[DOWNLOAD] - Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v

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gtmski
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Re: [DOWNLOAD] Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v

Mensagem por gtmski »

Sim, eu clico em "lembrar informações" e ele segura um pouco mais
Bange
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Re: [DOWNLOAD] Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v

Mensagem por Bange »

Não é normal... ocorrer isso, já dei um alô pro Wilson...

Olha, esse AC cut off deve ser para os casos de motores 1.0, que desliga o AC quando muita potência é solicitada...
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gtmski
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Re: [DOWNLOAD] Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v

Mensagem por gtmski »

Tá com o esquema de 2010 aberto aí? O que é aquele 006A dentro de um círculo, abaixo do interruptor do ar (S101)... ali antigamente (esquema de 98) ficava o termostato e o relê
Bange
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Re: [DOWNLOAD] Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v

Mensagem por Bange »

Tô com os dois...
Não sei não... as legendas nada falam...
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Re: [DOWNLOAD] Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v

Mensagem por Bange »

Vamos dar uma parada? Recomeçamos amanhã, por volta do mesmo horário?
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Re: [DOWNLOAD] Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v

Mensagem por Fernando 4100 »

Sobre o A/C: Compressores do tipo CVC não desligam nunca mesmo. Enquanto o interruptor estiver acionado, o compressor tá bombando. Só vai desarmar se houver baixa pressão no sistema ou pressão excessiva; se a ECU determinar o desligamento pelo "relé de plena carga" ou pelo superaquecimento do motor.
Não sei informar como eram aqueles primeiros Zexel, pois nunca nem vi um. Mas os Delphi são CVC (Compressor Variável Compacto), que não usam nenhum sensor/interruptor de gelo (termostato), e são assim Vectra, Astra, Meriva, Zafira, etc.
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Re: [DOWNLOAD] Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v

Mensagem por gtmski »

Vamos dar uma parada? Recomeçamos amanhã, por volta do mesmo horário?
Claro, continuamos amanhã
Sobre o A/C: Compressores do tipo CVC não desligam nunca mesmo. Enquanto o interruptor estiver acionado, o compressor tá bombando. Só vai desarmar se houver baixa pressão no sistema ou pressão excessiva; se a ECU determinar o desligamento pelo "relé de plena carga" ou pelo superaquecimento do motor.
Não sei informar como eram aqueles primeiros Zexel, pois nunca nem vi um. Mas os Delphi são CVC (Compressor Variável Compacto), que não usam nenhum sensor/interruptor de gelo (termostato), e são assim Vectra, Astra, Meriva, Zafira, etc.
Muito interessante isso, não sabia. Vou pesquisar mais. Abração
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Re: [DOWNLOAD] Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v

Mensagem por Bange »

Tem que ter um meio de auto regulação, caso contrário quem tá dentro vira piguim ou estoura o sistema.

Té manhã...
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Re: [DOWNLOAD] Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v

Mensagem por gtmski »

Acho que o Fernando matou a charada mesmo... se olhar o diagrama de 98, os termostatos estão lá e não diz que é Zexel. Nos diagramas de 2010, onde os termostatos sumiram, informa (AC=Zexel)... E tem mais, o componente Y1 é chamado de "embreagem do compressor" para os esquemas com termostato. Nos esquemas sem termostato, o Y1 só se chama "compressor do ar"... o que dá a entender que o Y1 (compressor) funciona continuamente e o K60 (relê 1) realmente é só um relê de corte do compressor e não o relê da embreagem do A/C nos zexel
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Re: [DOWNLOAD] Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v

Mensagem por Fernando 4100 »

Bange escreveu: Sexta-feira 29 2022f Abril 2022 01:13:09 AM Tem que ter um meio de auto regulação, caso contrário quem tá dentro vira piguim ou estoura o sistema.

Té manhã...
Tem uma válvula mecânica no compressor (mecânica no Corsa e eletrônica em carros mais atuais - chamada válvula torre). É ela quem controla isso e faz o compressor ter sua cilindrada variável (daí vem o nome). Varia de 5 a 125 cm3 (conforme o modelo, tem de 4 a 100, 7 a 185, etc). A intenção disso é não apenas aumentar o conforto dos ocupantes, mas evitar tanto o tranco do próprio compressor ao armar e desarmar pelo termostato, quanto não causar oscilações de funcionamento no motor, pois ele é sempre progressivo e com isso o próprio consumo sofre menos.
Os sistemas que usam termostato são mais simples em sua montagem, mas se ouve o tempo todo o relé armar, o compressor acoplar, a marcha-lenta cair, etc. Os CVC eliminam tudo isso, porém, possuem uma peça a mais, de certa forma delicada.
O termostato controla o desarme do compressor via temperatura, a válvula torre monitora a pressão do sistema pra manter sempre no ponto ideal (fazem algo parecido, mas de forma diferente). É por isso que nesse sistema se monitorar a temperatura constantemente (como eu faço com termômetro no painel), vai ver que a saída de ar estará sempre na casa dos 2 graus, independente de a temperatura ambiente estar a 0 grau ou 40 graus, o compressor estará ativo em ambas as situações.


gtmski escreveu: Sexta-feira 29 2022f Abril 2022 01:36:12 AM Acho que o Fernando matou a charada mesmo... se olhar o diagrama de 98, os termostatos estão lá e não diz que é Zexel.
Sobre A/C é só perguntar. Tenho formação na área. Apenas não sei falar detalhes do Zexel porque nunca vi um ao vivo (e é raro, ainda por cima), até por isso sequer me interessei em saber como ele é. Mas pelo que já li, acredito que ele funcione sim por termostato.
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