Cambagem: Dúvida.

Quer saber alguma informação sobre algum tipo de roda ou como instalar spoilers, aerofólios, pára-choques no seu Corsa? Aqui é o lugar certo!
Responder
FRECHA_pick-up
:: Sport ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Cambagem: Dúvida.

Mensagem por FRECHA_pick-up »

Alguém pode explicar o que é cambagem e como funciona?
TRIO ELÉTRICO COMPACTO...
...DURMA COM ESSE BARULHO!
FRECHA_pick-up

:?:
FRECHA_pick-up

:?:
ricatti_secco
:: Millennium ::

Mensagem por ricatti_secco »

E ae FRECHA_pick-up, eh o seguinte cambagem eh a inclinação das rodas dianteiras do carro com relação a linha perpendicular que atravessa o paralama e a roda na vertical...ela eh responsavel por manter a roda em 90 graus com a tal linha imaginaria..fazendo os pneus terem um desgaste uniforme da banda de rodagem..se ela naum estiver em dia a parte interna do pneu se desgastara muito antes do resto...obrigando a fazer e troca muito cedo....antes de 30mil.... falou vei...qq duvida eh so manda... :D
"Rodas astra gsi 14´´
Rebaixado um elo
Cabeçote trabalhado
filtro conico duplo fluxo
chip by leonardosecco''
Paulinho
:: Premium ::
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2012
Contato:

Mensagem por Paulinho »

Definição:

É o ajuste que designa a inclinação da roda, em relação a um plano vertical (solo). Este ajuste, de um modo geral, controla as características de rolamento das rodas.

A cambagem excessiva, fora dos padrões de fábrica, provoca desgaste anormal da banda de rodagem do pneu e perda da estabilidade.

Quando positiva, afeta a parte externa do pneu e, quando negativa, a parte interna.

Por que realizar a cambagem ?

O ângulo do câmber faz parte das leituras de Geometria da Suspensão, necessárias para o correto alinhamento da suspensão de um veículo.

Muitos veículos não possuem regulagem de cambagem, neste caso o alinhador apenas lê as medidas do câmber, para melhor definir o alinhamento (convergência / divergência das rodas).

Caso as medidas do câmber estejam fora dos padrões de fábrica e não permitam ajuste, regulagem ou um correto alinhamento, o mecânico/alinhador deve identificar as causas do problema que podem ir de um desgaste de peças da suspensão ao empeno de eixos e monoblocos. Nestes casos reparos mecânicos de maior vulto são necessários.

Podemos notar que essas revisões muitas vezes são extremamente simples e gasta-se cerca de 30 minutos para realizá-las. Vocês observaram o quanto é importante essa revisão periódica? Evite acidentes, a segurança de sua família está em suas mãos!

http://www.americaneumaticos.com/cambagem.htm
Paulinho
Corsa do mes de Maio/2005
Se vc conhece ou sabe de alguem ki cometeu qq tipo de crime denuncie 181 - Nós podemos melhorar este país
FRECHA_pick-up

Valeu galera, acontece que essa explicação que me foi dada eu acreditava ser "geometria"... Agora fudeu tudo!

Por favor, me exclareçam!!

1 - O que é geometria? e o que é balanceamento?

2 - Qual desses (cambagem/geometria/balanceamento) pode ser o responsável pelo fato de o carro estar "puxando" para um lado, entendem?

Obrigado.
possamai
:: Champ ::

Mensagem por possamai »

FRECHA_pick-up escreveu:Valeu galera, acontece que essa explicação que me foi dada eu acreditava ser "geometria"... Agora fudeu tudo!

Por favor, me exclareçam!!

1 - O que é geometria? e o que é balanceamento?

2 - Qual desses (cambagem/geometria/balanceamento) pode ser o responsável pelo fato de o carro estar "puxando" para um lado, entendem?

Obrigado.
Dae Frecha... Sussegado?
Bom.. dei uma pesquisada no google e descubri:
1) Geometria:
"Basicamente, o alinhamento de direção traduz que todo veículo em movimento deve manter as rodas dianteiras e traseiras perfeitamente apoiadas no solo e paralelas entre si. Para que isto ocorra, devem ser observados os valores de alinhamento especificados pelo fabricante do veículo. Deve-se conferir o alinhamento sempre que houver forte impacto em buracos e obstáculos; quando for substituído qualquer componente de suspensão ou direção; houver desgaste excessivo ou de forma irregular nos pneus; ou o carro apresentar instabilidade nas curvas e nas frenagens. Mesmo que nada disso ocorra, é conveniente alinhar as rodas a cada 10.000 km para compensar o desgaste e a folga dos componentes." Retirado de WebMotors

Geometria é a mesma coisa que alinhamento, que resumindo, consistem em o carro andar "redondo", retinho sem puxar pra nenhum lado.

Balanceamento:
"Rodas desbalanceadas podem ser identificadas por trepidação na direção do veículo, ocorrida em determinada velocidade." Retirado de WebMotors

Resumindo, balanceamento é colocar um "peso" no lugar certo da roda, pra que ela rode certinho, sem pular.

Mais Dicas sobre pneu aqui

2) Estar puxando para um lado, com certeza é Alinhamento. :wink:

Espero ter ajudado.
Abraços,
Possamai
Status: Temporiarm. sem carro

Tudo no Tópico: Fotos (Pg6) - Atualizado em 09/08/2007

Imagem
Clovisbn SE/SP
:: Moderador ::
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por Clovisbn SE/SP »

Galera matando a pau nas explicações hein.......
Abs
Cabiludo
:: Piquet ::

Mensagem por Cabiludo »

Dae galera, passei por isso essa semana. Meu primo tem uma loja de suspensão e levei meu carro lá pra fazer alinhamento, pq a dreção tava puxando pra um lado na aceleração e quando freiava puxava pro outro, além de que estavam gastando mais os pneus p/ o lado de dentro.

Pois então, como ele usa sistema de alinhamento eletrônico (laser) tava dando uma diferençã de 1 grau de uma roda pra outra (dianteiras).

Essa diferença é muito grande pra corrigir no alinhamento sendo então necessário fazer essa tal "CAMBAGEM" ...

... mas aí vem a manha dos kras! "!!ATENÇÃO!!"
A maioria dos carros da GM - CHEVROLET tem regulagem no amortecedor que altera em até mais que 1 grau dessa diferença do alinhamento! Portanto FIQUEM ATENTOS quando a oficina em que levarem seu carro for fazer este serviço porque provavelmente se você não acompanhar o trabalho do mecânico bem de perto, pode ter certeza de que ele vair lhe cobrar a cambagem e fazer apenas essa regulagem nos amortecedores...

FICA AÍ MINHA DICA. Espero ajudar com essa informação pois nem mesmo eu sabia, minha sorte foi a honestidade do mecânico.

O carro tá 100% agora.
Wind 1.0
FRECHA_pick-up

GALERA, MUITO OBRIGADO PELAS EXPLICAÇÕES... SHOW!!!
ABRAÇÃO
Responder