[TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
cansei
:: Piquet ::
Mensagens: 319
Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Re: [TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID

Mensagem por cansei »

unBond escreveu:fiz o cadastro para parabenizar o trabalho. Com o preço proibitivo do mid, e seu reparo custa muito caro, eu proponho criarmos um projeto para criarmos uma interface para usar outro tipo de tela, ou até mesmo via blutooth no próprio celular, animam?
Obrigado.
Eu cheguei a fazer um aplicativozinho android que recebe via BT as leituras do arduino pra ver a viabilidade de fazer um painel digital. O app até que funcionou bem mas sei lá, na prática virou um repeteco do TID... e fazer um app com uma aparência decente da bastante trabalho... se tiver alguma ideia posta aí
robsonlobinho escreveu:Consegui usando um lcd 16x2,agora vou tentar aumentar algumas funções, Cansei muito obrigado,sem os seus códigos acho que seria impossível kkk
Muito bom, se puder posta o código aí. Pra quem tiver interesse em usar um LCD diferente deve ser mais fácil usar o seu código do que o meu.
gui_srs escreveu:E aí, Cansei! Sou o Guilherme que tava batendo um papo contigo no Youtube pelos comentarios do seu video.

Resolvi fazer o cadastro e postar direto por aqui pois é mais interessante centralizar as informações para todos que acompanham o projeto.
Legal, também acho mais fácil falar por aqui.
Que bom que deu certo o desbloqueio, agora vc sabe que aquele fio que te falei lá no youtube existe e como parte do projeto vc vai precisar cortar ele.
gui_srs escreveu:-Há alguma maneira de manter os parametros calculados anteriormente 'gravados' no Arduino? Tipo, para manter todas as informações mesmo depois de desligar o carro. Para religar e as informações continuarem lá. Vc chegou a verificar isso? Se fosse o caso até manter o Arduino 'ligado' o tempo todo (dependendo do consumo). Isso eu acho muito importante.
Da, eu fiz isso na versão do programa que eu uso no meu carro.
O problema de deixar o arduino sempre ligado é que ele consegue retroalimentar o TID, então vc desliga o carro e o TID vai ficar lá aceso.

No meu caso eu fiz uma rotina pra detectar quando o motor está ligado ou desligado. Assim quando o motor é desligado eu gravo o consumo total em litros na memória e carrego quando o arduino é ligado. Por enquanto eu to gravando só o consumo total mesmo pq da trabalho ficar lidando com as variáveis na hora de gravar e carregar. Mais pra frente eu vou ver de gravar também o consumo médio e a velocidade média.
gui_srs escreveu:-No caso dos fios que serão puxados, eu posso puxar direto da ECU ao invés de puxar do bico injetor? Há alguma diferença? Vc sabe a pinagem? O calculo de consumo depende deste fio, certo? E no caso do sensor de velocidade, há algum outro lugar que possa ser alcançado? (talvez na própria ECU?).
Pode e não tem diferença nem pro bico e nem pro sensor de velocidade. O problema é que se vc quer puxar da ECU vc vai precisar saber qual é o fio certo e a pinagem eu não vou saber te dizer nem pro corsa nem pro astra... até pq uma mudança de motorização, ano-modelo do carro já pode provocar uma mudança de ECU e por consequência a pinagem dela. Eu sugeri puxar esses fios perto do bico e do sensor pq aí não tem muito como errar.

Sim, o cálculo depende desse fio.


Ramos
:: Moderador ::
Mensagens: 947
Registrado em: Segunda-feira 19 2007f Novembro 2007 10:23:33 AM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Ramos »

Cansei,

Meus parabéns, abri teu programa e achei bem legal mesmo, estou tentando interpretar algumas funções que faz muito tempo que não mexo com programação, ainda mais quando pegamos um programa de outra pessoa.

Se me permitir dar uma dica para todos...

O sinal do sensor de velocidade chega no TID com chicote original, também é possível pegar no chicote do som do veículo, visto que o rádio original tem elevação do som automático com velocidade. Tenho o diagrama no PC, vou tentar passar a pinagem e a imagem do sinal VSS.

Quanto a rotação do carro que alguém disse que pegou pelo próprio eletro injetor, vai encontrar leitura zero no momento do cutoff do carro. E dependendo da estratégia da injeção em alta rotação terá valor errado pois ela poderá deixar de ser banco a banco (semi sequencial) para injetar todos ao mesmo tempo... Mas realmente não sei a estratégia original dela.



Enviado de meu 2014819 usando Tapatalk


robsonlobinho
:: Wind ::
Mensagens: 49
Registrado em: Terça-feira 10 2016f Maio 2016 11:32:49 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000

Mensagem por robsonlobinho »

Cansei voce poderia compartilhar o codigo atual que vc esta usando?

Enviado de meu GT-I9515L usando Tapatalk


gui_srs
:: Super ::
Mensagens: 81
Registrado em: Quinta-feira 19 2016f Maio 2016 05:31:31 PM
Localização: Santa Rita do Sapucaí - MG
Modelo do veiculo: MONTANA SPORT 1.8 MPFI FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007
Contato:

Mensagem por gui_srs »

Olá pessoal!
cansei escreveu: Da, eu fiz isso na versão do programa que eu uso no meu carro.
O problema de deixar o arduino sempre ligado é que ele consegue retroalimentar o TID, então vc desliga o carro e o TID vai ficar lá aceso.

No meu caso eu fiz uma rotina pra detectar quando o motor está ligado ou desligado. Assim quando o motor é desligado eu gravo o consumo total em litros na memória e carrego quando o arduino é ligado. Por enquanto eu to gravando só o consumo total mesmo pq da trabalho ficar lidando com as variáveis na hora de gravar e carregar. Mais pra frente eu vou ver de gravar também o consumo médio e a velocidade média.
Cansei, boas noticias! Hoje coloquei a mão na massa e montei o prototipo! Funcionou todas as funções básicas em bancada. Ainda não liguei no carro para verificar funcionamento de sensores, calibrar, etc. Farei isso nos próximos dias. Mas já estou super feliz em ver funcionando!

Então é possível memorizar o consumo total em litros? O consumo médio com certeza seria a mais interessante função para ser armazenada. Ficaremos no aguardo!

Vc poderia disponibilizar o programa que vc utiliza no Corsa com essas melhorias?
Ah, e como que eu faço para ter aquela animaçãozinha na hora que aparece o texto de boas vindas? É complicado? hahah. Eu infelizmente ainda não manjo de programar...
Bom, se vc disponibilizar o progama já deve estar com tudo isso. =)

Mas por enquanto meu muuuito obrigado! Vamos conversando de acordo com o andamento do projeto.
Ramos escreveu: Se me permitir dar uma dica para todos...

O sinal do sensor de velocidade chega no TID com chicote original, também é possível pegar no chicote do som do veículo, visto que o rádio original tem elevação do som automático com velocidade. Tenho o diagrama no PC, vou tentar passar a pinagem e a imagem do sinal VSS.
Amigo Ramos,

No meu caso eu tenho um Astra com o chicote original do TID.
Observei no diagrama do TID aqui no tutorial que o Pino 9 é algo relacionado com SDV (Speed Dependent Volume), que certamente é essa função do volume de acordo com a velocidade. Acredito que possa ser ele, o que acha?
Se for o sensor de velocidade mesmo, que ótimo! Menos um fio, heheh.

Abraço pessoal!


Ramos
:: Moderador ::
Mensagens: 947
Registrado em: Segunda-feira 19 2007f Novembro 2007 10:23:33 AM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Ramos »

gui_srs escreveu:Olá pessoal!
cansei escreveu: Da, eu fiz isso na versão do programa que eu uso no meu carro.
O problema de deixar o arduino sempre ligado é que ele consegue retroalimentar o TID, então vc desliga o carro e o TID vai ficar lá aceso.

No meu caso eu fiz uma rotina pra detectar quando o motor está ligado ou desligado. Assim quando o motor é desligado eu gravo o consumo total em litros na memória e carrego quando o arduino é ligado. Por enquanto eu to gravando só o consumo total mesmo pq da trabalho ficar lidando com as variáveis na hora de gravar e carregar. Mais pra frente eu vou ver de gravar também o consumo médio e a velocidade média.
Cansei, boas noticias! Hoje coloquei a mão na massa e montei o prototipo! Funcionou todas as funções básicas em bancada. Ainda não liguei no carro para verificar funcionamento de sensores, calibrar, etc. Farei isso nos próximos dias. Mas já estou super feliz em ver funcionando!

Então é possível memorizar o consumo total em litros? O consumo médio com certeza seria a mais interessante função para ser armazenada. Ficaremos no aguardo!

Vc poderia disponibilizar o programa que vc utiliza no Corsa com essas melhorias?
Ah, e como que eu faço para ter aquela animaçãozinha na hora que aparece o texto de boas vindas? É complicado? hahah. Eu infelizmente ainda não manjo de programar...
Bom, se vc disponibilizar o progama já deve estar com tudo isso. =)

Mas por enquanto meu muuuito obrigado! Vamos conversando de acordo com o andamento do projeto.
Ramos escreveu: Se me permitir dar uma dica para todos...

O sinal do sensor de velocidade chega no TID com chicote original, também é possível pegar no chicote do som do veículo, visto que o rádio original tem elevação do som automático com velocidade. Tenho o diagrama no PC, vou tentar passar a pinagem e a imagem do sinal VSS.
Amigo Ramos,

No meu caso eu tenho um Astra com o chicote original do TID.
Observei no diagrama do TID aqui no tutorial que o Pino 9 é algo relacionado com SDV (Speed Dependent Volume), que certamente é essa função do volume de acordo com a velocidade. Acredito que possa ser ele, o que acha?
Se for o sensor de velocidade mesmo, que ótimo! Menos um fio, heheh.

Abraço pessoal!
Isso mesmo, é o pino 9 do TID vem direto do sensor.
Mais tarde eu mando o diagrama do corsa C. Da pra pegar no rádio também, que no caso do corsa fica mais fácil de lidar no chicote.

Enviado de meu 2014819 usando Tapatalk


cansei
:: Piquet ::
Mensagens: 319
Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

Ramos escreveu:Cansei,

Meus parabéns, abri teu programa e achei bem legal mesmo, estou tentando interpretar algumas funções que faz muito tempo que não mexo com programação, ainda mais quando pegamos um programa de outra pessoa.
Eu sei como é. Eu procurei escrever o código de um jeito meio trivial, é um costume meu fazer desse jeito pra poder checar o meu raciocínio. Só depois que confirmo o raciocínio é que procuro escrever de uma maneira mais otimizada mas por enquanto to meio sem condição de fazer isso.
Ramos escreveu:Se me permitir dar uma dica para todos...

O sinal do sensor de velocidade chega no TID com chicote original, também é possível pegar no chicote do som do veículo, visto que o rádio original tem elevação do som automático com velocidade. Tenho o diagrama no PC, vou tentar passar a pinagem e a imagem do sinal VSS.

Quanto a rotação do carro que alguém disse que pegou pelo próprio eletro injetor, vai encontrar leitura zero no momento do cutoff do carro. E dependendo da estratégia da injeção em alta rotação terá valor errado pois ela poderá deixar de ser banco a banco (semi sequencial) para injetar todos ao mesmo tempo... Mas realmente não sei a estratégia original dela.
Pior que é verdade. O meu carro não tem o chicote do TID mas o fio do sensor de velocidade também chega no chicote do som... amanhã vou puxar uma derivação dele pra testar.

Da rotação fui eu que comentei isso mas o que vc falou é verdade e eu só me dei conta quando fiz o teste com o carro andando. Sobre o comportamento em alta rotação eu concordo em partes, no meu carro por ex. eu calculei a RPM partindo do princípio que toda bancada é acionada junta e pelos resultados que tive isso se confirmou, mas não sei se isso vale pra todos os corsas. Independente disso eu não curti muito a leitura da rotação... mesmo que eu tivesse usado um sinal melhor como o da bobina eu não consigo fazer leituras rápidas então não fica um negócio tão legal.
robsonlobinho escreveu:Cansei voce poderia compartilhar o codigo atual que vc esta usando?
O código que eu uso no meu carro é meio que um programa beta. Ele tem funções em testes que vira e mexe dão pau e tem mudanças específicas pra mim, tipo o medidor de temperatura que aparece no vídeo, uma comunicação I2C que eu faço com um outro c.i., fora a pinagem de algumas coisas que não está mais igual ao que eu sugeri no tutorial. O certo mesmo é eu pegar um tempo e passar as melhorias que eu fiz no meu e passar pro daqui.
gui_srs escreveu:Cansei, boas noticias! Hoje coloquei a mão na massa e montei o prototipo! Funcionou todas as funções básicas em bancada. Ainda não liguei no carro para verificar funcionamento de sensores, calibrar, etc. Farei isso nos próximos dias. Mas já estou super feliz em ver funcionando!

Então é possível memorizar o consumo total em litros? O consumo médio com certeza seria a mais interessante função para ser armazenada. Ficaremos no aguardo!

Vc poderia disponibilizar o programa que vc utiliza no Corsa com essas melhorias?
Ah, e como que eu faço para ter aquela animaçãozinha na hora que aparece o texto de boas vindas? É complicado? hahah. Eu infelizmente ainda não manjo de programar...
Bom, se vc disponibilizar o progama já deve estar com tudo isso. =)

Mas por enquanto meu muuuito obrigado! Vamos conversando de acordo com o andamento do projeto.
Legal, muito bom.
Gravar as informações na memória vc consegue gravar todas com facilidade até, o difícil mesmo é restaurar. Resolvi fazer primeiro o consumo total pq era o mais fácil e ainda sim ele me deu um pouco de trabalho.

O problema todo é que por exemplo, o consumo médio é calculado dividindo a distância que vc percorreu pelos litros que o carro consumiu. Então aqui vc descobre que na verdade vc precisa gravar não uma informação, mas duas. Ok. O primeiro complicador é que a distância também é usada pra calcular a velocidade média (distância dividido por tempo), então pra não distorcer esse último eu preciso gravar também o tempo. Ok. Próximo complicador, na hora de restaurar o tempo por ex. eu preciso que a nova contagem de tempo seja somada com a que eu carregar da memória, e na próxima vez que eu gravar essa informação na memória eu preciso gravar a soma delas. Então eu preciso criar mais um punhado de variáveis pra poder fazer essas coisas e de brinde preciso fazer o mesmo também pra distância e pro tempo numa mesma tacada e isso da um certo trabalho, por isso acabei fazendo primeiro só com o consumo total, pq ele não interfere nos outros cálculos.

O arduino tem bastante documentação, é fácil aprender a mexer nele. A animação eu faço assim:

Código: Selecionar todos

void texto_boas_vindas()
{
  byte i;
  zera_intervalo();
  for (i=0;i<11;i++)
  {
    mydisplay.display_message(F("           CORSA 1.8"),20);
    mydisplay.display_symbol(i);
    coisas_a_fazer_sempre();
  }
  mydisplay.clear_message();
  coisas_a_fazer_sempre();
  mydisplay.display_message(F(" CORSA 1.8"),20);
  while(intervaloMiliSecs <= 3000)
  {
    calcula_intervalo();
    coisas_a_fazer_sempre();
  }
  for (i=11;i>0;i--)
  {
    mydisplay.display_message(F("CORSA 1.8           "),255);
    mydisplay.clear_symbol(i);
    coisas_a_fazer_sempre();
  }
}


robsonlobinho
:: Wind ::
Mensagens: 49
Registrado em: Terça-feira 10 2016f Maio 2016 11:32:49 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000

Mensagem por robsonlobinho »

Vlw quando sobrar um tempo passa as melhorias que voce conseguiu

Enviado de meu GT-I9515L usando Tapatalk


gui_srs
:: Super ::
Mensagens: 81
Registrado em: Quinta-feira 19 2016f Maio 2016 05:31:31 PM
Localização: Santa Rita do Sapucaí - MG
Modelo do veiculo: MONTANA SPORT 1.8 MPFI FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007
Contato:

Mensagem por gui_srs »

Olá Pessoal!

Cansei, obrigado pelo código da animação. Ainda vou tentar colocar ele no programa. Descobri que vou precisar comprar outro Arduino Nano, rsrsrs. Pois esse aqui utiliza o ATMega168 (que tem menos memória para armazenamento) e eu nem tinha prestado atenção. O programa do jeitinho que está já ocupa 99% da memória dele, foi a conta. Se precisar aumentar qualquer coisa no código não irá caber, então em breve já vou providenciar outro com ATMega 328 que parece ter o dobro de memória de armazenamento.

Enfim, as novidades são as seguintes:
Hoje finalmente coloquei o protótipo para testar no carro. Para não precisar cortar a fiação original fiz tipo um extensor para ligar no conector que vem atrás do TID, sangrar os fios necessários e ligar na placa e no display.
Bom, a boa noticia é que sim, o pino 9 do chicote já possui o sensor de velocidade (no caso do Astra) e funcionou legal, marcou velocidade instantanea, média e dist. percorrida. Notei uma pequena diferença de +- 3km/h em relação ao ponteiro. Irei comparar também com o GPS para ver.
Quanto ao consumo, ainda não puxei o fio lá da frente, estou estudando uma melhor maneira de passar esse fio do injetor.
Estarei fazendo isso durante essa semana.

Cansei, outra coisa que lembrei e que é importante colocar no projeto é a questão de "zerar" as marcações quando pressionado algum botão por x segundos, por exemplo. Claro que enquanto não for possível gravar os dados na memória não terá muita serventia, mas é um ponto importante a ser lembrado. Creio que essa rotina não deve ser dificil de implementar.

Bom, é isso ai por enquanto.

Abraços!


cansei
:: Piquet ::
Mensagens: 319
Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

gui_srs escreveu:Olá Pessoal!

Cansei, obrigado pelo código da animação. Ainda vou tentar colocar ele no programa. Descobri que vou precisar comprar outro Arduino Nano, rsrsrs. Pois esse aqui utiliza o ATMega168 (que tem menos memória para armazenamento) e eu nem tinha prestado atenção. O programa do jeitinho que está já ocupa 99% da memória dele, foi a conta. Se precisar aumentar qualquer coisa no código não irá caber, então em breve já vou providenciar outro com ATMega 328 que parece ter o dobro de memória de armazenamento.
Não sabia que existia Arduino Nano com o ATMega168. O certo é com o 328 mesmo.
gui_srs escreveu:Enfim, as novidades são as seguintes:
Hoje finalmente coloquei o protótipo para testar no carro. Para não precisar cortar a fiação original fiz tipo um extensor para ligar no conector que vem atrás do TID, sangrar os fios necessários e ligar na placa e no display.
Bom, a boa noticia é que sim, o pino 9 do chicote já possui o sensor de velocidade (no caso do Astra) e funcionou legal, marcou velocidade instantanea, média e dist. percorrida. Notei uma pequena diferença de +- 3km/h em relação ao ponteiro. Irei comparar também com o GPS para ver.
Quanto ao consumo, ainda não puxei o fio lá da frente, estou estudando uma melhor maneira de passar esse fio do injetor.
Estarei fazendo isso durante essa semana.
Legal mas o fio do pino 2 do TID vc vai precisar cortar obrigatoriamente (ou então tirar o fio do conector) pq o rádio manda 12V pro TID e o Arduino aguenta no máximo 5V, então não da pra deixar os dois ligados juntos. De qualquer forma a ideia é que o Arduino fique ligado sozinho nesse pino do TID pra ele (e não o rádio) controlar o aparecimento/desaparecimento da data.

Do fio de velocidade, eu tb testei usando o fio que chega no som e deu certo.

A marcação agora é só vc ir regulando. Se vc tiver um notebook fica mais fácil pq aí só dirigir um pouco, parar em algum canto pra ajustar o valor e andar de novo pra ver como fica. O mais fácil é vc calibrar pra deixar igual ao informado no painel, deixar igual a velocidade do GPS é bem mais complicado viu... eu tentei e cheguei a conclusão que não tem um jeito simples.
gui_srs escreveu:Cansei, outra coisa que lembrei e que é importante colocar no projeto é a questão de "zerar" as marcações quando pressionado algum botão por x segundos, por exemplo. Claro que enquanto não for possível gravar os dados na memória não terá muita serventia, mas é um ponto importante a ser lembrado. Creio que essa rotina não deve ser dificil de implementar.

Bom, é isso ai por enquanto.

Abraços!
Isso já está disponível, é só apertar o botão 2 enquanto estiver na tela da distância percorrida.
Na versão que eu uso no meu carro eu montei um menu "opções" e deixei o reset lá dentro.


gui_srs
:: Super ::
Mensagens: 81
Registrado em: Quinta-feira 19 2016f Maio 2016 05:31:31 PM
Localização: Santa Rita do Sapucaí - MG
Modelo do veiculo: MONTANA SPORT 1.8 MPFI FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007
Contato:

Mensagem por gui_srs »

cansei escreveu: Legal mas o fio do pino 2 do TID vc vai precisar cortar obrigatoriamente (ou então tirar o fio do conector) pq o rádio manda 12V pro TID e o Arduino aguenta no máximo 5V, então não da pra deixar os dois ligados juntos. De qualquer forma a ideia é que o Arduino fique ligado sozinho nesse pino do TID pra ele (e não o rádio) controlar o aparecimento/desaparecimento da data.

Do fio de velocidade, eu tb testei usando o fio que chega no som e deu certo.

A marcação agora é só vc ir regulando. Se vc tiver um notebook fica mais fácil pq aí só dirigir um pouco, parar em algum canto pra ajustar o valor e andar de novo pra ver como fica. O mais fácil é vc calibrar pra deixar igual ao informado no painel, deixar igual a velocidade do GPS é bem mais complicado viu... eu tentei e cheguei a conclusão que não tem um jeito simples.
Sim. A ideia de fazer um chicote foi exatamente essa, não precisar cortar a fiação original. Eu fiz tipo um extensor que conecta no plug original e depois deriva os fios para o TID e para a placa. O pino 2 que vem do som ficou desconectado, pois quem controla a função é o Arduino.

Agora, me diga uma coisa... Aquele fator de velocidade que tem no programa, eu devo aumentar ou diminuir para compensar a diferença de velocidade? Visto que está marcando a menos no display. Tem uma ideia de quanto mexer?
Fiz novamente a comparação, e em relação ao painel está dando coisa de 5km/h a menos e 1~2km/h a menos que o navegador GPS.

cansei escreveu: Isso já está disponível, é só apertar o botão 2 enquanto estiver na tela da distância percorrida.
Na versão que eu uso no meu carro eu montei um menu "opções" e deixei o reset lá dentro.
Já funciona nesta versão que tenho? Eu não cheguei a ver, mas vou testar depois.
Mais pra frente seria interessante poder 'zerar' todas as marcações.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”