Mas andando 2 meses depois com o carro, vi que o importante é o carro andar (Som é pesado

Brincadeiras a parte. Vamos lá!
Tenho um corsa hatch 2000 4 portas.
Antes de pegar meu pai mandou no mecânico para uma revisão.
Foi zerado o oléo do motor, trocou o carter por que tinha vazamento creio eu, trocou correias e etc.. coisas de revisão, depois posto exatamente o que foi feito.
Esses dias fui ir para a praia e notei que a agua já zerado, achei estranho pois fazia poucos dias que tinha colocado, cerca de 2,3 dias. Assim enchi fui para praia normalmente, descobri outro problema, (motor de arranque). Esses dias, notei o carro fumando mais que o normal apos a partida, e uns pipocos do motor, como se fosse um aspirado pipocando, mas com o som de algo errado, sei que vocês devem entender. Abri a tampa do oléo estava toda com uma gosma.
Pesquisei e etc e tirei uma duvida com o cara do posto e ele disse que pode ter rachado a junta do cabeçote e a agua está misturando com o oléo e por isso a gosma branca e que eu teria que fazer retifica e etc.
Seria exatamente isso?
Em que parte exatamente eu teria que fazer retifica? tanto que o meu motor tem 222.00 mil km mais ou menos.
Eu pretendo futuramente colocar kit turbo pra ganhar um pouco mais de potencia.
A duvida é, já que vou ter que fazer retifica, poderia logo trocar componetes para turbinar futuramente, tanto que andaria no maximo com 1kg, nada exagaerado creio eu.
Teria eu que trocar, Pistoês novos, bielas, velas, bicos?
Tenho bastante coisas pra se fazer nele, e já quero aproveitar isso.
Já que estou começando um projeto, quais mais componetes que não citei que já seria bom a substituição futura? Ex: Radiador, coletor,bombas,velas etc.
O Carro anda na gasolina, não me incomoda tanto a economia, pois ando só depois das 6 com o carro e nem todo dia.
Agradeco os que puderem me ajudar, amanhã cedo posto foto do carro e das coisas citadas.
Amanha já levarei no mecanico que conheço para ele tambéma avaliar, obrigado.