Poderiam atualizar as fotos do tópico né, é um belo tópico!!
Mas fica difícil sem fotos =/
Como executar a troca de água do radiador?
- rgto777
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Já que o tópico foi ressuscitado, dei uma lida rápida e vou tecer alguns comentários...
1 - Não há como trocar 100% do líquido do arrefecimento (água ou a mistura com o aditivo), com a VT instalada, pois a água fria que entra pelo reservatório abaixa a temperatura para menos de 92°C (temperatura que ela começa a abrir).
2 - Retirar a mangueira inferior não faz com que a água e impurezas retidas no boco saiam, apenas o que estiver contido no radiador, reservatório, mangueiras e parte do que está no bloco.
3 - Para quem nunca usou aditivo ou já comprou o carro com o reservatório marrom, saiba que o sistema já está comprometido...quanto? Só abrindo o cabeçote, retirando a bomba, avaliar o fluxo do radiador, analisar tudo e mesmo assim não se saberá o estado dos selos do motor...
Então não vejo com bons olhos esse procedimento que pode parecer que resolve, mas não...
No meu entendimento as opções são:
1 - Fazer o procedimento de abrir a mangueira inferior e ir acrescentando água limpa no reservatório até que o sistema fique "limpo"...fechar tudo, andar com o carro por uns 2 dias e repetir o processo tantas vezes até que a coloração da água fique satisfatória. Abrir a mangueira inferior e retirar 50 ou 60% da água (tem que conhecer o volume total, que varia conforme o motor e se tem ar quente), recolocar a mangueira e acrescentar o percentual restante com o aditivo concentrado, via reservatório.
2 - Usar um produto próprio para a limpeza do sistema (tipo Rad Clean), observando o recomendado pelo fabricante, sendo que para retirar o produto, repetir o processo descrito em 1, duas vezes no mesmo dia e da última vez, retirar o percentual de água e acrescentar o aditivo.
Alguns foristas são contrário ao uso de tais produtos, pois podem ocorrer vazamentos com o seu uso (normalmente de 5 a 7 dias)...mas aí é como já coloquei...o sistema já estava comprometido...
Em qualquer dos casos, troque todas as mangueiras, pois elas ficam endurecidas e aparentam estar "quebradiças" por dentro...isto é ferrugem fixada nas paredes internas...
Não usar aditivo é uma furada...
1 - Não há como trocar 100% do líquido do arrefecimento (água ou a mistura com o aditivo), com a VT instalada, pois a água fria que entra pelo reservatório abaixa a temperatura para menos de 92°C (temperatura que ela começa a abrir).
2 - Retirar a mangueira inferior não faz com que a água e impurezas retidas no boco saiam, apenas o que estiver contido no radiador, reservatório, mangueiras e parte do que está no bloco.
3 - Para quem nunca usou aditivo ou já comprou o carro com o reservatório marrom, saiba que o sistema já está comprometido...quanto? Só abrindo o cabeçote, retirando a bomba, avaliar o fluxo do radiador, analisar tudo e mesmo assim não se saberá o estado dos selos do motor...
Então não vejo com bons olhos esse procedimento que pode parecer que resolve, mas não...
No meu entendimento as opções são:
1 - Fazer o procedimento de abrir a mangueira inferior e ir acrescentando água limpa no reservatório até que o sistema fique "limpo"...fechar tudo, andar com o carro por uns 2 dias e repetir o processo tantas vezes até que a coloração da água fique satisfatória. Abrir a mangueira inferior e retirar 50 ou 60% da água (tem que conhecer o volume total, que varia conforme o motor e se tem ar quente), recolocar a mangueira e acrescentar o percentual restante com o aditivo concentrado, via reservatório.
2 - Usar um produto próprio para a limpeza do sistema (tipo Rad Clean), observando o recomendado pelo fabricante, sendo que para retirar o produto, repetir o processo descrito em 1, duas vezes no mesmo dia e da última vez, retirar o percentual de água e acrescentar o aditivo.
Alguns foristas são contrário ao uso de tais produtos, pois podem ocorrer vazamentos com o seu uso (normalmente de 5 a 7 dias)...mas aí é como já coloquei...o sistema já estava comprometido...
Em qualquer dos casos, troque todas as mangueiras, pois elas ficam endurecidas e aparentam estar "quebradiças" por dentro...isto é ferrugem fixada nas paredes internas...
Não usar aditivo é uma furada...
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Concordo, poderiam fazer um novo upload das imagens, alguém... por gentileza!rgto777 escreveu:Poderiam atualizar as fotos do tópico né, é um belo tópico!!
Mas fica difícil sem fotos =/
- LFRANCA
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Esse sábado vou fazer uma revisão de leve no carro inclusive a troca da água, então aproveito pra renovar as fotos aqui do tópico .
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Gente o processo é simples, não precisa de fotos.
1° se o sistema tá sujo muito sujo se prepare para arrumar algumas coisas após a limpeza visto que muitas vezes quem tapa o furo é a sujeira. Isso não é impeditivo de fazer a limpeza só se prepare para trocar algumas mangueiras, radiador, selo do motor talvez.
2° Solte a mangueira de retorno (a fina) no reservatório de expansão e direcione ela para um balde um ralo enfim.
3° Onde era o lugar da mangueira de retorno coloque uma mangueira que venha com água da rua.
4° Deixe um bom tempo correndo água com o motor desligado até a água começar a sair limpa
5° Quando você achar que está pronto ainda não está, tá só começando, religue a mangueira de retorno no lugar original dela, ligue o carro de deixe a ventoinha armar duas vezes após isso repita o passo 2 e 3 e vá fazendo vários enxagues até não ter mais sujeira.
6° Troque o reservatório de expansão e tampa e adicione 2litros de aditivo orgânico. de marca boa (Delhpi, Wurth....)
7° A partir de agora já pronto monitore o nível constantemente, nos primeiros dias é normal baixar um pouco por causa do ar que vai saindo dai só completar com água.
1° se o sistema tá sujo muito sujo se prepare para arrumar algumas coisas após a limpeza visto que muitas vezes quem tapa o furo é a sujeira. Isso não é impeditivo de fazer a limpeza só se prepare para trocar algumas mangueiras, radiador, selo do motor talvez.
2° Solte a mangueira de retorno (a fina) no reservatório de expansão e direcione ela para um balde um ralo enfim.
3° Onde era o lugar da mangueira de retorno coloque uma mangueira que venha com água da rua.
4° Deixe um bom tempo correndo água com o motor desligado até a água começar a sair limpa
5° Quando você achar que está pronto ainda não está, tá só começando, religue a mangueira de retorno no lugar original dela, ligue o carro de deixe a ventoinha armar duas vezes após isso repita o passo 2 e 3 e vá fazendo vários enxagues até não ter mais sujeira.
6° Troque o reservatório de expansão e tampa e adicione 2litros de aditivo orgânico. de marca boa (Delhpi, Wurth....)
7° A partir de agora já pronto monitore o nível constantemente, nos primeiros dias é normal baixar um pouco por causa do ar que vai saindo dai só completar com água.
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