[DÚVIDA] - Como Preparar Corsa 1.6 8v para 16v?

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.

Moderadores: andre pirituba, SemControle, Organizadores do Fórum

Responder
wevertonvb
:: ST ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

danielralfes escreveu:Weverton, Muito obrigado pela explicação.
Agora faz sentido o q vc falou sobre a TBI !!

Não teria como aproveitar apenas a parte de metal e o corpo da borboleta?
Nesse caso rolaria pegar a TBI do Meriva e colocar meu sensor?
Estou perguntando pq nem tenho ideia se o encaixe desses modelos servem, tendeu?
Como vc já tá mexendo com corsa a mais tempo talvez saiba disso.

Eu tenho certeza que ele maior pouca coisa o do Corsa 1.8, mas não sei quanto.

Vou pesquisar/medir tmb a minha TBI para ver a diferença.
Pois o meu corsa é fab out/2004/modelo 2005.

Na minha preparação qual medida vc acha ideal?
E aonde consigo abrir ?

Se os encaixes dos sensores forem iguais, rolaria mesmo era só trocar o sensor.
Vc sabe aonde eu encontro as informações de diametro das peças gm?

NO mais muito obrigado pela ajuda.
:D
Daniel, deixa eu listar uns detalhes que farão toda diferença:

1 - A TBI do meriva 1.8 16v tem acelerador eletrônico, portanto já pode descartar essa idéia, tem que ser por cabo.

2 - Quanto mais adaptações fizer maior a chance de dar tudo errado, portanto, pegar cabeçote de um, coletor de admissão de outro, tbi de um outro e sensor de outro ainda, sua injeção pode até funcionar mas não vai ficar redonda.

3 - A TBI do corsa 1.8 de 2005 para baixo é a mesma do corsa 1.6, tem o mesmo diametro, sinal que para aquela potência, o diametro está ainda bem dimensionado.

4 - Uma TBI de 45,5 mm está bem dimensionada para até 120 cv. A de 46,4 mm para mais 5 cv, neste caso está mais para variar a velocidade do fluxo, já que o corsa 1.6 tem só 92 cv. Para uma TBI de 50 mm, 145 cv para baixo. E no limite de abertura da TBI original do corsa 1.6, que foi o que consegui, 52 mm, 155 cv. Seu carro com toda certeza ficará com menos de 140 cv, então uma simples abertura da sua TBI para até 50 mm, já resolveria.

5 - O coletor da Meriva é variavel, e essa variação entre caminho curto e largo e longo e estreito é feito pela injeção eletrônica que no seu caso, não será possível o controle, portanto, sem chances de usar tbi e coletor de admissão desse cabeçote, teria que adaptar ou mandar fazer um específico e simples. Percebeu que a idéia de usar o cabeçote do meriva 16v não é das melhores? É muita adaptação.

Eu se fosse vc, mesmo que o motor seja 1.6, 1.7 ou 1.8, comprava o cabeçote do corsa 1.6 16v, junto com o coletor de admissão. Se for preparar o cabeçote, vc compensa o menor fluxo em relação ao 1.8 (se é que existe!). Quanto a TBI tem que verificar se os sensores TPS e atuador de marcha lenta são compatíveis com o seu, não sei te dizer. Se não for use a sua TBI, se o encaixe for diferente, faça um flange. Meça a TBI e veja se precisa abrir um pouco ou não. Acho que assim vai ser o jeito mais simples de funcionar legal toda essa adaptação.

Para abrir a TBI procure um torneador profissional e peça para fazer a borboleta no mesmo material do original para não haver uma dilatação diferente e dar passagem de ar falsa ou travar sua borboleta no corpo.

Esse parágrafo acima cabe uma estória minha! Peguei minha TBI aberta as cinco da tarde e começei a dar um polimento interno nela e só acabei as 11 da noite. Queria testar como tinha ficado, e não queria saber de esperar outro dia, montei tudo e fui para rodovia dar km, peguei uma descida longa e colei o pé no acelerador, e com uma mão segurando uma camera de filmar (estava sozinho), no fim da descida com o ponteiro colado nos 220 tem uma curva, então tirei o pé do acelerador e advinha?? A borboleta travou aberta, toda aberta! No desespero consegui dar uma diminuida na velocidade no carro e fiz a curva a 190!!! :D Imagina o cagaço que não foi! Então fica a dica de usar o mesmo material na borboleta, o torneador no meu caso não usou e dps tive que mandar fazer outro.

Abs.

SemControle
:: Moderador ::

Mensagem por SemControle »

com tudo q ja foi dito, pegaria seu proprio cabecote ou um desses 16V q quer e mandaria trabalhar no tudo q dá, vai ser bem $$$$$$$$$$$$$$$$$
mas cabecote é o coracao do aspirado

pow wevertonvb, nem pra vc ter a pickup no tudo q da com botao tic tak de ligar e desligar a bomba :D seria sua salvacao, dificil seria lembrar do botao a 220
isso eu to acostumado com a ximbika, acelerador e freio quase na mesma altura, sempre freiando e acelerando junto pra nao morrer, mas nao a 220, senao pode desmontar o "carro"
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs

danielralfes
:: Millennium ::

Mensagem por danielralfes »

ahuahua....loucura hein fio?
nos proximo posta vai as considerações
Corsa Classic Spirit 1.6 8v
2004/2005
Belo Horizonte-MG

danielralfes

Vlw wevertonvb!

Cara estou muito feliz com sua ajuda !
Ajuda assim é bom para todos que querem aprender a modificar o carro.!
Assim que for feito as mudanças vou postando.

Obrigado por me ajudar e explicar esses detalhes técnicos,
pelo que vi aqui o ideal vai ser mesmo fica com TBI original aberta até dar uns 130cv (Acho muito dificil o corsa chegar nisso),
creio que a 1.6 16v vale a pena colocar? Quais as vantagens?

Então as únicas modificações que irei fazer baseado nas suas dicas é:

- Cabeçote 1.6 16V (vindo do Corsa 1.6 16v)
- Polia Graduada
- Junta de cabeçote de aço - Motores GM 1.8 8v Flex
- Bicos Injetores 1.6 16v (ou deixa o original ???)
- Coletor de Escape 4x1 + escape de 2,0" (essa espessura ou menor?)
- Filtro de Ar esportivo com CAI (fica fácil usar no corsa?)

Serviços:
- Abrir o caneco para 1.8 (na m) deixando o meu vira mesmo para virar 1.7.
- Trabalhar o cabeçote (como aqui em BH não conheço lugares bons, se eu passase a grana vc compraria o cabeçote e mandaria fazer aquele trabalho que vc comentou num post para trás ?)
- Rebaixar Cabeçote rebaixado (Fazer os cálculos das medidas d rebaixamento máximo para usar somente a Gasolina).
- Taxa de 10,5 (12 se conseguir instalar o sensor de detonação - abaixo vai ter as considerações)
- Remapeamento da Injeção Eletronica: aumento do corte de giro, acerto de ponto de ignição e tempo

*-*-*-*-*-*-
As preparações no cabeçote (sugestão do wevertonvb):
- Equalizar dutos e camaras de combustão.
- Aperfeiçoar o fluxo de admissão e escape dos dutos.
- Fazer angulos no assentamento da válvula;
- Fazer angulos na válvula;
- Entre outros.
*-*-*-*-*-*-*

"Semcontrole" e wevertonvb, vou pesquisar sobre minha central e modelo exato dela e o que ela vêm preparada para fazer e o que aceita também.
Agora uma dúvida técnica qual a vantagem em usar 1.6 16v ou 1.8 8v, qual a caracterista de cada um? Digo um é melhor em baixa no toruqe..etc
Nesse projeto 1.6 16v vai continuar com bom torque em baixo e vai destravar na final?

Vou precisar usar outra bomba ou essa dá conta de jogar toda gasolina necessária?

Por favor me ajudem nessas curiosidades.
Obrigado.
2004/2005
Belo Horizonte-MG

SemControle

danielralfes escreveu: creio que a 1.6 16v vale a pena colocar? Quais as vantagens?

akilo de sempre dos cabecotes 16V, seu torque passa a ser em alta, ficando mole em baixa

Então as únicas modificações que irei fazer baseado nas suas dicas é:

- Polia Graduada

o funcionamento do spay dos bicos muda de 8V pra 16V, seria melhor seguir o cabecote

- Filtro de Ar esportivo com CAI (fica fácil usar no corsa?)

Serviços:
- Trabalhar o cabeçote (como aqui em BH não conheço lugares bons, se eu passase a grana vc compraria o cabeçote e mandaria fazer aquele trabalho que vc comentou num post para trás ?)
- Rebaixar Cabeçote rebaixado (Fazer os cálculos das medidas d rebaixamento máximo para usar somente a Gasolina).
- Taxa de 10,5 (12 se conseguir instalar o sensor de detonação - abaixo vai ter as considerações)
- Remapeamento da Injeção Eletronica: aumento do corte de giro, acerto de ponto de ignição e tempo

*-*-*-*-*-*-
- Entre outros.
*-*-*-*-*-*-*

"Semcontrole" e wevertonvb, vou pesquisar sobre minha central e modelo exato dela e o que ela vêm preparada para fazer e o que aceita também.
Agora uma dúvida técnica qual a vantagem em usar 1.6 16v ou 1.8 8v, qual a caracterista de cada um? Digo um é melhor em baixa no toruqe..etc

1.8 ta no limite do q o bloco suporta, e a RL ficou comprometida, acabou sendo um motor muito bom em baixa e ficando xoxo em alta
o 16V tem como caracteristica ser xoxo em baixa e bom em alta

Nesse projeto 1.6 16v vai continuar com bom torque em baixo e vai destravar na final?

vai precisar muita coisa pra conseguir nao perder muito em baixa com as 16V, nao é magica, vc vai simplesmente deslocar a faixa de torque, nao tem como mudar e deixar ela cobrindo todo regime de rotacao, vc teria q usar um comando no estilo dos VVTI IVTec essas coisas "basicas", mas nao tem como usar isso no corsa

pra ver q nem tudo sao flores, os golf GTI q ja vem com turbo, a pressao é toda controlada via central, é um carro suave, e forte, o torque maximo dele é de 1500 a 4500rpms, nem com turbina e controlando a pressao eletronicamente deu pra fazer um torque maximo presente em todo regime de giro do motor...

Vou precisar usar outra bomba ou essa dá conta de jogar toda gasolina necessária?

cara, troca se a sua tiver baleada, qnd vc fizer as contas pra ver o qnt vai investir e o qnt de cv vai voltar vc vai ver q nao é toda essa violencia, vc nao vai ter q redimensionar completamente freios e suspensao, nao vai ter q pensar em cinto 5 pontas....vai ficar mais forte, vai beber mais, mas nao vai mudar nada tao agressivo na questao de alimentacao, ignicao, essas coisas....

Obrigado.

danielralfes

Valeu pelas dicas, o bom que vou poder manter muita coisa como está.

Interessante isso do cabeçote, mas como isso ocorre? Tipo ter mais valvulas deixa fraco em baixa?
É pq lança pouca gasolina?
Queria entender bem isso, aonde posso ler matérias que explicam isso?
Ou pelo menos uma explicação.

Só uma coisa, vc sabe dizer qual a diferença de vazão e funcionamento dos bicos 16v?
2004/2005
Belo Horizonte-MG

SemControle

eu sei q o spray é diferente, as camaras tem mudancas, e pra aproveitar e tornar homogenae a mistura, tem diferencas significativas.....

entao, cabecote é muito tecnico, tem casos e casos
vi uma materia na tv q la em 19e alguma coisinha fizeram um motor em V pra um moto, com 2 cil, e 8 valvulas....essa coisa de 4valvulas ou mais por cil é antiga, mas tem casos e casos

é tao complexo q nao basta entender, tem q dominar mesmo, um aspirado se prioriza as valvulas de admissao, num turbo as de escap, mesma coisa nos comando, tem quem coloque um comando violento pra aspirado e monta o turbo e acha q ta rendendo tudo q pode, mas o comando na verdade ta matando o motor....

mudar um algulo, polir um duto, isso muda a velocidade de entrada, muda a lavagem do cil (troca da queima, por mistura nova) sao muitas coisas mesmo, e receita pronta acaba nao tendo, vai de cada caso
vc pode gastar de 500 a mais de 5K num trabalho de cabecote, conforme o trabalho e o cabecote

valvulas a mais nem sempre matam em baixa o motor....qnts vezes ja vi trocarem cabecote de AP pelo famoso 20V de fluxo cruzado, a vantagem ja esta na troca da queima pela mistura nova, em ser fluxo cruzado, e tem valvula a dar com pau, fazem todo um trabalho e conseguem bons resultados, outro negocio é a dificuldade em comandos pros 16V, nao tem em toda eskina como pros 8V

wevertonvb

danielralfes escreveu:Valeu pelas dicas, o bom que vou poder manter muita coisa como está.

Interessante isso do cabeçote, mas como isso ocorre? Tipo ter mais valvulas deixa fraco em baixa?
É pq lança pouca gasolina?
Queria entender bem isso, aonde posso ler matérias que explicam isso?
Ou pelo menos uma explicação.

Só uma coisa, vc sabe dizer qual a diferença de vazão e funcionamento dos bicos 16v?
Daniel, vou responder essa primeiro dps respondo a de cima.

A questão de diferença de comportamento entre os 8v e 16 v está relacionado a velocidade do fluxo e do enchimento do cilindro.

O torque máximo de um motor se dá no momento em que ocorre o maior enchimento do cilindro. Ou seja, um motor 1.6 4 cilindros, cada cilindro tem 500 cc, mas para cada rpm existe um enchimento desse cilindro, que no caso dos aspirados originais, nunca chega em 100%, isso é chamado de eficiência volumétrica. Num cabeçote 8v fica por volta de 75% e 16v por volta de 85%. Então essa é uma das vantagens do 16v, maior enchimento do cilindro, maior eficiência volumétrica. Ou seja no exemplo acima, um cabeçote 8v enche no máximo 375 cc de cada cilindro no ponto de torque máximo, e nos 16 v encheria 425 cc. Então, tendo maior quantidade de mistura tem-se um torque maior e consequentemente potência maior.

Mas o que acontece, os 1.6 16v usam duas válvulas de admissão de 31 mm cada e duas de escape de 27,5 mm cada. Os 1.6 8v e 1.8 tb, usam 1 válvula de admissão de 38 mm e 1 de escape de 31 mm. Vamos pensar só na admissão, se vc calcular a área de admissão que as válvulas do 16 v proporcionam, vai dar 1509 mm2 contra 1134 mm2 dos 8v, uma diferença 33% maior. Quanto maior a área da válvula menor a velocidade de fluxo para dado RPM. Assim, como nos 8v a área é menor, a velocidade de fluxo ideal para torque máximo é atingido com rotações mais baixas, e nos 16 v essa velocidade de fluxo é atingida em rotação maior. Concluindo o torque máximo dos 8v vem em rotações mais baixas e nos 16 v em rotações mais altas devido ao enchimento máximo dos cilindros ocorrerem em rpm diferentes.

Sobre o 16 v gerar maior potência em altos rpm que os 8 v é devido a eficência volumétrica que citei acima. Como a área das válvulas são maiores no 16 v, em alto rpm consegue um maior enchimento que os 8v.

É isso.

wevertonvb

danielralfes escreveu:Vlw wevertonvb!

Cara estou muito feliz com sua ajuda !
Ajuda assim é bom para todos que querem aprender a modificar o carro.!
Assim que for feito as mudanças vou postando.

Obrigado por me ajudar e explicar esses detalhes técnicos,
pelo que vi aqui o ideal vai ser mesmo fica com TBI original aberta até dar uns 130cv (Acho muito dificil o corsa chegar nisso),
creio que a 1.6 16v vale a pena colocar? Quais as vantagens?
Expliquei na resposta anterior. No 16 v vc consegue maior eficiência volumétrica em altas rotações portanto consegue maior potência máxima em rpm mais alto, já que potência é torque multiplicado pelo rpm.
danielralfes escreveu:Então as únicas modificações que irei fazer baseado nas suas dicas é:

- Polia Graduada
- Filtro de Ar esportivo com CAI (fica fácil usar no corsa?).
- Cabeçote 1.6 16V (vindo do Corsa 1.6 16v) - OK!
- Polia Graduada - OK, na verdade Polias Graduadas, são duas. Procura pelo MaxCWB ele produz essas polias num preço melhor.
- Junta de cabeçote de aço - Motores GM 1.8 8v Flex - Não, como já foi dito, a junta dos 8v e 16v são diferentes, vc vai ter que usar a junta original do 16v. Só lembrando que os cabeçotes não são plug-and-play, vai precisar retrabalhar alguns pontos dos dutos de óleo e água do bloco.
- Bicos Injetores 1.6 16v (ou deixa o original ???) - Ai é preciso fazer uma melhor análise, vai ser o que 1.6, 1.7 ou 1.8? Precisa fechar o restante primeiro, mas original só se for de outro modelo mais forte.
- Coletor de Escape 4x1 + escape de 2,0" (essa espessura ou menor?) - Menor que 2" não. Se tiver muitas curvas e fechadas demais e as curvas forem dobradas tz seja necessário usar 2,25".
- Filtro de Ar esportivo com CAI (fica fácil usar no corsa?). É sussegado.
danielralfes escreveu:Serviços:
Para chegar a 1.7, tem que abrir mais que a medida do 1.8. Tá escrito para trás, se eu não me engano é 81,5 mm, o do 1.8 é 80,5 mm.
danielralfes escreveu:- Trabalhar o cabeçote (como aqui em BH não conheço lugares bons, se eu passase a grana vc compraria o cabeçote e mandaria fazer aquele trabalho que vc comentou num post para trás ?).
Hoje fui no ferro velho comprar um motor de partida para meu 2.4 16 v e perguntei se tinha esse caceçote 1.6 16 v aqui, não tem e vai ser meio difícil achar, vai ser mais fácil achar pela net mesmo. Quanto a retrabalho de cabeçote aqui em BSB só tem um cara que fazia como ninguém, o Zezão do autodromo, fazia cabeçote de o Astra do Caca Daud, colocou todos da DT-A no bolso. Mas o Zezão não está pegando para fazer mais, tanto é que na época não consegui fazer o meu com ele e onde fiz não gostei. Em BH tem pessoal competente que faz isso bem feito, dps vou te passar algum contato dai, tenho que pegar no fórum dos opaleiros de participo. Preparação de cabeçote de referência é em SP mesmo.
danielralfes escreveu:- Rebaixar Cabeçote rebaixado (Fazer os cálculos das medidas d rebaixamento máximo para usar somente a Gasolina).
Taxa de 10,5 (12 se conseguir instalar o sensor de detonação - abaixo vai ter as considerações).
12 não é taxa de gasolina em lugar nenhum do mundo, se usa isso nos flex mas é aquela cagada! Se conseguir adaptar sensor de detonação o que é extremamente difícil, se bobear no Brasil ninguém foi capaz disso ainda, é para usar 10,5 no máximo 11. Sem sensor de detonação é 10 para baixo.
danielralfes escreveu:- Remapeamento da Injeção Eletronica: aumento do corte de giro, acerto de ponto de ignição e tempo.
Ok.
danielralfes escreveu: *-*-*-*-*-*-
- Entre outros.
*-*-*-*-*-*-*
É por ai. Tem muito detalhes nesse ponto.
danielralfes escreveu: "Semcontrole" e wevertonvb, vou pesquisar sobre minha central e modelo exato dela e o que ela vêm preparada para fazer e o que aceita também.

Obrigado.
É muito importante vc conhcer todos os detalhes da sua injeção para saber o que vai dar para fazer.

Não precisa de outra bomba se a sua estiver boa, para vc ter idéia na minha picape rodou com alcool e preparado e segurou a onda até eu desmontar o motor.

Abs.

SemControle

matou a pau na explicação das valvulas do cabecote

tem os sem nocao com mais de 11 de taxa, gasolina e injecao de agua e alcool :D, mas sao sem nocao total
com 10,5 no corsa eu andava com metade gasolina e metade alcool, até q resolvi usar so alcool, podia andar melhor se tivesse mais taxa, mas na mistura ia bem, o mecanico disse pra jamais usar apenas gasolina

Responder