[TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID
Moderadores: Eduardo Lirani, WJUNIOR, MatheusM, Organizadores do Fórum
-
- :: Wind ::
- Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
- Ano de fabricação: 2000
Galera fiquei feliz consegui pegar sinal de velocidade/distancia no meu corsa b através do painel, ele converte o sinal do cabo e manda para a central atraves do conector, ae foi so acha o pino e funcionou, agradeço ao Ramos por ter dado a dica https://www.google.com.br/imgres?imgurl ... t=c&ictx=1
Enviado de meu GT-I9515L usando Tapatalk
-
No link tem a pinagem do conector , pra quem tem um corsa mais antigo e so usar o pino 25
-
gui_srs voce poderia postar o esquema eletrico que voce usou para o timer?
- CidoCorsa
- :: Super ::
- Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
- Ano de fabricação: 2016
gui_srs escreveu:Bom dia galera!
Cido,CidoCorsa escreveu:Boa tarde pessoas do fórum...
Após uma década, estou voltando a GM. Comprei um Classic zero e vou pegá-lo na próxima semana
Como ele não tem a opção de TID, mas eu mesmo já instalei vários em outros Corsas que tive, e depois de conhecer o Advantage(que não existe mais)Acabei pegando um LS mesmo. E já estou na captura de um TIDÃO... Pois o TId normal dele creio deve ser muito limitado...
Como conseguir esse material pronto (arduino) e como foi a instalação no TID? Ou não se usa o TID e instala o arduino?
Agradeceria muito se fosse possível mostrar o tutorial de instalação e o provável custo dos equipamentos...![]()
Grato pela atenção, saudações.
Cido
O seu Classic não tem o TID?
O TID que foi testado e funciona no Arduino é esse aí que vc viu no Tutorial (Astra, Corsa, Vectra...).
O Tutorial tá aí na primeira página mesmo, tem todo um passo-a-passo explicando.
No meu caso não precisei instalar o TID pq meu carro é um Astra e já veio com ele. Só precisei montar o circuito do Arduino, gravar o programa e fazer as ligações.
Os custos não saem muito altos. O TID vc vai gastar entre 200 e 300 reais em média. O Arduino na Internet vc compra por menos de 50 reais. A chave de limpador com os botões de comando vc vai pagar na faixa de 150 reais. De resto são insumos e componentes pequenos.
Eu mesmo não gastei nem 300 reais até o momento.
Acompanhe todo o tópico que vc vai entender melhor como funciona.
Boa noite. Acabei de comprar o carro, vou pegá-lo no fds... Apesar de ser a última versão, ele é completo, mas não tem o TID.
Já estou adquirindo algumas coisas para ele (como luz de leitura do Vectra A com temporizador, botão do farol de neblina verde, pois a maioria do pessoal põe o botão da lanterna de neblina e nem percebe, tenho a luminária da luz traseira, mas estou sem as molduras, preciso da luz do porta luvas, o kit do vidro traseiro, o retrovisor elétrico e por aí vai, creio que com uns 1000 dá para melhorar muito ele)...
Assim que pegá-lo posto fotos. Como disse, depois de alguns anos com carros da VW, não aguentei mais a manutenção e parti para o bom Corsa. Tive três e esse será o quarto veículo da linha.
Aos amigos agradeço a hospitalidade... Estou voltando...![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Cido
Cansei,cansei escreveu:Está disponível no meu google drive uma versão nova do programa.
Vários ajustes foram feitos e a principal novidade é a gravação do consumo total (CT) na memória, vejam se está tudo funcionando.
A gravação da distância eu consegui fazer funcionar no sketch que eu uso no meu carro. Vou testar um pouco e nas próximas semanas eu adiciono pra vcs.
Terminei de montar ontem o comp. de bordo no carro e gravei sua nova versão.
Infelizmente a parte de memorização não funcionou. Eu desligo o carro, O arduino continua ligado, a luz EON acende também, mas na hora que liga tá tudo zerado de novo.
-
- Modelo do veiculo: MONTANA SPORT 1.8 MPFI FLEXPOWER
- Ano de fabricação: 2007
- Contato:
Salve galera, como estão?
Bom, terminei nos ultimos dias a montagem do computador de bordo no meu Astra.
Seguem algumas fotos:
Chave de limpador com o chicote feito para ligar:

Chicote principal, liga Arduino ao TID e ao plug original:

Ligando a placa no carro...

Como ainda não defini como irei fazer a caixinha para a placa (gabinete), envolvi a mesma com espuma e encaixei naquele local. Atrás da passagem de ar, atrás do som.

Segue também um vídeo do mesmo em funcionamento, já instalado no carro, mostrando as funcionalidades e também o salvamento dos dados na memória:
https://www.youtube.com/watch?v=6_9uu9t ... e=youtu.be
Cansei,
O código até agora parece estar gravando e carregando Ok o Consumo total. Muito bom!
Qual será o proximo passo?
Ah, só pra constar, aquele problema que eu estava tendo de não aparecer nada no display as vezes estava sendo causado por um mau contato no conector da placa, mas já resolvi e agora tá rodando certinho.
Uma curiosidade que me passou pela cabeça:
Qual seria a possibilidade e a dificuldade de ter a função Autonomia do computador de bordo? Entendo que complica mais um pouco pelo fato de precisar ler o valor do marcador do tanque e fazer mais alguns cálculos... Acho que é a unica função que ele não tem.
(Só curiosidade mesmo, uma coisa de cada vez, rsrs...)
Esse timer que foi feito no meu caso é um pouco diferente e utiliza o CI LM358 ao invés do 555 (coisa do meu pai, rsrs). Mas faz a mesma tarefa dos que eu mandei acima.
Tirei uma foto do esquema que foi feito:

Espero que gostem.
Abraços!
Seguem algumas fotos:

Como ainda não defini como irei fazer a caixinha para a placa (gabinete), envolvi a mesma com espuma e encaixei naquele local. Atrás da passagem de ar, atrás do som.

Segue também um vídeo do mesmo em funcionamento, já instalado no carro, mostrando as funcionalidades e também o salvamento dos dados na memória:
Cansei,
O código até agora parece estar gravando e carregando Ok o Consumo total. Muito bom!
Ah, só pra constar, aquele problema que eu estava tendo de não aparecer nada no display as vezes estava sendo causado por um mau contato no conector da placa, mas já resolvi e agora tá rodando certinho.
Qual seria a possibilidade e a dificuldade de ter a função Autonomia do computador de bordo? Entendo que complica mais um pouco pelo fato de precisar ler o valor do marcador do tanque e fazer mais alguns cálculos... Acho que é a unica função que ele não tem.
Robson,robsonlobinho escreveu:gui_srs voce poderia postar o esquema eletrico que voce usou para o timer?
Esse timer que foi feito no meu caso é um pouco diferente e utiliza o CI LM358 ao invés do 555 (coisa do meu pai, rsrs). Mas faz a mesma tarefa dos que eu mandei acima.

Espero que gostem.
Abraços!
-
Vlw
-
- Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
- Ano de fabricação: 2008
cansei boa noite, não estou conseguindo pegar a nova versão do seu sketch pode me ajudar?
-
- :: Piquet ::
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
- Ano de fabricação: 2004
Eu dispoinibilizei agora pouco uma versão nova no drive.gui_srs escreveu:Cansei,
Vendo seu vídeo eu percebi alguns bugs como o Reset ser acionado só de entrar no menu opções. Além desse problema eu corrigi outros bugs e detalhes menores. De recurso disponibilizei a distância total (DT) com a gravação dessa informação na memória e a gravação do último menu utilizado que vc tinha perguntado uns posts atrás se dava pra fazer.
A gravação da distância total eu testei pouco mas acho que já está funcional, os maiores problemas eu acho que já resolvi.
O próximo passo é a gravação do tempo de viagem pra fazer um "tempo total". Já implementei isso na versão que eu uso no meu carro e to tentando entender os problemas que apareceram.
Eu tenho vontade de colocar a autonomia mais pra frente, pra isso preciso do consumo total (que já está ok) e do "consumo médio total". A partir daí da pra fazer uma matemática e estimar a autonomia.gui_srs escreveu:Uma curiosidade que me passou pela cabeça:
Eu pensei em ler o marcador do tanque mas eu queria evitar puxar mais fios do carro pro arduino, além de que ia ser outra informação que a pessoa ia precisar ficar calibrando. Se é pra ter esse trabalho aí acho que compensa mais calibrar direito o consumo pq pra saber quanto tem de combustível no tanque é só pegar a capacidade dele e subtrair pelo consumo total.
Vc consegue ver os arquivos na pasta?paulo_tonhao escreveu:cansei boa noite, não estou conseguindo pegar a nova versão do seu sketch pode me ajudar?
Eu apaguei agora pouco as outras versões classificadas como BETA e no lugar deixei um arquivo novo com a data de hoje. Será que vc tentou baixar no mesmo instante que eu apaguei? Da uma olhada lá de novo.
-
Nao entendi a parte que e conectada no negativo do lm358, nao sei o que e aquele componente 10 k que parece um resistor e aquele valor 2,9 v tambem nao entendigui_srs escreveu:Salve galera, como estão?
Seguem algumas fotos:
Cansei,
Robson,robsonlobinho escreveu:gui_srs voce poderia postar o esquema eletrico que voce usou para o timer?
Espero que gostem.
Abraços!
-
- Modelo do veiculo: MONTANA SPORT 1.8 MPFI FLEXPOWER
- Ano de fabricação: 2007
- Contato:
Robson,robsonlobinho escreveu: Nao entendi a parte que e conectada no negativo do lm358, nao sei o que e aquele componente 10 k que parece um resistor e aquele valor 2,9 v tambem nao entendi
Desconsidere aquele 2,9v. Foi só uma referencia da tensão que deverá ter ali naquele ponto. Esses valores de 10k são sim resistores. o "-" (menos) ali do 358 não é referente ao negativo da alimentação e sim da porta de entrada "-" (menos) do componente.
Ah, inclusive, como vc pode ver, existem 2 resistores de 10k ali naquele ponto. Se vc quiser pode remover o 10k que está diretamente ligado ao 358 pois não é obrigatório ter ele ali, apenas o 10k aonde entra o 12v constante.