Tenho um Corsa Wind 2002 (original a álcool).
Estou com ele há 4 meses.
Frio ele não faz esse barulho, mas é só esquentar um pouco e ele já começa (pq o óleo afina?). Parece mesmo barulho de folga relacionado a pistão. O barulho some quando se dá qualquer acelerada, mesmo que pouca. E volta a aparecer quando o moto "relaxa". Não senti nenhuma perda de potência, o desempenho está ótimo e o motor soa super redondo, exceto por esse pica-pau quando sem aceleração.
Deixei agora pouco no mecânico pra ele abrir e ter certeza do problema. Mas ele disse que se for pistão pode chegar a ficar 700 reais, o que me pesaria um pouco agora.
Estou postando aqui porque já cheguei a ler algumas informações de que esse barulho, embora incomode, não é grave. Inclusive, já li informações de Celtas com esse barulho e que a própria empresa dizia que era comum e que se trocasse, logo o barulho voltaria (um erro de projeto relacionado a dilatação, sei lá...). Sei que Corsa e Celta são "irmãos", mas ao mesmo tempo não sei quais diferenças de fato existem no motor.
Não sei bem o que fazer. Por mim é óbvio que eu arrumo tudo, mas eu tenho medo de não ter informação adequada e gastar 700 reais num serviço que além de não ser grave, pode voltar depois por um problema de projeto do motor que a própria empresa já admite.
Alguém pode me dar uma luz?
Obrigado!
[RESOLVIDO] Barulho em baixa rotação
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problema q 90% dos barulhos desses motores F1 são assim.....
folga de pistão teria outro comportamento.....ta parecendo ser comando gasto
folga de pistão teria outro comportamento.....ta parecendo ser comando gasto
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
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Obrigado pela resposta (-:
Mas pelo que eu pesquisei e ouvi de ruído de comando de válvulas, ele parece ser um ritmo fixo e acompanha o pulso do motor, além de continuar junto com a aceleração.
No meu caso o tec-tec tem um certo ritmo mas é meio bagunçado (não segue 100% o pulso do motor), e desaparece completamente com a aceleração.
Eu não sei o que fazer... Como disse, tenho receio de pagar caro por um serviço que não adianta de nada (caso volte rápido o defeito).
Mas pelo que eu pesquisei e ouvi de ruído de comando de válvulas, ele parece ser um ritmo fixo e acompanha o pulso do motor, além de continuar junto com a aceleração.
No meu caso o tec-tec tem um certo ritmo mas é meio bagunçado (não segue 100% o pulso do motor), e desaparece completamente com a aceleração.
Eu não sei o que fazer... Como disse, tenho receio de pagar caro por um serviço que não adianta de nada (caso volte rápido o defeito).
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mas se não segue o ritmo do motor, dificilmente vem do conjunto móvel.....
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Vou colar aqui a descrição que dei do problema:
"Modelo: Corsa Wind 2002, 1.0, original a álcool.
Frio ele não faz esse barulho, mas é só esquentar um pouco e ele já começa (pq o óleo afina?). Parece mesmo barulho de folga relacionado a pistão. O barulho some quando se dá qualquer acelerada, mesmo que pouca. E volta a aparecer quando o moto "relaxa". Não senti nenhuma perda de potência, o desempenho está ótimo e o motor soa super redondo, exceto por esse pica-pau quando sem aceleração."
O mecânico abriu o motor e constatou que todas as peças estavam em excelente estado, a princípio achando que o problema devia ser outra coisa. Ele havia notado um pouquinho de "sujeira" no topo de um ou dois pistões. Por garantia, resolveu limpar e plainar o cabeçote. Isso resolveu o problema. Carro está perfeito.
Fica aí a dica, uma possibilidade a mais pra verificar. Porque já li muito a respeito de gente dizendo que esse barulho é normal, e que trocou de tudo e não resolveu. Eu suspeito que se continuasse rodando assim, achando normal, logo logo ia ter um preju muito maior com junta de cabeçote.
"Modelo: Corsa Wind 2002, 1.0, original a álcool.
Frio ele não faz esse barulho, mas é só esquentar um pouco e ele já começa (pq o óleo afina?). Parece mesmo barulho de folga relacionado a pistão. O barulho some quando se dá qualquer acelerada, mesmo que pouca. E volta a aparecer quando o moto "relaxa". Não senti nenhuma perda de potência, o desempenho está ótimo e o motor soa super redondo, exceto por esse pica-pau quando sem aceleração."
O mecânico abriu o motor e constatou que todas as peças estavam em excelente estado, a princípio achando que o problema devia ser outra coisa. Ele havia notado um pouquinho de "sujeira" no topo de um ou dois pistões. Por garantia, resolveu limpar e plainar o cabeçote. Isso resolveu o problema. Carro está perfeito.
Fica aí a dica, uma possibilidade a mais pra verificar. Porque já li muito a respeito de gente dizendo que esse barulho é normal, e que trocou de tudo e não resolveu. Eu suspeito que se continuasse rodando assim, achando normal, logo logo ia ter um preju muito maior com junta de cabeçote.
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BOA DICA AMIGO
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