Boa noite pessoal, espero que todos estejam bem.
Estou com uma situação com meu Corsa Hatch 2009 1.4, no mínimo curiosa.
Esporadicamente, ao se tentar dar a partida, ocorre somente um "tec tec tec" e o motor de arranque não gira. Em algumas vezes, insistindo duas ou três vezes o motor de arranque gira e o carro pega. Já em outras, é necessário deixar a ignição acionada, o carro em primeira marcha e "empurrar" o carro, onde após isso o motor de arranque também gira. Em casos extremos somente no tranco mesmo.
Já foi trocado:
Comutador de ignição
Bendix
Automático
e por último o motor de arranque.
Meu carro já passou por 3 oficinas e nem uma delas conseguiu resolver em definitivo o problema. Teriam alguma dica de algo a mais a ser verificado?
Pensei em passar um cabo adicional da bateria até o arranque para eliminar um possível mal contato na fiação. Pensei também na hipótese de existir algum relé no meio do caminho que possa estar causando este problema.
[DÚVIDA] - "Tec tec tec" ao tentar dar a partida
- Juliano_Maxx
- :: Wind ::
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
- Ano de fabricação: 2009
-
- :: Moderador ::
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
sim, existe rele no caminho sim.... a situação curiosa de empurrar engatado e depois ele até girar o arranque é curioso
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
-
- :: Wind ::
- Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
- Ano de fabricação: 1998
O problema pode ser na cremalheira ou na fiação:
I. Se foi trocado o motor de partida inteiro e supondo que este motor de partida não veio com problema, pode ser problema na fiação do motor de arranque.
Realmente existe um relê para a partida, mas no motor de partida, há um fio do automático (que joga o bendix para frente) e outro fio para as "Bobinas" e induzido para justamente girar e rodar o motor de partida.
Pelo que eu entendi, pode ser que o motor de partida está jogando o bendix para a cremalheira mas não esta girando, provavelmente porque a fiação do motor de arranque não está instalado da forma correta (Por não ter corrente suficiente ou não estar dando campo de bobina suficiente), etc. etc.
II. O problema também pode ser na cremalheira do câmbio, e isso eu digo porque já peguei um caso desse tipo. O carro do cliente (Fiat) estava com a cremalheira empenada, fazendo o motor de partida travar e ás vezes nem girando.
Espero ter ajudado.
I. Se foi trocado o motor de partida inteiro e supondo que este motor de partida não veio com problema, pode ser problema na fiação do motor de arranque.
Realmente existe um relê para a partida, mas no motor de partida, há um fio do automático (que joga o bendix para frente) e outro fio para as "Bobinas" e induzido para justamente girar e rodar o motor de partida.
Pelo que eu entendi, pode ser que o motor de partida está jogando o bendix para a cremalheira mas não esta girando, provavelmente porque a fiação do motor de arranque não está instalado da forma correta (Por não ter corrente suficiente ou não estar dando campo de bobina suficiente), etc. etc.
II. O problema também pode ser na cremalheira do câmbio, e isso eu digo porque já peguei um caso desse tipo. O carro do cliente (Fiat) estava com a cremalheira empenada, fazendo o motor de partida travar e ás vezes nem girando.
Espero ter ajudado.
-