[TUTORIAL] - Colocando Respiro de óleo no Corsa 16V

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MASBAS
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Mensagem por MASBAS » Segunda-feira 28 2014f Abril 2014 08:40:02 PM

Eu coloquei um cânister como o original e coloquei a mangueira original q vem da tampa de válvulas ate a entrada e a saida coloquei uma mangueira q é o retorno é do 8v q vai do radiador até o reservatório de expansão essa mangueira já tem uma curvinha numa das pontas q da bem certinho la no duto do coletor e tem mai uma conexão no meio do cânister pode fechar essa encaixei um pino dentro da mangueirinha q era engatado num caninho fino q ia ate a válvula do cânister ficou bom!
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Willbp
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Re: Colocando Respiro de óleo no Corsa 16V

Mensagem por Willbp » Domingo 14 2016f Agosto 2016 01:51:01 PM

Olá Boa tarde! Na foto pude observar que existe tipo de um filtro na ponta do Lápis que vc fez do respiro, que tipo de filtro seria esse? A base da mangueira do respiro original fica isolada então? E fixo ela é algum lugar para não danificar correto? E faço esse L igual o seu, isso fará com que pare de jogar óleo no TBI ? Faze do isso não afetará o desempenho do motor ou estragando outras peças? Corsa sedan super 1.0 16v 2001.

Desde já grato.





Bange
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Re: Colocando Respiro de óleo no Corsa 16V

Mensagem por Bange » Segunda-feira 15 2016f Agosto 2016 12:31:00 AM

Bom, eu li o tópico todo e gostaria de tecer alguns comentários...

O chamado respiro do óleo ou dos vapores do óleo, tem seu efeito básico em proceder a queima de tais vapores (antigamente isso não existia e tais vapores eram eliminados diretamente no ar), evitando o mau cheiro, problemas com a poluição do meio ambiente como também, segundo outra linha de pensamento, lubrificar o eixo das válvulas (antes do retentor).

O interior do motor (parte oleada), não deve ter pressão de ar em excesso...tem, mas é muitíssimo pequena, proveniente do escape da gigantesca pressão do interior dos cilindros quando ocorrem as explosões e a vedação dos anéis de seguimento não sendo absoluta, permite uma pequena passagem, daí a pressão.

O motor em funcionamento, gera muito calor e tende a aquecer o óleo, iniciando o vapor de seus componentes...juntando a pressão do ar + combustível (que passa pelos anéis e não são queimados), mais os vapores do óleo aquecido, temos uma mistura indesejável que é disponibilizada na admissão para queima, resolvendo os problemas do mau cheiro e da poluição, como também ajudando na lubrificação do eixo das válvulas.

Todos os fabricantes de motores atualmente se utilizam desse processo com uma ou duas mangueiras e ainda tem um elemento adicional chamado de anti-chama, que serve para evitar que tais vapores entrem em combustão antes de entrarem na câmara. Este processo pode ter um bom ou um mau projeto, que em motores novos logo-logo acarretará em excesso de borra grudenta no ambiente do TBI, prejudicando a eficiência do atuador da marcha lenta e a funcionalidade da borboleta...que juntos irão afetar a ML.

É notório que a medida que o motor envelhece ou avança na quilometragem, ocorrem desgastes que requerem manutenção, seja preventiva ou corretiva...a preventiva dá ao motor, condições de uma maior quilometragem sem problemas, já a corretiva é imperiosa e sem ela na maioria das vezes o carro vai pra oficina.

Uma das consequências do envelhecimento do motor, é o desgaste natural do interior da câmara de combustão e dos anéis dos cilindros... e este desgaste tem como resultados a perda de potência do motor e aumento da pressão no interior do motor (parte oleada), pois uma maior quantidade de gases da mistura de combustível + ar, irão passar exatamente por este desgaste no momento da explosão, ficando evidente que maior pressão no interior do motor irá levar mais gases da mistura (combustível + ar), e gases do óleo para serem injetados no TBI, aumentando a necessidade de manutenção preventiva neste local.

Portanto, antes de pensarem em fazer qualquer modificação no respiro do óleo, em qualquer motor, avaliem se não é a taxa de compressão que está caindo (quando a taxa de compressão cai, uma das razões é o desgaste dito acima ou sede das válvulas com carbonização), quantidade de óleo além do limite indicado na vareta, manutenção preventiva normal (limpeza do TBI, anti-chama, etc...), óleo com viscosidade inferior ao indicada pela montadora, óleo vencido (o óleo vencido perde a eficiência da viscosidade, passa mais fácil pelos anéis e também acelera o desgaste dito acima, além de outros).





Alvaro Gomes
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Re: Colocando Respiro de óleo no Corsa 16V

Mensagem por Alvaro Gomes » Quarta-feira 05 2017f Abril 2017 04:17:49 PM

Fabrício vc poderia me tirar uma dúvida?
No caso do meu corsa a mangueira ao lado é que ta com problema,ta toda rachada, bastante suja de óleo/borra. Vc saberia me dizer que mangueira é essa e qual a função dela? A outra ponta da mangueira que rachou ta indo pra trás do motor e não consegui ver a onde é encaixada.
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Alvaro Gomes
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Re: Colocando Respiro de óleo no Corsa 16V

Mensagem por Alvaro Gomes » Quarta-feira 05 2017f Abril 2017 04:18:37 PM

Alvaro Gomes escreveu:Fabio vc poderia me tirar uma dúvida?
No caso do meu corsa a mangueira ao lado é que ta com problema,ta toda rachada, bastante suja de óleo/borra. Vc saberia me dizer que mangueira é essa e qual a função dela? A outra ponta da mangueira que rachou ta indo pra trás do motor e não consegui ver a onde é encaixada.
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Re: Colocando Respiro de óleo no Corsa 16V

Mensagem por Alvaro Gomes » Quarta-feira 05 2017f Abril 2017 04:20:09 PM

Fabio, vc poderia me tirar uma dúvida?
No caso do meu corsa a mangueira ao lado é que ta com problema,ta toda rachada, bastante suja de óleo/borra. Vc saberia me dizer que mangueira é essa e qual a função dela? A outra ponta da mangueira que rachou ta indo pra trás do motor e não consegui ver a onde é encaixada.
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guh008
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Re: [TUTORIAL] - Colocando Respiro de óleo no Corsa 16V

Mensagem por guh008 » Sexta-feira 10 2018f Agosto 2018 02:30:41 PM

Galera percebi que meu corsa está cheirando muito óleo e identifiquei que está mangueira secundária da ventilação do motor está solta por trás do motor...

vocês sabem me dizer aonde ela é conectada? estava olhando pelo cepChev para encontrar aonde eu encaixo essa mangueira mais não obtive sucesso.

podem me ajudar?


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Re: [TUTORIAL] - Colocando Respiro de óleo no Corsa 16V

Mensagem por jose-de.mello » Segunda-feira 09 2019f Dezembro 2019 07:26:24 PM

Amigo, essa mangueira ela é a mais grossa. Ela sai da tampa do comando e é encaixada no bloco do bloco do motor, lá atras, abaixo dos canos de agua (arrefecimento do motor). Fica abaixo do coletor de admissão. Acima do arranque. Ali tem uma entrada para fixar esse cano. Abraços





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