[DÚVIDA] - Bateria para som x bateria normal.
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JCordova
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olá CC.
Então, minha bateria ja ta dando sinais que ta com seus ultimos dias chegando. O visor que serviria de conferencia de carga ja nao tem nada e nas batidas do grave a lampada de teto interna ja ta parecendo balada, pisca junto.
Pra trocar por outra, qual tamanho maximo que posso colocar no espaço original?
Tenho uma de 60 Ah, preciso por uma maior pra ter uma carga extra ja pro som? Nao sou de tocar uma festa com o carro desligado, só uma meia horinha enquanto lavo o carro ta bom.
Essas q dizem ser pra som, servem mesmo pra o lugar de uma original ou só mesmo como uma segunda batera? É que lendo especificaçoes como capacidade de pico e reserva de capacidade das normais e das de som, muitas vezes as normais se sobressaem.
Se servir pra completar a pergunta:
Corsa Wind 2000, 4 portas, trava e alarme. Sem ar, sem V.E., lampadas de potencia original. No som, Roadstar 840, par 6x9, corneta, twiter, sub Bravox Plus 200 rms. (Pra um som assim, precisa de mais bateria?)
Então, minha bateria ja ta dando sinais que ta com seus ultimos dias chegando. O visor que serviria de conferencia de carga ja nao tem nada e nas batidas do grave a lampada de teto interna ja ta parecendo balada, pisca junto.
Pra trocar por outra, qual tamanho maximo que posso colocar no espaço original?
Tenho uma de 60 Ah, preciso por uma maior pra ter uma carga extra ja pro som? Nao sou de tocar uma festa com o carro desligado, só uma meia horinha enquanto lavo o carro ta bom.
Essas q dizem ser pra som, servem mesmo pra o lugar de uma original ou só mesmo como uma segunda batera? É que lendo especificaçoes como capacidade de pico e reserva de capacidade das normais e das de som, muitas vezes as normais se sobressaem.
Se servir pra completar a pergunta:
Corsa Wind 2000, 4 portas, trava e alarme. Sem ar, sem V.E., lampadas de potencia original. No som, Roadstar 840, par 6x9, corneta, twiter, sub Bravox Plus 200 rms. (Pra um som assim, precisa de mais bateria?)
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bom se vc não ira exigir muito do som direto.
Basta colokar uma bateria um pouko maior ja q vc tera o som.
O meu corsa tenhu uma bateria Aldelco de 70anperes e é boa serve no mesmo lugar da original.
Bom resolvi colokar a original dos carros da chevrolet pois avia colocado uma de som e o cara q me vendei me converso a bateria era de ma qualidade e a q tenhu agora é melhor, avia comprado uma de 90ah e a de 70ah q tenhu agora da de 10 a 0. valew
Basta colokar uma bateria um pouko maior ja q vc tera o som.
O meu corsa tenhu uma bateria Aldelco de 70anperes e é boa serve no mesmo lugar da original.
Bom resolvi colokar a original dos carros da chevrolet pois avia colocado uma de som e o cara q me vendei me converso a bateria era de ma qualidade e a q tenhu agora é melhor, avia comprado uma de 90ah e a de 70ah q tenhu agora da de 10 a 0. valew
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SemControle
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o importante é procurar pela corrente de partida q usa pra por o motor pra funcionar, qnt mais baixo, com menos vontade vai girar o arranque
tem aquelas baterias de gel, reza a lenda serem fantásticas pra sim, e repor carga, porem não tem disposição pra virar o motor....
e não adianta por uma enorme de 150A, sem mudar alternador.....seu alternador sendo original, ele foi projetado pro consumo original do carro e bateria original, as vezes até aquela de 36A 42A, logo sua capacidade não vai muito além de 10% a mais q a corrente da bateria original....
por uma bateria de 90A no lugar de uma original de 42A, com um alternador de 50A/h vc preciso mais de 2horas funcionando motor pra uma carga completa na bateria....no uso do dia a dia vc nunca vai ter uma carga completa, pq nunca há tempo hábil pra tanto....gastar na partida, gastar mantendo coisas vitais do carro (no mínimo do mínimo vc tem bomba de combustível, injeção), e o alternador trabalhando a toda pra suprir o gasto e repor a carga....ai o cidadão liga akele pancadão com aqueles módulos q dao um consumo mixaria de 150A/h, nem o alternador vai alimentar, qnt menos repor a bateria....so pra entender o esquema da oferta/demanda de energia....
tem aquelas baterias de gel, reza a lenda serem fantásticas pra sim, e repor carga, porem não tem disposição pra virar o motor....
e não adianta por uma enorme de 150A, sem mudar alternador.....seu alternador sendo original, ele foi projetado pro consumo original do carro e bateria original, as vezes até aquela de 36A 42A, logo sua capacidade não vai muito além de 10% a mais q a corrente da bateria original....
por uma bateria de 90A no lugar de uma original de 42A, com um alternador de 50A/h vc preciso mais de 2horas funcionando motor pra uma carga completa na bateria....no uso do dia a dia vc nunca vai ter uma carga completa, pq nunca há tempo hábil pra tanto....gastar na partida, gastar mantendo coisas vitais do carro (no mínimo do mínimo vc tem bomba de combustível, injeção), e o alternador trabalhando a toda pra suprir o gasto e repor a carga....ai o cidadão liga akele pancadão com aqueles módulos q dao um consumo mixaria de 150A/h, nem o alternador vai alimentar, qnt menos repor a bateria....so pra entender o esquema da oferta/demanda de energia....
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JCordova
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ok, pessoal, obrigado pela ajuda até aqui.
Com base no que o SemControle disse, tem como saber quanto estarei comprometendo a vida util de uma bateria nova de 60 Ah, sendo que meu modulo tem um consumo, segundo o manual de 53Ah? sendo que a maioria de meus trajetos sao curtos, cerca de 15 min pra ir e mais 15 pra voltar umas 2 vezes por semana. Uma vez por mes faço um passeio ao litoral de uns 130 km ida e volta. Acho que o mais correto é medir e ver se cai muito a tensao da batera quando ligo o som, né?
Com base no que o SemControle disse, tem como saber quanto estarei comprometendo a vida util de uma bateria nova de 60 Ah, sendo que meu modulo tem um consumo, segundo o manual de 53Ah? sendo que a maioria de meus trajetos sao curtos, cerca de 15 min pra ir e mais 15 pra voltar umas 2 vezes por semana. Uma vez por mes faço um passeio ao litoral de uns 130 km ida e volta. Acho que o mais correto é medir e ver se cai muito a tensao da batera quando ligo o som, né?
- José Leal
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Eu acho que esse consumo deve ser o máximo, com ele operando em, sei lá, 2 ohms e despejando toda potência nos falantes. O consumo nominal certamente é bem mais baixo. Só como exemplo, tenho uma PowerAcoustic de 2000W PMPO (não me lembro quanto em RMS), que o consumo máximo dela é de 9A.
Já que vc tem um som relativamente pesado, o ideal seria vc investir num alternador maior. O do próprio Classic com AC é de 90A. A instalação é p'n'p.
Se vc quiser algo mais drástico tem o do Omega, de 130A (caríssimo) ou o do Vectra 16V, de 120A (muito caro). Mas dizem que o excesso de corrente ferra com a bateria.
Já que vc tem um som relativamente pesado, o ideal seria vc investir num alternador maior. O do próprio Classic com AC é de 90A. A instalação é p'n'p.
Se vc quiser algo mais drástico tem o do Omega, de 130A (caríssimo) ou o do Vectra 16V, de 120A (muito caro). Mas dizem que o excesso de corrente ferra com a bateria.
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SemControle
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eu acho q escrevi mas não foi ontem.....
é isso mesmo, o consumo indicado é o máximo.....
supomos q a meio volume gaste 20A/h, vamos por q sua injeção e bomba consomem mais 20A/h, se seu alternador é de 50A/h ele já da conta de alimentar, a sobra repõe a bateria, tudo depende do gasto na partida, 1, 2, 3 tentativas, qnt mais tentativas, mais usou a bateria, mais precisa ser reposto, e mais tempo sera necessário....
mas no geral vc nessas condições tem alimentação pra ir repondo a bateria...não muito, mas já repõe....
ai pensamos q ande a noite, tem q acrescentar faróis, lanterna, milhas, são consumos q vao se somando e podem fazer o alternador bater certo com o consumo ou ainda pior ser maior, não sobrando pra repor bateria...
é isso mesmo, o consumo indicado é o máximo.....
supomos q a meio volume gaste 20A/h, vamos por q sua injeção e bomba consomem mais 20A/h, se seu alternador é de 50A/h ele já da conta de alimentar, a sobra repõe a bateria, tudo depende do gasto na partida, 1, 2, 3 tentativas, qnt mais tentativas, mais usou a bateria, mais precisa ser reposto, e mais tempo sera necessário....
mas no geral vc nessas condições tem alimentação pra ir repondo a bateria...não muito, mas já repõe....
ai pensamos q ande a noite, tem q acrescentar faróis, lanterna, milhas, são consumos q vao se somando e podem fazer o alternador bater certo com o consumo ou ainda pior ser maior, não sobrando pra repor bateria...
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Cleider
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Veja como é fácil calcular uma bateria legal pra vc.
Antes, não sei dizer que bat. acima dos 60 A serve no habitáculo. Tem que ir testando.
Não se deixe enganar por comerciais que digam: Bat. tem 10.000 A de pico ou aquilo... o que importa é o seu tempo de reserva da bateria. Como você deve fazer para determinar quantas bat. você necessita?
Some toda a potência do seu sistema de som em Wrms do(s) seu(s) módulo(s) e divide pela tensão da bat. depois, multiplique por 2, se for modulo mosfet ou 1,5 se for digital.
Exemplo:
1000 wrms : 13 volts = 77 x 2 = 154
Taí o pulo do gato!!!
Você vai necessitar de uma bateria ou a soma delas que dure 154 minutos de reserva para este caso ai.
O resto das especificações não tem nada haver com a capacidade de alimentação do som.
Mega capacitor tb ajuda a manter os graves.
Antes, não sei dizer que bat. acima dos 60 A serve no habitáculo. Tem que ir testando.
Não se deixe enganar por comerciais que digam: Bat. tem 10.000 A de pico ou aquilo... o que importa é o seu tempo de reserva da bateria. Como você deve fazer para determinar quantas bat. você necessita?
Some toda a potência do seu sistema de som em Wrms do(s) seu(s) módulo(s) e divide pela tensão da bat. depois, multiplique por 2, se for modulo mosfet ou 1,5 se for digital.
Exemplo:
1000 wrms : 13 volts = 77 x 2 = 154
Taí o pulo do gato!!!
Você vai necessitar de uma bateria ou a soma delas que dure 154 minutos de reserva para este caso ai.
O resto das especificações não tem nada haver com a capacidade de alimentação do som.
Mega capacitor tb ajuda a manter os graves.
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JCordova
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Opa, é muita informação aqui hein. Vlw galera. Ja da pra ter uma base do que fazer.
Uma outra coisa que me passaram a titulo de informação é que bateria pra Corsa tem q ser selada, porque da outra não aguenta muito tempo pq devido estar bem debaixo da grade, molha muito facilmente e aquela primeira divisao da bateria, do lado do polo negativo, sempre estoura antes. E de fato levando a uma eletrica pra testar minha batera vi q aquele primeiro estava ja borbulhando.
Procede??
Uma outra coisa que me passaram a titulo de informação é que bateria pra Corsa tem q ser selada, porque da outra não aguenta muito tempo pq devido estar bem debaixo da grade, molha muito facilmente e aquela primeira divisao da bateria, do lado do polo negativo, sempre estoura antes. E de fato levando a uma eletrica pra testar minha batera vi q aquele primeiro estava ja borbulhando.
Procede??
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SemControle
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Nao vejo problema em molhar a bateria, essas seladas, nada mais sao do q baterias normais c aquelas tampas escondidas
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SemControle escreveu:Nao vejo problema em molhar a bateria, essas seladas, nada mais sao do q baterias normais c aquelas tampas escondidas
rsrsr, então foi conversa fiada pra vender uma selada para meu amigo.
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