Galera, abri um tópico errado e troquei as bolas. vamos lá a dúvida:
PQ os modelos EFI naõ possui o sensor de temperatura do ar ?
E qual a vantagem que os MPFI consegue com esse sensor que os EFI não consegue. ?
EFI sem o sensor.
- MaxDoCorsa
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EFI sem o sensor.
CORSA 1.0. É "MIL" MAS É "MEU". !! !! !!
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O sensor de temperatura do ar admitido nos MPFI serve para informar a densidade do mesmo.
Isso é importante para a correta proporção da injeção de combustível na mistura ar/combustível, pois um ar mais quente tem menos massa que um ar mais frio, para um mesmo volume. Sendo assim, um mesmo volume de uma ar mais frio precisa de mais combustível na mistura para que essa não seja pobre, pois tem mais massa que um mesmo volume de ar mais quente.
Só de curiosidade: o valor ótimo da proporção de ar/combustível para a gasolina é de cerca de 14,7:1 (14,7 partes de ar para 1 de combustível). No álcool isso é cerca de 30% menos (aproximadamente 11,31:1), uma vez que o álcool é aproximadamente 30% menos calórico que a gasolina.
Abraços...
Isso é importante para a correta proporção da injeção de combustível na mistura ar/combustível, pois um ar mais quente tem menos massa que um ar mais frio, para um mesmo volume. Sendo assim, um mesmo volume de uma ar mais frio precisa de mais combustível na mistura para que essa não seja pobre, pois tem mais massa que um mesmo volume de ar mais quente.
Só de curiosidade: o valor ótimo da proporção de ar/combustível para a gasolina é de cerca de 14,7:1 (14,7 partes de ar para 1 de combustível). No álcool isso é cerca de 30% menos (aproximadamente 11,31:1), uma vez que o álcool é aproximadamente 30% menos calórico que a gasolina.
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Carlos Eduardo (Zap)
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Valeu a explicação.,,, mas em que o EFI perde em vantagem em não possuir o sensor?... A central faz um cálculo diferente usando outro sensores tipo sonda/Map de parametro ou apenas "se conforma" em faltar esses dados.Zap escreveu:O sensor de temperatura do ar admitido nos MPFI serve para informar a densidade do mesmo.
Isso é importante para a correta proporção da injeção de combustível na mistura ar/combustível, pois um ar mais quente tem menos massa que um ar mais frio, para um mesmo volume. Sendo assim, um mesmo volume de uma ar mais frio precisa de mais combustível na mistura para que essa não seja pobre, pois tem mais massa que um mesmo volume de ar mais quente.
Só de curiosidade: o valor ótimo da proporção de ar/combustível para a gasolina é de cerca de 14,7:1 (14,7 partes de ar para 1 de combustível). No álcool isso é cerca de 30% menos (aproximadamente 11,31:1), uma vez que o álcool é aproximadamente 30% menos calórico que a gasolina.
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Aproveitando o topico jah mandou outra !!
E se eu tirar aquela maqueira q leva ar quente do coletor para o filtro d ar !?!? A mistura ficaria pobre ?!
Isso no E.F.I.
E se eu tirar aquela maqueira q leva ar quente do coletor para o filtro d ar !?!? A mistura ficaria pobre ?!
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Acho q seria ao contrario. Corsa ficaria afogando, ou eu to errado?RM escreveu:Aproveitando o topico jah mandou outra !!
E se eu tirar aquela maqueira q leva ar quente do coletor para o filtro d ar !?!? A mistura ficaria pobre ?!
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Essa é outra que também gostaria de saber. Mas acho que não fica afogado não PQ quem coloca filtro esportivo acaba não usando esse sistema de aquecimento por calor da caixa de filtro de ar e ninguém fica afogado em usar um filtro esportivo.RM escreveu:Aproveitando o topico jah mandou outra !!
E se eu tirar aquela maqueira q leva ar quente do coletor para o filtro d ar !?!? A mistura ficaria pobre ?!
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Em alguns carros turbinados eh usado um intercooler para baixar a temperatura do ar q entra na camara! Pois o ar frio eh mais denso, assim se consegue uma maior quantidade de ar na camara!! A mistura ar/combustivel acredito q seja proporcional !! E q quem cuida disso eh a sonda lambda, entaum o por q esquentar o ar antes !? Para ajudar na queima ?! 

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Quando remove a mangueira de entrada de ar e consequentemente o sensor de temperatura do ar admitido (ACT), a central assume um valor padrão para este sensor como sendo de 45 graus C. Com isso ela consegue fazer os cálculos normalmente mas o carro tem um desempenho inferior a um que está com o sensor funcinando (a menos que a temperatura do ar admitido seja realmente 45 graus, é claro).
Quanto à falta que o ACT faz nos EFi, sinceramente eu não sei se é significativa. Acredito que se não tem é pq a central do EFI já dá conta de fazer as correções dentro da precisão estipulada com os sensores que tem no seu motor.
Abraços...
Quanto à falta que o ACT faz nos EFi, sinceramente eu não sei se é significativa. Acredito que se não tem é pq a central do EFI já dá conta de fazer as correções dentro da precisão estipulada com os sensores que tem no seu motor.
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Carlos Eduardo (Zap)
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Zap;
Parabéns ai pela explicação !! Mas o q eu naum entendo eh a real necessidade de aquecer o ar q vai para a camara de combustão !!!
Valeuw !!!
Parabéns ai pela explicação !! Mas o q eu naum entendo eh a real necessidade de aquecer o ar q vai para a camara de combustão !!!
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è,..isso eu também queria saber. Pelo que eu entendi é melhor nós que temos EFI retirar aquele bagulho que leva o ar aquecido do corpo do coletor de escape pra que nosso motor injete o ar mais frio. E o melhor é que não teremos o problema da central estipular um valor fixo do ACT se o nosso não tem o ACT. he he he he e...acho que vou fazer isso no meu, ainda mais que vai ficar um CAI natural PQ se retirar aquele bagulho vai ficar uma entrada de ar frio meio grandinha..O ruim é que o filtro de ar deve durar menos PQ vai pegar o ar direto né ?..RM escreveu:Zap;
Parabéns ai pela explicação !! Mas o q eu naum entendo eh a real necessidade de aquecer o ar q vai para a camara de combustão !!!
Valeuw !!!
Seria a mesma coisa que por um filtro esportivo que no final de contas também não usa o sistema de aquecimento do ar admitido se o filtro esportivo não usa a caixa original obviamente. !
Mas mesmo assim fico com um pé atrás PQ tenho medo de entrar alguma sugeira pra dentro dos cilindros devido ao ar entrar com maior velocidade e suspender o fintro original de dentro da caixa de ar e entrar alguma particula. !
Acho elhor mesmo por um Filtro cônico K&N.
É melhor não arriscar. ! ! ! ! ! .
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