[DÚVIDA] - Tensão de carregadores para baterias automotivas 12v

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
Responder
Avatar do usuário
Jhunter
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Quinta-feira 30 2024f Maio 2024 10:09:08 PM
Localização: Abadia de Goiás - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Tensão de carregadores para baterias automotivas 12v

Mensagem por Jhunter »

Boa noite amigos.
Adquiri um carregador de bateria automotivo que possui opção de carga rapida (10ah) e lenta (2ah).
Porém a tensão marcada está dando 18.2v na opção de carga rápida, e 14,2v na carga lenta com o carregador ligado sem a bateria.
Não sei se é defeito, mas parece que a tensão não está sendo regulada como deveria, ainda não testei na bateria com medo de danificar a mesma.
Sei que a tensão cai com a bateria ligada carregando, mas creio que este carregador esteja mandando tensão acima do recomendado.
Alguém saberia me dizer se está correto ou pode estar danificado?
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26899
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

normalmente é assim mesmo, por isso aquece e acelera o fim da bateria, só acelera, qnd ela já descarregou e precisou de carga já esta caminhando pro fim da vida, começa cada vez mais rápido perder a carga não conseguindo mais ligar o carro e tome carga e assim vai
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1155
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Deve ser um desses carregadores simples, que são só um transformador e uma etapa de retificação e limitação de corrente depois... sem saber os dados do transformador, é difícil afirmar com certeza mas parece normal essa tensão em circuito aberto, porque são carregadores de tensão constante. O ideal é sempre um carregador inteligente, que faça o algoritmo correto de carregamento de vários estágios e termine na flutuação, e que não se use alta corrente para não ferver o eletrólito.
Já tive vários carregadores, o melhor até hoje foi esse da alfatest... ele até se aventura a fazer uma dessulfatação leve:

Imagem

Imagem

Imagem

Óbvio que essa tensão de 18v vai despencar quando fechar o circuito com a bateria, mas pode testar, não tem problema. A tensão de dessulfatação e mesmo a de equalização são maiores do que 16v em muitos carregadores. Feche o circuito e veja a queda de tensão. Se mantiver acima de 16v, melhor não usá-lo sem supervisão constante da temperatura da bateria.
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ
Avatar do usuário
Jhunter
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Quinta-feira 30 2024f Maio 2024 10:09:08 PM
Localização: Abadia de Goiás - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Jhunter »

Obrigado pelo esclarecimento.
O carregador é um Trafotron CV10AH.
https://www.youtube.com/watch?v=m-TiDLj5KA0. Nesse video de demonstração a tensão mostrada foi muito inferior a que o meu está mostrando o meu, tanto no proprio visor como em multimetro. 18,2v na opção rápida, pensei que poderia estar danificado, ainda vou testar em circuito fechado, ele tem flutuação na opção carga lenta, mas ainda não testei
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26899
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

se pensar na condição de uso normal a tensão nao deve ultrapassar os 14,5V
mas a maioria dos carregadores simples despeja uns picos na casa dos quase 18V mesmo conforme a condição da bateria, e ao ir carregando vai caindo mesmo (algo até parecido com esse carregador da foto), de já estar escaldado com esses carregadores, qnd pego uma moto q precisa carregar bateria (as vezes marcando 5V), eu até tiro da moto, pra essa elevada tensão ir apenas na bateria, nao alimento o sistema elétrico/eletrônico da moto c toda essa tensão, pq danifica mais coisas além da bateria...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Avatar do usuário
Wilson
:: Administrador ::
Mensagens: 2758
Registrado em: Segunda-feira 03 2003f Novembro 2003 05:50:44 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por Wilson »

SemControle escreveu: Sábado 01 2024f Junho 2024 07:54:12 AM qnd pego uma moto q precisa carregar bateria (as vezes marcando 5V), eu até tiro da moto, pra essa elevada tensão ir apenas na bateria, nao alimento o sistema elétrico/eletrônico da moto c toda essa tensão, pq danifica mais coisas além da bateria...
Mas isso é premissa básica, antes da carga se deve desligar os polos da bateria para não danificar o sistema eletronico.
Imagem
Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1155
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Jhunter escreveu: Sexta-feira 31 2024f Maio 2024 08:55:11 PM Obrigado pelo esclarecimento.
O carregador é um Trafotron CV10AH.
https://www.youtube.com/watch?v=m-TiDLj5KA0. Nesse video de demonstração a tensão mostrada foi muito inferior a que o meu está mostrando o meu, tanto no proprio visor como em multimetro. 18,2v na opção rápida, pensei que poderia estar danificado, ainda vou testar em circuito fechado, ele tem flutuação na opção carga lenta, mas ainda não testei
É um carregador simples mesmo. Dei uma olhada no manual e dizem que a tensão medida no display é na saída do capacitor de filtragem, que a tensão efetiva enviada para a bateria é menor. Porém, no modo de carga rápida, há que ficar de olho na tensão porque ele não vai parar a carga até a bateria fritar todinha kkk. Já aconteceu comigo, é uma fumaceira de eletrólito que não é mole, perigoso demais. Bom, não é um carregador barato. Pelo preço, acho que valeria ter gastado um pouco mais e ter pegado um desses inteligentes que fazem vários estágios. Há muitos que se dizem "inteligentes" no mercadolivre, mas o que fazem é tão somente parar a carga quando a tensão da bateria atinge determinado valor. Os inteligentes mesmo tẽm que fazer o algoritmo de vários estágios de carga. Encontrei um à venda, mas não sei opinar sobre ele, porque haveria que testá-lo, abrí-lo para ver os componentes, etc... mas está por 229 reais em https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... ou-24v-_JM e diz fazer os estágios de carga.
De qualquer forma, o que eu recomendo é não usar carga rápida senão em uma emergência. Meu alfatest faz 2A e 12A... raramente o uso em 12A. Assim, minhas baterias duram mais do que os 3 anos habituais. Também as deixo em flutuação sempre que posso.
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ
Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1155
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

SemControle escreveu: Sábado 01 2024f Junho 2024 07:54:12 AM se pensar na condição de uso normal a tensão nao deve ultrapassar os 14,5V
mas a maioria dos carregadores simples despeja uns picos na casa dos quase 18V mesmo conforme a condição da bateria, e ao ir carregando vai caindo mesmo (algo até parecido com esse carregador da foto), de já estar escaldado com esses carregadores, qnd pego uma moto q precisa carregar bateria (as vezes marcando 5V), eu até tiro da moto, pra essa elevada tensão ir apenas na bateria, nao alimento o sistema elétrico/eletrônico da moto c toda essa tensão, pq danifica mais coisas além da bateria...
Sim, sem dúvida. O chato é ter que ficar tirando os terminais toda hora. Se for pensar bem, até para fazer soldas no carro o correto é desligar tudo que é sensível do negativo, ainda mais a ECU. Falando em solda, certa vez vi uns malucos fazendo dessulfatação na bateria com um inversor de solda. Hahahhaha. Que perigo.
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26899
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Wilson escreveu: Sábado 01 2024f Junho 2024 08:45:22 AM
SemControle escreveu: Sábado 01 2024f Junho 2024 07:54:12 AM qnd pego uma moto q precisa carregar bateria (as vezes marcando 5V), eu até tiro da moto, pra essa elevada tensão ir apenas na bateria, nao alimento o sistema elétrico/eletrônico da moto c toda essa tensão, pq danifica mais coisas além da bateria...
Mas isso é premissa básica, antes da carga se deve desligar os polos da bateria para não danificar o sistema eletronico.
já vi tanta coisa de especialistas q parecem básicas até pra quem nao entende nada.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26899
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

gtmski escreveu: Sábado 01 2024f Junho 2024 12:28:34 PM
SemControle escreveu: Sábado 01 2024f Junho 2024 07:54:12 AM se pensar na condição de uso normal a tensão nao deve ultrapassar os 14,5V
mas a maioria dos carregadores simples despeja uns picos na casa dos quase 18V mesmo conforme a condição da bateria, e ao ir carregando vai caindo mesmo (algo até parecido com esse carregador da foto), de já estar escaldado com esses carregadores, qnd pego uma moto q precisa carregar bateria (as vezes marcando 5V), eu até tiro da moto, pra essa elevada tensão ir apenas na bateria, nao alimento o sistema elétrico/eletrônico da moto c toda essa tensão, pq danifica mais coisas além da bateria...
Sim, sem dúvida. O chato é ter que ficar tirando os terminais toda hora. Se for pensar bem, até para fazer soldas no carro o correto é desligar tudo que é sensível do negativo, ainda mais a ECU. Falando em solda, certa vez vi uns malucos fazendo dessulfatação na bateria com um inversor de solda. Hahahhaha. Que perigo.
são os ditos especialistas, tenho umas baterias condenadas de moto, vou mandar pra ele ver se consegue por fogo em si mesmo
pegar um dia e levar no ferro velho aqui perto q o cara da uns trocos em baterias
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Elétrica e Iluminação”