[DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?
Moderadores: José Leal, sousaman, Bange, leonardo, Organizadores do Fórum
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 3
- Registrado em: Sexta-feira 09 2009f Janeiro 2009 04:23:55 PM
- Localização: São Paulo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Srs Boa noite,
Tenho Corsa 1.0 MPFI 97, o carro não tem cebolão. Já troquei, sensor de temperatura de agua, valvula termostatica, limpei o sistema inteiro. Não tenho AC, minhas duvidas, meu carro tem dois estagios no eletroventilador (acho que ai esta meu problema). Como faço em uma emergencia para fazer ligação direta da ventoinha e de preferencia no estagio mais rapido. Se for rele qual, uns dizem que estão atras do porta luva e outros na caixa de fusivel rele roxo. Alguem pode me salvar..?
Tenho Corsa 1.0 MPFI 97, o carro não tem cebolão. Já troquei, sensor de temperatura de agua, valvula termostatica, limpei o sistema inteiro. Não tenho AC, minhas duvidas, meu carro tem dois estagios no eletroventilador (acho que ai esta meu problema). Como faço em uma emergencia para fazer ligação direta da ventoinha e de preferencia no estagio mais rapido. Se for rele qual, uns dizem que estão atras do porta luva e outros na caixa de fusivel rele roxo. Alguem pode me salvar..?
-
- :: Millennium ::
- Mensagens: 111
- Registrado em: Sábado 17 2014f Maio 2014 10:24:13 PM
- Localização: São Bernardo do Campo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Pessoal, no meu Sedan 1.6 16V 97 foram trocados a válvula termostática, o sensor de injeção ( temperatura ) por um original, feito limpeza do radiador, troca da água com aditivo original Ac Delco e troca do cebolão inferior por um original Wahler - 95-100ºC, antes disso, como o carro estava com um cebolão totalmente errado, na cidade ele acionava as ventoinhas na 1ª velocidade com o marcador do painel pouco acima dos 90º, e na estrada o ponteiro de temperatura colava no inicio da escala, agora depois de toda a manutenção, o carro ficou mais econômico, a temperatura na estrada se mantem estável um pouco acima dos 90º da escala do marcador, e na cidade, o ponteiro sobre até um risco antes do 100º da escala e as ventoinhas acionam, onde a temperatura baixa rapidamente para próximo dos 90º, porém, notei que elas estão acionando apenas na 2ª velocidade, que é a mais forte, e creio que isso não seja normal, o que mais posso verificar ?
-
- :: Millennium ::
- Mensagens: 111
- Registrado em: Sábado 17 2014f Maio 2014 10:24:13 PM
- Localização: São Bernardo do Campo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Pelo que fui informado, o cebolão é o mesmo para os dois casos José Leal !!!
- ivanortjr
- :: Wind ::
- Mensagens: 9
- Registrado em: Terça-feira 03 2014f Junho 2014 11:27:37 AM
- Localização: Chapecó - SC
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
- Contato:
Cara, quando eu comprei o meu corsa (mais ou menos 20 dias atrás) a primeira coisa que fiz foi levar num mecânico pra uma geral.
Ele tinha um mal contato no conector que liga as hélices para refrigerar o motor. O aquecimento estava acima dos 100º e não ligava as hélices. Ele consertou e me explicou o seguinte:
- Esses corsas se você quiser posso desativar a válvula termostática, aí a temperatura sempre será próximo dos 90. Porém, você terá um aumento no consumo do combustível.
- O ideal é o carro trabalhar entre 90 e 100, não ultrapassar jamais os 108/110. Se chegar próximo dos 100 e não ligar a hélice, para o carro espera esfriar e traz pra mim. Se ligar e baixar, tudo certo. O motor dele foi feito pra rodar nessas temperaturas, pra ficar mais macio e economizar combustível.
Então, se ele passar dos 100, se preocupe, caso contrário, ele está dentro do normal.
Abraços!!
Ele tinha um mal contato no conector que liga as hélices para refrigerar o motor. O aquecimento estava acima dos 100º e não ligava as hélices. Ele consertou e me explicou o seguinte:
- Esses corsas se você quiser posso desativar a válvula termostática, aí a temperatura sempre será próximo dos 90. Porém, você terá um aumento no consumo do combustível.
- O ideal é o carro trabalhar entre 90 e 100, não ultrapassar jamais os 108/110. Se chegar próximo dos 100 e não ligar a hélice, para o carro espera esfriar e traz pra mim. Se ligar e baixar, tudo certo. O motor dele foi feito pra rodar nessas temperaturas, pra ficar mais macio e economizar combustível.
Então, se ele passar dos 100, se preocupe, caso contrário, ele está dentro do normal.
Abraços!!

"O sonho acabou, mas ainda temos pão doce".
- José Leal
- :: Moderador ::
- Mensagens: 5905
- Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
- Localização: Goiânia - GO
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Verdade. Falei bobagem aqui...cleitonvicente escreveu:Pelo que fui informado, o cebolão é o mesmo para os dois casos José Leal !!!
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
-
- :: Millennium ::
- Mensagens: 111
- Registrado em: Sábado 17 2014f Maio 2014 10:24:13 PM
- Localização: São Bernardo do Campo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Imagina José Leal, fique despreocupado quanto a isso !!!
-
- :: Millennium ::
- Mensagens: 111
- Registrado em: Sábado 17 2014f Maio 2014 10:24:13 PM
- Localização: São Bernardo do Campo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Srs, peguei uma cola num vídeo do amigo Bange no you tube, https://www.youtube.com/watch?v=YoiLWI6SBfY e pude notar o funcionamento da ventoinha no carro dele nas duas velocidades, como citei anteriormente, depois de resolvido o problema da circulação de água do meu motor ( 1.6 16V ) e de ter feito a limpeza do radiador, troca da válvula termostática, sensor de injeção ( temperatura ) original GM, motor da ventoinha novo, cebolão novo original Wahler, aparentemente meu problema com temperatura foi resolvido, porém criei outro, antes de toda essa intervenção e trabalhando com o cebolão errado, minhas ventoinhas acionavam na 1ª velocidade, entrando na 2ª quando do maior aquecimento, onde não desligavam devido a não acontecer a troca de calor, agora acontece o contrário, elas acionam direto na 2ª velocidade, com o ponteiro no ultimo risco antes dos 100º e ficam nessa velocidade até desarmar tudo, com o ponteiro já bem próximo dos 92º, elas não trabalham na primeira velocidade, já ligam direto na 2ª e permanecem assim, porem resfriam rápido o sistema, o que poderia estar errado ainda com meu carro ?
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 4644
- Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
- Ano de fabricação: 1997
cleitonvicente,
Até onde sei, só existem duas velocidades para carros com AC...qual o seu caso?
Minha referência é sempre o meu carro, pouco conheço dos outros anos e modelos, mas diga o modelo/ano/motorização que a gente chega lá...
Até onde sei, só existem duas velocidades para carros com AC...qual o seu caso?
Minha referência é sempre o meu carro, pouco conheço dos outros anos e modelos, mas diga o modelo/ano/motorização que a gente chega lá...
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 3 Respostas
- 2095 Exibições
-
Última mensagem por beto veraneio
-
- 1 Respostas
- 3551 Exibições
-
Última mensagem por gtmski
-
- 2 Respostas
- 3644 Exibições
-
Última mensagem por KassioAugusto
-
- 7 Respostas
- 2535 Exibições
-
Última mensagem por Manfio
-
- 2 Respostas
- 5108 Exibições
-
Última mensagem por Bange