[DÚVIDA] - Como examinar a Bobina?

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.

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alcineu
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Re: re

Mensagem por alcineu »

SemControle escreveu:
alcineu escreveu:
mraporto escreveu:Foi com um multimetro digital sim... Então, ela está com problema? ::?
a julgar pelas medidas abaixo do minimo, sim. Teria que ter pelo menso 6 KOhms ou 6.000 Ohms.
Mas vamos ter cautela que essas bobinas, pois, tem vários fabricantes e muda muito as carateristicas.
Meça se tem alguma resistencia entre 1/4 e 2/3. Como 1/4 e 2/3 são enrolamentos separados, não pode haver nenhuma resistencia entre eles. È isolação extrema devido a Alta Tensão de quase 25.000 Voltss ou 25KV.Meça na escala mais alta do multimetro, como 20K, 200K ou mais.

1/4 <--- resistencia 0
2/3 <--

Conhece alguem que mexe com injeção e tenha uma dessa para testes?

alguem ai já checou e achou esses valores...
nao esta ao contrario isso
como 1/4 e 2/3 sao enrolamentos separados, deve haver resistencia entre eles. e ai continua o original....
deu erro ao postar...não fica como digitei.
Meça entre os pontos 1 e 2 ou 4 e 3. Tem que ter resistencia ZERO...ficou bem explicado? Opinem ai...
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mraporto
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Mensagem por mraporto »

Eita confusão Alcineu!!!Conforme nossas medidas, sendo que a sua foi a primeira:
1/4 - 6,28 KOhms / 5,17 KOhms = 21,47% (é a ordem da faisca nos cilindros 1 e 4
e que corresponde ao "pino" 1 e 2)

2/3 - 6,43 KOhms / 4,77 KOhms = 31,65% (é a ordem da faisca nos cilindros 2 e 3
e que corresponde ao "pino" 3 e 4) Certo?

o <---- 1 (manda faísca para o primeiro cilindro)
o <---- 2 (manda faísca para o quarto cilindro)
o <---- 3 (manda faísca para o segundo cilindro)
o <---- 4 (manda faísca para o terceiro cilindro)

Ou seja, colocando a ponta de prova nos "pinos" 1 e 2 temos (1/4) - 6,28 KOhms / 5,17 KOhms = 21,47%
e nos "pinos" 3 e 4 (2/3) temos 6,43 KOhms / 4,77 KOhms = 31,65%.
Agora eu acabei de colocar o multímetro nos "pinos" 1 e 3 e nos 2 e 4 não deram zero não,
deu como se o "circuito estivesse em aberto".
alcineu
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Mensagem por alcineu »

Olá mraporto eita confusão rsrs
Bem vamos lá, vamos desfazer a confusão...
A sequencia de numeração dos pinos da bobina na ordem vertical, ou seja, de cima para baixo é:

1 - manda alta tensão para a vela/cilindro n° 1
4 - manda alta tensão para a vela/cilindro n° 4
2 - manda alta tensão para a vela/cilindro n° 2
3 - manda alta tensão para a vela/cilindro n° 3

Resumindo: cada numeração da bobina vai dar no cillindro correspondente do motor.
Pinos 1 e 4 é um enrolamento e 2 e 3 outro enrolamento, enfim, seguindo essas numerações não tem como errar.

Imagem

Voce colocou em que escala de resistencia ai no multimetro?
Estou achando esse enrolamento que deu 4,77 KOhms com esse valor muito baixo...

Dei uma conferida:
Bobina: 1/4 = 5,93 KOhms e 2/3 = 6,16 KOhms
Cabos de velas: 1 - 3,43, 4 - 3,18, 2 - 2,86 e 3 - 1,48 KOhms (seguindo a numeração da bobina)
Velas: todas com 3,60 KOhms

Imagem
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Mensagem por mraporto »

Alcineu, você disse: "Meça entre os pontos 1 e 2 ou 4 e 3. Tem que ter resistencia ZERO...ficou bem explicado? Opinem ai..."

A minha medida não deu zero, deu infinito, como se estivesse em aberto!
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Mensagem por mraporto »

A escala que usei foi 20k
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Mensagem por alcineu »

mraporto escreveu:Alcineu, você disse: "Meça entre os pontos 1 e 2 ou 4 e 3. Tem que ter resistencia ZERO...ficou bem explicado? Opinem ai..."

A minha medida não deu zero, deu infinito, como se estivesse em aberto!
isso mesmo...Meça entre os pontos 1 e 2 ou 4 e 3.
Tem que ter resistencia ZERO ou infinito, confere...a escala do multimetro quanto mas alta melhor. Essa de 20 K é pouco, 200K para cima melhor...tenho um multimetro Engro 584 eletronico analógico que tem uma escala de 1000 Megas...a agulha só se move 1mm...

quanto a bobina se alguem for comprar no ML esta cheio de oferta

Bobina Ignição Corsa Blazer Omega S 10
Aplicação
Corsa 1.0, 1.4, 1.6 Efi até 98
S10 e Blazer Efi 2.2 Até 98
Omega 2.2 Mpfi de 95 a 98
Todos a Gasolina Flex Alcool ou GNV
Subistitui 1.103923 - 1103905 - 1045075 – 1103872

Tem fornecedor Bougicord, DPL 20.2905, etc...
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Mensagem por SemControle »

cuidado ao falar 0 em equivalencia a infinito, pra quem nao ta muito por dentro, 0 seria sem resistencia alguma, conducao perfeita

agora ve direito pq esse cabo de vela do cil4 ta muito alta a resistencia
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Mensagem por alcineu »

Alguem ja atentou para a substituir a antiga bobina quadrada pela nova aredondada usando esse adaptador...
http://www.ativainjecao.com.br/shop/pro ... f5a4567823
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Mensagem por alcineu »

SemControle escreveu:cuidado ao falar 0 em equivalencia a infinito, pra quem nao ta muito por dentro, 0 seria sem resistencia alguma, conducao perfeita

agora ve direito pq esse cabo de vela do cil4 ta muito alta a resistencia
opa caiu penas por aqui...bem sublinhado SemControle.

mraporto, realmente esta certo ai, ok, entre os pinos 1 e 2 ou 4 e 3 devera ter infinito. Mas para saber se tem fuga entre enrolamentos so com escala acima de 200 MegaOhms.
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Mensagem por alanflanker »

Pessoal, aproveitando o tópico, fui ligar o carro hoje, nada do motor virar, arranque ia, chequei bateria desligado e ao virar o arranque, tudo ok, cheiro de gasolina normal no TBI. Liguei pro meca e ele falou pra verificar se estava saindo faisca nos cabos de vela, aproximar os cabos no bloco do motor, nada de faísca, testei todos os cabos e nenhuma faisca, tenho quese certeza de ser problema na bobina. Lembrando que usei o carro no dia anteriorm desliguei normalmente, e no outro dia as 17h essa zica. Para confirmar se é bobina e não segredo/alarme (que ao que parece está funcionando normalmente) preciso fazer um teste que não sei se é assim: pegar um multimetro, colocar em V contínua, a ponteira positiva encostar em um dos 4 pinos do plug da bobina e a ponta negativa encostar na carcaça, vira o carro e verificar se está chegando tensão. Seria isso? Caso esteja chegando, 100% de ser bobina e não o alarme, pois se fosse alarme não chegaria tensão no plug da bobina...
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