[TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.

Moderadores: Eduardo Lirani, WJUNIOR, MatheusM, Organizadores do Fórum

Responder
cansei
:: Piquet ::
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004
Re: [TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID

Mensagem por cansei »

Está disponível no meu google drive uma versão nova do programa.
Vários ajustes foram feitos e a principal novidade é a gravação do consumo total (CT) na memória, vejam se está tudo funcionando.

A gravação da distância eu consegui fazer funcionar no sketch que eu uso no meu carro. Vou testar um pouco e nas próximas semanas eu adiciono pra vcs.
robsonlobinho
:: Wind ::
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000

Mensagem por robsonlobinho »

Vlw cansei

Enviado de meu GT-I9515L usando Tapatalk
gui_srs
:: Super ::
Modelo do veiculo: MONTANA SPORT 1.8 MPFI FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007
Contato:

Mensagem por gui_srs »

Boa noite, galera. Tudo joia?

Alex,
que show seu projeto, vi o vídeo. Quero muito ver ele evoluído. Vai fazer muito sucesso entre os Vectreiros, vc pode esperar.. rsrs
O principal já está saindo.. Agora a questão de acabamento leva um tempo mesmo e tem que bolar direitinho, mas é questão de tempo para vc colocar tudo no devido lugar.

Cansei,
Maravilha cara, vou baixar seu código e amanhã acredito que já colocarei pra rodar.
O carro tá sem o PC de bordo porque estou montando a placa definitiva.
Estou ansioso!

Novidades:
Foi feito o layout no PC pelo meu pai. A placa ficou com 6x6cm de tamanho. Dava até pra diminuir mais, principalmente se usar SMD, mas achei desnecessário ficar menor que isso. A placa já conta com o circuito de Timer como citei acima, porém ao invés de utilizar relé, utilizamos transistor para fazer o trabalho, já que o consumo é baixo, ele dá conta, e de quebra economiza com relé e espaço na placa. O tempo do Timer ficou em 14 segundos, mais que o suficiente.

A confecção da placa fizemos em casa mesmo, método caseiro, utilizando impressora a laser e papel de foto. O resultado foi satisfatório e não gastei nada praticamente. Faltou a serigrafia na parte de cima, nesse método é complicado fazer.
Estou montando nela mesmo. Seguem algumas fotos:

Imagem

Imagem

Segue esquema de outro circuito Timer utilizando transistores ao invés de relé para quem quiser:
http://home.cogeco.ca/~rpaisley4/LM555P ... Delay2.GIF
CidoCorsa
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2016

Mensagem por CidoCorsa »

Boa tarde pessoas do fórum...
Após uma década, estou voltando a GM. Comprei um Classic zero e vou pegá-lo na próxima semana
Como ele não tem a opção de TID, mas eu mesmo já instalei vários em outros Corsas que tive, e depois de conhecer o Advantage(que não existe mais) ::? Acabei pegando um LS mesmo. E já estou na captura de um TIDÃO... Pois o TId normal dele creio deve ser muito limitado...

Como conseguir esse material pronto (arduino) e como foi a instalação no TID? Ou não se usa o TID e instala o arduino?

Agradeceria muito se fosse possível mostrar o tutorial de instalação e o provável custo dos equipamentos... :mrgreen:

Grato pela atenção, saudações.

Cido :evilbat:
CidoCorsa
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2016

Mensagem por CidoCorsa »

Nossa estou emocionado de ver tamanha dedicação do pessoal com programação e instalação do TID.

Preciso aprender um pouco mais... Abraços a todos...

Cido
gui_srs
Contato:

Mensagem por gui_srs »

Bom dia galera!
CidoCorsa escreveu:Boa tarde pessoas do fórum...
Após uma década, estou voltando a GM. Comprei um Classic zero e vou pegá-lo na próxima semana
Como ele não tem a opção de TID, mas eu mesmo já instalei vários em outros Corsas que tive, e depois de conhecer o Advantage(que não existe mais) ::? Acabei pegando um LS mesmo. E já estou na captura de um TIDÃO... Pois o TId normal dele creio deve ser muito limitado...

Como conseguir esse material pronto (arduino) e como foi a instalação no TID? Ou não se usa o TID e instala o arduino?

Agradeceria muito se fosse possível mostrar o tutorial de instalação e o provável custo dos equipamentos... :mrgreen:

Grato pela atenção, saudações.

Cido :evilbat:
Cido,
O seu Classic não tem o TID?

O TID que foi testado e funciona no Arduino é esse aí que vc viu no Tutorial (Astra, Corsa, Vectra...).
O Tutorial tá aí na primeira página mesmo, tem todo um passo-a-passo explicando.
No meu caso não precisei instalar o TID pq meu carro é um Astra e já veio com ele. Só precisei montar o circuito do Arduino, gravar o programa e fazer as ligações.
Os custos não saem muito altos. O TID vc vai gastar entre 200 e 300 reais em média. O Arduino na Internet vc compra por menos de 50 reais. A chave de limpador com os botões de comando vc vai pagar na faixa de 150 reais. De resto são insumos e componentes pequenos.
Eu mesmo não gastei nem 300 reais até o momento.
Acompanhe todo o tópico que vc vai entender melhor como funciona.

cansei escreveu:Está disponível no meu google drive uma versão nova do programa.
Vários ajustes foram feitos e a principal novidade é a gravação do consumo total (CT) na memória, vejam se está tudo funcionando.

A gravação da distância eu consegui fazer funcionar no sketch que eu uso no meu carro. Vou testar um pouco e nas próximas semanas eu adiciono pra vcs.
Cansei,
Terminei de montar ontem o comp. de bordo no carro e gravei sua nova versão.
Infelizmente a parte de memorização não funcionou. Eu desligo o carro, O arduino continua ligado, a luz EON acende também, mas na hora que liga tá tudo zerado de novo. :?
gui_srs
Contato:

Mensagem por gui_srs »

Cansei, outra coisa que eu notei hoje quando liguei o carro pela manhã:

Bugou parte do código, não apareceu nem o Bem-Vindo, ficou sem nada escrito, aí conforme ia apertando os botões para passar as funções ele voltava a aparecer algumas coisas, as vezes aparencendo os caracteres meio bagunçados, acendendo alguns simbolos la debaixo...
Depois do nada voltou ao normal.

Outra coisa, com o carro ligado aqui na garagem, no Cp ou no CT ele ia marcando o consumo (já estava em 0,04L), aí quando eu dei uma passeada pelas outras funções e voltei no consumo, ele tinha voltado para 0,01L. Como se tivesse resetando os litros marcados.
unBond
:: Wind ::
Modelo do veiculo: CORSA HATCH SS 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2006

Mensagem por unBond »

Eu vi 4 transistor na placa e você usou só 3? Não entendi direito esse timer.
Astra SS
cansei
:: Piquet ::
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

gui_srs escreveu:Cansei, outra coisa que eu notei hoje quando liguei o carro pela manhã:

Bugou parte do código, não apareceu nem o Bem-Vindo, ficou sem nada escrito, aí conforme ia apertando os botões para passar as funções ele voltava a aparecer algumas coisas, as vezes aparencendo os caracteres meio bagunçados, acendendo alguns simbolos la debaixo...
Depois do nada voltou ao normal.

Outra coisa, com o carro ligado aqui na garagem, no Cp ou no CT ele ia marcando o consumo (já estava em 0,04L), aí quando eu dei uma passeada pelas outras funções e voltei no consumo, ele tinha voltado para 0,01L. Como se tivesse resetando os litros marcados.
Encontrei dois errinhos bobos no código. O programa até salvava o consumo, o problema estava na hora de carregar.
Já coloquei no drive uma versão corrigida.

Os outros problemas podem ser consequência desses erros. Tenta fazer um teste agora e vê como fica.
gui_srs
Contato:

Mensagem por gui_srs »

unBond escreveu:Eu vi 4 transistor na placa e você usou só 3? Não entendi direito esse timer.
Então, o circuito que está montado na minha placa é diferente do que eu mandei o esquema elétrico pra vcs. Esse que tem no meu aqui foi meu pai que fez de cabeça. Mas é similiar a este que eu mandei. Na minha placa usam 2 transistores para o Timer. O maior ali é o regulador 7808.

Eu enviei dois esquemas pra vcs, um com relé, e um com transistor.

Com relé
Imagem

Com transistores
Imagem

O com relé eu cheguei a testar, e vi que realmente funciona. O do outro esquema eu não fiz. Mas por ser um Circuito de baixo consumo não há necessidade de se usar relé pq o transistor ja dá conta do recado.

De qualquer forma qualquer um deles irá atender.
cansei escreveu: Encontrei dois errinhos bobos no código. O programa até salvava o consumo, o problema estava na hora de carregar.
Já coloquei no drive uma versão corrigida.

Os outros problemas podem ser consequência desses erros. Tenta fazer um teste agora e vê como fica.
Beleza, irei gravar o código mais tarde e continuar o testes. Valeu!
Responder

Voltar para “Tutoriais”