[DÚVIDA] - Problemas com embreagem e marcha

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
RogerMansur
:: Classic ::
Mensagens: 1459
Registrado em: Terça-feira 27 2011f Dezembro 2011 02:55:14 PM
Localização: Pindamonhangaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RogerMansur »

claudio123, só para eliminar uma possibilidade a respeito da trepidação peça para verificar o coxim do motor, como ve disse q essa trepidação já existia mesmo antes de trocar a embreagem pode ser q o coxim esteja estourado, e é comum também estourar um coxim de motor de carros mais antigos quando se troca a embreagem pelo movimento q faz no motor para baixar o câmbio.


claudio123
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Terça-feira 20 2012f Março 2012 10:10:58 AM
Localização: Niterói - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por claudio123 »

Estive em uma oficina perto de casa, levantaram e olharam buchas, não me lembro de falarem em coxim... Regularam a embreagem e acho que ficou legal, mas ouço ainda um barulho que parece engrenagens batendo quando passo de 1ª para 2ª enquanto o carro está frio, depois para. Verificaram que a caixa estava com bem pouco óleo, completaram com 1 litro. O barulho diminuiu mas não parou. Estou com receio da caixa estar com problemas...


RogerMansur
:: Classic ::
Mensagens: 1459
Registrado em: Terça-feira 27 2011f Dezembro 2011 02:55:14 PM
Localização: Pindamonhangaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RogerMansur »

claudio123, Tem q ver se utilizaram o fluído correto para o câmbio GM, ele não é um óleo, é bem fininho e avermelhado parecido com o fluído de direção hidráulica, se utilizaram óleo de câmbio comum ele é muito grosso para esse sistema e a lubrificação ficará comprometida podendo acontecer isso q vc falou de escutar barulho de engrenagem com o carro frio.
Mas esse barulho no câmbio já existia antes do serviço de troca da embreagem?
O mecânico q fez o serviço da troca foi irresponsável pois deveria de ter completado o nível do óleo de câmbio depois de terminado o serviço ou pelo menos te avisado para completar em outro lugar, normalmente se perde um pouco de óleo do câmbio durante o serviço da troca de embreagem.


claudio123
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Terça-feira 20 2012f Março 2012 10:10:58 AM
Localização: Niterói - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por claudio123 »

Utilizaram o óleo texaco para engrenagens, se me lembro bem era 90 e era amarelo. Tenho então que fazer a troca do óleo? Alguma marca específica?
Concordo sobre o mecânico, as vezes é difícil achar um que faça tudo certo.. e olha que ele foi bem recomendado..


RogerMansur
:: Classic ::
Mensagens: 1459
Registrado em: Terça-feira 27 2011f Dezembro 2011 02:55:14 PM
Localização: Pindamonhangaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RogerMansur »

Bom se utilizaram óleo 90 independente da marca está errado, imagino q este óleo seja aquele comum mesmo pela coloração q vc falou, o correto seria drenar todo esse óleo e colocar o fluído correto para não ter mais problemas.
Vc pode procurar p este óleo da embalagem abaixo q é bem comum de se encontrar e é o correto para se usar.

Imagem


Farleytufao
:: Sport ::
Mensagens: 1209
Registrado em: Quarta-feira 19 2012f Dezembro 2012 02:40:47 PM
Localização: Betim - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Farleytufao »

este isafluido 556 é específico para caixas GM. ele é SAE 80 ou seja, menos viscoso que o noventinha vendidos por ai..


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Só lembrando que, segundo manual:
Óleo mineral para transmissão SAE 75W85 para engrenagem helicoidal coloração vermelha.


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Farleytufao escreveu:Quanto ao cabo, basta lembrar que a embreagem quando acionada, ela desliga o motor da caixa, e quando soltamos, ela volta a fazer a ligação. Logo, se a embreagem está baixa, ao soltar o pé da embreagem, o disco toca no volante do motor antes, e quando está alto, ele toca depois. Com o tempo, a medida que o disco vai gastando, a embreagem vai ficando mais alta! Alta no sentido de soltar o pé e o carro movimentar.
Eu entendo isso, mas ainda não me convenci, kkk... veja lá, minha argumentação é que:
A embreagem não gasta colada ou descolada do volante. Ela gasta quando patina, no intervalo entre ela estar completamente colada ao volante ou totalmente descolada (me refiro ao disco, não ao garfo e rolamento). Esse tempo é menor. Por isso no meu ponto de vista com embreagem de cerâmica o soco fica bem aparente lá em cima (claro que no tipo que usa cabo não). Eu penso por aí.

Também algumas apostilas de alguns cursos e manuais citam que sintoma de embreagem gasta é ela patinar e pedal duro (tendo causas diferentes). Não lembro de ter lido em literatura técnica a altura da embreagem como sintoma de desgaste ou não da mesma. Inclusive na literatura p teste é em local plano engatar a segunda marcha e soltar completamente a embreagem de "susto", o carro deve morrer e não movimentar. Caso contrário o teste seria medir o curso de funcionamento efetivo do pedal, seria até menos perigoso.

Mas assim, não sou profissional nisso, só curioso e a parte da embreagem nunca me cha ou atenção, kkk.


Farleytufao
:: Sport ::
Mensagens: 1209
Registrado em: Quarta-feira 19 2012f Dezembro 2012 02:40:47 PM
Localização: Betim - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Farleytufao »

Awaked, isso não é sintoma e não escrito em manuais técnicos pelo simples fato de a embreagem poder ser regulada sem nenhuma chave em mãos!

Mas partindo do princípio que o cara colocou a embreagem nova e uma altura "x", com o tempo e desgaste do disco de embreagem, como o disco vai "afinando", a altura "x" também vai se modificando, precisando de mais curso para que entre em contato com as partes que compõesm a embreagem


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Farleytufao, então, no cabo sim, na hidráulica não! :D


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”