[OPINIÃO] - Ft-300 ou SpeedIno

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.

Moderadores: andre pirituba, SemControle, Organizadores do Fórum

Responder
JRenan
:: Wind ::
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI MILLENIUM 4P
Ano de fabricação: 2002
[OPINIÃO] - Ft-300 ou SpeedIno

Mensagem por JRenan »

Fala galera, beleza?
Então, montei um projetinho com um Corsa 1.8 e instalei uma FT300. Ainda não está 100%, falta fazer alguns ajustes…
Acabei ficando sem ar-condicionado porque a FuelTech não faz esse controle.

Recentemente ouvi falar dessas injeções programáveis baseadas em Arduino, tipo a Speeduino e a Megasquirt.
São bem mais baratas e cheias de funções, pelo que vi.

Alguém aí sabe se essas ECUs conseguem controlar o ar-condicionado também?

Alguém tem ou já montou?
sousaman
:: Moderador ::
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Resolveu?
Tem um amigo vendendo um FT-450.
Acho que lhe atende.
CC 22 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:
JRenan

Mensagem por JRenan »

sousaman escreveu: Terça-feira 10 2026f Março 2026 10:51:09 PM Resolveu?
Tem um amigo vendendo um FT-450.
Acho que lhe atende.
Ainda não, todo mundo fala bem da Speeduino ou da Megasquirt, mas não achei nenhum vídeo de alguém instalando ou alguém que faça esse serviço aqui em SC.

Acabou que já falei com meu mecânico. Estou atrás dos chicotes do Classic (painel e carroceria) e vou colocar a injeção original do 1.8 que tenho aqui. Vou arrancar a FT. Nunca gostei.
raphael-302
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por raphael-302 »

Boa tarde, JRenan.
Vc faz questão de colocar a injeção para controlar o A/C?
Caso contrário, pode fazer uma ligação por fora, usando uma válvula de cânister para aumentar a marcha lenta.
Não é muito complexo e pode funcionar de maneira relativamente adequada.
FT não é ruim, só que demanda projeto com cuidado.
Tenho um Kadett GLS 98 turbo com FT450 que tem A/C e controle de boost, tudo pela FT e falam que ela tem poucas saídas.
De fato tem, mas planejando com cuidado da pra fazer.
Abçs!
JRenan

Mensagem por JRenan »

raphael-302 escreveu: Quinta-feira 19 2026f Março 2026 02:12:43 PM Boa tarde, JRenan.
Vc faz questão de colocar a injeção para controlar o A/C?
Caso contrário, pode fazer uma ligação por fora, usando uma válvula de cânister para aumentar a marcha lenta.
Não é muito complexo e pode funcionar de maneira relativamente adequada.
FT não é ruim, só que demanda projeto com cuidado.
Tenho um Kadett GLS 98 turbo com FT450 que tem A/C e controle de boost, tudo pela FT e falam que ela tem poucas saídas.
De fato tem, mas planejando com cuidado da pra fazer.
Abçs!
Boa tarde, Raphael
Sim, basicamente isso, já vi muitas ideias e receitas na internet sobre isso, porém onde eu moro não existem muitas mecânicas que mexem com FT.
Na minha cidade mesmo não tem ninguém.

A oficina que instalou fica na cidade vizinha e fez uma CENSURADO. Meu carro ficou duas semanas lá e eles arranharam todo o painel, deixaram o carro horrível, arisco e morrendo sempre que parava em uma lombada ou em uma placa de PARE. E olha que eles são famosos e participam e ganham campeonatos de arrancada.

Enfim, meio que fico refém de 2 ou 3 oficinas das cidades vizinhas que mexem com FT, e isso acaba me deixando com medo de pegar o carro para andar ou fazer uma viagem.
raphael-302
Contato:

Mensagem por raphael-302 »

Cara se fosse aqui de SP eu te ajudava um pouco melhor. Pelo visto falta uma calibração fina.
Sem confiança não da pra andar mesmo.
Se quiser tentar manter a FT e me dar mais detalhes do seu projeto, posso tentar te dar uma força.
SemControle
:: Moderador ::

Mensagem por SemControle »

vi um detalhe importante, os caras são pika das galáxias em arrancada, é um carro completamente diferente pro dia a dia, mas assim, pessoal conhecendo da injeção, entendendo os mapas, suas reações, sabendo calibrar as correções, se monta minimamente um carro pro dia a dia e ruas
não importa a marca e modelo de injeção q pegar, todas essas calibragens precisam ser feitas, pessoal gosta muito de FT pq tem um nome consolidado no mercado, mas em se tratando de programável, seja A ou B, é preciso um entendimento de mapas pro acerto, e posteriormente afinação
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
JRenan

Mensagem por JRenan »

raphael-302 escreveu: Sábado 21 2026f Março 2026 02:16:54 PM Cara se fosse aqui de SP eu te ajudava um pouco melhor. Pelo visto falta uma calibração fina.
Sem confiança não da pra andar mesmo.
Se quiser tentar manter a FT e me dar mais detalhes do seu projeto, posso tentar te dar uma força.
Valeu pela força, mano!

Acabei encontrando um mecânico aqui que tá dando uma geral no carro pra mim. Ele veio do RS e montou uma oficina aqui na região. Já mexeu com Injepro e Octtane nos próprios carros e comentou que fez curso online da FT também. Dá pra ver que o cara entende bem, mesmo não tendo toda a aparelhagem ainda. Inclusive, resolveu um problema chato que eu tinha: com o carro quente, demorava uma eternidade pra pegar, e ele conseguiu ajustar isso praticamente “na mão”.

Mas confesso que fiquei bem decepcionado com a mecânica que fez a instalação. Comprei tudo conforme eles pediram, inclusive os bicos Bosch Green… e depois pesquisando melhor vi que eles são praticamente 3x maiores do que eu realmente precisava. E só peguei esses porque a grana já tava curta, sendo que eles ainda queriam que eu comprasse algo maior

Tô vendo se agora, com esse mecânico, a gente consegue acertar essa calibração fina e deixar o carro redondo de vez.
JRenan

Mensagem por JRenan »

SemControle escreveu: Domingo 22 2026f Março 2026 05:47:54 PM vi um detalhe importante, os caras são pika das galáxias em arrancada, é um carro completamente diferente pro dia a dia, mas assim, pessoal conhecendo da injeção, entendendo os mapas, suas reações, sabendo calibrar as correções, se monta minimamente um carro pro dia a dia e ruas
não importa a marca e modelo de injeção q pegar, todas essas calibragens precisam ser feitas, pessoal gosta muito de FT pq tem um nome consolidado no mercado, mas em se tratando de programável, seja A ou B, é preciso um entendimento de mapas pro acerto, e posteriormente afinação
Exatamente isso, Inclusive, eu tive na oficina dos caras que fizeram a instalação umas 3x… e era sempre a mesma história: cada hora a culpa era de uma coisa diferente. Cheguei até a comprar um atuador de marcha lenta pra tentar deixar o carro mais “dócil”, mas no fim não adiantou nada.

Também falaram que eu precisava de wideband com sonda LSU 4.9 pra “resolver”. Até comentaram que a FT300 tinha recebido atualização pra trabalhar em malha fechada — aí fui atrás da FuelTech e desmentiram na hora kkk.
Eu até usava uma wideband sem tela com uma sonda que ganhei, mas mesmo assim eles insistiam que eu tinha que comprar outra pra ficar acompanhando número.

Aí teve uma hora que eu mandei: “mano, eu não entendo de calibração… se eu estiver viajando e der um valor estranho, eu faço o quê? paro no acostamento e ligo pra vocês?” — um olhou pra cara do outro e não souberam nem responder kkk

No geral, minha experiência com programável não foi boa até agora, muito por causa disso.
Responder