Cabeçote do celta 1.4

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.

Moderadores: andre pirituba, SemControle, Organizadores do Fórum

Responder
wevertonvb
:: ST ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Cabeçote do celta 1.4

Mensagem por wevertonvb »

Ouvi dizer no fórum do Celta Clube, que trocar o cabeçote do corsa 1.6 pelo do celta 1.4 é uma boa ideia, pois dizem que o do 1.4 tem válvulas maiores que o do corsa 1.6, e a taxa será aumentada, já que a câmara de combustão é menor. Minha dúvida é qto as válvulas, será que é maior mesmo? E será que a troca é simples, tirar um e por outro, deixando o comando do 1.6?

Alguém, sabe dizer algo a respeito?

GSI T, vc que tem muita experiência na área, saberia dizer?

Quem puder ajudar ai, valeu.
GSI T
Contato:

Mensagem por GSI T »

wevertonvb, vou checar e te respondo...
GSI T 392cv
RS2 472 cv
Na dúvida acelere!!!
wevertonvb

Valeu, rapaz!
Por motivo de comparação, as válvulas de admissão do corsa 1.6 é de 36,5 mm e a de escape é 30 mm. Esses dados peguei em outro fórum.
Falou.
corsa_bobo
:: Millennium ::

Mensagem por corsa_bobo »

EH P SEGUINTE CARA... AS VALVULAS NUM SEI SE SÃO MAIORES MESMO NÃO... SOH SEI QUE SEM DUVIDAS AS CAMARAS SÃO MENORES.... CHEVETTES ASPIRADOS TODOS TROCAM OS CABEÇOTES PELO DO 1.4... POIS ASSIM A TAXA FICA MAIOR... MAS ACHO QUE PRESISA DE TRBALHO NO CABEÇOTE DO CELTA AE...
NADA DEMAIS MAS ACHO QUE PRESISA TRBALHO.... CASO PRESISE DE ALGUMA TRABALHO VC BOTA JUNTO AS VALVULAS DO 1.6 NO CABEÇOTE DO 1.4.... EH TRANQUILO.
O MEU 1,0 USA VALVULA DE 1,6.... ASSIM VC VAI TER CERTEZA DE NUM ESTRANGULAR...
VAMOS ESPERAR A RESPOSTA AE DO GSI-T
wevertonvb

corsa_bobo escreveu:EH P SEGUINTE CARA... AS VALVULAS NUM SEI SE SÃO MAIORES MESMO NÃO... SOH SEI QUE SEM DUVIDAS AS CAMARAS SÃO MENORES.... CHEVETTES ASPIRADOS TODOS TROCAM OS CABEÇOTES PELO DO 1.4... POIS ASSIM A TAXA FICA MAIOR... MAS ACHO QUE PRESISA DE TRBALHO NO CABEÇOTE DO CELTA AE...
NADA DEMAIS MAS ACHO QUE PRESISA TRBALHO.... CASO PRESISE DE ALGUMA TRABALHO VC BOTA JUNTO AS VALVULAS DO 1.6 NO CABEÇOTE DO 1.4.... EH TRANQUILO.
O MEU 1,0 USA VALVULA DE 1,6.... ASSIM VC VAI TER CERTEZA DE NUM ESTRANGULAR...
VAMOS ESPERAR A RESPOSTA AE DO GSI-T
Pois é, minha dúvida é mesmo sobre as válvulas, pq se for maiores e a troca for "plug-and-play", seria bom demais. Válvulas maiores e maior taxa de compressão sem dar muito trabalho, seria o ideal. Agora, se as válvulas não forem maiores, não compensa, pq o custo da adaptação seria maior pois teria que comprar um cabeçote do 1.4 e retralha-lo p/ por as mesmas válvulas do 1.6, então compensaria pegar o meu cabeçote mesmo e rebaixá-lo. Valeu pela a opnião.
GSI T
Contato:

Mensagem por GSI T »

wevertonvb, as valvulas não são maiores não. No máximo a GM utilizou as do 1.6.
Abraços,
GSI T 392cv
RS2 472 cv
Na dúvida acelere!!!
wevertonvb

GSI T escreveu:wevertonvb, as valvulas não são maiores não. No máximo a GM utilizou as do 1.6.
Abraços,
Eu tava achando difícil mesmo de serem maiores, mas valeu cara. Vou continuar pesquizando p/ ver se acho as medidas corretas. Abraço.
ripke
:: Wind ::

Mensagem por ripke »

[quote="wevertonvb"]Valeu, rapaz!
Por motivo de comparação, [b]as válvulas de admissão do corsa 1.6 é de 36,5 mm e a de escape é 30 mm[/b]. Esses dados peguei em outro fórum.
Falou.[/quote]

Se eu nao me engano as válvulas do 1.6 são 38mm adm e 31,5mm esc.
Wagon 1.6 8V "street"
wevertonvb

ripke escreveu: Se eu nao me engano as válvulas do 1.6 são 38mm adm e 31,5mm esc.
Será mesmo? Eu to achando um pouco grande essas medidas. Vou dar uma pesquizada e se achar posto aqui. Qdo vc tiver certeza dessa medida, posta ai. Valeu.
wevertonvb

Qto a questão do cabeçote do celta 1.4, eu copiei do celta clube e vou postar aqui, o relato é do "Black 1.4 160 cv", ele diz ter esse no seu carro.

"O cabeçote GM dos motores família 1 possue uma bela construção e um fluxo bem razoável originalmente, portanto pouca coisa se ganha mexendo em válvulas e etc.
Fui e estou convencido por a+b que nesse cabeçote somente um retrabalho leve já é suficiente, polimento de dutos e retrabalho em ângulo de válvulas, aumento de válvulas só tem a piorar, 1º pq é bem complicado achar uma válvula correta para o 1.6, e no caso de 1.4 as válvulas são maiores!!!!!

Portanto, para 1.0 o que seria correto testar é o cabeçote de 1.4, mas NADA garante que com isso ele ficaria "canhão", é preciso testar.
No caso do 1.6 o cabeçote de 1.4 é muito, mas muito bem vindo, pela taxa de compressão bem maior e pelas válvulas um pelinho maiores. Esse dá resultado absurdo, principalmente se levemente rebaixado, no álcool chegamos a quase 15:1 de taxa.

Digo a questão de válvulas maiores no cabeçote de 1.4, certo, mas a câmara de combustão é TOTALMENTE diferente no 1.4, bem menor, o que aumenta a taxa e o enchimento. No 1.0 esse cabeçote tende a ajudar mas nada muito garantido não.

Resultado mesmo é o retrabalho leve no cabeçote, ponto.
mas isso cobra seu preço, melhora o fluxo em alta mas em baixa cruz credo!!!!! fica um lixo, digno de te lambrar toda hora que seu carro é um aspiradão que só vai bem em alta rotação!

No meu 1.6 asp, o que deu + potência foi o cabeçote de 1.4 rebaixado 1.5 mm, taxa de sobra e etc.
NÂO usei tuchos mecânicos, deixei na base do dane-se e danou mesmo hahahahahhaa.

Custa muito barato fazer essa mudança aqui em SP, algo em torno de 300 reais."
Responder