[DÚVIDA] - Como coletar informações via computador?

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
Responder
fsomalia
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Sexta-feira 21 2007f Setembro 2007 07:17:24 PM
Localização: Cuiabá - MT
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Como coletar informações via computador?

Mensagem por fsomalia »

Olá pessoal.
Tenho um Corsa Hatch 2005, e gostaria de saber se é possível obter informações dele através de um computador. Coisas como velocidade atual, hodômetro, nível do combustível, temperatura e rotacao do motor. É possível fazer isso em meu carro? Que hardware (cabos, chips, etc) e software são necessários?
E isso tem alguma coisa a ver com OBD-2, TECH2 ou VPW? Quero obter informações do carro a partir de um software chamada Streetdeck. Sei que ele suporta OBD-2. Alguém sabe se funcionaria com o Corsa?
Desculpem se as perguntas são muito "newbies", sou novato em elétrica/eletronica de carros. Agradeço qualquer resposta.
Fabricio.


indiu
:: Piquet ::
Mensagens: 263
Registrado em: Quarta-feira 02 2005f Fevereiro 2005 11:55:18 PM
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por indiu »

Eu não gosto de fazer propaganda mas nesse caso eu abro uma excessao: saiu há um tempo atras uma reportagem justamente sobre isso na revista elektor brasil. até como fazer um computador portatil tinha lá completinho foi uma série de revistas que eles publicaram. se vc entrar no site deles vc ainda consegue compra-las


fsomalia
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Sexta-feira 21 2007f Setembro 2007 07:17:24 PM
Localização: Cuiabá - MT
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fsomalia »

Obrigado pela resposta! Já dei uma procurada na Elektor e realmente são várias revistas que tratam do tema. Vou comprar duas para ver se ajuda meu caso.

Enquanto isso, dei uma pesquisada. Já sei que a maioria dos carros a partir de 1996 deveriam ter uma interface OBD-2. De acordo com [url]http://www.obdii.com/[/url], carros europeus usam protocolo ISO, no entanto, carros da GM usam um protocolo VPW. Tem até um esquema de pinagem do conector.

Encontrei esse conector no meu corsa, fica bem abaixo o painel, no rumo do console central. Tem 16 pinos e [i]parece[/i] um conector OBD, mas nao parece usar nenhuma pinagem especificada no site. Para complicar, uma busca em sites de leilao mostram produtos OBD que oarecem nao ser compativeis com GM. Outros produtos [i]for GM[/i] sempre vem especificados TECH2.

Foi ai que fiquei confuso. Alguém pode esclarecer?


leonardo
:: Moderador ::
Mensagens: 2005
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 12:08:07 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonardo »

Cara, o corsa novo se eu não me engano usa conector OBD-II de 16pinos, o ideal é você procurar saber qual central seu carro usa, por exemplo, minha silver usa central Delphi Multec IEFI-6...


fsomalia
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Sexta-feira 21 2007f Setembro 2007 07:17:24 PM
Localização: Cuiabá - MT
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fsomalia »

[quote="leonardo"]Cara, o corsa novo se eu não me engano usa conector OBD-II de 16pinos, o ideal é você procurar saber qual central seu carro usa, por exemplo, minha silver usa central Delphi Multec IEFI-6...[/quote]

Se ajuda, descobri que a central do Corsa é um Mutec-H.


sandro.rj
:: Super ::
Mensagens: 73
Registrado em: Quarta-feira 01 2006f Novembro 2006 02:07:52 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por sandro.rj »

E o Corsa GSI 1996?

Ele já usa OBD-2? Como faço para descobrir?


sandro.rj
:: Super ::
Mensagens: 73
Registrado em: Quarta-feira 01 2006f Novembro 2006 02:07:52 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por sandro.rj »

Pergunto isso pq quero montar um carpc e acompanhar as informações do carro na tela.


Toretto
:: Sport ::
Mensagens: 1023
Registrado em: Sexta-feira 13 2004f Agosto 2004 12:57:27 AM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Toretto »

salve galera ,
sempre viajei com isso ai tb , tipo colocar um mini pc usando um pendrive ou sd card como hd " como os notebooks MINI da vida que usar compact flash 'tipoo pen-drive' entao nao tem problema de estragar com o trepidar do carro"
fazer tipo o FAST&FURIOUS como brian hehehehe
tem esse topico aqui que fala http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=16043
sobre os conectores sendo o ALDL 10 ate o 1999 e o ODB-II para 2000 em diante.

ta ai a parte falando sobre isso!!!
O sistema de injeção Delco Multec, que é o sistema dos Corsas, permite que se faça o rastreamento de erros e defeitos através da própria lâmpada de anomalia do sistema. Esta é aquela amarela do painel que se acende quando vai dar partida e apaga-se após alguns segundos.
O rastreamento será dado através do jampeamento de dois terminais do conector de diagnóstico. Mas primeiro devemos conhecer sua localização e o seu tipo. Nos corsas, até o ano de 1999, foi utilizado o conector ALDL de 10 pinos, de 2000 em seguida é o conector de formato padrão ODB-II. Seguem as fotos abaixo.
<-Respeite os mais velhos | Toretto #05
Corsa 99 - mpfi 1.0 4pts
http://www.n3xt.com.br


Toretto
:: Sport ::
Mensagens: 1023
Registrado em: Sexta-feira 13 2004f Agosto 2004 12:57:27 AM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Toretto »

alguem sabe algum programa para instalar no pc para ver as informaçoes do carro?????
<-Respeite os mais velhos | Toretto #05
Corsa 99 - mpfi 1.0 4pts
http://www.n3xt.com.br


Avatar do usuário
CyberTX
:: Sport ::
Mensagens: 1118
Registrado em: Sábado 18 2004f Dezembro 2004 01:01:38 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por CyberTX »

Toretto escreveu:alguem sabe algum programa para instalar no pc para ver as informaçoes do carro?????
Existem vários...
Basta procurar no google...


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Elétrica e Iluminação”