[DÚVIDA] - Como saber se meu motor precisa de retífica?

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Paulo Victor Oliveira
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[DÚVIDA] - Como saber se meu motor precisa de retífica?

Mensagem por Paulo Victor Oliveira »

Bom galera, após 3 anos comigo e se aproximando dos 240 mil km rodados (32k comigo), vou fazer uma grande manutenção no corsinha.
O motor ta fazendo aquele 'tec tec' conhecido, acredito que seja o comando de válvulas gasto.
Até agora, irei fazer a seguinte manutenção:

- Troca do kit Comando
- Anéis Sincronizadores (Caixa)
- Kit Embreagem
- Freios (Discos, Pastilhas, Lona)
- Rolamento das 4 rodas



Minha dúvida é que como irei mexer muito, será que já não está na hora de uma retífica?
Sou segundo dono e o primeiro disse que nunca retificou.
Meu carro não baixa óleo, não suja velas, não apresenta alto consumo.
Durante esses 3 anos, só senti que ele perdeu um pouco de velocidade final.
Já cheguei a 160 km/h no início da minha relação com o carango.
Recentemente não consegui passar dos 140 km/h.
O que deve ser considerado para que seja realizado a retífica do motor?
Paulo Victor Oliveira
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SemControle
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Mensagem por SemControle »

não se abre um motor sem exatidão, sem uma certeza dos fatos.....
se não baixa óleo/agua já é um ótimo começo....
pra ver desgaste de pistao seria preciso medir a compressão do motor.....
seria bom fazer o teste tmb pra ver se não tem vazamentos no sistema de arrefecimento do motor
sem problema nos 2 itens media a pressão do óleo so pra ter certeza, estando boa seu motor tem tudo pra estar redondinho ainda....
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Paulo Victor Oliveira
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Mensagem por Paulo Victor Oliveira »

SemControle,

Como medir a compressão do motor?
Se houvesse vazamentos no sistema de arrefecimento, o principal indício seria a baixa de água?
Meu carro não baixa muita água.
A temperatura tem chegado no meio, quando arma ventoinhane baixa pra us 92º..
Isso com trânsito lento, parado em sinal e etc.
Paulo Victor Oliveira
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SemControle
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Mensagem por SemControle »

tem equipamento pra isso, nada disso é chute ou achometro, abrir um motor é caro pra fazer sem certeza....
não baixa muita, sinal q baixa pouca, se baixa tem algo errado...
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Jardel_GM
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Mensagem por Jardel_GM »

Concordo com o SemControle.

Você não deve abrir o motor só por achar que ele não esta dando velocidade final.

O fato de você não passar de 140 km pode ser varias coisas, até pressão de pneus influencia.

O teste de compressão de cilindros seria o ideal.

A Taxa de compressão do seu carro, se for 1.0 e de 9,4:1.
Se o mecânico fizer o teste e der próximo disso, motor ainda esta bom.

Fixa do seu carro, se for 1.0:
http://www.carrosnaweb.com.br/fichadeta ... codigo=190


SemControle
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Mensagem por SemControle »

a compressão do motor é diferente da taxa estática de compressão....
cada motor tem seus valores padrão e uma tolerância...
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Mensagem por Paulo Victor Oliveira »

Obrigado SemControle e Jardel_Classic,

Quando for fazer a manutenção irei pedir para medirem os itens apresentados.
Quando ao sistema de arrefecimento, faz sentido.
Vou checar também. E pra completar, tem um outro problema..
Meu carro ta sem termostática.
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SemControle
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Mensagem por SemControle »

esse é fácil, mas não se tira ela assim de alegre, em geral tiram pra camuflar outro problema....
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Mensagem por Paulo Victor Oliveira »

SemControle escreveu:esse é fácil, mas não se tira ela assim de alegre, em geral tiram pra camuflar outro problema....
Aquele tubo onde pega o mangote quebrou, quando comprei, ele já veio com a termostática. O mecânico resolveu tirar. Não sei se já estava sem também. Ele só me avisou que havia retirado muito tempo depois dizendo que a mesma não deve ser utilizada no nosso clima (Belém-PA).
Enfim, na época não sabia dos problemas que essa retirada poderia trazer. Agora to tentando dar um tapa geral no motor e resolver tudo isso. Rumo aos 250 mil km hehe
Paulo Victor Oliveira
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Mensagem por SemControle »

o engenheiro estudou e colocou essa termostática la de alegre, em plena épocas de economia q mais um pouco o carro vem sem motor, a termostática é completamente dispensável, so dinheiro jogado fora.......
veja até meu carro q é turbo adaptado tem termostática....

não depende de clima usar ou não......
ela esta pra trabalhar em relação a temperatura da agua, não em relação ao clima, claro q influencia diretamente no trabalho.....
mas o motor deve aquecer rapidamente chegando na temperatura de trabalho (termostática fechada, abrindo lentamente), e ai mantem, se abaixar por qq motivo, a termostática trata de fazer a temperatura voltar ao normal (fechando)....vc varia o fluxo de agua automaticamente através dela pra manter sempre estável a temperatura da agua.....

mas normal, não adianta querer discutir com mecânico.....uma vez um teimou comigo q no ciclo otto a explosão nas camaras sugava o pistao fazendo o mesmo subir :oops:
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