[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

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DuBrejo
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Mensagem por DuBrejo »

Outra dúvida:

Caso verifique que não tenho borras no motor e ainda assim queira mudar o óleo para MOBIL SUPER PROTECTION 15w40 SAE SM, precisarei fazer alguma limpeza no motor para evitar mistura entre os dois óleos? Lembrando que ambos são minerais.


awaked
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Mensagem por awaked »

DuBrejo escreveu:Oi amigos corseiros

O manual do meu carro, um corsa 98/99 super sedan 8v mpfi, recomenda óleo SAE 15W40, SAE 20W40 ou SAE 20W50 com API SF,SG ou SH. Já entendi que o API posso trocar pelos atuais SL ou SM. O awaked disse que no caso do manual sugerir 3 opções o ideal seria escolhermos o mais fino, no caso o 15w40.
Isso.
DuBrejo escreveu: Agora vamos a minha dúvida:

Comprei este carro há 2 anos, já movido a Gasolina e GNV. Atualmente está com 116.000km mas o hodômetro estava travado quando comprei e não sei há quanto tempo ficou desse jeito. Então duvido muito que essa seja a quilometragem real do carro. Não sei o óleo que foi usado antes mas eu sempre usei o 20W50 BR alta quilometragem, mas lendo esse post vi relatos criticando esse tipo de óleo em relação a formação de borras. Ainda não sei se o motor está com borras mas como é típico de motores VHC o barulho semelhante a tuchos batendo me incomoda. Então pensei em aproveitar que estou com vazamento no carter para troca-lo e já que vou troca-lo porque não aproveitar para dar uma geral em outras coisas.

Minha ideia é fazer um flushing no motor, substituir o carter furado por outro novo e limpo dos resíduos do flushing, trocar filtro de óleo e anel de vedação e substituir o óleo que sempre usei por 3 litros de SAE 15W40 da MOBIL. E para preservar o motor, acrescentaria o tal do MOLYKOTE A2 que muitos do fórum recomendaram.

E então? O passo-a-passo acima se aplica ao meu automóvel?
O barulho pode ser já da borra impossibilitando o carregamento dos tuchos ou desgaste no alojamento deles. Mas muita coisa faz barulho ali, então é só chute.
DuBrejo escreveu:Opa,

Esqueci de falar que o óleo que estou me referindo é mineral e que troco a cada 5.000km.

Li agora na página 49 deste post uma dica que semcontrole e awaked deram ao LeoParadinhA, sugerindo que mesmo no caso de muita borra e de retirada do carter para limpeza, o flush não seria recomendado e que, em seu lugar, o certo seria banho químico em uma retífica. :( :o

Como a grana está curta agora e estou de malas prontas para o mês que vem, imagino que a solução vai ser apenas trocar o carter, o filtro de óleo e completar com o Lubrax 20w50 SJ Essencial alta rodagem que já venho usando, e na próxima troca de óleo, caso seja confirmada muita borra no motor, eu dou banho químico, troco o óleo para 15w40 SM, sem dar flush em nada. É isso que sugerem?
Pra da banho químico tem que desmontar o motor e se fizer isso já faz retifica.
Não compensa, no seu caso, já que vai abrir o cárter, faz o flush e já abre o carter, a próxima troca ao ivés de esperar 5000 km faz com 1000. Pronto.

DuBrejo escreveu:Outra dúvida:

Caso verifique que não tenho borras no motor e ainda assim queira mudar o óleo para MOBIL SUPER PROTECTION 15w40 SAE SM, precisarei fazer alguma limpeza no motor para evitar mistura entre os dois óleos? Lembrando que ambos são minerais.
Não, só trocar óleo e filtro. Aliás trocar o filtro sempre é muito válido e compensa.

-

E parabéns por ler o fórum. Nota-se que pesquisou a menos.


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DuBrejo
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Mensagem por DuBrejo »

Oi awake,

Eu na verdade procuro ler muito dicas anteriores desse e de outros fóruns, além de vídeos, antes de postar alguma coisa. Assim evito os puxões de orelha do semcontrole, rsrs.

Em relação a sua resposta, não entendi bem o que me sugeriu com essa frase:
Não compensa, no seu caso, já que vai abrir o cárter, faz o flush e já abre o carter, a próxima troca ao ivés de esperar 5000 km faz com 1000. Pronto.
Então, já que terei que trocar o carter, posso aproveitar para fazer flush usando o restinho de Lubrax 20w50 SJ Essencial alta rodagem que tenho aqui e depois trocar pelo óleo MOBIL SUPER PROTECTION 15w40 SAE SM, juntamente com o filtro e depois de 1000km já fazer a troca de óleo novamente? Neste caso não faria o banho químico mesmo em caso de borra?

Ano passado eu comprei um cabeçote retificado porque o que estava neste carro tinha tanto defeito que não compensava. Infelizmente não pude comprar um novo, nem posso te dizer se o que comprei foi bem retificado por falta de conhecimento. Não sei se essa informação ajuda...


awaked
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Mensagem por awaked »

O problema de fazer o "flush" é que invariavelmente algum resíduo fica, e já que vai tirar o cárter você minimiza consideravelmente isso. Nesse caso até dá pra pensar em fazer. O banho químico fica descartado.

Os 1000 km ou menos sugeridos é só pra reforçar o enxágue e garantir que saia 100% do produto. Se enxaguar com óleo limpo novo já na hora nem tem problema, pode usar um bem barato pra isso.

Isso foi pra te responder, em alguns casos graves ou isso ou retífica.

Mas eu não faria de forma alguma no carro. Eu só trocaria o óleo SJ/SL por SM ou SN. Só nisso o óleo melhor já vai começar a limpar, melhor ainda se conseguir viajar um pouco, em temperatura e rotação constante o óleo atinge sua capacidade máxima de alto limpeza.


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Eu nem faria o flush (aliás, nem recomendo). Já que vai trocar o carter, faz a limpeza do pescador da bomba e coloca um óleo baratinho, junto com o filtro novo. Roda uns 500KM, coloca o baratinho + filtro novo de novo, roda mais 500KM e já pode colocar o óleo melhor, para rodar os 5000KM ou 6 meses (o que vier primeiro). Lembre de sempre trocar o filtro em toda troca de óleo. A GM recomenda a troca do filtro de óleo a cada duas trocas de óleo. Mas pensa aqui: vc vai lá e manda o óleo melhor com o filtro sujo. Assim que o óleo passar pelo filtro, vai contaminar-se.

Essas trocas a cada 500KM servirão para limpar as borras que porventura tenham ficado pelo caminho.
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DuBrejo
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Mensagem por DuBrejo »

Opa

Resumindo o que disse (ou acho que disse):

1) Se tiver com borra tiro carter, faço flush e troco o óleo para o 15W40. 1000km depois faço nova troca de óleo, dessa vez sem novo flush.

2) Se não estiver com borra ou a quantidade de borra for pouca, apenas troco o óleo para 15W40 e após 5000km troco normalmente, mantendo esse óleo mais fino.


Em fevereiro vou me viajar a uma distância de 4h, então será ótimo para fazer o óleo novo funcionar. Mas antes lendo relatos de pessoas que mudaram de óleo e o carro nem ligava, além de casos como o seu onde obviamente o óleo de melhor qualidade, ao soltar as crostas denunciava defeitos que precisavam ser corrigidos. Acho ótimo que o óleo mais correto melhore o condicionamento do carro e do motor e dedure defeitos a serem corrigidos. É isso mesmo que quero. O problema está sendo fazer isso neste momento de falta de verba. Neste caso valeria a pena manter o óleo atual e trocar pelo 15W40 depois de 5000km ou 6 meses?


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Ah, sim, sobre a batida de tucho, pode ser além das borras entupindo as galerias de óleo, que a bomba de óleo esteja com a pressão baixa. Aí só outra mesmo.
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SemControle
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Mensagem por SemControle »

a ideia da viagem e em seguida a troca é muito valida, a ultima vez q troquei o oleo da moto foi ao chegar de viagem, parecia agua.....

se vc ja montou esse cabecote, fica complicado ver a questao de ter muita borra, em geral é no cabecote q adora acumular...se nao trocou ja da pra ter uma ideia da coisa....
mas se vc vem trocando oleo dentro do intervalo é dificil ter muita coisa, entao um bom oleo ja ajudaria e muito....

se vai desmontar o carter até da pra colocar esses flush ai, ainda acho perigoso dependendo da situacao, mas é algo bem pessoal....vai q faz, e akela borra q tem escondida fica meio solta, o uso do oleo bom acaba soltando depois, e ela vai te entupir alguma galeria e causar problema....nao q sem fazer o flush e um bom oleo nao possa causar o mesmo problema com o tempo....mas por ser um oleo, e nao um comedor de borra, a acao é bem mais leve e demorada, pode ir disolvendo isso ao inves de chegar com tudo e despregar de onde estiver....as vezes a borra nem ta assim, ta so akela coisa bem pastosa acumulada....

nem puxo oreia de ninguem nao kkkkkk
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DuBrejo
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Mensagem por DuBrejo »

José Leal,
Eu nem faria o flush (aliás, nem recomendo). Já que vai trocar o carter, faz a limpeza do pescador da bomba e coloca um óleo baratinho, junto com o filtro novo. Roda uns 500KM, coloca o baratinho + filtro novo de novo, roda mais 500KM e já pode colocar o óleo melhor, para rodar os 5000KM ou 6 meses (o que vier primeiro).
Muito boa dica. Assim como o semcontrole, que não abre mão de criticar o flush mesmo neste caso. rsrs. Mas entendi o motivo e acho que vocês tem razão. Imagino que esteja sugerindo usar o óleo 15W40 no lugar do 20W50 que vinha usando, certo. Achei essa dica legal.

SemControle, achei bem complementar sua informação de que um óleo 15W40 com SAE SM ou SN pode me ajudar a limpar possíveis borras no motor de forma mais gradual. Isso pode me ajudar a não encarar um problemão logo de cara, como seria mais provável com o flush, especialmente agora em que os gastos com a viagem me impedem de grandes manutenções extras no carro.

Agora fiquei com uma dúvida em relação a viagem. Awake disse que devia trocar o óleo de 20W50 SJ para 15W40 SM antes de viagem e não depois como você parece ter dito. Neste caso deveria trocar antes e logo depois da viagem trocar novamente, seguindo a dica dos 500km sugerido pelo José Leal?

Ah, e quanto aquele tal de MOLIKOTE A2, nem pensar né?


awaked
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Mensagem por awaked »

Sem Molikote. Isso foi inventado pra época em que os óleos eram ruins. Hoje os óleos evoluiram e o Molikote continua o mesmo? Enfim...

De resto está quase. São opções. Não misture, rs. As trocas curtas seriam pra enxaguar o Flush que é melhor evitar.

Minha opinião dentre todas as opções: Coloca o 15w40 SM e vai viajar, na volta troca novamente e pronto, Só isso. Alegria.


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