Ae pessoal,
Primeiro eu gostaria de parabenizar todo o pessoal que administra e participa do www.corsaclube.com.br... Encontrei o site por acaso e achei fantástico.
Bom, vamos aos problemas :-) :
Como podem ver pelo título, tenho um corsa 99 1.0 MPFI. Hoje o carro está com 170.000 Km e sempre mandei limpar o sistema de injeção (ou limpeza de bicos) a cada 50.000 Km. Ao longo de todo este tempo o motor sempre teve um bom comportamento. É claro que com o passar do tempo os bicos iam entupindo, mas aí quando eu realizava a limpeza o motor voltava igual à quando era zero Km.
Porém, na última limpeza realizada o carro voltou estranho. Parece que o cara limpou mesmo os bicos pois ele não está mais engasgando em retomadas com giro baixo e etc... Mas agora o motor está estranho, parece que perdeu potência (na linguagem popular ele está "amarrado"). Noto uma grande diferença com o motor frio: antes o motor saía perfeito, sem engasgar e respondendo bem; agora ele sai sem potência e engasgando um pouco. Depois que esquenta melhora bastante, mas ainda não está como esteve das outras vezes. Um outro sintoma que surgiu é que em marcha lenta o carro fica tremendo, com uma vibração muito grande. Se eu acelero um pouco esta vibração some.
Bom, já levei o carro de volta no cara que limpou os bicos umas 4 vezes. Ele trocou as seguintes peças:
- sensor de temperatura (do líquido de arrefecimento)
- cabos de vela
- velas
- sonda lambda
- Bomba de gasolina (mediu a pressão e está em 3 bar e 7 bar estrangulando a mangueira)
Mesmo assim continua ruim. Ele ligou o scaner e diz que está tudo OK.
Como eu já estava de saco cheio, decidi eu mesmo botar a mão na massa. Sou engenheiro eletrônico e tenho noções básicas de motores. Bom, o primeiro teste que realizei foi medir o sinal da sonda lâmbda com o motor frio e em marcha lenta. Dei a partida com o motor frio e fui observando a leitura até a ventoínha ligar. Para o meu espanto, o sinal da sonda fica sempre abaixo de 200mV (mistura pobre) enquando o motor não atinge aproximadamente 90 graus. A partir desta temperatura a leitura passa a se comportar normalmente, oscilando entre 100mV e 900mV.
Minha dúvida é a seguinte: esta leitura verificada na sonda é normal?
Eu sei que a sonda só começa a operar a partir de 300 graus, mas acho que não está correto o motor ficar operando com mistura pobre durante todo este tempo (dá quase uns 5 minutos até chegar aos 90 graus).
Será que isto pode ser ar falso?
O mecânico sugeriu resetar a injeção, mas tem tanto mito sobre este assunto que eu realmente não sei o que funciona.
Agradeço a ajuda,
Abraços,
Felipe Zanon.
Corsa 99 1.0 MPFI - Mistura sempre pobre
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Felipe_Zanon
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dalton_lopes
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verifica o ponto do seu carro. deve estar fora de ponto. seu carro esta com as medições perfeitas. tdo correto. sonda lambda de corsa eh triste. tem um funcionamento bem estranho. a unica q eu testei e confio eh na sonda universal da bosch.
Ex Corsa Super 1.0 8v mpfi 1996 turbinho
Atual Corsa Hatch GL 1.6 8v mpfi 1999 aspirado
Atual Corsa Hatch GL 1.6 8v mpfi 1999 aspirado
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fontana
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[quote="Felipe_Zanon"]Ae pessoal,
Primeiro eu gostaria de parabenizar todo o pessoal que administra e participa do www.corsaclube.com.br... Encontrei o site por acaso e achei fantástico.
Bom, vamos aos problemas :-) :
Como podem ver pelo título, tenho um corsa 99 1.0 MPFI. Hoje o carro está com 170.000 Km e sempre mandei limpar o sistema de injeção (ou limpeza de bicos) a cada 50.000 Km. Ao longo de todo este tempo o motor sempre teve um bom comportamento. É claro que com o passar do tempo os bicos iam entupindo, mas aí quando eu realizava a limpeza o motor voltava igual à quando era zero Km.
Porém, na última limpeza realizada o carro voltou estranho. Parece que o cara limpou mesmo os bicos pois ele não está mais engasgando em retomadas com giro baixo e etc... Mas agora o motor está estranho, parece que perdeu potência (na linguagem popular ele está "amarrado"). Noto uma grande diferença com o motor frio: antes o motor saía perfeito, sem engasgar e respondendo bem; agora ele sai sem potência e engasgando um pouco. Depois que esquenta melhora bastante, mas ainda não está como esteve das outras vezes. Um outro sintoma que surgiu é que em marcha lenta o carro fica tremendo, com uma vibração muito grande. Se eu acelero um pouco esta vibração some.
Bom, já levei o carro de volta no cara que limpou os bicos umas 4 vezes. Ele trocou as seguintes peças:
- sensor de temperatura (do líquido de arrefecimento)
- cabos de vela
NÃO EXISTE FUGAS DE CORRENTE NOS CABOS???
- velas
QUE ABERTURA E QUAIS VELAS TEM???
- sonda lambda
O ATERRAMENTO DELA COMO TA???
- Bomba de gasolina (mediu a pressão e está em 3 bar e 7 bar estrangulando a mangueira)
E QUAL A VAZÃO DA BOMBA???? QUANTOS LITROS HORA???
Mesmo assim continua ruim. Ele ligou o scaner e diz que está tudo OK.
MUITAS VEZES O SCANER NÃO MOSTRA TUDO......
Como eu já estava de saco cheio, decidi eu mesmo botar a mão na massa. Sou engenheiro eletrônico e tenho noções básicas de motores. Bom, o primeiro teste que realizei foi medir o sinal da sonda lâmbda com o motor frio e em marcha lenta. Dei a partida com o motor frio e fui observando a leitura até a ventoínha ligar. Para o meu espanto, o sinal da sonda fica sempre abaixo de 200mV (mistura pobre) enquando o motor não atinge aproximadamente 90 graus. A partir desta temperatura a leitura passa a se comportar normalmente, oscilando entre 100mV e 900mV.
MODULO DE INJEÇÃO SÓ RECONHECE A SONDA LAMBDA DEPOIS DO MOTOR ATINGIR A TEMPERATURA NORMAL DE FUNCIONAMENTO, OU SEJA ELA FICA EM CIRCUITO ABERTO...
Minha dúvida é a seguinte: esta leitura verificada na sonda é normal?
Eu sei que a sonda só começa a operar a partir de 300 graus, mas acho que não está correto o motor ficar operando com mistura pobre durante todo este tempo (dá quase uns 5 minutos até chegar aos 90 graus).
Será que isto pode ser ar falso?
A MARCHA LENTA É IRREGULAR???
A TOMADA DO SENSOR MAP TA LIGADA NO LUGAR CORRETO???
A CORREIA DENTADA TA NO PONTO???
TENTA MEDIR COM UM VACUOMETRO O VACUO DO MOTOR....
O mecânico sugeriu resetar a injeção, mas tem tanto mito sobre este assunto que eu realmente não sei o que funciona.
DESLIGA OS 2 CABOS DA BATERIA ESPERA 1MIN, DPOIS ESFREGA OS 2 CABOS UM NO OUTRO, COM OS CABOS DESLIGADOS.....
DEPOIS UMA DICA Q VALE PRA QQER GM, RESOLDA TODOS OS CABOS TERRA DO MOTOR, E COLOCA MAIS UM CABO TERRA DO NEGATIVO DA BATERIA AO CABEÇOTE, E TMB SE PRECISAR NO COLETOR DE ESCAPE PRA ATERRAR A SONDA.....
E AINDA, A LIMPEZA DE BICOS FOI REALMENTE FEITA??? OS 4 BICOS FICARAM COM A MESMA VAZÃO??
O FILTRO DE COMBUSTIVEL TA LIMPO???
desculpa as letras maiusculas
abraços
fontana
Primeiro eu gostaria de parabenizar todo o pessoal que administra e participa do www.corsaclube.com.br... Encontrei o site por acaso e achei fantástico.
Bom, vamos aos problemas :-) :
Como podem ver pelo título, tenho um corsa 99 1.0 MPFI. Hoje o carro está com 170.000 Km e sempre mandei limpar o sistema de injeção (ou limpeza de bicos) a cada 50.000 Km. Ao longo de todo este tempo o motor sempre teve um bom comportamento. É claro que com o passar do tempo os bicos iam entupindo, mas aí quando eu realizava a limpeza o motor voltava igual à quando era zero Km.
Porém, na última limpeza realizada o carro voltou estranho. Parece que o cara limpou mesmo os bicos pois ele não está mais engasgando em retomadas com giro baixo e etc... Mas agora o motor está estranho, parece que perdeu potência (na linguagem popular ele está "amarrado"). Noto uma grande diferença com o motor frio: antes o motor saía perfeito, sem engasgar e respondendo bem; agora ele sai sem potência e engasgando um pouco. Depois que esquenta melhora bastante, mas ainda não está como esteve das outras vezes. Um outro sintoma que surgiu é que em marcha lenta o carro fica tremendo, com uma vibração muito grande. Se eu acelero um pouco esta vibração some.
Bom, já levei o carro de volta no cara que limpou os bicos umas 4 vezes. Ele trocou as seguintes peças:
- sensor de temperatura (do líquido de arrefecimento)
- cabos de vela
NÃO EXISTE FUGAS DE CORRENTE NOS CABOS???
- velas
QUE ABERTURA E QUAIS VELAS TEM???
- sonda lambda
O ATERRAMENTO DELA COMO TA???
- Bomba de gasolina (mediu a pressão e está em 3 bar e 7 bar estrangulando a mangueira)
E QUAL A VAZÃO DA BOMBA???? QUANTOS LITROS HORA???
Mesmo assim continua ruim. Ele ligou o scaner e diz que está tudo OK.
MUITAS VEZES O SCANER NÃO MOSTRA TUDO......
Como eu já estava de saco cheio, decidi eu mesmo botar a mão na massa. Sou engenheiro eletrônico e tenho noções básicas de motores. Bom, o primeiro teste que realizei foi medir o sinal da sonda lâmbda com o motor frio e em marcha lenta. Dei a partida com o motor frio e fui observando a leitura até a ventoínha ligar. Para o meu espanto, o sinal da sonda fica sempre abaixo de 200mV (mistura pobre) enquando o motor não atinge aproximadamente 90 graus. A partir desta temperatura a leitura passa a se comportar normalmente, oscilando entre 100mV e 900mV.
MODULO DE INJEÇÃO SÓ RECONHECE A SONDA LAMBDA DEPOIS DO MOTOR ATINGIR A TEMPERATURA NORMAL DE FUNCIONAMENTO, OU SEJA ELA FICA EM CIRCUITO ABERTO...
Minha dúvida é a seguinte: esta leitura verificada na sonda é normal?
Eu sei que a sonda só começa a operar a partir de 300 graus, mas acho que não está correto o motor ficar operando com mistura pobre durante todo este tempo (dá quase uns 5 minutos até chegar aos 90 graus).
Será que isto pode ser ar falso?
A MARCHA LENTA É IRREGULAR???
A TOMADA DO SENSOR MAP TA LIGADA NO LUGAR CORRETO???
A CORREIA DENTADA TA NO PONTO???
TENTA MEDIR COM UM VACUOMETRO O VACUO DO MOTOR....
O mecânico sugeriu resetar a injeção, mas tem tanto mito sobre este assunto que eu realmente não sei o que funciona.
DESLIGA OS 2 CABOS DA BATERIA ESPERA 1MIN, DPOIS ESFREGA OS 2 CABOS UM NO OUTRO, COM OS CABOS DESLIGADOS.....
DEPOIS UMA DICA Q VALE PRA QQER GM, RESOLDA TODOS OS CABOS TERRA DO MOTOR, E COLOCA MAIS UM CABO TERRA DO NEGATIVO DA BATERIA AO CABEÇOTE, E TMB SE PRECISAR NO COLETOR DE ESCAPE PRA ATERRAR A SONDA.....
E AINDA, A LIMPEZA DE BICOS FOI REALMENTE FEITA??? OS 4 BICOS FICARAM COM A MESMA VAZÃO??
O FILTRO DE COMBUSTIVEL TA LIMPO???
desculpa as letras maiusculas
abraços
fontana
Mecânica Fontana
Sarandi-RS
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Felipe_Zanon
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- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
[quote="fontana"]
NÃO EXISTE FUGAS DE CORRENTE NOS CABOS???
R: Consigo medir isto com um multímetro??
QUE ABERTURA E QUAIS VELAS TEM???
R: Velas originais; abertura original (BPR 6EY)
O ATERRAMENTO DELA COMO TA???
R: Desconectei os dois cabos da bateria e medi a impedância entre a carcaça da sonda e o terminal negativo da bateria. Deu aproximadamente 1.5 omhs.
E QUAL A VAZÃO DA BOMBA???? QUANTOS LITROS HORA???
R: Puxa, não lembro de cabeça... mas quando o cara trocou a bomba ele me mostrou a "bolha" no medidor e disse que tava ok. Note que a bomba foi substituída por uma 0Km.
MUITAS VEZES O SCANER NÃO MOSTRA TUDO......
R: Bom ouvir isto de alguém que entende do assunto, pois tem uns bunda mole por aí que acham que o scaner é deus.
MODULO DE INJEÇÃO SÓ RECONHECE A SONDA LAMBDA DEPOIS DO MOTOR ATINGIR A TEMPERATURA NORMAL DE FUNCIONAMENTO, OU SEJA ELA FICA EM CIRCUITO ABERTO...
R: OK, mesmo que a injeção desconsidere a leitura da sonda em temperaturas baixas a sonda já deve começar a medir corretamente poucos minutos após a partida, certo?
A MARCHA LENTA É IRREGULAR???
R: Não muito... fica oscilando um pouco, mas nada exagerado.
A TOMADA DO SENSOR MAP TA LIGADA NO LUGAR CORRETO???
R: Creio que sim... É aquele tudo perto da entrada da admissão que vai para um sensor preso no plástico perto do parabrisa?
A CORREIA DENTADA TA NO PONTO???
R: O scaner mostrou que o ponto está em 13 graus. Está certo?
TENTA MEDIR COM UM VACUOMETRO O VACUO DO MOTOR....
R: OK, vou ver o que posso fazer.
Já que falamos em vácuo, descobri uma coisa que talvez ajude a solucionar o problema. Com o carro em marcha lenta e aquecido, se eu der um pisão no freio a rotação do motor aumenta subitamente e o carro pára de tremer como vem fazendo ultimamente. Depois volta ao normal. Pode ser alguma coisa relacionada ao vácuo do freio??
DESLIGA OS 2 CABOS DA BATERIA ESPERA 1MIN, DPOIS ESFREGA OS 2 CABOS UM NO OUTRO, COM OS CABOS DESLIGADOS.....
R: OK, valeu a dica.
DEPOIS UMA DICA Q VALE PRA QQER GM, RESOLDA TODOS OS CABOS TERRA DO MOTOR, E COLOCA MAIS UM CABO TERRA DO NEGATIVO DA BATERIA AO CABEÇOTE, E TMB SE PRECISAR NO COLETOR DE ESCAPE PRA ATERRAR A SONDA.....
R: OK, vou considerar.
E AINDA, A LIMPEZA DE BICOS FOI REALMENTE FEITA??? OS 4 BICOS FICARAM COM A MESMA VAZÃO??
R: Olha, tô confiando no cara... Acho que vou levar em outro mecânico e mandar abrir tudo e testar... Mais R$90 :-(
O FILTRO DE COMBUSTIVEL TA LIMPO???
R: Sim, zero bala.
Valeu pela ajuda, Fontana!!
Abraços,
Felipe Zanon.
NÃO EXISTE FUGAS DE CORRENTE NOS CABOS???
R: Consigo medir isto com um multímetro??
QUE ABERTURA E QUAIS VELAS TEM???
R: Velas originais; abertura original (BPR 6EY)
O ATERRAMENTO DELA COMO TA???
R: Desconectei os dois cabos da bateria e medi a impedância entre a carcaça da sonda e o terminal negativo da bateria. Deu aproximadamente 1.5 omhs.
E QUAL A VAZÃO DA BOMBA???? QUANTOS LITROS HORA???
R: Puxa, não lembro de cabeça... mas quando o cara trocou a bomba ele me mostrou a "bolha" no medidor e disse que tava ok. Note que a bomba foi substituída por uma 0Km.
MUITAS VEZES O SCANER NÃO MOSTRA TUDO......
R: Bom ouvir isto de alguém que entende do assunto, pois tem uns bunda mole por aí que acham que o scaner é deus.
MODULO DE INJEÇÃO SÓ RECONHECE A SONDA LAMBDA DEPOIS DO MOTOR ATINGIR A TEMPERATURA NORMAL DE FUNCIONAMENTO, OU SEJA ELA FICA EM CIRCUITO ABERTO...
R: OK, mesmo que a injeção desconsidere a leitura da sonda em temperaturas baixas a sonda já deve começar a medir corretamente poucos minutos após a partida, certo?
A MARCHA LENTA É IRREGULAR???
R: Não muito... fica oscilando um pouco, mas nada exagerado.
A TOMADA DO SENSOR MAP TA LIGADA NO LUGAR CORRETO???
R: Creio que sim... É aquele tudo perto da entrada da admissão que vai para um sensor preso no plástico perto do parabrisa?
A CORREIA DENTADA TA NO PONTO???
R: O scaner mostrou que o ponto está em 13 graus. Está certo?
TENTA MEDIR COM UM VACUOMETRO O VACUO DO MOTOR....
R: OK, vou ver o que posso fazer.
Já que falamos em vácuo, descobri uma coisa que talvez ajude a solucionar o problema. Com o carro em marcha lenta e aquecido, se eu der um pisão no freio a rotação do motor aumenta subitamente e o carro pára de tremer como vem fazendo ultimamente. Depois volta ao normal. Pode ser alguma coisa relacionada ao vácuo do freio??
DESLIGA OS 2 CABOS DA BATERIA ESPERA 1MIN, DPOIS ESFREGA OS 2 CABOS UM NO OUTRO, COM OS CABOS DESLIGADOS.....
R: OK, valeu a dica.
DEPOIS UMA DICA Q VALE PRA QQER GM, RESOLDA TODOS OS CABOS TERRA DO MOTOR, E COLOCA MAIS UM CABO TERRA DO NEGATIVO DA BATERIA AO CABEÇOTE, E TMB SE PRECISAR NO COLETOR DE ESCAPE PRA ATERRAR A SONDA.....
R: OK, vou considerar.
E AINDA, A LIMPEZA DE BICOS FOI REALMENTE FEITA??? OS 4 BICOS FICARAM COM A MESMA VAZÃO??
R: Olha, tô confiando no cara... Acho que vou levar em outro mecânico e mandar abrir tudo e testar... Mais R$90 :-(
O FILTRO DE COMBUSTIVEL TA LIMPO???
R: Sim, zero bala.
Valeu pela ajuda, Fontana!!
Abraços,
Felipe Zanon.
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NÃO EXISTE FUGAS DE CORRENTE NOS CABOS???
R: Consigo medir isto com um multímetro??
NÃO......FUGAS SÓ NO ESCURO ACELRANDO O MOTOR......
QUE ABERTURA E QUAIS VELAS TEM???
R: Velas originais; abertura original (BPR 6EY)
BLZ.....
O ATERRAMENTO DELA COMO TA???
R: Desconectei os dois cabos da bateria e medi a impedância entre a carcaça da sonda e o terminal negativo da bateria. Deu aproximadamente 1.5 omhs.
MUITO ALTO.......TEM Q ZERAR NO MULTIMETRO....PEGA UM FIO FAZ UM LAÇO ESTANHA ELE, DEPOIS ACHATA COM O MARTELO, TIRA A SONDA E COLOCA NELA APETANDO JUNTO COM ELA, DEPOIS LIGA UMA PONTA NO NEGATIVO DA BATERIA.....
E QUAL A VAZÃO DA BOMBA???? QUANTOS LITROS HORA???
R: Puxa, não lembro de cabeça... mas quando o cara trocou a bomba ele me mostrou a "bolha" no medidor e disse que tava ok. Note que a bomba foi substituída por uma 0Km.
AS X NASCE CRIANÇA MORTA TMB......HEHEHEHE...
MUITAS VEZES O SCANER NÃO MOSTRA TUDO......
R: Bom ouvir isto de alguém que entende do assunto, pois tem uns bunda mole por aí que acham que o scaner é deus.
É UMA BOA FERRAMENTA NA MÃO DE QUEM ENTENDE, COMO O MARTELO TMB É.....
MODULO DE INJEÇÃO SÓ RECONHECE A SONDA LAMBDA DEPOIS DO MOTOR ATINGIR A TEMPERATURA NORMAL DE FUNCIONAMENTO, OU SEJA ELA FICA EM CIRCUITO ABERTO...
R: OK, mesmo que a injeção desconsidere a leitura da sonda em temperaturas baixas a sonda já deve começar a medir corretamente poucos minutos após a partida, certo?
SONDA DE 1 FIO DEMORA MAIS PRA AQUECER.....QUANDO O MOTOR TA FRIO O MODULO RECONHECE CIRCUITO ABERTO DA SONDA, E TRABALHA COM UM MAPA COM PARAMETRO FIXO PRA SONDA......
A MARCHA LENTA É IRREGULAR???
R: Não muito... fica oscilando um pouco, mas nada exagerado.
CABOS DE VELA, BOBINA COM FUGA OU ENTRADA DE AR FALSO.....
A TOMADA DO SENSOR MAP TA LIGADA NO LUGAR CORRETO???
R: Creio que sim... É aquele tudo perto da entrada da admissão que vai para um sensor preso no plástico perto do parabrisa?
SIM O MAP É O SENSOR PRETO COM 3 FIOS E CONECTOR VERDE, A TOMADA DELE É ATRAS DO CORPO DE BORBOLETAS POR BAIXO......
CONFERE TMB O RESPIRO DO MOTOR SE NÃO TA ENTUPIDO, AQUELE Q SAI DA TAMPA DE VALVULA E LIGA NO CORPO DE BBLETA, UM FINO....
A CORREIA DENTADA TA NO PONTO???
R: O scaner mostrou que o ponto está em 13 graus. Está certo?
SCANER NÃO MOSTRA PONTO.....MOSTRA O QUANTO O MODULO TA "MANDANDO" NO AVANÇO INICIAL.....NADA A VER COM A CORREIA DENTADA....
CORREIA DENTADA PONTO MECANICO (SINCRONISMO) PONTO IGNIÇÃO É A FAISCA...
TENTA MEDIR COM UM VACUOMETRO O VACUO DO MOTOR....
R: OK, vou ver o que posso fazer.
MEDINDO VACUO JA MOSTRA 90% DO PROBLEMA
Já que falamos em vácuo, descobri uma coisa que talvez ajude a solucionar o problema. Com o carro em marcha lenta e aquecido, se eu der um pisão no freio a rotação do motor aumenta subitamente e o carro pára de tremer como vem fazendo ultimamente. Depois volta ao normal. Pode ser alguma coisa relacionada ao vácuo do freio??
SE TIVER COM O SERVO FREIO FURADO PODE INCOMODAR SIM.....QUANDO VC PISA NO PEDAL OU QUANDO TA EM REPOUSO COM O MOTOR LIGADO VC NOTA UM ASSOBIO DENTRO DO CARRO??????? SE SIM, É O SERVO FURADO....
DESLIGA OS 2 CABOS DA BATERIA ESPERA 1MIN, DPOIS ESFREGA OS 2 CABOS UM NO OUTRO, COM OS CABOS DESLIGADOS.....
R: OK, valeu a dica.
DEPOIS UMA DICA Q VALE PRA QQER GM, RESOLDA TODOS OS CABOS TERRA DO MOTOR, E COLOCA MAIS UM CABO TERRA DO NEGATIVO DA BATERIA AO CABEÇOTE, E TMB SE PRECISAR NO COLETOR DE ESCAPE PRA ATERRAR A SONDA.....
R: OK, vou considerar.
E AINDA, A LIMPEZA DE BICOS FOI REALMENTE FEITA??? OS 4 BICOS FICARAM COM A MESMA VAZÃO??
R: Olha, tô confiando no cara... Acho que vou levar em outro mecânico e mandar abrir tudo e testar... Mais R$90 :-(
COBRO 60 PRA TIRAR TESTAR E LIMPAR COM ULTRA SOM.....HEHEEHE
O FILTRO DE COMBUSTIVEL TA LIMPO???
R: Sim, zero bala.
E A QUALIDADE DO COMBUSTIVEL????
FUI....
NÃO EXISTE FUGAS DE CORRENTE NOS CABOS???
R: Consigo medir isto com um multímetro??
NÃO......FUGAS SÓ NO ESCURO ACELRANDO O MOTOR......
QUE ABERTURA E QUAIS VELAS TEM???
R: Velas originais; abertura original (BPR 6EY)
BLZ.....
O ATERRAMENTO DELA COMO TA???
R: Desconectei os dois cabos da bateria e medi a impedância entre a carcaça da sonda e o terminal negativo da bateria. Deu aproximadamente 1.5 omhs.
MUITO ALTO.......TEM Q ZERAR NO MULTIMETRO....PEGA UM FIO FAZ UM LAÇO ESTANHA ELE, DEPOIS ACHATA COM O MARTELO, TIRA A SONDA E COLOCA NELA APETANDO JUNTO COM ELA, DEPOIS LIGA UMA PONTA NO NEGATIVO DA BATERIA.....
E QUAL A VAZÃO DA BOMBA???? QUANTOS LITROS HORA???
R: Puxa, não lembro de cabeça... mas quando o cara trocou a bomba ele me mostrou a "bolha" no medidor e disse que tava ok. Note que a bomba foi substituída por uma 0Km.
AS X NASCE CRIANÇA MORTA TMB......HEHEHEHE...
MUITAS VEZES O SCANER NÃO MOSTRA TUDO......
R: Bom ouvir isto de alguém que entende do assunto, pois tem uns bunda mole por aí que acham que o scaner é deus.
É UMA BOA FERRAMENTA NA MÃO DE QUEM ENTENDE, COMO O MARTELO TMB É.....
MODULO DE INJEÇÃO SÓ RECONHECE A SONDA LAMBDA DEPOIS DO MOTOR ATINGIR A TEMPERATURA NORMAL DE FUNCIONAMENTO, OU SEJA ELA FICA EM CIRCUITO ABERTO...
R: OK, mesmo que a injeção desconsidere a leitura da sonda em temperaturas baixas a sonda já deve começar a medir corretamente poucos minutos após a partida, certo?
SONDA DE 1 FIO DEMORA MAIS PRA AQUECER.....QUANDO O MOTOR TA FRIO O MODULO RECONHECE CIRCUITO ABERTO DA SONDA, E TRABALHA COM UM MAPA COM PARAMETRO FIXO PRA SONDA......
A MARCHA LENTA É IRREGULAR???
R: Não muito... fica oscilando um pouco, mas nada exagerado.
CABOS DE VELA, BOBINA COM FUGA OU ENTRADA DE AR FALSO.....
A TOMADA DO SENSOR MAP TA LIGADA NO LUGAR CORRETO???
R: Creio que sim... É aquele tudo perto da entrada da admissão que vai para um sensor preso no plástico perto do parabrisa?
SIM O MAP É O SENSOR PRETO COM 3 FIOS E CONECTOR VERDE, A TOMADA DELE É ATRAS DO CORPO DE BORBOLETAS POR BAIXO......
CONFERE TMB O RESPIRO DO MOTOR SE NÃO TA ENTUPIDO, AQUELE Q SAI DA TAMPA DE VALVULA E LIGA NO CORPO DE BBLETA, UM FINO....
A CORREIA DENTADA TA NO PONTO???
R: O scaner mostrou que o ponto está em 13 graus. Está certo?
SCANER NÃO MOSTRA PONTO.....MOSTRA O QUANTO O MODULO TA "MANDANDO" NO AVANÇO INICIAL.....NADA A VER COM A CORREIA DENTADA....
CORREIA DENTADA PONTO MECANICO (SINCRONISMO) PONTO IGNIÇÃO É A FAISCA...
TENTA MEDIR COM UM VACUOMETRO O VACUO DO MOTOR....
R: OK, vou ver o que posso fazer.
MEDINDO VACUO JA MOSTRA 90% DO PROBLEMA
Já que falamos em vácuo, descobri uma coisa que talvez ajude a solucionar o problema. Com o carro em marcha lenta e aquecido, se eu der um pisão no freio a rotação do motor aumenta subitamente e o carro pára de tremer como vem fazendo ultimamente. Depois volta ao normal. Pode ser alguma coisa relacionada ao vácuo do freio??
SE TIVER COM O SERVO FREIO FURADO PODE INCOMODAR SIM.....QUANDO VC PISA NO PEDAL OU QUANDO TA EM REPOUSO COM O MOTOR LIGADO VC NOTA UM ASSOBIO DENTRO DO CARRO??????? SE SIM, É O SERVO FURADO....
DESLIGA OS 2 CABOS DA BATERIA ESPERA 1MIN, DPOIS ESFREGA OS 2 CABOS UM NO OUTRO, COM OS CABOS DESLIGADOS.....
R: OK, valeu a dica.
DEPOIS UMA DICA Q VALE PRA QQER GM, RESOLDA TODOS OS CABOS TERRA DO MOTOR, E COLOCA MAIS UM CABO TERRA DO NEGATIVO DA BATERIA AO CABEÇOTE, E TMB SE PRECISAR NO COLETOR DE ESCAPE PRA ATERRAR A SONDA.....
R: OK, vou considerar.
E AINDA, A LIMPEZA DE BICOS FOI REALMENTE FEITA??? OS 4 BICOS FICARAM COM A MESMA VAZÃO??
R: Olha, tô confiando no cara... Acho que vou levar em outro mecânico e mandar abrir tudo e testar... Mais R$90 :-(
COBRO 60 PRA TIRAR TESTAR E LIMPAR COM ULTRA SOM.....HEHEEHE
O FILTRO DE COMBUSTIVEL TA LIMPO???
R: Sim, zero bala.
E A QUALIDADE DO COMBUSTIVEL????
FUI....
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Felipe_Zanon
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OK, descobri o problema. Era ar falso mesmo. E ele estava entrando pela mangueira do regulador de pressão de combustível. Ali na conexão com o coletor de admissão a mangueira estava rachada. Descobri isto utilizando o método do spray lubrificante: fui injetando nos pontos onde poderia estar entrando ar falso e observava a leitura da sonda lambda. Quando dei uma injetada ali naquela conexão a sonda acusou mistura bem rica (quase colava em 900mV).
Como hoje é domingo e o comércio está fechado realizei um reparo temporário na borracha. Bom, agora sim o motor está igual ao que era antes de eu realizar a limpeza de bicos. Acho que no momento do serviço a mangueira rompeu.
Sobre aquela história de pisar no freio e a rotação subir em marcha lenta, eu ainda estou preocupado... Acho que vou ver isto em um mecânico mais tarde.
Obrigado pela ajuda,
Felipe Zanon.
Como hoje é domingo e o comércio está fechado realizei um reparo temporário na borracha. Bom, agora sim o motor está igual ao que era antes de eu realizar a limpeza de bicos. Acho que no momento do serviço a mangueira rompeu.
Sobre aquela história de pisar no freio e a rotação subir em marcha lenta, eu ainda estou preocupado... Acho que vou ver isto em um mecânico mais tarde.
Obrigado pela ajuda,
Felipe Zanon.
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[quote="Felipe_Zanon"]OK, descobri o problema. Era ar falso mesmo. E ele estava entrando pela mangueira do regulador de pressão de combustível. Ali na conexão com o coletor de admissão a mangueira estava rachada. Descobri isto utilizando o método do spray lubrificante: fui injetando nos pontos onde poderia estar entrando ar falso e observava a leitura da sonda lambda. Quando dei uma injetada ali naquela conexão a sonda acusou mistura bem rica (quase colava em 900mV).
Como hoje é domingo e o comércio está fechado realizei um reparo temporário na borracha. Bom, agora sim o motor está igual ao que era antes de eu realizar a limpeza de bicos. Acho que no momento do serviço a mangueira rompeu.
Sobre aquela história de pisar no freio e a rotação subir em marcha lenta, eu ainda estou preocupado... Acho que vou ver isto em um mecânico mais tarde.
Obrigado pela ajuda,
Felipe Zanon.[/quote]
blz.....
quanto ao pisar no freio uma leve oscilação é normal.....se vc bombar o freio varias vezes tmb vai perceber ainda mais.....se aumentar um puco a lenta é normal, oq não pode é ficar sem lenta ou então acelerado...
Como hoje é domingo e o comércio está fechado realizei um reparo temporário na borracha. Bom, agora sim o motor está igual ao que era antes de eu realizar a limpeza de bicos. Acho que no momento do serviço a mangueira rompeu.
Sobre aquela história de pisar no freio e a rotação subir em marcha lenta, eu ainda estou preocupado... Acho que vou ver isto em um mecânico mais tarde.
Obrigado pela ajuda,
Felipe Zanon.[/quote]
blz.....
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Mecânica Fontana
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alanflanker
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Pessoal, estou com o mesmo problema, meu carro acusa mistura pobre, fica nessa faixa, 200mv mas oscila. Engraçado que o meca disse que mistura pobre é quando entra menos ar, mas aqui o problema era entrada de mais ar. O silencioso final estava oco, troquei por um novo, isso influencia? E quanto a ter GNV no carro? Um amigo aqui do forum disse que só de ter aquela mangueira que leva o gnv do redutor pra mangueira do TBI já da uma diferença de ar... OBS: a sonda lambda é nova ac delco
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SemControle
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mistura pobre é falta de combustivel pro ar q ta entrando
no gnv da a mesma coisa?
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alanflanker
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Ou seja, entra pouco ar? No gnv estou fazendo 200km em média na cidade com 16m
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