Fato: esse farol requer 4 lâmpadas H1, um par para facho baixo e outro par para facho alto.
Carro: Corsa mod. 1994~2002 e Classic
Lógica de funcionamento dos fachos de luz:
Farol baixo aceso.
Farol alto aceso e baixo apagado.
Lampejador acende o farol alto com baixo aceso ou apagado.
1ª Possível mudança na lógica de funcionamento:
Farol baixo aceso.
Farol alto aceso e baixo também.
Lampejador acende o farol alto com baixo aceso ou apagado.
Como é possível:
Essa é a mudança mais simples e de menor custo a ser feita.
Desmonte a capa atráz do volante que encolve as caixas controladas pelas alavancas de comando. Remova de seu local a caixa de comando de seta e facho de luz, com a alavanca apontada para você e os cabos para cima, faça o seguinte: identifique os três fios mais próximos de seus olhos, esse ao centro e mais próximo traz a alimentação para farol baixo ou alto, una esse do centro com o primeiro da direita (branco) que corresponde ao farol baixo sem remove-los de seu local apenas crie uma ponte use um pedaço de fio. Pronto!
Só para constar, o outro fio, primeiro da esquerda (amarelo) é o que vai para farol alto, e o vermelho que fica atrás desses está constantemente com +12V.
O problema é que eu iria torrar tudo em pouco tempo, com as quatro lâmpadas acesas estava drenando 33A pelos interruptores que normalmente operavam com 10A.
Surgiu a necessidade de utilizar relés e, por que não, mudar a lógica de funcionamento mais uma vez.
2ª Possível mudança na lógica de funcionamento:
Farol baixo aceso.
Farol alto aceso e baixo também.
Lampejador acende o farol alto e apaga o baixo caso esteja aceso ou acende o baixo junto caso esteja apagado.
Como é possível:
Desmonte a capa atráz do volante que encolve as caixas controladas pelas alavancas de comando. Remova de seu local a caixa de comando de seta e facho de luz, com a alavanca apontada para você e os cabos para cima, faça o seguinte: identifique os três fios mais próximos de seus olhos, esse ao centro e mais próximo traz a alimentação para farol baixo ou alto, neste não vamos interferir. Teremos que interromper o fio da esquerda (amarelo - farol alto) e o da direita (branco-farol baixo).
Providenciaremos uma extensão desses até onde será montado o bloco de relés. Temos que identificar quais que conectamos na saída da caixa de comando para controlar os relés e quais estão voltando com a alimentação para as lâmpadas. Tentando expicar melhor: Cortaremos dois fios e serão efetuadas quatro emendas, cada qual com um fio que se dirige ao local onde será fixado o bloco de relés dois foram conectados à caixa, outros dois foram conectados à outra parte dos fios cortados seguindo para a caixa de fusíveis.
No desenho abaixo, A é referente ao fio para luz Alta, B é referente ao fio para luz Baixa e precisaremos de mais um fio de 13,3mm² (6AWG) que será conectado à placa de fusíveis, compartilhando do fornecimento de +12V para o eletroventilador com a finalidade de alimentar nosso bloco de relés.

Eu modifiquei meu próprio projeto, com os três diodos eu eliminei um relé desse sistema, tornando-o mais simples e barato.
Esse sistema foi desenvolvido com a finalide de alterar o funcionamento dos fachos para algo que, ao meu ver, é melhor e também manipular a elevada corrente requerida pelas lâmpadas de 100w, mantendo a integridade dos interruptores e prolongando ainda mais a vida últil destes componentes.


