Com o problema no forum, perdemos o post de como fazer limpeza da TBI, o meu estava na hora de fazer uma limpeza entao tirei fotos e montei um tutorial basico de como fazer.
caso esteja faltanto alguma informacao que passou despercebido ou esclarecimentos é so postar que eu corrijo
Limpar TBI do Corsa C
Limpar TBI do Corsa B
Salvei o conteúdo do site da matéria de manutenção da TBI do Corsa B.
Créditos: Terezina Racing
[TUTORIAL] - Limpando TBI do Novo Corsa!
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Pra quem esta com problema de marcha lenta, o famoso caso de que o motor apaga ao tirar o pe do acelerador, apagar/morrer ao para no sinal/semaforo, mais um UP no tópico...
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Muito bem ilustrado tópico.
Merecia ser fixado
Parabéns
Merecia ser fixado
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Para quem esta chegando ou desconece o famoso Motor de Passo/Vávula IAC de controle de entrada de ar da marcha lenta...
-- pelos foruns que paso, vejo muitos trocarem essa peça na menor deficiencia do motor em funcionar corretamente...diante das fotos ai no link, uma eficiente limpeza na valvula resolve o problema... só usem gasolina, oleo diesel e querozene...deixe o motorzinho de molho, com a haste mergulada no produto por alguns minutos para amolecer a borra e depois vire-o ao contrario e vá limpando com um pincel/escova até ficar totalmente limpo...coloque um pouco do produto com ele virado com a haste para cima por uns minutos...NÃO force a haste...se estiver totalmente negro, como da foto (veja no link), esta na hora de limpar o corpo da borboleta (TBI)...quando chega a esse ponto, aquele tubo curvo metalico, onde é conectado a mangueira fina que vem da tampa do comando de valvulas, estará ENTUPIDO por dentro do corpo, ai só retirando-o...deconecte a mangueira e veja se ele suga o dedo...se não, esta entupido...por isso, a borboleta e a valvula IAC fica negra...ai os vapores passam direto pela entrada do corpo (TBI) emporcalhando tudo e obstruindo o duto de ar da marcha lenta até travar o motor de passo...essa falsa entrada de ar/vapores auxilia no correto funcionamento da ML e são queimados...
outra: sob a tampa do comando de válvulas, há um filtro desses vapores...outras marcas usam um filtro externo, com a Fiat, o famoso "PCV" e Ford "antichama"...já vi Ford Corcel jogando a vareta de nivel de óleo para cima devido a esse filtro antichama estar obstruido... tinha uma Ford Belina que ficou com a lenta lizinha depois que descobri que esse duto + a mangueira estavam entupidas e ficou economica...quem limpou essa válvula e funcionou, de-em retrono ai para animar a galera...
-- pelos foruns que paso, vejo muitos trocarem essa peça na menor deficiencia do motor em funcionar corretamente...diante das fotos ai no link, uma eficiente limpeza na valvula resolve o problema... só usem gasolina, oleo diesel e querozene...deixe o motorzinho de molho, com a haste mergulada no produto por alguns minutos para amolecer a borra e depois vire-o ao contrario e vá limpando com um pincel/escova até ficar totalmente limpo...coloque um pouco do produto com ele virado com a haste para cima por uns minutos...NÃO force a haste...se estiver totalmente negro, como da foto (veja no link), esta na hora de limpar o corpo da borboleta (TBI)...quando chega a esse ponto, aquele tubo curvo metalico, onde é conectado a mangueira fina que vem da tampa do comando de valvulas, estará ENTUPIDO por dentro do corpo, ai só retirando-o...deconecte a mangueira e veja se ele suga o dedo...se não, esta entupido...por isso, a borboleta e a valvula IAC fica negra...ai os vapores passam direto pela entrada do corpo (TBI) emporcalhando tudo e obstruindo o duto de ar da marcha lenta até travar o motor de passo...essa falsa entrada de ar/vapores auxilia no correto funcionamento da ML e são queimados...
outra: sob a tampa do comando de válvulas, há um filtro desses vapores...outras marcas usam um filtro externo, com a Fiat, o famoso "PCV" e Ford "antichama"...já vi Ford Corcel jogando a vareta de nivel de óleo para cima devido a esse filtro antichama estar obstruido... tinha uma Ford Belina que ficou com a lenta lizinha depois que descobri que esse duto + a mangueira estavam entupidas e ficou economica...quem limpou essa válvula e funcionou, de-em retrono ai para animar a galera...
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Parabéns pelo manual ! Valeu !
Depois de muito relutar, volto ao grupo depois do servidor ter perdido centenas das minhas contribuições.
"Dinheiro é um bicho carente, só sabe andar em bando!" (Leonardo Savassi 2005)
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Alguem pode por favor me encaminhar por e-mail.
Não sei se é problema do site; ou do meu servidor (não contem pra ninguem; acesso do serviço; não tenho micro em casa)......só sei que não consigo abrir.....
Portanto ficaria muito grato se me enviassem nos seguintes mails.....:
ohmsgenner.priaro@ipaperbr.com
gpriaro@hotmail.com
Obrigado!!!
Não sei se é problema do site; ou do meu servidor (não contem pra ninguem; acesso do serviço; não tenho micro em casa)......só sei que não consigo abrir.....
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Obrigado!!!
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GennerPriaro escreveu:Alguem pode por favor me encaminhar por e-mail.
Não sei se é problema do site; ou do meu servidor (não contem pra ninguem; acesso do serviço; não tenho micro em casa)......só sei que não consigo abrir.....
Portanto ficaria muito grato se me enviassem nos seguintes mails.....:
ohmsgenner.priaro@ipaperbr.com
gpriaro@hotmail.com
Obrigado!!!
Enviado !!!
Flw
Foto do Corsa : http://corsaclube.com.br/forum/viewtopic.php?t=35663
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Como é um assunto bem corriqueiro na vida, vai um up no tópico.
Nas primeiras fotos, motor VHC, notem que, a válvula fica por cima da TBI, já, ao contrario do MPFI que fica na lateral, sendo a mesma peça identica aos MPFI/VHC.
Nas primeiras fotos, motor VHC, notem que, a válvula fica por cima da TBI, já, ao contrario do MPFI que fica na lateral, sendo a mesma peça identica aos MPFI/VHC.
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Pessoal, alguem sabe me dizer se nos corsas EFI o processo é parecido ou se tem muita diferença? Se consegue executar o serviço de limpeza da TBI do EFI em casa?
Meu corsa 1.4 EFI ocila mt a marcha lenta, quando vou parar em uma saida, semafaro, o rotação cai la em baixo faltandu um risco pra apagar o carro treme ai volta até 900 e permanece em 900 até eu ter que parar de novo...
Obs: Ta gastandu mttt, menos de 7km/l
Neste final de semana troquei o cebolão, aproveitei e troquei o sensor da temperatura da agua da injeção, e limpei o atuador da marcha lenta, mas o carro continua na mesma, parece que ficou um pouco mais economico, ainda não tenho certeza.
Se alguem tiver o esquema de limpeza da TBI dos EFI que poderem me enviar, agradeço.
gargalo435@hotmail.com
Meu corsa 1.4 EFI ocila mt a marcha lenta, quando vou parar em uma saida, semafaro, o rotação cai la em baixo faltandu um risco pra apagar o carro treme ai volta até 900 e permanece em 900 até eu ter que parar de novo...
Obs: Ta gastandu mttt, menos de 7km/l
Neste final de semana troquei o cebolão, aproveitei e troquei o sensor da temperatura da agua da injeção, e limpei o atuador da marcha lenta, mas o carro continua na mesma, parece que ficou um pouco mais economico, ainda não tenho certeza.
Se alguem tiver o esquema de limpeza da TBI dos EFI que poderem me enviar, agradeço.
gargalo435@hotmail.com
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