Daniel, deixa eu listar uns detalhes que farão toda diferença:danielralfes escreveu:Weverton, Muito obrigado pela explicação.
Agora faz sentido o q vc falou sobre a TBI !!
Não teria como aproveitar apenas a parte de metal e o corpo da borboleta?
Nesse caso rolaria pegar a TBI do Meriva e colocar meu sensor?
Estou perguntando pq nem tenho ideia se o encaixe desses modelos servem, tendeu?
Como vc já tá mexendo com corsa a mais tempo talvez saiba disso.
Eu tenho certeza que ele maior pouca coisa o do Corsa 1.8, mas não sei quanto.
Vou pesquisar/medir tmb a minha TBI para ver a diferença.
Pois o meu corsa é fab out/2004/modelo 2005.
Na minha preparação qual medida vc acha ideal?
E aonde consigo abrir ?
Se os encaixes dos sensores forem iguais, rolaria mesmo era só trocar o sensor.
Vc sabe aonde eu encontro as informações de diametro das peças gm?
NO mais muito obrigado pela ajuda.
1 - A TBI do meriva 1.8 16v tem acelerador eletrônico, portanto já pode descartar essa idéia, tem que ser por cabo.
2 - Quanto mais adaptações fizer maior a chance de dar tudo errado, portanto, pegar cabeçote de um, coletor de admissão de outro, tbi de um outro e sensor de outro ainda, sua injeção pode até funcionar mas não vai ficar redonda.
3 - A TBI do corsa 1.8 de 2005 para baixo é a mesma do corsa 1.6, tem o mesmo diametro, sinal que para aquela potência, o diametro está ainda bem dimensionado.
4 - Uma TBI de 45,5 mm está bem dimensionada para até 120 cv. A de 46,4 mm para mais 5 cv, neste caso está mais para variar a velocidade do fluxo, já que o corsa 1.6 tem só 92 cv. Para uma TBI de 50 mm, 145 cv para baixo. E no limite de abertura da TBI original do corsa 1.6, que foi o que consegui, 52 mm, 155 cv. Seu carro com toda certeza ficará com menos de 140 cv, então uma simples abertura da sua TBI para até 50 mm, já resolveria.
5 - O coletor da Meriva é variavel, e essa variação entre caminho curto e largo e longo e estreito é feito pela injeção eletrônica que no seu caso, não será possível o controle, portanto, sem chances de usar tbi e coletor de admissão desse cabeçote, teria que adaptar ou mandar fazer um específico e simples. Percebeu que a idéia de usar o cabeçote do meriva 16v não é das melhores? É muita adaptação.
Eu se fosse vc, mesmo que o motor seja 1.6, 1.7 ou 1.8, comprava o cabeçote do corsa 1.6 16v, junto com o coletor de admissão. Se for preparar o cabeçote, vc compensa o menor fluxo em relação ao 1.8 (se é que existe!). Quanto a TBI tem que verificar se os sensores TPS e atuador de marcha lenta são compatíveis com o seu, não sei te dizer. Se não for use a sua TBI, se o encaixe for diferente, faça um flange. Meça a TBI e veja se precisa abrir um pouco ou não. Acho que assim vai ser o jeito mais simples de funcionar legal toda essa adaptação.
Para abrir a TBI procure um torneador profissional e peça para fazer a borboleta no mesmo material do original para não haver uma dilatação diferente e dar passagem de ar falsa ou travar sua borboleta no corpo.
Esse parágrafo acima cabe uma estória minha! Peguei minha TBI aberta as cinco da tarde e começei a dar um polimento interno nela e só acabei as 11 da noite. Queria testar como tinha ficado, e não queria saber de esperar outro dia, montei tudo e fui para rodovia dar km, peguei uma descida longa e colei o pé no acelerador, e com uma mão segurando uma camera de filmar (estava sozinho), no fim da descida com o ponteiro colado nos 220 tem uma curva, então tirei o pé do acelerador e advinha?? A borboleta travou aberta, toda aberta! No desespero consegui dar uma diminuida na velocidade no carro e fiz a curva a 190!!!
Abs.