Corsa 99 1.0 MPFI - Mistura sempre pobre

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Felipe_Zanon
:: Wind ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Corsa 99 1.0 MPFI - Mistura sempre pobre

Mensagem por Felipe_Zanon »

Ae pessoal,

Primeiro eu gostaria de parabenizar todo o pessoal que administra e participa do www.corsaclube.com.br... Encontrei o site por acaso e achei fantástico.

Bom, vamos aos problemas :-) :

Como podem ver pelo título, tenho um corsa 99 1.0 MPFI. Hoje o carro está com 170.000 Km e sempre mandei limpar o sistema de injeção (ou limpeza de bicos) a cada 50.000 Km. Ao longo de todo este tempo o motor sempre teve um bom comportamento. É claro que com o passar do tempo os bicos iam entupindo, mas aí quando eu realizava a limpeza o motor voltava igual à quando era zero Km.
Porém, na última limpeza realizada o carro voltou estranho. Parece que o cara limpou mesmo os bicos pois ele não está mais engasgando em retomadas com giro baixo e etc... Mas agora o motor está estranho, parece que perdeu potência (na linguagem popular ele está "amarrado"). Noto uma grande diferença com o motor frio: antes o motor saía perfeito, sem engasgar e respondendo bem; agora ele sai sem potência e engasgando um pouco. Depois que esquenta melhora bastante, mas ainda não está como esteve das outras vezes. Um outro sintoma que surgiu é que em marcha lenta o carro fica tremendo, com uma vibração muito grande. Se eu acelero um pouco esta vibração some.

Bom, já levei o carro de volta no cara que limpou os bicos umas 4 vezes. Ele trocou as seguintes peças:
- sensor de temperatura (do líquido de arrefecimento)
- cabos de vela
- velas
- sonda lambda
- Bomba de gasolina (mediu a pressão e está em 3 bar e 7 bar estrangulando a mangueira)

Mesmo assim continua ruim. Ele ligou o scaner e diz que está tudo OK.

Como eu já estava de saco cheio, decidi eu mesmo botar a mão na massa. Sou engenheiro eletrônico e tenho noções básicas de motores. Bom, o primeiro teste que realizei foi medir o sinal da sonda lâmbda com o motor frio e em marcha lenta. Dei a partida com o motor frio e fui observando a leitura até a ventoínha ligar. Para o meu espanto, o sinal da sonda fica sempre abaixo de 200mV (mistura pobre) enquando o motor não atinge aproximadamente 90 graus. A partir desta temperatura a leitura passa a se comportar normalmente, oscilando entre 100mV e 900mV.

Minha dúvida é a seguinte: esta leitura verificada na sonda é normal?
Eu sei que a sonda só começa a operar a partir de 300 graus, mas acho que não está correto o motor ficar operando com mistura pobre durante todo este tempo (dá quase uns 5 minutos até chegar aos 90 graus).

Será que isto pode ser ar falso?

O mecânico sugeriu resetar a injeção, mas tem tanto mito sobre este assunto que eu realmente não sei o que funciona.

Agradeço a ajuda,

Abraços,

Felipe Zanon.
dalton_lopes
:: Champ ::

Mensagem por dalton_lopes »

verifica o ponto do seu carro. deve estar fora de ponto. seu carro esta com as medições perfeitas. tdo correto. sonda lambda de corsa eh triste. tem um funcionamento bem estranho. a unica q eu testei e confio eh na sonda universal da bosch.
Ex Corsa Super 1.0 8v mpfi 1996 turbinho
Atual Corsa Hatch GL 1.6 8v mpfi 1999 aspirado
fontana
Contato:

Mensagem por fontana »

[quote="Felipe_Zanon"]Ae pessoal,

Primeiro eu gostaria de parabenizar todo o pessoal que administra e participa do www.corsaclube.com.br... Encontrei o site por acaso e achei fantástico.

Bom, vamos aos problemas :-) :

Como podem ver pelo título, tenho um corsa 99 1.0 MPFI. Hoje o carro está com 170.000 Km e sempre mandei limpar o sistema de injeção (ou limpeza de bicos) a cada 50.000 Km. Ao longo de todo este tempo o motor sempre teve um bom comportamento. É claro que com o passar do tempo os bicos iam entupindo, mas aí quando eu realizava a limpeza o motor voltava igual à quando era zero Km.
Porém, na última limpeza realizada o carro voltou estranho. Parece que o cara limpou mesmo os bicos pois ele não está mais engasgando em retomadas com giro baixo e etc... Mas agora o motor está estranho, parece que perdeu potência (na linguagem popular ele está "amarrado"). Noto uma grande diferença com o motor frio: antes o motor saía perfeito, sem engasgar e respondendo bem; agora ele sai sem potência e engasgando um pouco. Depois que esquenta melhora bastante, mas ainda não está como esteve das outras vezes. Um outro sintoma que surgiu é que em marcha lenta o carro fica tremendo, com uma vibração muito grande. Se eu acelero um pouco esta vibração some.

Bom, já levei o carro de volta no cara que limpou os bicos umas 4 vezes. Ele trocou as seguintes peças:
- sensor de temperatura (do líquido de arrefecimento)
- cabos de vela
NÃO EXISTE FUGAS DE CORRENTE NOS CABOS???

- velas
QUE ABERTURA E QUAIS VELAS TEM???

- sonda lambda
O ATERRAMENTO DELA COMO TA???

- Bomba de gasolina (mediu a pressão e está em 3 bar e 7 bar estrangulando a mangueira)
E QUAL A VAZÃO DA BOMBA???? QUANTOS LITROS HORA???

Mesmo assim continua ruim. Ele ligou o scaner e diz que está tudo OK.

MUITAS VEZES O SCANER NÃO MOSTRA TUDO......

Como eu já estava de saco cheio, decidi eu mesmo botar a mão na massa. Sou engenheiro eletrônico e tenho noções básicas de motores. Bom, o primeiro teste que realizei foi medir o sinal da sonda lâmbda com o motor frio e em marcha lenta. Dei a partida com o motor frio e fui observando a leitura até a ventoínha ligar. Para o meu espanto, o sinal da sonda fica sempre abaixo de 200mV (mistura pobre) enquando o motor não atinge aproximadamente 90 graus. A partir desta temperatura a leitura passa a se comportar normalmente, oscilando entre 100mV e 900mV.

MODULO DE INJEÇÃO SÓ RECONHECE A SONDA LAMBDA DEPOIS DO MOTOR ATINGIR A TEMPERATURA NORMAL DE FUNCIONAMENTO, OU SEJA ELA FICA EM CIRCUITO ABERTO...

Minha dúvida é a seguinte: esta leitura verificada na sonda é normal?
Eu sei que a sonda só começa a operar a partir de 300 graus, mas acho que não está correto o motor ficar operando com mistura pobre durante todo este tempo (dá quase uns 5 minutos até chegar aos 90 graus).

Será que isto pode ser ar falso?

A MARCHA LENTA É IRREGULAR???
A TOMADA DO SENSOR MAP TA LIGADA NO LUGAR CORRETO???
A CORREIA DENTADA TA NO PONTO???
TENTA MEDIR COM UM VACUOMETRO O VACUO DO MOTOR....

O mecânico sugeriu resetar a injeção, mas tem tanto mito sobre este assunto que eu realmente não sei o que funciona.
DESLIGA OS 2 CABOS DA BATERIA ESPERA 1MIN, DPOIS ESFREGA OS 2 CABOS UM NO OUTRO, COM OS CABOS DESLIGADOS.....

DEPOIS UMA DICA Q VALE PRA QQER GM, RESOLDA TODOS OS CABOS TERRA DO MOTOR, E COLOCA MAIS UM CABO TERRA DO NEGATIVO DA BATERIA AO CABEÇOTE, E TMB SE PRECISAR NO COLETOR DE ESCAPE PRA ATERRAR A SONDA.....

E AINDA, A LIMPEZA DE BICOS FOI REALMENTE FEITA??? OS 4 BICOS FICARAM COM A MESMA VAZÃO??
O FILTRO DE COMBUSTIVEL TA LIMPO???

desculpa as letras maiusculas

abraços
fontana
Mecânica Fontana
Sarandi-RS
Felipe_Zanon

[quote="fontana"]
R: Consigo medir isto com um multímetro??

R: Velas originais; abertura original (BPR 6EY)

R: Desconectei os dois cabos da bateria e medi a impedância entre a carcaça da sonda e o terminal negativo da bateria. Deu aproximadamente 1.5 omhs.

R: Puxa, não lembro de cabeça... mas quando o cara trocou a bomba ele me mostrou a "bolha" no medidor e disse que tava ok. Note que a bomba foi substituída por uma 0Km.

R: Bom ouvir isto de alguém que entende do assunto, pois tem uns bunda mole por aí que acham que o scaner é deus.

MODULO DE INJEÇÃO SÓ RECONHECE A SONDA LAMBDA DEPOIS DO MOTOR ATINGIR A TEMPERATURA NORMAL DE FUNCIONAMENTO, OU SEJA ELA FICA EM CIRCUITO ABERTO...
R: OK, mesmo que a injeção desconsidere a leitura da sonda em temperaturas baixas a sonda já deve começar a medir corretamente poucos minutos após a partida, certo?

R: Não muito... fica oscilando um pouco, mas nada exagerado.

R: Creio que sim... É aquele tudo perto da entrada da admissão que vai para um sensor preso no plástico perto do parabrisa?

R: O scaner mostrou que o ponto está em 13 graus. Está certo?

R: OK, vou ver o que posso fazer.

Já que falamos em vácuo, descobri uma coisa que talvez ajude a solucionar o problema. Com o carro em marcha lenta e aquecido, se eu der um pisão no freio a rotação do motor aumenta subitamente e o carro pára de tremer como vem fazendo ultimamente. Depois volta ao normal. Pode ser alguma coisa relacionada ao vácuo do freio??

DESLIGA OS 2 CABOS DA BATERIA ESPERA 1MIN, DPOIS ESFREGA OS 2 CABOS UM NO OUTRO, COM OS CABOS DESLIGADOS.....
R: OK, valeu a dica.

DEPOIS UMA DICA Q VALE PRA QQER GM, RESOLDA TODOS OS CABOS TERRA DO MOTOR, E COLOCA MAIS UM CABO TERRA DO NEGATIVO DA BATERIA AO CABEÇOTE, E TMB SE PRECISAR NO COLETOR DE ESCAPE PRA ATERRAR A SONDA.....
R: OK, vou considerar.

E AINDA, A LIMPEZA DE BICOS FOI REALMENTE FEITA??? OS 4 BICOS FICARAM COM A MESMA VAZÃO??
R: Olha, tô confiando no cara... Acho que vou levar em outro mecânico e mandar abrir tudo e testar... Mais R$90 :-(

R: Sim, zero bala.

Valeu pela ajuda, Fontana!!

Abraços,

Felipe Zanon.
fontana
Contato:

Mensagem por fontana »

[quote="Felipe_Zanon"][quote="fontana"]
R: Consigo medir isto com um multímetro??

NÃO......FUGAS SÓ NO ESCURO ACELRANDO O MOTOR......

R: Velas originais; abertura original (BPR 6EY)

BLZ.....

R: Desconectei os dois cabos da bateria e medi a impedância entre a carcaça da sonda e o terminal negativo da bateria. Deu aproximadamente 1.5 omhs.

MUITO ALTO.......TEM Q ZERAR NO MULTIMETRO....PEGA UM FIO FAZ UM LAÇO ESTANHA ELE, DEPOIS ACHATA COM O MARTELO, TIRA A SONDA E COLOCA NELA APETANDO JUNTO COM ELA, DEPOIS LIGA UMA PONTA NO NEGATIVO DA BATERIA.....

R: Puxa, não lembro de cabeça... mas quando o cara trocou a bomba ele me mostrou a "bolha" no medidor e disse que tava ok. Note que a bomba foi substituída por uma 0Km.
AS X NASCE CRIANÇA MORTA TMB......HEHEHEHE...

R: Bom ouvir isto de alguém que entende do assunto, pois tem uns bunda mole por aí que acham que o scaner é deus.

É UMA BOA FERRAMENTA NA MÃO DE QUEM ENTENDE, COMO O MARTELO TMB É.....

R: OK, mesmo que a injeção desconsidere a leitura da sonda em temperaturas baixas a sonda já deve começar a medir corretamente poucos minutos após a partida, certo?

SONDA DE 1 FIO DEMORA MAIS PRA AQUECER.....QUANDO O MOTOR TA FRIO O MODULO RECONHECE CIRCUITO ABERTO DA SONDA, E TRABALHA COM UM MAPA COM PARAMETRO FIXO PRA SONDA......

R: Não muito... fica oscilando um pouco, mas nada exagerado.

CABOS DE VELA, BOBINA COM FUGA OU ENTRADA DE AR FALSO.....

R: Creio que sim... É aquele tudo perto da entrada da admissão que vai para um sensor preso no plástico perto do parabrisa?

SIM O MAP É O SENSOR PRETO COM 3 FIOS E CONECTOR VERDE, A TOMADA DELE É ATRAS DO CORPO DE BORBOLETAS POR BAIXO......
CONFERE TMB O RESPIRO DO MOTOR SE NÃO TA ENTUPIDO, AQUELE Q SAI DA TAMPA DE VALVULA E LIGA NO CORPO DE BBLETA, UM FINO....

R: O scaner mostrou que o ponto está em 13 graus. Está certo?

SCANER NÃO MOSTRA PONTO.....MOSTRA O QUANTO O MODULO TA "MANDANDO" NO AVANÇO INICIAL.....NADA A VER COM A CORREIA DENTADA....
CORREIA DENTADA PONTO MECANICO (SINCRONISMO) PONTO IGNIÇÃO É A FAISCA...

R: OK, vou ver o que posso fazer.

MEDINDO VACUO JA MOSTRA 90% DO PROBLEMA

Já que falamos em vácuo, descobri uma coisa que talvez ajude a solucionar o problema. Com o carro em marcha lenta e aquecido, se eu der um pisão no freio a rotação do motor aumenta subitamente e o carro pára de tremer como vem fazendo ultimamente. Depois volta ao normal. Pode ser alguma coisa relacionada ao vácuo do freio??

SE TIVER COM O SERVO FREIO FURADO PODE INCOMODAR SIM.....QUANDO VC PISA NO PEDAL OU QUANDO TA EM REPOUSO COM O MOTOR LIGADO VC NOTA UM ASSOBIO DENTRO DO CARRO??????? SE SIM, É O SERVO FURADO....

R: OK, valeu a dica.

R: OK, vou considerar.

R: Olha, tô confiando no cara... Acho que vou levar em outro mecânico e mandar abrir tudo e testar... Mais R$90 :-(

COBRO 60 PRA TIRAR TESTAR E LIMPAR COM ULTRA SOM.....HEHEEHE

R: Sim, zero bala.

E A QUALIDADE DO COMBUSTIVEL????

FUI....
Mecânica Fontana
Sarandi-RS
Felipe_Zanon

OK, descobri o problema. Era ar falso mesmo. E ele estava entrando pela mangueira do regulador de pressão de combustível. Ali na conexão com o coletor de admissão a mangueira estava rachada. Descobri isto utilizando o método do spray lubrificante: fui injetando nos pontos onde poderia estar entrando ar falso e observava a leitura da sonda lambda. Quando dei uma injetada ali naquela conexão a sonda acusou mistura bem rica (quase colava em 900mV).
Como hoje é domingo e o comércio está fechado realizei um reparo temporário na borracha. Bom, agora sim o motor está igual ao que era antes de eu realizar a limpeza de bicos. Acho que no momento do serviço a mangueira rompeu.

Sobre aquela história de pisar no freio e a rotação subir em marcha lenta, eu ainda estou preocupado... Acho que vou ver isto em um mecânico mais tarde.

Obrigado pela ajuda,

Felipe Zanon.
fontana
Contato:

Mensagem por fontana »

[quote="Felipe_Zanon"]OK, descobri o problema. Era ar falso mesmo. E ele estava entrando pela mangueira do regulador de pressão de combustível. Ali na conexão com o coletor de admissão a mangueira estava rachada. Descobri isto utilizando o método do spray lubrificante: fui injetando nos pontos onde poderia estar entrando ar falso e observava a leitura da sonda lambda. Quando dei uma injetada ali naquela conexão a sonda acusou mistura bem rica (quase colava em 900mV).
Como hoje é domingo e o comércio está fechado realizei um reparo temporário na borracha. Bom, agora sim o motor está igual ao que era antes de eu realizar a limpeza de bicos. Acho que no momento do serviço a mangueira rompeu.

Sobre aquela história de pisar no freio e a rotação subir em marcha lenta, eu ainda estou preocupado... Acho que vou ver isto em um mecânico mais tarde.

Obrigado pela ajuda,

Felipe Zanon.[/quote]

blz.....

quanto ao pisar no freio uma leve oscilação é normal.....se vc bombar o freio varias vezes tmb vai perceber ainda mais.....se aumentar um puco a lenta é normal, oq não pode é ficar sem lenta ou então acelerado...
Mecânica Fontana
Sarandi-RS
alanflanker

Mensagem por alanflanker »

Pessoal, estou com o mesmo problema, meu carro acusa mistura pobre, fica nessa faixa, 200mv mas oscila. Engraçado que o meca disse que mistura pobre é quando entra menos ar, mas aqui o problema era entrada de mais ar. O silencioso final estava oco, troquei por um novo, isso influencia? E quanto a ter GNV no carro? Um amigo aqui do forum disse que só de ter aquela mangueira que leva o gnv do redutor pra mangueira do TBI já da uma diferença de ar... OBS: a sonda lambda é nova ac delco
SemControle
:: Moderador ::

Mensagem por SemControle »

mistura pobre é falta de combustivel pro ar q ta entrando
no gnv da a mesma coisa?
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
alanflanker