Neste tópico você acompanhará o processo de descarbonização de um motor, o antes-e-depois de algumas peças e para quem não entende muito de motor já é uma ajuda legal, pois também aprenderá o nome de algumas peças de motor.
OFICINA NOVA ERA SERVIÇOS AUTOMOTIVOS, Feira de Santana _BA
Vamos começar com a história antes da descarbonização.
Meu irmão foi viajar com o corsinha daí na volta, a prefeita de uma cidadezinha aqui perto, que é muito amiga de nossa família, ofereceu para ele por gasolina de graça em um posto de lá. Ele colocou, só que daí em diante a coisa ficou estranha, no meio do caminho o carro começou a falhar e acedeu a luz de injeção.
Quando ele chegou em casa, vindo a 80km/h, pois não conseguia passar disso, ele me chamou e perguntou o que seria aquilo, o carro tava fumando, falhando e com um barulho estranho. Eu falei logo, ta queimando óleo, ta batendo tucho, e só tem 3 cilindros queimando.
No dia seguinte fomos na oficina e lá o mecânico confirmou tudo que eu tinha dito, ele tirou as velas e viu uma totalmente suja de óleo e tinha 2 tuchos descarregando. Aproveitamos então para fazer uma descarbonização geral e uma revisão legal no corsinha, trocar um monte de coisa.
Abrimos a tampa de válvulas e vimos que o motor tava bem sujinho precisando de uma limpeza. Retiramos as velas e descobrimos que a 3ª vela estava banhada no óleo e não estava queimando. Daí mandou tirar a carcaça do comando e o cabeçote para ver, foi feito a limpeza e blz, daí o mecânico chefe decidiu abrir o karter e vioque estava bem sujo também, e mandou tirar o virabrequim com os pistões.
Quando vimos os pistões descobrimos o motivo do defeito, aquela linda gasolina batizada engripou o pistão como vocês podem ver nas fotos abaixo e comparar os pistões bons e ruins.
O negócio foi tão violento que o pistão deixou pedaço dele derretido nas paredes do cilindro, tivemos que mandar o motor para retifica.
Aqui vai uma pequena lista do que foi feito nesta revisão.
Limpeza de bicos
Troca de velas
Jogo de pistões usados
Troca de correia dentada
Troca do óleo
Retificar o bloco
Uns tuchos e umas cabeças de tuchos
Troca da tampa de válvula
Troca do filtro de combustível
Troca do filtro de óleo
O resto eu esqueci
Veja agora algumas fotos do processo de descarbonização.

Este aqui é o famoso corsa, pronto para descarbonização.

Começamos limpando o cabeçote, a arvore de comando, e a carcaça do comando, daí dá para ter uma noção de como ficou né? Se prestar atenção verá que a carcaça está com aparência de suja, mais não é não, é apenas vestígio do solvente usado na limpesa que apenas com um paninho deixa tudo brilhando. E depois colocamos os bicos com a flauta já montado.

Viu só que coisa linda?????

Agora a flauta com os bicos.... que beleza.

TBI Suja

Coletor Sujo
Esta 2 fotos acima da para ver o coletor e a TBI bem sujinhos, daí então lavamos e montamos de volta, como pode ver na foto abaixo. (a foto ta sem a TBI)

Nossa que brilho....
Daí então decidimos abrir o carter para ver como que tava o bloco por baixo e vimos tudo sujo e decidimos tirar o bloco para limpar.


Bomba De Óleo Suja e Virabrequim Sujo daí da pra ter uma noção de como que tava por baixo neh? Depois você verá o Virabrequim limpo.

Olha só como que tava o bloco do motor!!! Daqui a pouco você verão como que ficou depois.
Quando tiramos os pistões descobrimos que o 3º pistão tinha engripado e ele foi o causador dessa dor de cabeça toda.


Imagens do pistão engripado.
Veja agora o pistão antigo que estava bom.

Pistão Antigo Normal

Pistões Antigos
Então decidimos mandar o bloco para rética e comprar pistões usados (bons)

Pistão Novo

O bloco quando tinha acabado de chegar da retifica. Vamos limpar agora.

Limpando o Bloco. (Este produto é mistura de solvente, gasolina de óleo diesel)

Limpando a Bomba de Óleo

Bomba de Óleo Limpa

Limpando as Bronzinas

Lavando o Virabrequim.

Virabrequim, Bomba de Óleo, Bronzinas e Mencal do Virabrequim todos limpos

Apertando o volante do motor com uma chave de força... (essa chave eu não conhecia)

Colocando o Motor de Arranque, ao lado você consegue ver o platô de embregem, eu perdi a imagem que tava colocando o platô (que CENSURADO).

Pronto, o Bloco agora está montado e todo limpinho e pronto par ser instalado.

Este é o mecânico meu Brother colocando o bloco no lugar.... ele queria ficar famoso e pediu para por a foto dele na net. Auehauehauehauehauehauehuh muito gente boa ele.
PRONTO GALERA ESPERO QUE VOCES TENHAM GOSTADO E QUE TENHA TIRADO A DUVIDA DE QUE FAZER FLUSH É O MESMO QUE DESCARBONIZAR (NUNCA). SE QUISEREM FAZER NO TEU CARRO EU ACONSELHO A TODOS AQUI.
A FEIRA TUNING RACE CHIPS AGRADECE A SUA VISITA.
UM ABRAÇO A TODOS DO CORSACLUBE