Antes de começar o tópico, meus sinceros agradecimentos aos membros abaixo, pois eles me ajudaram em muitas dúvidas, me aguentaram perguntando direto, enchendo o saco, meu nervosismo com a oficina, me ajudaram com orientações e opiniões:
Eduardo Lirani;
Ikaro;
Helin;
Henrique;
Léo Marcondes;
Sousaman;
André Pirituba;
Ramos;
Luizinho;
Marco Túlio.
Quem eu não mencionei, mil perdões, foram tempos difíceis para mim!
Após a última revisão que eu fiz no Corsa, em uma certa "oficina" (não quero falar nome, e solicito que quem saiba qual oficina que é também não informe, pois estou procurando agir de forma correta, acionando a justiça), o carro voltou com o seguinte barulho:
[youtube]X-OXGJ4r6Mk[/youtube]
E não é tucho, infelizmente. E sim saia de pistão.
Resumindo... Após o barulho, retornei a oficina e foi informado que o mais provável de ter acontecido é que a parte de baixo não aguentou a nova compressão.
ACREDITO EU, que uma oficina do porte da mesma, deveria ter me informado sobre as possíveis causas que uma troca de junta (se é que a compressão aumentaria ao ponto de prejudicar a parte de baixo) poderia causar, isso para mim, se chama má fé. Não tento transparência nenhuma com o cliente. E o pior de tudo, foi o descaso que a oficina agiu comigo no possível atendimento de garantia.
Fazer o que, antes de uma pedrada grande, sempre vem as menores. No meu segundo serviço que eu realizei nesta oficina, foi uma revisão no sistema de arrefecimento. Tudo certo, exceto pelo fato de ter colocado um reservatório de expansão paralelo. Com isso, a pressão do sistema começou a vazar, resultando em perda de aditivo. Voltei para a garantia, no qual alegou que o problema teria sido a tampa do reservatório, e nem fizeram o favor de completar com aditivo na porcentagem correta, foi água pura. Resultado, comprei um reservatório novo original e aditivos, do meu próprio bolso. Mas isso eu deixei passar.
No último serviço que eu fiz, além da falta de transparência com o cliente, eu deixei o carro com o teto fechado, persiana fechada e o rádio sintonizado na 98FM. Voltando para buscar o carro o teto estava escancarado, persiana aberta e com um pedaço do forro descolado e o rádio sintonizado na EXTRA. O problema era no motor ou no interior do veículo?
E não terminando, após ABRIR o motor, foi constato que os tuchos usados foram da marca APLIC e me foi cobrado e disseminado na ordem de serviço tuchos originais GM. É mole?
Não tirei foto, mas um tucho não estava permitindo o fechamento correto de uma válvula, a qual acabou marcando um pouco o pistão e a empenhando.
Enfim... peço desculpas pelo desabafo, mas eu não recomendo JAMAIS que levem seus veículos nessa oficina. Se tem dúvidas sobre qual é, me chame em OFF que terei o prazer de falar o nome dela. Mas aqui não, não quero degredir imagens, sem antes correr atrás dos meus direitos. O laudo técnico já esta pronto, só falta assinatura de um engenheiro com autenticação e correr atrás do cível.
Deixando pra lá, segue a primeira parte da minha atualização, na qual devo dividir em três ou quatro partes.
Agora é a primeira remessa de peças, na qual comprei na Líder BH, Extra (sim, hipermercado) e na MAP.

- Junta do cabeçote GM 90.511.490:

- Retentores dos comandos GM 90.180.529:

- Retentor do volante GM 24.578.614:

- Jogo de velas GM 93.248.331:

- Válvula (atuador) de controle da marcha lenta DELPHI ICD00124:

Como ela já apresentava irregularidade, aproveitei a mão de obra. Na descrição da embalagem não informa que é a mesma para os Corsas 16V, mas consultando o catálogo percebi que a aplicação é a mesma. Como a manutenção será pesada, não animei dar R$ 200,00 em uma original GM.
- Bomba d'água DELPHI WP5148:

Fazendo a lista de peças, estava começando a ficar preocupado. Pois a minha bomba é a mesma utilizada nos Astras 99. E o valor dela com desconto sairia R$ 300,00. Fui na auto peças MAP e pedi para ver a bomba. Fiquei feliz quando percebi que o rotor da mesma é de ferro, não pensei duas vezes, e abracei ela. Como é um item de mega importância, pretendo realizar a troca aos 60 mil quilômetros, acredito que usando aditivo, não devo ter problemas. A que estava no carro ainda era original, da marca DENSO. Ela aguentou quase 150 mil quilômetros sem aditivo, acredito que a DELPHI, deve dar conta do recado até lá.
E detalhe na foto, já vem com o vedador
- Óleo BR Lubrax 15w 40 SN:

Como manda o manual
- Aditivo orgânico concentrado DELPHI:

Tudo na mala do carro, pronto para deixar na oficina, incluindo o próprio carro.

Sim, eu sei que na foto só tem 4 aditivos, fui buscar os outros dois no mesmo dia que eu encostei.
Bom... essa é a primeira parte.
Logo logo trago cenas dos próximos capítulos (inspirei no Sousa).
Abraços!