Preciso de uma opinião de vocês, sobre um procedimento que irei realizar agora no meu carro na próxima revisão, a troca do retentor do eixo do câmbio, ou como dizem também retentor do trambulador.
Observei que a haste de acoplamento de uns tempos pra k começou a ficar um pouco suja com aquela fuligem óleo/poeira e já tinha quase certeza que era o retentor, meu mecânico só confirmou minha desconfiança e como vou realizar a revisão periódica de troca de óleo, filtros e afins vou aproveitar e trocar o retentor. Melhor trocar agora enquanto ta deixando passar só uma poerinha de óleo que quando começar a escorrer, isso é uma coisa não espero deixar acontecer, troquei no meu Corsa B e no Corsa C não é diferente, ta chegando aos 99 mil km rodados e já deu pro retentor.
Mas a minha dúvida é a seguinte, meu mecânico disse pra comprar um frasco do óleo da caixa para completar o que vai se perder na troca. Olhei no manual do meu carro e ele (por sorte minha) ainda usa na caixa o AC Delco SAE 80 RTL mineral ou equivalente Isafluido 556 Ipiranga (A AC Delco não fabrica mais o AC Delco SAE 80 RTL) que custa 10 Dilmas o frasco de 500 ml, e não quase os absurdos 100 Dilmas como a GM pede atualmente no AC Delco 75W85 sintético que equipa a linha atual.
Pelo que pesquisei, a GM fez a mudança de óleo nas caixas da linha dele em 2002/2003, e como meu carro é fabricação 2003 modelo 2004 ainda consta no manual dele o uso do AC Delco SAE 80 RTL na caixa.
Minha dúvida é, já que vai se mexer na caixa e precisar repor um pouco a perda de óleo, analisando o baixo custo do óleo AC Delco SAE 80 RTL,, vale mais aproveitar sangrar a caixa e colocar óleo novo ou só repor a perda pela troca do retentor?
Sempre ouvi falar que óleo de caixa não se substitui se completa quando necessário em algum procedimento....