Direção puxando depois de troca de rodas

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.

Moderadores: José Leal, awaked, Organizadores do Fórum

Responder
Jorgin
:: Millennium ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Direção puxando depois de troca de rodas

Mensagem por Jorgin »

Fala galera, troquei minhas rodas 13 por uma 15 de ferro com pneu 205/50
troquei amortecedor fiz balanceamento, alinhamento, cambagem, mas to sentindo a direção puxar quando passo em buracos ou desníveis, to achando q é problema do pneu q foi comprado meia vida é pode ta velho (fora de validade) e com a borracha recessecada e dura, os pneus são briegdstone potenza.
Alguem já passou por algo parecido?

VLw...
Rorion
:: Sport ::
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Rorion »

Está me parecendo OFFSET fora do padrão.
OFFSET CORSA antigo 49.
Qual é o offset das rodas de aço 15 que vc colocou?

Esse sintoma de passar por ondulações que forçam a direção a tomar uma direção e ela se mostra sensível a isso, tem tudo a ver com Offset errado das rodas pro carro.
Ariete

Mensagem por Ariete »

o seu carro tem DH?
Jorgin

Mensagem por Jorgin »

naum tem DH, coloquei as rodas de ferro do honda , aro 15
Acfborges
:: Wind ::

Mensagem por Acfborges »

Amigo o problema podem ser os pneus mesmo, mas nao que estejam fora do prazo, mas precisando ser mexidos nas rodas. Eu jah passei por isso uma vez, volta onde vc alinhou e fala pro cara q tah puxando, provavelmente ele vai inverter os pneus nas rodas ou trocar de lado. Acho q acontece por ele jah estar rodando antes em uma posição.. enfim, nao sei exatemente, mas eu sei q ao troca-los de lado ou inverte-los nos pneus normalmente resolve o problema!
Abs!
Jorgin

Mensagem por Jorgin »

Reduzi a pressão pra 28 (tava 30), os pneus q tão na frente agora, eram os q estavam atras...to sentindo q os pneus querem seguir outro caminho, nas curvas e quando ando com o giro mais alto eles ficam beleza..com o carro mais solto, os pneus mudam a trajetória nos buracos...
to achando q ta normal pq são mais largos e naum to acostumado ainda...
Quem tem roda 15 sentiu essa diferença?
O offset das rodas eu naum sei, mas elas naum ficam pra fora do carro naum...meu carro é uma pickup corsa

vlw..
Ariete

Mensagem por Ariete »

é normal,

meu carro nao tem DH e tem 195/50/15 e vc sente todas as irregularidades do piso, já dirigi corsa com DH e 195/50/15 tb e é muito melhor.
ps: bota 32 nos pneus, senao o consumo vai aumentar muito
Jorgin

Mensagem por Jorgin »

Óbrigado aí...vou continuar testando...outras pessoas me falaram tb q deve ser o offset da roda...

qualquer coisa posto aki...vlw
Rorion
:: Sport ::
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Rorion »

Véio, cogitei ser o offset pois passo por condição parecida com a sua. Só que meus pneus são 0 km e rodas de liga aro 15 da mangels.
Quando entrei na loja fui totalmente cru quanto ao dimensionamento de rodas para garantir conforto e dirigibilidade.
Só tinha em mente que ou seriam aro 15 ou 16. Na loja coloquei uma das rodas na traseira aro 16 e percebi junto com o vendedor que iria raspar direto. Então optei para as aro 15 da Mangels na qual tiveram q dar um passe pequeno (acho que tem um limite q as lojas conhecem, eu não sei qual é) e as rodas ficaram legais ali no visual. Averiguei antes de sair da loja se elas ficavam pra fora do para-lama visto que é ilegal e pega na vistoria. Beleza.
Depois que saí da loja peguei estrada, aí comecei a sentir esse comportamento de passar por ondulações e a direção assumir um trajetória flutuante. Sabe aquelas ondulações que os caminhões pesados com o passar do tempo deixam no asfalto, então, vivo desviando delas pois deixam a direção pertubada e vc tem q ficar corrigindo.
Olha, meu carro tem direção hidráulica e nem por isso acho melhor. Até pensei q fosse nela o problema, inclusive postei tópicos sobre dúvidas de direção flutuante e tal. Mas não era.
Cara, fui descobri lendo uma matéria da best cars (consultório técnico) onde mencionavam sobre o perigo de termos rodas com offsets fora do padrão.
Tente dá uma freada brusca (não precisa parar o carro) e faça numa condição que não tenha ninguém na pista e próximo ao acostamento, se for o offset seu carro vai puxar pro lado ou vai ficar meio desorientado na frenagem.
Além desse detalhe da frenagem, eles mencionavam sobre a flutuação de direção nas condições de buracos e ondulações.

Hoje convivo com o carro nessa condição pois o offset das minhas rodas aro 15 da mangels não possuem offset 49 original Corsa. Elas devem ter ficado próxima do offset após o passe que foi dado, mas não foi o suficiente.

Por isso que o pessoal sempre sugere colocar rodas de liga (aplica-se nas de aço tb) da GM mais pelo fato de não rasparem nos paralamas traseiros mas sabemos que vai além disso: SEGURANÇA e DIRIGIBILIDADE.

Abraço
Jorgin

Mensagem por Jorgin »

Vlw cara pelas informações, como vc disse quando piso no freio a direção puxa tb, mas é menos do que tais ondulações citadas, acho q o offset da roda q to usando é 40, vou ver se troco nas 15 do astra de ferro...vlw...abraço
Responder