprimento um pouco maior, ou ainda fazer um 4x2x1. Agora se vai optar pela potência mesmo, segue para um 4X1 com diametro dos primários de 120% do diâmetro da válvula de escape e comprimento mais curto.

Potência vai vir com certeza, ainda mais com o restante das adaptações. Não estraga seu motor. Mas atente-se pela possível necessidade de ter que utilizar uma sonda lambda com resistência, pois no novo coletor ela vai demorar mais para aquecer e tz nem chegue na temperatura de trabalho e com isso seu motor ficará desregulado. Outro ponto, escolha uma oficina adequada que faça esse coletor muito bem feito para evitar vazamentos.

Outro ponto, não é só o coletor que vc terá que fazer, todo o escape tem que ser redimensionado, senão não vai adiantar muito. Vc pode refazê-lo por inteiro na medida de 1,75", sem estrangulações e sem dobras, com um só abafador, tz dois se ficar muito barulhento, mas todos menos restritivos e manda o catalizador a CENSURADO.

É por ai o que deve ser feito para tirar o máximo dessas suas adaptações.

Abs.

orleigl95
:: Super ::

Mensagem por orleigl95 »

Olá colega, vai andar sim, tenho um Gl 1.4 ano 95 EFI, instalei um 4X1 direto só com o turbalzinho no final, o motor é original e ta dando na reta 180 km/h em 4ª marcha, vai melhorar um monte
Vlws

Eu amo meu Corsa

michel 27
:: Wind ::

Mensagem por michel 27 »

[quote="orleigl95"]Olá colega, vai andar sim, tenho um Gl 1.4 ano 95 EFI, instalei um 4X1 direto só com o turbalzinho no final, o motor é original e ta dando na reta 180 km/h em 4ª marcha, vai melhorar um monte
Vlws[/quote]

Não quero gerar polemicas 180 em 4ª....

Responder

Voltar para “Motor e Preparação”

Publicidade