Salve Galera Corsera!
Estou com um pequeno problema....
Meu carro (Corsa hatch 1.6 ano 99) não está funcionando o sistema de Ar Quente.
Eu me lembro que quando tive um Corsa 96 o sistema de ar quente era um radiadorzinho dentro da central de ar, que utilizava a agua do radiador pra fazer o aquecimento.
Agora ouvi dizer que a partir do Corsa 98 esse sistema mudou. Isso é verdade?
Como é esse novo sistema??
Valeu galera!
[DÚVIDA] - Como é o sistema de Ar Quente do Corsa 99?
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E ae man, sim, realmente mudou o sistema do Aquecimento, porem o radiador (trocador de calor) ainda existe, só que é diferente dos modelos até 98 em dimensões e posição.geisonrs escreveu:Salve Galera Corsera!
Estou com um pequeno problema....
Meu carro (Corsa hatch 1.6 ano 99) não está funcionando o sistema de Ar Quente.
Eu me lembro que quando tive um Corsa 96 o sistema de ar quente era um radiadorzinho dentro da central de ar, que utilizava a agua do radiador pra fazer o aquecimento.
Agora ouvi dizer que a partir do Corsa 98 esse sistema mudou. Isso é verdade?
Como é esse novo sistema??
Valeu galera!
A grande mudança está em um conjunto de valvulas que tem a função de bloquear a passagem de agua do motor quando estiver na posição FRIO a regulagem de temperatura e liberar passagem quando estiver em qualquer outra regulagem. Isse sinal vem de um pequeno interruptor (micro-botão semelhante ao usado em mouse nos botões) que fica instalado atrás do botão giratório que é regulado a temperatura do ar.... esse botão manda seu sinal Interrompido ou não para um Rele e esse para uma valvula controlada por bobina que está localizada abrindo o capo do veiculo fixada na torre da suspensão do lado do motorista, sua função é liberar ou não Vacuo do motor capturado da TBI do motor.... Existe uma mangueira azul que chega a esta valvula que é a de entrada que deve ter vacuo do motor o tempo todo com o carro ligado e uma outra mangueira de saida que somente deve dar passagem de vacuo quando selecionado uma temperatura.... Se isso estiver acontecendo é porque até esse ponto está tudo ok....
Essa mangueira de vacuo de saida dessa valvula alimenta uma outra valvula que tem a função de bloqueio da agua do motor para não passar para o trocador de calor quando não acionada.... Para ser acionada necessita do vacuo que entra em um diafragma dentro da valvula para puxar o piloto da valvula... Se o vacuo estiver chegando até a valvula e as mangueiras de agua estiverem instaladas nessa valvula de bloqueio e mesmo assim não estiver esquentando o carro é porque os reparos dessa valvula estão danificados, geralmente sendo o próprio diafragma que rasga as vezes causando até vazamento de agua do motor em poucas quantidades ou simplesmente perdendo o aquecimento do trocador de calor...
Essa valvula é peça crítica do corsa 98 ou mais novo.....Se kit reparo custa em média de 20-30 reais.
Espero ter ajudado....
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leonardo escreveu:geisonrs escreveu:Salve Galera Corsera!
Estou com um pequeno problema....
Meu carro (Corsa hatch 1.6 ano 99) não está funcionando o sistema de Ar Quente.
Eu me lembro que quando tive um Corsa 96 o sistema de ar quente era um radiadorzinho dentro da central de ar, que utilizava a agua do radiador pra fazer o aquecimento.
Agora ouvi dizer que a partir do Corsa 98 esse sistema mudou. Isso é verdade?
Como é esse novo sistema??
Valeu galera!
E ae man, sim, realmente mudou o sistema do Aquecimento, porem o radiador (trocador de calor) ainda existe, só que é diferente dos modelos até 98 em dimensões e posição.
A grande mudança está em um conjunto de valvulas que tem a função de bloquear a passagem de agua do motor quando estiver na posição FRIO a regulagem de temperatura e liberar passagem quando estiver em qualquer outra regulagem. Isse sinal vem de um pequeno interruptor (micro-botão semelhante ao usado em mouse nos botões) que fica instalado atrás do botão giratório que é regulado a temperatura do ar.... esse botão manda seu sinal Interrompido ou não para um Rele e esse para uma valvula controlada por bobina que está localizada abrindo o capo do veiculo fixada na torre da suspensão do lado do motorista, sua função é liberar ou não Vacuo do motor capturado da TBI do motor.... Existe uma mangueira azul que chega a esta valvula que é a de entrada que deve ter vacuo do motor o tempo todo com o carro ligado e uma outra mangueira de saida que somente deve dar passagem de vacuo quando selecionado uma temperatura.... Se isso estiver acontecendo é porque até esse ponto está tudo ok....
Essa mangueira de vacuo de saida dessa valvula alimenta uma outra valvula que tem a função de bloqueio da agua do motor para não passar para o trocador de calor quando não acionada.... Para ser acionada necessita do vacuo que entra em um diafragma dentro da valvula para puxar o piloto da valvula... Se o vacuo estiver chegando até a valvula e as mangueiras de agua estiverem instaladas nessa valvula de bloqueio e mesmo assim não estiver esquentando o carro é porque os reparos dessa valvula estão danificados, geralmente sendo o próprio diafragma que rasga as vezes causando até vazamento de agua do motor em poucas quantidades ou simplesmente perdendo o aquecimento do trocador de calor...
Essa valvula é peça crítica do corsa 98 ou mais novo.....Se kit reparo custa em média de 20-30 reais.
Espero ter ajudado....
Ótima explanação!! Muito completa!
Corsa Sedan Super 1.0 8v
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Muito Obrigado Leo!!!
Vou verificar essas dicas e caso não consiga solucionar levarei no meu mecânico de confiança....
Logo que resolver comentarei aqui o que estava ocorrendo!!
Valeu!
Só mais uma pergunta: Esse interruptor que fica atrás do botão giratório faz algum clique ou não??
Vou verificar essas dicas e caso não consiga solucionar levarei no meu mecânico de confiança....
Logo que resolver comentarei aqui o que estava ocorrendo!!
Valeu!
Só mais uma pergunta: Esse interruptor que fica atrás do botão giratório faz algum clique ou não??
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Sim, faz um leve clique sim, saido já um pouquinho da regulagem minima no traço azul já faz o clique pois já saiu de cima do interruptor....geisonrs escreveu:Muito Obrigado Leo!!!
Vou verificar essas dicas e caso não consiga solucionar levarei no meu mecânico de confiança....
Logo que resolver comentarei aqui o que estava ocorrendo!!
Valeu!
Só mais uma pergunta: Esse interruptor que fica atrás do botão giratório faz algum clique ou não??
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Leo,
Infelizmente um mecânico conseguiu estragar a válvula que retinha a água que saía do inerior do AR Quente. Como não consegui encontrar esta peça e nem sua referencia, fui obrigado a iliminá-la com um tampão na Flauta e outro no Bloco próximo a correia dentada.Agora o carro trabalha sempre com temperatura muito inferior a 90°. Pergunto, se eu colocar uma mangueira no local destes tampões seria uma solução mais viável? Caso positivo qual seria esta mangueira? Ah! também eliminei o interrupor com a mangueira azul. Agradeço a sua ajuda. Jwallter (Corsa GL 97/98)
Infelizmente um mecânico conseguiu estragar a válvula que retinha a água que saía do inerior do AR Quente. Como não consegui encontrar esta peça e nem sua referencia, fui obrigado a iliminá-la com um tampão na Flauta e outro no Bloco próximo a correia dentada.Agora o carro trabalha sempre com temperatura muito inferior a 90°. Pergunto, se eu colocar uma mangueira no local destes tampões seria uma solução mais viável? Caso positivo qual seria esta mangueira? Ah! também eliminei o interrupor com a mangueira azul. Agradeço a sua ajuda. Jwallter (Corsa GL 97/98)
- sousaman
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- Contato:
Jwalter.
Bom dia!
Acho que posso te ajudar.
Abraços!
Bom dia!
Me adicione no MSN.jwallter escreveu:Leo,
Infelizmente um mecânico conseguiu estragar a válvula que retinha a água que saía do inerior do AR Quente. Como não consegui encontrar esta peça e nem sua referencia, fui obrigado a iliminá-la com um tampão na Flauta e outro no Bloco próximo a correia dentada.Agora o carro trabalha sempre com temperatura muito inferior a 90°. Pergunto, se eu colocar uma mangueira no local destes tampões seria uma solução mais viável? Caso positivo qual seria esta mangueira? Ah! também eliminei o interrupor com a mangueira azul. Agradeço a sua ajuda. Jwallter (Corsa GL 97/98)
Acho que posso te ajudar.
Abraços!
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- Contato:
Blz quem puder da uma força eu agradeço então o meu ar quente funciona mas mesmo com o motor quente ele não aquece muito fica meio morno já o celta da minha mulher o ar na mesma posição esquenta pra caramba.
alguem sabe o q pode estar acontecendo?
alguem sabe o q pode estar acontecendo?
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