[DÚVIDA] - Como examinar a Bobina?
Moderadores: Eduardo Lirani, WJUNIOR, MatheusM, Organizadores do Fórum
-
- :: Millennium ::
- Mensagens: 127
- Registrado em: Sexta-feira 04 2005f Março 2005 01:47:43 PM
- Localização: Juiz de Fora - MG
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Como meço as resistências primárias e secundárias da bobina? Aonde colocar as pontas do multímetro nos dois casos? É que meu corsa está falhando muito quando eu ligo o ar. Estou suspeitando dela!!
-
- :: GSI ::
- Mensagens: 2415
- Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
- Localização: Vila Velha - ES
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Esta bobina possui 2 secundários sepados. 1 bobina para os cabos das velas/cilindros 1/4 e outra a bobina das velas/cilindros 2/3, conforme segue abaixo.
Para medir a resistencia da bobina de ignição, medir resistência do primário e do secundário.
primário :0,6 a 0,8 Ohms
secundário: 5,5 a 6,5 KOhms.

Geralmente o primário tem resistencia baixa e os multimetros mantem uma resistencia residual de até 0,5 Ohms. Gire as ponstas de prova conectadas ao multimetro par desfazer qualquer mau contato que por ventura aumente essa resistencia residual.
Para medir o primário, use a escala mais baixa que é 200 Ohms e para o secundário use a escala de 10K a 20 KOhms
Eu medi a minha bobina e encontrei esses valores:
1/4 - 6,28 KOhms
2/3 - 6,43 KOhms
Para medir a resistencia da bobina de ignição, medir resistência do primário e do secundário.
primário :0,6 a 0,8 Ohms
secundário: 5,5 a 6,5 KOhms.

Geralmente o primário tem resistencia baixa e os multimetros mantem uma resistencia residual de até 0,5 Ohms. Gire as ponstas de prova conectadas ao multimetro par desfazer qualquer mau contato que por ventura aumente essa resistencia residual.
Para medir o primário, use a escala mais baixa que é 200 Ohms e para o secundário use a escala de 10K a 20 KOhms
Eu medi a minha bobina e encontrei esses valores:
1/4 - 6,28 KOhms
2/3 - 6,43 KOhms
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
-
- :: Millennium ::
- Mensagens: 127
- Registrado em: Sexta-feira 04 2005f Março 2005 01:47:43 PM
- Localização: Juiz de Fora - MG
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Valeu pela resposta Acineu. Então para medir as resistências secundárias eu coloco as pontas do multímetro nos pinos de saída da bobina correspondentes ao cilindro 1 e 4 e depois nos 2 e 3 e as resistências primárias lá no plug que entra o chicote que no meu é A e B e depois no C e D ( 1,2 e 3,4)?
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 26982
- Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
- Localização: Santo André - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
primario é um so, os outros 2 conectores da bobina sao pro chaveamento da descarga entre o 1-4 e 2-3
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
-
- :: GSI ::
- Mensagens: 2415
- Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
- Localização: Vila Velha - ES
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Opa acertou na mosca semcontrole. Valeu a complementação. Essa gravaura não da detalhes do primario.
Geralmente as bobinas só dão problemas nos enrolamentos secundários por terem os fios muitos finos e por entrarem em curtocircuito.
Por isso cuidado em algum caso de emergencia ter que substituir uma vela não, como já aconteceu por aqui, colocarem vela sem resistencia interna, senão a bobina vai para o espaço.
Geralmente as bobinas só dão problemas nos enrolamentos secundários por terem os fios muitos finos e por entrarem em curtocircuito.
Por isso cuidado em algum caso de emergencia ter que substituir uma vela não, como já aconteceu por aqui, colocarem vela sem resistencia interna, senão a bobina vai para o espaço.
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 26982
- Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
- Localização: Santo André - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
conheco essa estrutura pq ja tive uma unica saida dessa bobina queimada, fiquei com 3 cil
so desliguei o cabo do bico injetor pra nao alagar a camara e me dar um calco hidraulico, rodei o fim do dia até q no outro dia comprei e troquei a danada
so desliguei o cabo do bico injetor pra nao alagar a camara e me dar um calco hidraulico, rodei o fim do dia até q no outro dia comprei e troquei a danada
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
-
- :: Millennium ::
- Mensagens: 127
- Registrado em: Sexta-feira 04 2005f Março 2005 01:47:43 PM
- Localização: Juiz de Fora - MG
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Na minha bobina e encontrei esses valores:
1/4 - 5,17 KOhms
2/3 - 4,77 KOhms
Ela está ruim? Meu carro falha quando ligo o ar. Será este o motivo?
1/4 - 5,17 KOhms
2/3 - 4,77 KOhms
Ela está ruim? Meu carro falha quando ligo o ar. Será este o motivo?
-
- :: GSI ::
- Mensagens: 2415
- Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
- Localização: Vila Velha - ES
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Resistencias do cabos de velas
1 - 3,43 KOhms
2 - 3,00 KOhms
3 - 2,68 KOhms
4 - 1,29 KOhms
1 - 3,43 KOhms
2 - 3,00 KOhms
3 - 2,68 KOhms
4 - 1,29 KOhms
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
-
- :: GSI ::
- Mensagens: 2415
- Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
- Localização: Vila Velha - ES
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
voce mediu com multimetro digital?mraporto escreveu:Na minha bobina e encontrei esses valores:
1/4 - 5,17 KOhms
2/3 - 4,77 KOhms
Ela está ruim? Meu carro falha quando ligo o ar. Será este o motivo?
Estas medidas estão abaixo do minimo...5,5 a 6,5 KOhms.
1/4 - 6,28 KOhms / 5,17 KOhms = 21,47%
2/3 - 6,43 KOhms / 4,77 KOhms = 31,65%
esta vendo que diferença para menos em %
faz as contas
A - B
------- x 100 =
B
A - valor maior
B - valor menor
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 3 Respostas
- 1271 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 1 Respostas
- 15886 Exibições
-
Última mensagem por gtmski
-
- 1 Respostas
- 1371 Exibições
-
Última mensagem por RonLuka
-
- 0 Respostas
- 480 Exibições
-
Última mensagem por ferraz_pp26
-
- 1 Respostas
- 8277 Exibições
-
Última mensagem por leandro carioca
-
- 2 Respostas
- 7538 Exibições
-
Última mensagem por caio1996
-
- 6 Respostas
- 8150 Exibições
-
Última mensagem por EdgarSantos
-
- 1 Respostas
- 8656 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 3 Respostas
- 5900 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 1 Respostas
- 6486 Exibições
-
Última mensagem por SemControle