[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
Responder
gtmski
:: Sport ::
https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por gtmski »

Manfio escreveu: Sexta-feira 12 2024f Julho 2024 12:26:03 PM Aqui como sempre o inverno é 0 graus. Como já comentou anteriormente o gtmski, eu usaria lubrificantes da Valvoline e se possível utilizar um 5W40 se o bolso suportar. No demais casos 10W40. Aqui ainda não consegui montar o carro que está há 3 anos parados, por diversas razões como obras na garagem, pó para todo lado e o tempo chuvoso não ajuda. Mas como o motor vai estar todo STD vou usar um 5W30.
Botei aquele Valvoline lá que eu gosto em um Família II 2.0 8v roletado, mês passado. Saiu de um Helix 5w40 para o 5w30 Advanced SP... deu uma diferença, motor ficou mais solto. Aqui em SP não é tão frio como aí no inverno, mas no álcool e com uns 12-14C de ambiente, o carrinho ficou nervoso.
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ
Manfio
:: Champ ::
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Manfio »

Só vejo benefícios nos lubrificantes Valvoline. Quem manja de fazer as trocas por conta vale muito, haja vista que não deve ser qualquer local que trabalha com a marca. Tem um vídeo de um técnico da Valvoline comentando que há oficinas que colocam lubrificante fora da especificação e o que importa é bater preço.

https://www.youtube.com/watch?v=L7QaAkgtH30

Esse mercado se aproveita da ideia de que tudo é igual, pouca análise e baixa pesquisa por bons produtos.
Manfio

Mensagem por Manfio »

Colocou um 5W30 Valvoline Advanced Full Synthetic ?
Esse lubrificante na lista do RAT540 aumentou a proteção quando estava quente. Pelo que me recordo era de classificação excepcional.
gtmski

Mensagem por gtmski »

Manfio escreveu: Sábado 27 2024f Julho 2024 08:31:49 PM Colocou um 5W30 Valvoline Advanced Full Synthetic ?
Esse lubrificante na lista do RAT540 aumentou a proteção quando estava quente. Pelo que me recordo era de classificação excepcional.
Ele mesmo, e ainda é o dexos1-Gen2. Mas não é o "Extended Protection" (melhor colocado, mas não tem aqui no BR). Parece que agora estão vendendo o dexos1-Gen3, mas se for ver na lista do RAT, os que eram Gen2 e agora são Gen3, pioraram de leve nos testes.
É, ele é da classificação INCREDIBLE kkk. Bacana né, subiu 3,5% de performance, quando quente.
Pena que aqui não se encontra para vender aqueles que estão nos primeiros lugares, como o Quaker State e o Amsoil
Manfio

Mensagem por Manfio »

O interessante que sendo Valvoline pelo rank do RAT o lubrificante está bem posicionado.
Por aqui tenho visto apenas o Competition Synthetic Blend 10w30 com API SL.
No ML tem um kit C/10 Óleo Motor Valvoline 5w30 SP Advanced por R$ 330,00.
Vai ficar osso manter 2 carros em dia na manutenção com o preço das peças.
Troquei em casa os 4 amortecedores por Nakata e os kit originais de batentes e coifas da Toyota, mas com o disco ventilador MDS e uma pastilha Ferodo de cerâmica tudo por R$ 2045,59. Monroe no Etios não dura nada. No Corsa coloquei tudo Nakata de amortecedor e nas duas homocinéticas do lado câmbio. Na de roda vou trocar agora pelas SKF que vem pintadas de fábrica, pois vira só ferrugem essas peças desprotegidas de pintura.
gtmski

Mensagem por gtmski »

Aqui eu SP eu acho mais online. Em lojas físicas, só encontrei na Jocar.
Rapaz, seu Corsa vai ficar bala quando ficar pronto. Considerou trocar logo os semi-eixos completos já com as homocinéticas instaladas? Antigamente era vantagem, quando a Accioly não estava tão cara e a Crestana tinha mais coisas para Corsa.
Odeio ferrugem também, aqui eu trato tudo na lixa e depois, pinto com fundo fostatizante (preto fosco vinílico) e, às vezes meto um verniz PU em cima, para proteger o fundo. Fiz isso nos amortecedores, nos semi-eixos, nas molas, no motor e em mais um bocado de coisas. Uma coisa que enferruja muito no Corsa, pode ver... aquela barra de metal inferior que corre o Dash todo.
Manfio

Mensagem por Manfio »

Não considerei pegar os eixos prontos. Tem que ter os dois alicates pra apertar as abraçadeiras, pois Nakata usa o tipo ponte, enquanto SKF o tipo zip tie. A qualidade da ponta de eixo da SKF é incrível, achei que não tivesse mais algo como antigamente.
Negócio é achar tempo pra montar tudo, pois a chuva no estado destruiu tudo e agora tenho que gastar grana com impermeabilização de laje e pintura.
Manfio

Mensagem por Manfio »

Já testou o Shell Helix Protect V 5W30. Diz ser feito a partir do gás natural, seu óleo base possui 99,5% de pureza.

Vi o RAT lá dizendo como resposta a uma pergunta que se o óleo escolhido for mais fino do que o normalmente usado, certifique-se de confirmar se a pressão do óleo “quente” ainda é aceitável.

Realmente tem que verificar essa pressão se fugir do manual de aplicação. Aqui quando usava Mobil o NOACK era horrível, bizarro o consumo de lubrificante.
Manfio

Mensagem por Manfio »

Sempre suspeitei disso, ainda mais pela pequena diferença no preço.
Manfio

Mensagem por Manfio »

Desculpe as postagens aleatórias...
Como não era de se duvidar, acho difícil os lubrificantes de baixo custo não serem minerais "conventional", como dito lá pelos gringos, tudo do mesmo balaio... Pelo menos ilustra-se a verdade nesse rótulo, produto mineral.

Imagem
Responder