[DÚVIDA] - Carro dando "soquinhos". Pq isso acontece?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Hugo Janini
:: Piquet ::
Mensagens: 229
Registrado em: Segunda-feira 25 2012f Junho 2012 11:54:00 PM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Hugo Janini »

JonathanSM, fiz o teste no meu corsa e percebi uma baita folga, nao sei se uma pequena folga seja normal, mas pelo deslocamento que o carro teve posso afirmar que nao esta normal.
Desculpe a ignorancia, mas como se arruma isso?
Corsa Hatch Milenium 4p Cinza Pontal 1.0 8v 2001
Fótos >> www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=86687


JonathanSM
:: Piquet ::
Mensagens: 272
Registrado em: Quinta-feira 11 2010f Novembro 2010 01:34:39 PM
Localização: Montenegro - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JonathanSM »

Hugo Janini escreveu:JonathanSM, fiz o teste no meu corsa e percebi uma baita folga, nao sei se uma pequena folga seja normal, mas pelo deslocamento que o carro teve posso afirmar que nao esta normal.
Desculpe a ignorancia, mas como se arruma isso?
Boa pergunta. Também nao sei como consertar. Já levei em três mecanicos diferentes e ninguem quer mexer... Dizem que é desgaste normal...


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26823
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

vcs tao procurando pelo em ovo, todo carro de cambio manual tem uma folga....
pode pegar um carro 0km na loja deixar so engatado e forcar pra frente e pra tras, ele vai andar perto de 10cms
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


raphael.mendes
:: Piquet ::
Mensagens: 299
Registrado em: Segunda-feira 09 2013f Dezembro 2013 10:01:29 AM
Localização: Piracicaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por raphael.mendes »

SemControle escreveu:vcs tao procurando pelo em ovo, todo carro de cambio manual tem uma folga....
pode pegar um carro 0km na loja deixar so engatado e forcar pra frente e pra tras, ele vai andar perto de 10cms
também acho. essa folga é normal, até pq se não tivesse a folga qualquer encostadinha no carro engatado e estacionado ja ia levar o câmbio pro espaço.


JonathanSM
:: Piquet ::
Mensagens: 272
Registrado em: Quinta-feira 11 2010f Novembro 2010 01:34:39 PM
Localização: Montenegro - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JonathanSM »

SemControle escreveu:vcs tao procurando pelo em ovo, todo carro de cambio manual tem uma folga....
pode pegar um carro 0km na loja deixar so engatado e forcar pra frente e pra tras, ele vai andar perto de 10cms
Com certeza... Porém a folga que tem no cambio da minha wagon é maior do que a folga aceitável. E isso se reflete no andar com o carro. De vez em quando estou andando sem forçar, ele começa a soquiar (como se estivesse engasgando), pelo fato de ter uma folga maior do que a aceitável....


JonathanSM
:: Piquet ::
Mensagens: 272
Registrado em: Quinta-feira 11 2010f Novembro 2010 01:34:39 PM
Localização: Montenegro - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JonathanSM »

Pra facilitar, acho que este tópico trata exatamente a folga que estou falando..

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=57240


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Creio que tenhamos que diferenciar um pouco os sintomas...

Folga tem que haver, mas se excessiva talvez possa apresentar tal sintoma.

Barulho ao sair ou ir parando dá mais a impressão de ser algo de suspensão.

Uma maneira de tentar dividir a coisa é sair no plano com o giro ligeiramente alto (mantendo a caixa justa), e ir parando em reduzidas (também mantendo a caixa justa), nesses casos ocorrendo barulho é mais provável ser suspensão (calço, coxim, mola, amortecedor, barra estabilizadora, asa de morcego, pivot, ...).

Folga de caixa eu (até hoje), consigo distinguir ouvindo apenas o motor em ML e pisando apenas na embreagem... quando tem folga percebe-se em ML uma batida diferente (parece ter algo frouxo ou folgado), de quando se pisa na embreagem... fica bem silencioso, parecendo que as coisas se ajustam...

Sem presenciar o caso, o relato de "soquinhos", me parece que o carro ganha pequenos empurrões (muito parecido quando se mantém a marcha engatada e o carro vai parando sem que se pise na embreagem...dá aqueles pulinhos...), que no extremo da coisa chega até a fazer barulho (função da folga de caixa), segundos antes do carro literalmente morrer ao saltos...

Como disse anteriormente, no meu caso, os "soquinhos" não tinham nenhuma relação com caixa ou suspensão e sim um problema relativo ao sensor MAP com o gás instalado no meu carro (mau contato), fazendo a ML oscilar e em baixas rotações com marchas engrenadas (porém ainda não na fase dos pulos normais), dar uns "soquinhos", mas não acompanhado de nenhum barulho adicional...muito parecido também com falhas de ignição ou rápidas falta de combustível. Em giro elevado, nenhum sintoma era percebido...


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

...acrescentando... o problema não ocorria quando no gás...


Hugo Janini
:: Piquet ::
Mensagens: 229
Registrado em: Segunda-feira 25 2012f Junho 2012 11:54:00 PM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Hugo Janini »

JonathanSM escreveu:Pra facilitar, acho que este tópico trata exatamente a folga que estou falando..

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=57240

JonathanSM, excelente tópico, acredito que seja exatamente isso o problema no meu carro pois os sintomas são os mesmos, troquei a embreagem achando que ia resolver e não resolveu, mas pelo menos não perdi dinheiro pois a embreagem estava ruim mesmo.

Pelo relato do pessoal no tópico estou convencido que o problema seja este, o difícil vai ser convencer o mecânico pra dar uma olhada nisso.

Valeu !
Corsa Hatch Milenium 4p Cinza Pontal 1.0 8v 2001
Fótos >> www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=86687


JonathanSM
:: Piquet ::
Mensagens: 272
Registrado em: Quinta-feira 11 2010f Novembro 2010 01:34:39 PM
Localização: Montenegro - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JonathanSM »

Hugo Janini escreveu:
JonathanSM escreveu:Pra facilitar, acho que este tópico trata exatamente a folga que estou falando..

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=57240

JonathanSM, excelente tópico, acredito que seja exatamente isso o problema no meu carro pois os sintomas são os mesmos, troquei a embreagem achando que ia resolver e não resolveu, mas pelo menos não perdi dinheiro pois a embreagem estava ruim mesmo.

Pelo relato do pessoal no tópico estou convencido que o problema seja este, o difícil vai ser convencer o mecânico pra dar uma olhada nisso.

Valeu !
De fato o dificil é convencer os mecanicos.. Pelo menos eu desisti, me acostumei com problema (que nao é tao grave assim). E se um dia piorar, vou tentar achar uma caixa nova....


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”