Modoficação elétrica para acionamento dos faróis.

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
Moderadores: Eduardo Lirani, WJUNIOR, MatheusM, Organizadores do Fórum
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Rei_Panda
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Mensagem por Rei_Panda »

Para aqueles que possuem o farol RCD modelo INOV, curiosos/desocupados de plantão, amantes do faça você mesmo, etc e tal...
Fato: esse farol requer 4 lâmpadas H1, um par para facho baixo e outro par para facho alto.
Carro: Corsa mod. 1994~2002 e Classic
Lógica de funcionamento dos fachos de luz:
Farol baixo aceso.
Farol alto aceso e baixo apagado.
Lampejador acende o farol alto com baixo aceso ou apagado.

1ª Possível mudança na lógica de funcionamento:
Farol baixo aceso.
Farol alto aceso e baixo também.
Lampejador acende o farol alto com baixo aceso ou apagado.
Como é possível:
Essa é a mudança mais simples e de menor custo a ser feita.
Desmonte a capa atráz do volante que encolve as caixas controladas pelas alavancas de comando. Remova de seu local a caixa de comando de seta e facho de luz, com a alavanca apontada para você e os cabos para cima, faça o seguinte: identifique os três fios mais próximos de seus olhos, esse ao centro e mais próximo traz a alimentação para farol baixo ou alto, una esse do centro com o primeiro da direita (branco) que corresponde ao farol baixo sem remove-los de seu local apenas crie uma ponte use um pedaço de fio. Pronto!
Só para constar, o outro fio, primeiro da esquerda (amarelo) é o que vai para farol alto, e o vermelho que fica atrás desses está constantemente com +12V.

O problema é que eu iria torrar tudo em pouco tempo, com as quatro lâmpadas acesas estava drenando 33A pelos interruptores que normalmente operavam com 10A.
Surgiu a necessidade de utilizar relés e, por que não, mudar a lógica de funcionamento mais uma vez.

2ª Possível mudança na lógica de funcionamento:
Farol baixo aceso.
Farol alto aceso e baixo também.
Lampejador acende o farol alto e apaga o baixo caso esteja aceso ou acende o baixo junto caso esteja apagado.
Como é possível:
Desmonte a capa atráz do volante que encolve as caixas controladas pelas alavancas de comando. Remova de seu local a caixa de comando de seta e facho de luz, com a alavanca apontada para você e os cabos para cima, faça o seguinte: identifique os três fios mais próximos de seus olhos, esse ao centro e mais próximo traz a alimentação para farol baixo ou alto, neste não vamos interferir. Teremos que interromper o fio da esquerda (amarelo - farol alto) e o da direita (branco-farol baixo).
Providenciaremos uma extensão desses até onde será montado o bloco de relés. Temos que identificar quais que conectamos na saída da caixa de comando para controlar os relés e quais estão voltando com a alimentação para as lâmpadas. Tentando expicar melhor: Cortaremos dois fios e serão efetuadas quatro emendas, cada qual com um fio que se dirige ao local onde será fixado o bloco de relés dois foram conectados à caixa, outros dois foram conectados à outra parte dos fios cortados seguindo para a caixa de fusíveis.
No desenho abaixo, A é referente ao fio para luz Alta, B é referente ao fio para luz Baixa e precisaremos de mais um fio de 13,3mm² (6AWG) que será conectado à placa de fusíveis, compartilhando do fornecimento de +12V para o eletroventilador com a finalidade de alimentar nosso bloco de relés.
Imagem

Eu modifiquei meu próprio projeto, com os três diodos eu eliminei um relé desse sistema, tornando-o mais simples e barato.
Esse sistema foi desenvolvido com a finalide de alterar o funcionamento dos fachos para algo que, ao meu ver, é melhor e também manipular a elevada corrente requerida pelas lâmpadas de 100w, mantendo a integridade dos interruptores e prolongando ainda mais a vida últil destes componentes.



SemControle
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Mensagem por SemControle »

so o moderador da eletrica ou alguem da adm


Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs

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edu do corsa
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Mensagem por edu do corsa »

aew panda parabens, bem explicado e com circuito eletrico...daki a pko o senhor wilson aparece aki


Motorzinho de dentista e pequeno sim... mas gira muito e incomoda muita gente

http://www.youtube.com/watch?v=EjpSa7umAd8

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edu do corsa
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Mensagem por edu do corsa »

só faltou uma legendinha hehehe

tipo
na- normalmente aberto
nf- normalmente fhechado
os diodos
os reles, mas acho que o pessoal entende


Motorzinho de dentista e pequeno sim... mas gira muito e incomoda muita gente

http://www.youtube.com/watch?v=EjpSa7umAd8

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Rei_Panda
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Mensagem por Rei_Panda »

edu do corsa escreveu:só faltou uma legendinha hehehe

tipo
na- normalmente aberto
nf- normalmente fhechado
os diodos
os reles, mas acho que o pessoal entende
Obrigado pelo complemento edu do corsa, não sou bom nessas coisas de ensinar, um dia eu aprendo...



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Rodrigosc
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Mensagem por Rodrigosc »

Que nível em Rei_Panda !!! Mando bem !!!!


Parabens !!!! :roll:


Antigo e feliz proprietário de um Corsa Windsuper 2P - 1.0 - E.F.I , hoje de Palio 1.6 16V.

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Junior3.2
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Mensagem por Junior3.2 »

Parabéns !!!

é...esse é o Panda que eu conheço!! hahaha


"Prefiro ser um BÊBADO CONHECIDO do que um ALCÓOLATRA ANÔNIMO !"

A vida é um mar de rosas...
Mas, devido a incapacidade humana,
nos afogamos nos espinhos !

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Markinhuzz
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Mensagem por Markinhuzz »

Master Ninja!!!
muito bom mesmo! vou fazer no meu esse fim de semana!! YEAH!!
soh uma duvida...
o meu eh 94.. tah tudo original a fiação e sem os tais dos reles...
toh com 1 lamp de 100W em cada farol a moh tempo..
seré q rola normal ligar o farol baixo+o alto sem dar uma sobrecarga???

FAAALLLOOOOOWWWWW



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