[DÚVIDA] - Como é o sistema de Ar Quente do Corsa 99?

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geisonrs
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[DÚVIDA] - Como é o sistema de Ar Quente do Corsa 99?

Mensagem por geisonrs »

Salve Galera Corsera!


Estou com um pequeno problema....

Meu carro (Corsa hatch 1.6 ano 99) não está funcionando o sistema de Ar Quente.

Eu me lembro que quando tive um Corsa 96 o sistema de ar quente era um radiadorzinho dentro da central de ar, que utilizava a agua do radiador pra fazer o aquecimento.

Agora ouvi dizer que a partir do Corsa 98 esse sistema mudou. Isso é verdade?

Como é esse novo sistema??

Valeu galera!
leonardo
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Mensagem por leonardo »

geisonrs escreveu:Salve Galera Corsera!


Estou com um pequeno problema....

Meu carro (Corsa hatch 1.6 ano 99) não está funcionando o sistema de Ar Quente.

Eu me lembro que quando tive um Corsa 96 o sistema de ar quente era um radiadorzinho dentro da central de ar, que utilizava a agua do radiador pra fazer o aquecimento.

Agora ouvi dizer que a partir do Corsa 98 esse sistema mudou. Isso é verdade?

Como é esse novo sistema??

Valeu galera!
E ae man, sim, realmente mudou o sistema do Aquecimento, porem o radiador (trocador de calor) ainda existe, só que é diferente dos modelos até 98 em dimensões e posição.
A grande mudança está em um conjunto de valvulas que tem a função de bloquear a passagem de agua do motor quando estiver na posição FRIO a regulagem de temperatura e liberar passagem quando estiver em qualquer outra regulagem. Isse sinal vem de um pequeno interruptor (micro-botão semelhante ao usado em mouse nos botões) que fica instalado atrás do botão giratório que é regulado a temperatura do ar.... esse botão manda seu sinal Interrompido ou não para um Rele e esse para uma valvula controlada por bobina que está localizada abrindo o capo do veiculo fixada na torre da suspensão do lado do motorista, sua função é liberar ou não Vacuo do motor capturado da TBI do motor.... Existe uma mangueira azul que chega a esta valvula que é a de entrada que deve ter vacuo do motor o tempo todo com o carro ligado e uma outra mangueira de saida que somente deve dar passagem de vacuo quando selecionado uma temperatura.... Se isso estiver acontecendo é porque até esse ponto está tudo ok....
Essa mangueira de vacuo de saida dessa valvula alimenta uma outra valvula que tem a função de bloqueio da agua do motor para não passar para o trocador de calor quando não acionada.... Para ser acionada necessita do vacuo que entra em um diafragma dentro da valvula para puxar o piloto da valvula... Se o vacuo estiver chegando até a valvula e as mangueiras de agua estiverem instaladas nessa valvula de bloqueio e mesmo assim não estiver esquentando o carro é porque os reparos dessa valvula estão danificados, geralmente sendo o próprio diafragma que rasga as vezes causando até vazamento de agua do motor em poucas quantidades ou simplesmente perdendo o aquecimento do trocador de calor...
Essa valvula é peça crítica do corsa 98 ou mais novo.....Se kit reparo custa em média de 20-30 reais.
Espero ter ajudado....
itanium
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Mensagem por itanium »

leonardo escreveu:
geisonrs escreveu:Salve Galera Corsera!


Estou com um pequeno problema....

Meu carro (Corsa hatch 1.6 ano 99) não está funcionando o sistema de Ar Quente.

Eu me lembro que quando tive um Corsa 96 o sistema de ar quente era um radiadorzinho dentro da central de ar, que utilizava a agua do radiador pra fazer o aquecimento.

Agora ouvi dizer que a partir do Corsa 98 esse sistema mudou. Isso é verdade?

Como é esse novo sistema??

Valeu galera!


E ae man, sim, realmente mudou o sistema do Aquecimento, porem o radiador (trocador de calor) ainda existe, só que é diferente dos modelos até 98 em dimensões e posição.
A grande mudança está em um conjunto de valvulas que tem a função de bloquear a passagem de agua do motor quando estiver na posição FRIO a regulagem de temperatura e liberar passagem quando estiver em qualquer outra regulagem. Isse sinal vem de um pequeno interruptor (micro-botão semelhante ao usado em mouse nos botões) que fica instalado atrás do botão giratório que é regulado a temperatura do ar.... esse botão manda seu sinal Interrompido ou não para um Rele e esse para uma valvula controlada por bobina que está localizada abrindo o capo do veiculo fixada na torre da suspensão do lado do motorista, sua função é liberar ou não Vacuo do motor capturado da TBI do motor.... Existe uma mangueira azul que chega a esta valvula que é a de entrada que deve ter vacuo do motor o tempo todo com o carro ligado e uma outra mangueira de saida que somente deve dar passagem de vacuo quando selecionado uma temperatura.... Se isso estiver acontecendo é porque até esse ponto está tudo ok....
Essa mangueira de vacuo de saida dessa valvula alimenta uma outra valvula que tem a função de bloqueio da agua do motor para não passar para o trocador de calor quando não acionada.... Para ser acionada necessita do vacuo que entra em um diafragma dentro da valvula para puxar o piloto da valvula... Se o vacuo estiver chegando até a valvula e as mangueiras de agua estiverem instaladas nessa valvula de bloqueio e mesmo assim não estiver esquentando o carro é porque os reparos dessa valvula estão danificados, geralmente sendo o próprio diafragma que rasga as vezes causando até vazamento de agua do motor em poucas quantidades ou simplesmente perdendo o aquecimento do trocador de calor...
Essa valvula é peça crítica do corsa 98 ou mais novo.....Se kit reparo custa em média de 20-30 reais.
Espero ter ajudado....

Ótima explanação!! Muito completa!
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giba z/l
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Mensagem por giba z/l »

ai leo assim nao sobra nada pra gente falar .rsrsrs
leonardo
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Mensagem por leonardo »

Rs.... É bom quando eu consigo ajudar nas duvidas, para todas as demais eu aprendo com vcs....rsrsrs....Valew
geisonrs
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Mensagem por geisonrs »

Muito Obrigado Leo!!!



Vou verificar essas dicas e caso não consiga solucionar levarei no meu mecânico de confiança....


Logo que resolver comentarei aqui o que estava ocorrendo!!

Valeu!

Só mais uma pergunta: Esse interruptor que fica atrás do botão giratório faz algum clique ou não??
leonardo
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Mensagem por leonardo »

geisonrs escreveu:Muito Obrigado Leo!!!



Vou verificar essas dicas e caso não consiga solucionar levarei no meu mecânico de confiança....


Logo que resolver comentarei aqui o que estava ocorrendo!!

Valeu!

Só mais uma pergunta: Esse interruptor que fica atrás do botão giratório faz algum clique ou não??
Sim, faz um leve clique sim, saido já um pouquinho da regulagem minima no traço azul já faz o clique pois já saiu de cima do interruptor....
jwallter
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Mensagem por jwallter »

Leo,

Infelizmente um mecânico conseguiu estragar a válvula que retinha a água que saía do inerior do AR Quente. Como não consegui encontrar esta peça e nem sua referencia, fui obrigado a iliminá-la com um tampão na Flauta e outro no Bloco próximo a correia dentada.Agora o carro trabalha sempre com temperatura muito inferior a 90°. Pergunto, se eu colocar uma mangueira no local destes tampões seria uma solução mais viável? Caso positivo qual seria esta mangueira? Ah! também eliminei o interrupor com a mangueira azul. Agradeço a sua ajuda. Jwallter (Corsa GL 97/98)
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sousaman
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Mensagem por sousaman »

Jwalter.

Bom dia!
jwallter escreveu:Leo,

Infelizmente um mecânico conseguiu estragar a válvula que retinha a água que saía do inerior do AR Quente. Como não consegui encontrar esta peça e nem sua referencia, fui obrigado a iliminá-la com um tampão na Flauta e outro no Bloco próximo a correia dentada.Agora o carro trabalha sempre com temperatura muito inferior a 90°. Pergunto, se eu colocar uma mangueira no local destes tampões seria uma solução mais viável? Caso positivo qual seria esta mangueira? Ah! também eliminei o interrupor com a mangueira azul. Agradeço a sua ajuda. Jwallter (Corsa GL 97/98)
Me adicione no MSN.

Acho que posso te ajudar.

Abraços!
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rugliano
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Mensagem por rugliano »

Blz quem puder da uma força eu agradeço então o meu ar quente funciona mas mesmo com o motor quente ele não aquece muito fica meio morno já o celta da minha mulher o ar na mesma posição esquenta pra caramba.
alguem sabe o q pode estar acontecendo?
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