Iluminação do porta-malas
Caso seu corsa, assim como o meu não é equipado com a iluminação no porta-malas lá vai a dica de como fazer isso em casa. É muito simples, basta comprar a peça, e instalar.
Material necessário:
- Lanterna do porta-malas, essa peça a mesma usada pelo monza, fora da concessionária eu paguei uns 5 reais na época (código 93227728);
- Lâmpada especifica para a peça acima;
- Interruptor de luz de porta-malas (código 90214392), eu usei um interruptor de porta universal regulável, o mesmo usado pelos instaladores de alarme automotivo;
- Fio de cobre, este tem que ir desde a lanterna a ser instalada até de baixo do painel (próximo ao aparelho de som ou então a caixa de fusíveis). Leve em consideração as curvas.
- Terminal para fio, três deles: um para o interruptor e dois para a lanterna.
CUIDADOS – Usar fita isolante nas emendas de fio!
Passo a passo:
Alimentação:
1. Identifique no painel lateral esquerdo do porta-malas, que existe um local específico para encaixar a lanterna, um retângulo;
2. pegue o fio e enfie ele nesse corte da peça. Tire aquelas tampas que dão acesso ao amortecedor e ao sinaleiro. Faça o fio sair por debaixo do banco traseiro;
3. Agora existem duas opções, fazer o fio seguir pelo lado esquerdo ou pelo lado direito para chegar até o painel dianteiro. Eu fiz ele seguir pelo lado direito, pois em geral os fios dos autofalantes traseiros seguem por esse lado, mas na prática tanto faz.
4. Emende esse fio a um de polaridade positiva, eu usei o positivo do alarme;
Terra: O interruptor vai ser instalado na porta do porta-malas, existe um lugar próprio para essa peça. Ao abrir a tampa do malas repare que do seu lado esquerdo tem dois furos na lata, nesse local é que vai ser instalado o interruptor.
1. Com cuidado retire a forração interna da porta do porta-malas.
2. Retire também aquela guia (borracha preta “sanfonada”) por onde segue a fiação da carroceria do carro para a porta do porta-malas.
3. Pegue uma das extremidades do fio e passe ele por dentro dessa guia. Faça com que sobre duas partes do fio, uma de cada lado da guia. Uma dessas extremidades vc vai ligar até o interruptor, a outra deve descer pela coluna do carro até chegar a lanterna a ser instalada. Eu usei um fio de cobre sólido para ajudar a passar o fio terra.
4. Se utilizar o interruptor universal tenha o cuidado de deixa-lo todo recolhido e depois ajustar sua altura.
5. Encaixe a guia e monte a forração interna da porta do porta-malas
Pronto, agora ao abrir o porta-malas a luz se acende. Variáveis podem ser feitas, como ligar o positivo depois da chave de ligar as lanternas do carro, evitando que a bateria descarregue quando se costuma a deixar o porta-malas aberto por longo período.
Abraço a todos!
[size=18][/size][size=12][/size]
Dica: Iluminação do porta-malas
-
- :: Wind ::
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
-
- :: Moderador ::
O meu já tem o buraco, tem até 2 fios um vermelho e um preto... já botei a lampada la só que nao funciona, os fios eu acredito q seja pq nao tem o interruptor da lampada do porta malas... agora nao sei como faz p/ funcionar aqueles 2 fios ai eu tive que puxar um da lanterna só que fica sempre ligado isso que é o CENSURADO 

- Pitbull
- :: Piquet ::
Eu tive uma ideia, q julgo muito mais pratica e economica, alem de dar muito mais luz!
Vc pega, um par ou mais de Led's auto-brilho branco, q da uma luz show de bola, e puxa a alimentação de algum lugar por perto, ajeita os Led's em um local q a luz fique bem posicionada, e coloque um interruptor, pra vc ligar a luz quando quiser!
Abrss!!!
Vc pega, um par ou mais de Led's auto-brilho branco, q da uma luz show de bola, e puxa a alimentação de algum lugar por perto, ajeita os Led's em um local q a luz fique bem posicionada, e coloque um interruptor, pra vc ligar a luz quando quiser!
Abrss!!!
-
- :: Wind ::
MatheusM,
Seria interssante se vc tivesse um multiteste para ver se pelo menos um dos fios que vc tem para instalar a lanterna está com +12V. Caso esteja vc pode ligar só o terra, que no seu caso pode ser que só dependa mesmo da montagem do interruptor. Para ver se é isso mesmo só tirando o acabamento da tampa do porta malas.
Outra opção é a sugestão do Pitbull, só que de qualquer forma fio positivo direto na parte traseira não sei se tem não, a não ser que se use o da lanterna, mas ai só funciona quando a lanterna estiver ligada. E no uso de leds também da pra por o interruptor.
Boa Sorte!
Seria interssante se vc tivesse um multiteste para ver se pelo menos um dos fios que vc tem para instalar a lanterna está com +12V. Caso esteja vc pode ligar só o terra, que no seu caso pode ser que só dependa mesmo da montagem do interruptor. Para ver se é isso mesmo só tirando o acabamento da tampa do porta malas.
Outra opção é a sugestão do Pitbull, só que de qualquer forma fio positivo direto na parte traseira não sei se tem não, a não ser que se use o da lanterna, mas ai só funciona quando a lanterna estiver ligada. E no uso de leds também da pra por o interruptor.
Boa Sorte!
-
cara eu já testei com o multiteste ele nao da voltagem, ai quando eu ligo o som a voltagem abaixa um pouco p/ +- -1v deve ser algum fio perto de onde passa o som ou só interferencia mesmo pq o soquete da ponta do fio é original já do carro, eu vou ver se arrumo uma foto depois... os soquetes sao pretinhos iguais os de outras parte do carro um pretinho retangular...
- lucas.birck
No meu o caso é igual...
Tem esses dois conectores pretinhos de plástico, e não achei +12v ali...
Tem esses dois conectores pretinhos de plástico, e não achei +12v ali...
-
- :: Classic ::
- Contato:
Vou comprar a lanterna com a lâmpada e os fios somente. O interruptor eu já tenho.
Vou ver se acho um +12V direto ali onde tem os fios da lantrna, pois, o interruptor da mala cortará a luz caso a mesma seja fechada ou esteja semi-aberta.
Vou ver se acho um +12V direto ali onde tem os fios da lantrna, pois, o interruptor da mala cortará a luz caso a mesma seja fechada ou esteja semi-aberta.
Ao identificar e resolver um problema com seu corsa, poste aqui como foi solucionado o mesmo.
Isso nos ajudará a identificar e resolver também futuros problemas com nossos carros.
Classic 2009/2010 VHC E Preto
PELO SPORT, TUDO!!!
Isso nos ajudará a identificar e resolver também futuros problemas com nossos carros.
Classic 2009/2010 VHC E Preto
PELO SPORT, TUDO!!!
- lucas.birck
Tava vendo no meu carro ontem...
Esses fios que tem esses conectores eu consigo ver ali por aquela tampa que abre pra trocar as lâmpadas da lanterna traseira.
E no lugar onde tem espaço pra encaixar o suporte da lâmpada do porta-malas, naquela parte plástica que tem o alto-falante original, estive vendo que não tem furo nenhum, ou seja, nenhum acesso à parte interna dessa capa plástica onde estão os fios com conectores...
Vou ter que cortar o plástico atrás do local do suporte pra instalar então?
Esses fios que tem esses conectores eu consigo ver ali por aquela tampa que abre pra trocar as lâmpadas da lanterna traseira.
E no lugar onde tem espaço pra encaixar o suporte da lâmpada do porta-malas, naquela parte plástica que tem o alto-falante original, estive vendo que não tem furo nenhum, ou seja, nenhum acesso à parte interna dessa capa plástica onde estão os fios com conectores...

-
Não cara em cima da tampa onde vc abre tem UM quadrado já cortado.. procura direito que temlucas.birck escreveu:Tava vendo no meu carro ontem...

- lucas.birck
Fiz essa instalação no meu ontem...
Daqueles dois soquetes que tem na tampa da lanterna esquerda traseira (um vermelho e um preto), aproveitei somente o vermelho, que me indicava +12v.
O soquete do fio preto ficou ali, "solitário" mesmo... hehehe
Daí fiz a instalação de um novo neutro ligado ao interruptor na tampa do porta-malas, e ficou show de bola!!!
Abri aquela forração da tampa do porta-malas, e não tinha instalação pronta para o interruptor, somente o furo para acoplar o interruptor.
Assim como indicado pelo José Ricardo Galvão, também usei um interruptor universal regulável para a tampa traseira. Tentei com um original, igual ao das portas, porém não tinha altura suficiente para acionar o interruptor quando a tampa do porta-malas estava fechada.
Custo de tudo isso?
Luminário: R$ 2,70
Interruptor universal: R$ 2,90
Lâmpada: R$ 0,50
Fios e conectores eu tinha em casa....
Abraços , e valeu as dicas do pessoal do fórum!!!!
Daqueles dois soquetes que tem na tampa da lanterna esquerda traseira (um vermelho e um preto), aproveitei somente o vermelho, que me indicava +12v.
O soquete do fio preto ficou ali, "solitário" mesmo... hehehe
Daí fiz a instalação de um novo neutro ligado ao interruptor na tampa do porta-malas, e ficou show de bola!!!
Abri aquela forração da tampa do porta-malas, e não tinha instalação pronta para o interruptor, somente o furo para acoplar o interruptor.
Assim como indicado pelo José Ricardo Galvão, também usei um interruptor universal regulável para a tampa traseira. Tentei com um original, igual ao das portas, porém não tinha altura suficiente para acionar o interruptor quando a tampa do porta-malas estava fechada.
Custo de tudo isso?
Luminário: R$ 2,70
Interruptor universal: R$ 2,90
Lâmpada: R$ 0,50
Fios e conectores eu tinha em casa....
Abraços , e valeu as dicas do pessoal do fórum!!!!
-