Características técnicas dos pneus

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fabriciogcbh
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Características técnicas dos pneus

Mensagem por fabriciogcbh »

- Estrutura
Pode ser de: Carcaça radial ou diagonal.

Carcaça Radial
Um pneu de constituição radial possui uma carcaça formada por uma ou mais lonas cujos cordonéis estão dispostos de forma paralela e no sentido radial, sendo estabilizada pelas cinturas sob a banda de rodagem.

Carcaça diagonal
Um pneu de constituição diagonal, também chamado de convencional, possui uma carcaça formada por lonas têxteis cruzadas uma em relação à outra.
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- Terminologia
Você talvez já tenha ouvido vários nomes como: talões, carcaça, banda de rodagem, etc., nos pneus. Veremos agora o que significa cada um desses nomes.

Estrutura de um pneu
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Banda de rodagem: É a parte do pneu que entra diretamente em contato com o solo. Formada por um composto especial de borracha que oferece grande resistência ao desgaste. Seus desenhos constituídos por partes cheias (biscoitos) e vazias (sulcos), oferecem desempenho e segurança ao veículo.
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- Marcações
Num pneu existem diversas marcações que é bom conhecermos.
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1) Nome do Fabricante.
1A) Logotipo do Fabricante.
2) Modelo do Pneu.
3) Características de dimensões e construção.
4) Código de velocidade e índice de carga.
5) Pneu com câmara (TUBE TYPE) e sem câmara (TUBELESS).
6) Posições dos indicadores de desgaste TWI (Tread Wear Indicators): quando atingidos, indicam o momento de troca do pneu em uso (1,6mm de resíduo de Banda de Rodagem).
7) Códigos internos para controle de fabricação.
8) Local de fabricação.
9) Inscrição D.O.T.: Exigência e exportação. Indica estabelecimento de produção, tipo do pneu e período de fabricação.
10) Dados referentes à estrutura do pneu: exigência de exportação.
11) Carga e pressão máximas : exigência de exportação.
12) Registro de homologação: exigência de exportação.
13) Classificação do pneu junto à UTQG (Uniform Tyre Quality Grading): exigência de exportação.
14) Significa "Mud and Snow" (Lama e Neve): exigência e exportação

- Características de dimensões e construções
Provavelmente você já deve ter visto nos pneus uma série de números e letras (item 3 da página anterior). Esse é um código alfanumérico que mostra as características e dimensões do pneu. Veja um exemplo:

Pneu: P 190 / 60 R 14

P : Significa que o pneu é para veículo de passeio
190 : Largura nominal da secção em milímetros
60 : Relação entre a largura e a altura da secção
R : Indica que a carcaça é de construção radial
14 : Indica o diâmetro nominal do aro em polegadas

- Código de velocidade e índice de carga
Além das informações sobre tamanho, um pneu pode ser identificado por uma inscrição contendo um Índice de Carga (ou dois, dependendo se o pneu for de montagem simples ou dupla) e um Código de Velocidade.

Código de velocidade
Indica a velocidade máxima em que o pneu pode rodar com uma carga
correspondente ao seu índice de carga sem alterar suas características sob condições especificadas pelo fabricante.

Categorias de velocidade
Indica a capacidade de velocidade dos pneus:de 210 km/h a 240 km/h para pneus V/R e acima de 240 km/h para pneus Z/R e são incluídos na descrição do pneu.

Exemplo: 215/50 ZR 15

Geralmente a descrição composta do Índice de Carga e Código de Velocidade não é utilizada nestes pneus. Para as capacidades reais de carga e velocidade, consulte o fabricante.

Índice de carga
O Índice de Carga é um valor numérico associado ao máximo de carga que um pneu pode suportar a uma velocidade indicada pelo código de velocidade sob condições de emprego determinadas pelo fabricante.

- Capacidades de carga e limites de velocidade
A capacidade de carga mencionada no Manual do Proprietário é a capacidade máxima permitida "por pneu" para velocidades "até, e inclusive, 210 km/h".

Para velocidades acima de 210 km/h, a capacidade máxima de carga não deve exceder as seguintes porcentagens das capacidades de carga da tabela, dependendo do tipo de pneu e da capacidade de velocidade do veículo.

Para pneus ZR, as capacidades de velocidade e de carga reais, e a pressão de enchimento dos pneus será acordada entre os fabricantes do veículo e dos pneus (de acordo com suas associações nacionais) levando-se em consideração as características do veículo e o tipo de emprego.

Na ausência de tal acordo, é recomendado que, para velocidades entre 240km/h e 270km/h, as capacidades de carga e as respectivas pressões dos pneus ZR sejam as mesmas dos pneus com código "W".

Pneu com e sem câmara
A diferença básica está dentro do pneu. Os pneus sem câmara possuem no interior uma camada de borracha especial, denominada "liner",que garante a retenção do ar. Devem ser montados em aros apropriados,utilizando válvulas especiais.

Pneu com câmara
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Pneu sem câmara
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Vantagens dos pneus sem câmara
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- Conceito "+1 / +2"
É possível realizar conversões de medidas nos pneus uma vez que o diâmetro externo seja mantido ou sofra uma variação de até -3% ou +2%.

O conceito "+1 / +2" evidencia esta conversão de medidas entre aros com caletamento diferente (com +1 ou +2 polegadas). Desta forma, através do aumento do diâmetro do aro e da conseqüente redução da altura da secção, o consumidor obterá uma melhora significativa da performance dos pneus.
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- Os 10 Mandamentos para Manutenção Preventiva

1. A pressão dos pneus (incluindo o estepe) deve ser periodicamente checada quando eles estão frios. Nunca esvazie ou reduza a pressão dos pneus enquanto eles estiverem quentes devido à utilização, pois a pressão normalmente sobe acima dos níveis recomendados devido ao aquecimento.

2. Os pneus devem ser trocados sempre que a banda de rodagem for gasta até as marcas TWI, mesmo que em apenas um ponto da banda.

3. Verificar o estado geral dos pneus periodicamente e/ou após impactos ou desgaste irregular.

4. Balancear os pneus regularmente, ou sempre que forem sentidas vibrações.

5. Quando ocorrerem impactos ou perfurações, verifique também o interior dos pneus.

6. Nunca estacione sobre manchas de óleo ou solvente, pois elas causarão dano aos pneus.

7. Obedeça os limites de velocidade e carga.

8. Sempre que for trocar os pneus, respeite a equivalência de medidas mantendo a mesma medida nas 4 rodas.

9. Estilo de direção e velocidade afetam diretamente a vida útil dos pneus.

10. Verifique as condições dos pneus periodicamente através de um revendedor ou um técnico qualificado.

Observação: Esta matéria foi montada baseada nas informações da Pirelli.
vALvEL
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Mensagem por vALvEL »

Excelente tópico!
Parabéns cara!
Dá pra tirar um monte de dúvidas a respeito....

[]'s!
Nab's
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Mensagem por Nab's »

daora o tópico...... mto útil para os leigos (como eu) em pneus......

parabéns!!!! :D
itanium
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Mensagem por itanium »

gostei tb, mto bom

só faltou falar um pouco sobre borrachões :lo :lol: :lol: de como eles são sadios pros pneus :D :D :D :D :D :D :D
Corsa Sedan Super 1.0 8v
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