Primeiro eu queria recomendar o canal do Aédio Mendonça, que tem uma série de vídeos falando sobre o chicote do Corsa (e de outros carros). Ótimo canal pra quem quiser entender melhor sobre a parte elétrica. A série do Corsa começa no vídeo abaixo, depois é só seguir os próximos:
Algumas das gambiarras que eu queria corrigir estavam próximo ao conector do chicote traseiro do carro. Aquele do lado do motorista, segundo conector contando da frente do carro para trás (dá pra ver na foto, ali embaixo. Ignorem a sujeira, só limpei depois de terminar

Eu comecei a investigar a função de cada fio desses que chegavam ao conector antes de mexer neles. Depois de quebrar muito a cabeça, fuçar diagrama elétrico do Corsa 95, do Corsa Sedan Classic (disponível aqui) e fazer vários testes com lâmpada de teste e multímetro, cheguei nessa tabela:
Fica ai pra quando alguém precisar de alguma referência, se for fazer algum reparo ou instalação. Eu tentei ser metódico na hora de descobrir a função dos fios, mas posso ter me equivocado em alguma coisa. Confirmem a informação no carro de vocês antes de fazer algo, e se tiver algum erro me falem que eu corrijo!
O fio C3 (vermelho alimentação constante) vai para o chicote traseiro na ramificação que vai pra traseira do carro, mas ainda não descobri o que ele alimenta. No meu carro ele tava rompido antes que eu arrumasse e não tava dando falta de nada. Acho que é pra lâmpada de leitura no banco traseiro, mas meu carro não tem, se alguém souber posta ai!