Bom galera, após 3 anos comigo e se aproximando dos 240 mil km rodados (32k comigo), vou fazer uma grande manutenção no corsinha.
O motor ta fazendo aquele 'tec tec' conhecido, acredito que seja o comando de válvulas gasto.
Até agora, irei fazer a seguinte manutenção:
- Troca do kit Comando
- Anéis Sincronizadores (Caixa)
- Kit Embreagem
- Freios (Discos, Pastilhas, Lona)
- Rolamento das 4 rodas
Minha dúvida é que como irei mexer muito, será que já não está na hora de uma retífica?
Sou segundo dono e o primeiro disse que nunca retificou.
Meu carro não baixa óleo, não suja velas, não apresenta alto consumo.
Durante esses 3 anos, só senti que ele perdeu um pouco de velocidade final.
Já cheguei a 160 km/h no início da minha relação com o carango.
Recentemente não consegui passar dos 140 km/h.
O que deve ser considerado para que seja realizado a retífica do motor?
[DÚVIDA] - Como saber se meu motor precisa de retífica?
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Paulo Victor Oliveira
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não se abre um motor sem exatidão, sem uma certeza dos fatos.....
se não baixa óleo/agua já é um ótimo começo....
pra ver desgaste de pistao seria preciso medir a compressão do motor.....
seria bom fazer o teste tmb pra ver se não tem vazamentos no sistema de arrefecimento do motor
sem problema nos 2 itens media a pressão do óleo so pra ter certeza, estando boa seu motor tem tudo pra estar redondinho ainda....
se não baixa óleo/agua já é um ótimo começo....
pra ver desgaste de pistao seria preciso medir a compressão do motor.....
seria bom fazer o teste tmb pra ver se não tem vazamentos no sistema de arrefecimento do motor
sem problema nos 2 itens media a pressão do óleo so pra ter certeza, estando boa seu motor tem tudo pra estar redondinho ainda....
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SemControle,
Como medir a compressão do motor?
Se houvesse vazamentos no sistema de arrefecimento, o principal indício seria a baixa de água?
Meu carro não baixa muita água.
A temperatura tem chegado no meio, quando arma ventoinhane baixa pra us 92º..
Isso com trânsito lento, parado em sinal e etc.
Como medir a compressão do motor?
Se houvesse vazamentos no sistema de arrefecimento, o principal indício seria a baixa de água?
Meu carro não baixa muita água.
A temperatura tem chegado no meio, quando arma ventoinhane baixa pra us 92º..
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tem equipamento pra isso, nada disso é chute ou achometro, abrir um motor é caro pra fazer sem certeza....
não baixa muita, sinal q baixa pouca, se baixa tem algo errado...
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Concordo com o SemControle.
Você não deve abrir o motor só por achar que ele não esta dando velocidade final.
O fato de você não passar de 140 km pode ser varias coisas, até pressão de pneus influencia.
O teste de compressão de cilindros seria o ideal.
A Taxa de compressão do seu carro, se for 1.0 e de 9,4:1.
Se o mecânico fizer o teste e der próximo disso, motor ainda esta bom.
Fixa do seu carro, se for 1.0:
http://www.carrosnaweb.com.br/fichadeta ... codigo=190
Você não deve abrir o motor só por achar que ele não esta dando velocidade final.
O fato de você não passar de 140 km pode ser varias coisas, até pressão de pneus influencia.
O teste de compressão de cilindros seria o ideal.
A Taxa de compressão do seu carro, se for 1.0 e de 9,4:1.
Se o mecânico fizer o teste e der próximo disso, motor ainda esta bom.
Fixa do seu carro, se for 1.0:
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a compressão do motor é diferente da taxa estática de compressão....
cada motor tem seus valores padrão e uma tolerância...
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Obrigado SemControle e Jardel_Classic,
Quando for fazer a manutenção irei pedir para medirem os itens apresentados.
Quando ao sistema de arrefecimento, faz sentido.
Vou checar também. E pra completar, tem um outro problema..
Meu carro ta sem termostática.
Quando for fazer a manutenção irei pedir para medirem os itens apresentados.
Quando ao sistema de arrefecimento, faz sentido.
Vou checar também. E pra completar, tem um outro problema..
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esse é fácil, mas não se tira ela assim de alegre, em geral tiram pra camuflar outro problema....
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Aquele tubo onde pega o mangote quebrou, quando comprei, ele já veio com a termostática. O mecânico resolveu tirar. Não sei se já estava sem também. Ele só me avisou que havia retirado muito tempo depois dizendo que a mesma não deve ser utilizada no nosso clima (Belém-PA).SemControle escreveu:esse é fácil, mas não se tira ela assim de alegre, em geral tiram pra camuflar outro problema....
Enfim, na época não sabia dos problemas que essa retirada poderia trazer. Agora to tentando dar um tapa geral no motor e resolver tudo isso. Rumo aos 250 mil km hehe
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o engenheiro estudou e colocou essa termostática la de alegre, em plena épocas de economia q mais um pouco o carro vem sem motor, a termostática é completamente dispensável, so dinheiro jogado fora.......
veja até meu carro q é turbo adaptado tem termostática....
não depende de clima usar ou não......
ela esta pra trabalhar em relação a temperatura da agua, não em relação ao clima, claro q influencia diretamente no trabalho.....
mas o motor deve aquecer rapidamente chegando na temperatura de trabalho (termostática fechada, abrindo lentamente), e ai mantem, se abaixar por qq motivo, a termostática trata de fazer a temperatura voltar ao normal (fechando)....vc varia o fluxo de agua automaticamente através dela pra manter sempre estável a temperatura da agua.....
mas normal, não adianta querer discutir com mecânico.....uma vez um teimou comigo q no ciclo otto a explosão nas camaras sugava o pistao fazendo o mesmo subir
veja até meu carro q é turbo adaptado tem termostática....
não depende de clima usar ou não......
ela esta pra trabalhar em relação a temperatura da agua, não em relação ao clima, claro q influencia diretamente no trabalho.....
mas o motor deve aquecer rapidamente chegando na temperatura de trabalho (termostática fechada, abrindo lentamente), e ai mantem, se abaixar por qq motivo, a termostática trata de fazer a temperatura voltar ao normal (fechando)....vc varia o fluxo de agua automaticamente através dela pra manter sempre estável a temperatura da agua.....
mas normal, não adianta querer discutir com mecânico.....uma vez um teimou comigo q no ciclo otto a explosão nas camaras sugava o pistao fazendo o mesmo subir
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