Me desculpe Wallyson. mas vc está equivocado...
Para carros que tem AC, a ventoinha menor não é do AC, é uma ventoinha auxiliar e funciona junto com a maior, mesmo sem ter o AC ligado.
O período de acionamento das ventoinhas não está associado a tempo e sim a temperatura que bate no radiador (parado ou andando), a temperatura do motor, a eficiência do arrefecimento forçado, ao sistema estar ou não com aditivo...não se pode afirmar que seja esse ou aquele tempo.
Como funciona 1° e 2° estagio do Corsa 96 com A/C?
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Vamos lá...
Para saber se o mostrador está aferido (preciso), dentro do padrão do fabricante, é necessário saber com que valor de resistência ele indica uma determinada temperatura.
Veja no quadro abaixo que o fabricante (VDO), mostra dois tipos de mostrador e seus valores de resistência em relação a temperatura...
Pode ser que seu medidor não seja da VDO, mas tais valores estarão inscritos em algum lugar do mostrador (via de regra na traseira dele). No meu caso o mostrador é o de fundo preto (embora que na tabela apareça somente para o 1.0 8V), e nele está inscrito exatamente os valores indicados...
Para 90°C, é fácil, pois está escrito no próprio mostrador que a resistência é de 93,5 Ohm...mas para 120°C, não há inscrição no mostrador....deve ficar lá pelo tracinho vermelho...e nem interessa, pois esta temperatura é absurda...eu então levantei qual o valor da resistência para 100°C, e ficou entre 50 e 53 Ohm.
Então digamos que seu mostrador seja igual ao meu...basta vc colocar um resistor de 93,5 Ohm no lugar do sensor dele...se ele mostrar 90°C (ou muito próximo já que a precisão não é absoluta), ele está bom para a menor temperatura...e se vc colocar um valor de 50 a 53 Ohm, ele indicará 100°C, também estará bom para a temperatura maior.
Se as leituras ficarem muito fora, vc pode tentar reajustar por um pequeno parafuso no mostrador (caso exista no seu modelo), ou reposicionar o ponteiro...o problema é que seja pelo parafuso ou pelo ponteiro, o ajuste não é fácil e se conseguir, ficará bom apenas para uma das temperaturas...aí minha sugestão é vc obter um outro mostrador.
Como os valores de resistência não são valores comerciais, vc deverá comprar um potenciômetro de fio de 100 ou 200 Ohm com no mínimo 1 Watt, e programar tais valores para saber se o mostrador está dentro do normal .
Na prática...
Para saber se o mostrador está aferido (preciso), dentro do padrão do fabricante, é necessário saber com que valor de resistência ele indica uma determinada temperatura.
Veja no quadro abaixo que o fabricante (VDO), mostra dois tipos de mostrador e seus valores de resistência em relação a temperatura...
Pode ser que seu medidor não seja da VDO, mas tais valores estarão inscritos em algum lugar do mostrador (via de regra na traseira dele). No meu caso o mostrador é o de fundo preto (embora que na tabela apareça somente para o 1.0 8V), e nele está inscrito exatamente os valores indicados...
Para 90°C, é fácil, pois está escrito no próprio mostrador que a resistência é de 93,5 Ohm...mas para 120°C, não há inscrição no mostrador....deve ficar lá pelo tracinho vermelho...e nem interessa, pois esta temperatura é absurda...eu então levantei qual o valor da resistência para 100°C, e ficou entre 50 e 53 Ohm.
Então digamos que seu mostrador seja igual ao meu...basta vc colocar um resistor de 93,5 Ohm no lugar do sensor dele...se ele mostrar 90°C (ou muito próximo já que a precisão não é absoluta), ele está bom para a menor temperatura...e se vc colocar um valor de 50 a 53 Ohm, ele indicará 100°C, também estará bom para a temperatura maior.
Se as leituras ficarem muito fora, vc pode tentar reajustar por um pequeno parafuso no mostrador (caso exista no seu modelo), ou reposicionar o ponteiro...o problema é que seja pelo parafuso ou pelo ponteiro, o ajuste não é fácil e se conseguir, ficará bom apenas para uma das temperaturas...aí minha sugestão é vc obter um outro mostrador.
Como os valores de resistência não são valores comerciais, vc deverá comprar um potenciômetro de fio de 100 ou 200 Ohm com no mínimo 1 Watt, e programar tais valores para saber se o mostrador está dentro do normal .
Na prática...
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as ventoinhas armam no primeiro e segundo estagio juntas mesmo com o ar desligado wallysson, e bange fico no aguardo de suas dicas amigo
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bom dia parceiro, bem tentei arrumar um potenciometro aqui e nao achei nem pra comprar aqui por perto, ai andei numa estrada de terra a uns 4 dias e a temperatura colado nos 105 e acabei ficando com medo e levei o carro no mecanico, la trocaram valvula termostatica e a bomba pq nao estavam bons, inclusive tava tendo um pequeno vazamento de agua na bomba pq faltava um parafuso, demoraram e descobriram que o problema era no painel (eles tinha o medidor de temperatura a laser), só que nao foi resolvido pq o eletricista nao tava la, ai aproveitei e mandei da uma limpada em todo sistema de arrefecimento, tiraram o radiador e limparam, procuraram vazamentos e nao tinha mais alem do da bomba (deve ser (deve ser por esse motivo que ele tava baixando um pouquinho de agua), aproveitei a ocasiao e coloquei aditivo, pus so 1 litro pq como nao tinha costume de usar ir aumentando devagar, ai ele falou que seria bom depois duns 3 meses mandar acho que limpar novamente e colocar 2,5 litros de aditivo, resumindo fiquei mais tranquilo agora, se for so a calibração do relogio se eu arruma o potenciometro eu msm fazia conforme vc me ensinou, só preciso saber qual é a temperatura correta no ponteiro que aciona as ventoinhas, seria 95 graus ? e a segunda velocidade é uns 5 graus a mais que a primeira neh, caso nao arrumar volto la depois pra ele concertar. ah o serviço ficou 410,00 reais kkkk
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Bom dia...não vamos falar de valores, pois cada região vai ter o seu preço e quanto mais longe de grandes centros, mais caro fica...
Quanto as trocas, o vazamento da bomba certamente contribuía para baixar o nível e se não restou mais nenhum, o líquido deverá ficar em seu nível constante...a VT pode até contribuir para a elevação da temperatura, caso ela não esteja abrindo completamente...mas mesmo assim, as ventoinhas deveriam ligar nas temperaturas corretas, mas isso não foi verificado...avalie como ficará daqui pra diante.
Quanto ao aditivo, creio já ter dito que ele não tem propriedades para retirar as oxidações já existentes ( que é sua preocupação)...ele é um inibidor de oxidação, além de alterar o ponto de ebulição da água para além de 100°C e o ponto de solidificação para menos de 0°C...veja em > viewtopic.php?f=92&t=107923
Quanto ao potenciômetro, acho importante ter essa ferramenta em mãos, pois com apenas um e adaptações das conexões, pode-se avaliar o momento e a sequência em que a(s) ventoinha(s) ligam e conferir a precisão do mostrador do painel...se vc não encontra na sua região, compre pela Internet..custa menos de 20 Reais (sem frete)...código 200R 4W.
Quanto a temperatura correta...não existe precisão de valores (como numa leitura digital), devido a vários fatores intrínsecos a tolerância de componentes, eficiência do conjunto e a própria forma de mostrar a temperatura no painel (analógica e muitas vezes sem valores intermediários).
A faixa de trabalho normal, vai desde a abertura da VT (92°C +- 2°C), até +- 98°C, sendo que as ventoinhas ligam com +- 95°C (veloc. baixa) e +- 98°C (veloc. alta). Em nosso mostrador, o valor de 95°C, está gravado ou é fácil de identificar, mas o 98°C, fica no imaginário de cada um e o mais importante é... se chegar próximo aos 100°C (inscrito no medidor), a velocidade alta deve ligar e a temperatura baixar bem rápido, caso contrário, existe alguma deficiência que está impedindo ( tipo ventoinhas arrastando, VT travada, mau contato em conector, perda de pressão pela tampa...).
Obs.: para motores sem AC, ou seja, com apenas uma ventoinha, não existe a velocidade baixa, portanto, considerar apenas os +- 98°C.
Falando em tampa do reservatório...ela já foi avaliada?
Quanto as trocas, o vazamento da bomba certamente contribuía para baixar o nível e se não restou mais nenhum, o líquido deverá ficar em seu nível constante...a VT pode até contribuir para a elevação da temperatura, caso ela não esteja abrindo completamente...mas mesmo assim, as ventoinhas deveriam ligar nas temperaturas corretas, mas isso não foi verificado...avalie como ficará daqui pra diante.
Quanto ao aditivo, creio já ter dito que ele não tem propriedades para retirar as oxidações já existentes ( que é sua preocupação)...ele é um inibidor de oxidação, além de alterar o ponto de ebulição da água para além de 100°C e o ponto de solidificação para menos de 0°C...veja em > viewtopic.php?f=92&t=107923
Quanto ao potenciômetro, acho importante ter essa ferramenta em mãos, pois com apenas um e adaptações das conexões, pode-se avaliar o momento e a sequência em que a(s) ventoinha(s) ligam e conferir a precisão do mostrador do painel...se vc não encontra na sua região, compre pela Internet..custa menos de 20 Reais (sem frete)...código 200R 4W.
Quanto a temperatura correta...não existe precisão de valores (como numa leitura digital), devido a vários fatores intrínsecos a tolerância de componentes, eficiência do conjunto e a própria forma de mostrar a temperatura no painel (analógica e muitas vezes sem valores intermediários).
A faixa de trabalho normal, vai desde a abertura da VT (92°C +- 2°C), até +- 98°C, sendo que as ventoinhas ligam com +- 95°C (veloc. baixa) e +- 98°C (veloc. alta). Em nosso mostrador, o valor de 95°C, está gravado ou é fácil de identificar, mas o 98°C, fica no imaginário de cada um e o mais importante é... se chegar próximo aos 100°C (inscrito no medidor), a velocidade alta deve ligar e a temperatura baixar bem rápido, caso contrário, existe alguma deficiência que está impedindo ( tipo ventoinhas arrastando, VT travada, mau contato em conector, perda de pressão pela tampa...).
Obs.: para motores sem AC, ou seja, com apenas uma ventoinha, não existe a velocidade baixa, portanto, considerar apenas os +- 98°C.
Falando em tampa do reservatório...ela já foi avaliada?
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eles olharam tudo e falaram que o defeito era no painel, no caso no mostrador, so nao concertaram pq o eletricista tinha saido, eles testaram com aquele termometro a laser (pelo menos quando vi), eu ate fiquei meio preocupado pois comentaram que talvez poderia ser o cabeçote mais logo em seguida descobriram que era o painel, pelo menos na boca do povo a oficina la é uma das melhores da cidade (inclusive sao mais caros os serviços deles tb ), ele falou que podia ir andando com o carro sem perigo pq o problema é no mostrador.
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falaram que a ventoinha ta ligando na temperatura correta, so nao ta mostrando correto no painel, pediram pra voltar la pra eles concertar
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Beleza...mas fica esperto, pois já vi até vídeos onde a pessoa coloca o valor que quiser no mostrador...não pode ser assim, tem critérios como citei acima.
Peça um orçamento e compare com um novo...
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blz, creio que com um potenciometro como vc falou terei mais certeza tb, vou providenciar um e fazer os respectivos testes
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