[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
Responder
Avatar do usuário
L U C I A N O
:: Classic ::
Mensagens: 1330
Registrado em: Sexta-feira 02 2009f Outubro 2009 01:38:41 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011
Contato:

Mensagem por L U C I A N O »

Lahyane escreveu:Oi gente sou nova aqui, gostaria de tirar algumas dúvidas...

Tenho um corsa hatch MAXX 1.0 2008/2009... e tenho que trocar o óleo dele, porem nao sei que óleo trocar, peguei ele recente e é a primeira vez que estarei trocando, sei que esta está usando o óleo da TOTAL 20W50, mas tenho os óleos aqui para colocar sendo, mineral 20W50 da Elf ou semissintético 15W40 da Elf, qual dos dois eu coloco??? ou nenhum?? alguém pode me ajudar por favor... Desde já, agradeço muito. abçs! ::?
Olá, Lahyane, seja bem vinda!

O óleo recomendado para o motor do seu carro e para a maioria dos GMs atuais é na viscosidade 5W30.

Esse 20W50 é muito grosso! Se possível tire esse óleo logo do seu carro!

Quanto a ser sintético ou mineral, vai da sua escolha. O que não é recomendado é ficar mudando direto, coloca sintético, na próxima troca muda pro mineral. No meu carro eu uso o 5W30 SM (semissintético).

Lembrando que independente se você usar o mineral ou sintético, o recomendado é a troca do óleo a cada 5 mil km ou 6 meses juntamente com o filtro. Agindo assim você evita a criação de borra no seu motor.

O sintético é muito caro para se trocar a cada 5 mil km, e deixar o óleo no motor além disso causa contaminação em virtude do nosso péssimo combustível.

Diante disso, recomendo você usar o o óleo 5W30 semissintético.

Abraço!
Ex-Classic 2008 "pé de boi" motor de 1L (deixou saudades)
Ex- Corsa C Sedan "motor" de 1,4L (não deixou saudades)
Ex-Fiesta Sedan motor de 1,6L (maldito sistema de arrefecimento kkk!).


Avatar do usuário
L U C I A N O
:: Classic ::
Mensagens: 1330
Registrado em: Sexta-feira 02 2009f Outubro 2009 01:38:41 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011
Contato:

Mensagem por L U C I A N O »

awaked escreveu:Eu uso Havoline 5w30 SN, o que é semi sintético, consigo num preço bom e a granel, o que barateia mais ainda o custo.
O que você me diz sobre esse óleo? É realmente bom como dizem? E o custo?

Pelo que pude ver quem fabrica esse óleo é a Crevron, a mesma fabricante dos óleos Ac Delco, com um diferencial de ser SN!
Ex-Classic 2008 "pé de boi" motor de 1L (deixou saudades)
Ex- Corsa C Sedan "motor" de 1,4L (não deixou saudades)
Ex-Fiesta Sedan motor de 1,6L (maldito sistema de arrefecimento kkk!).


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

L U C I A N O, de modo geral os óleos ditos famosos todos são bons, todos passam nos testes do INMETRO.

Eu escolhi esse porque é o óleo que a oficina que eu gosto por aqui tem a granel, eles tem tambores com vários tipos, tudo Havoline. Eu pago 84 ou 86... 80 e alguma coisa... 3,5 litros + filtro de óleo.


Avatar do usuário
L U C I A N O
:: Classic ::
Mensagens: 1330
Registrado em: Sexta-feira 02 2009f Outubro 2009 01:38:41 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011
Contato:

Mensagem por L U C I A N O »

awaked,

Ok. Bem mais barato do que eu pago na concessionária pelo AC Delco.

Tem hora que pagamos mais caro apenas pela "grife". Mesmo produto com "roupa" diferente.

Mas de qualquer forma vou analisar essa questão na próxima troca

Abraço!
Ex-Classic 2008 "pé de boi" motor de 1L (deixou saudades)
Ex- Corsa C Sedan "motor" de 1,4L (não deixou saudades)
Ex-Fiesta Sedan motor de 1,6L (maldito sistema de arrefecimento kkk!).


sanches138
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Sábado 29 2013f Junho 2013 12:23:59 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por sanches138 »

Tenho um corsa Hatch 2001 uso o óleo Bardahl promax SL Max 20w50 API Sl, atende perfeitamente a especificação do meu carro e no dia a dia. recomendo


rafagermano16
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Segunda-feira 26 2014f Maio 2014 11:35:20 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rafagermano16 »

gostaria de saber de quanto em quanto tempo devo estar trocando óleo e filtro de óleo, segundo o mecânico, a cada 5000 km, mais isso diria q é pouco e ao verificar o medido, ainda está nas devidas medidas quanto seria a média para troca ?


Avatar do usuário
L U C I A N O
:: Classic ::
Mensagens: 1330
Registrado em: Sexta-feira 02 2009f Outubro 2009 01:38:41 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011
Contato:

Mensagem por L U C I A N O »

rafagermano16 escreveu:gostaria de saber de quanto em quanto tempo devo estar trocando óleo e filtro de óleo, segundo o mecânico, a cada 5000 km, mais isso diria q é pouco e ao verificar o medido, ainda está nas devidas medidas quanto seria a média para troca ?
Esqueça as medidas e os testes de viscosidade feita com os dedos. Um carro em bom estado não tem motivo para "baixar'' óleo, pelo menos que possa ser notado na vareta.

A quilometragem segura para a troca de óleo juntamente com o filtro é 5 mil km ou 6 meses.

Mais do que isso ao meu ver é "economia porca". Não vejo nenhuma vantagem estender a troca, pelo contrário!

Ainda mais com o uso do carro em regime severo:
http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... 085742ec33
Ex-Classic 2008 "pé de boi" motor de 1L (deixou saudades)
Ex- Corsa C Sedan "motor" de 1,4L (não deixou saudades)
Ex-Fiesta Sedan motor de 1,6L (maldito sistema de arrefecimento kkk!).


JFaria
:: Joy ::
Mensagens: 2773
Registrado em: Quarta-feira 28 2012f Novembro 2012 11:16:33 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por JFaria »

rafagermano16,

Geralmente, o pessoal troca o filtro de óleo à cada 10.000KM.

Eu troco o meu sempre quando troco de óleo, aos 5.000KM, também tenho o costume de trocar o filtro de combustível, fazendo assim : Troca de óleo, filtro de óleo, filtro de combustível e filtro de ar.

Filtros são baratos, não vale apena usar um "velho" com óleo novo.

Abraços!


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26823
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

exatamente, cada 5K ou 6meses o q vier primeiro, tem quem use sintetico e defenda a troca a cada 10K

cai da cadeira lendo o manual da minha moto q pede a troca de semi-sintetico a cada 8K km e a moto nao vai nem 1L de oleo, e como é de certa forma aceitavel uma queima consideravel, até chegar 8K km ja nao tem oleo faz tempo.....tem instrucoes em manual q jamais devem ser seguidas, na verdade nem deveriam estar la
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

O manual do meu recomenda a troca sob condições severas* com 4K ou 3 meses, caso contrário com 10K ou 6 meses...

No geral, independentemente das condições de uso, a maioria adota o procedimento de troca com 5K ou 6 meses...o que ocorrer primeiro.

Use sempre o óleo recomendado pelo fabricante do seu motor em termos de viscosidade (SAE) e o mais atual em termos de quantidade/atualização de compostos químicos (aditivos), que prolongam a vida do óleo, evitam a formação de borras, são mais resistentes a oxidação...dentre outras melhorias...que na classificação API, o SN é o mais atual.

Essas classificações SJ, SL, SM e SN, ainda podem ser 100% mineral, 50% mineral e 50% sintético ou 100% sintético...

Nos Corsas mais novos, mesmo tendo óleos ditos para 15k, 20K, a GM mantém a mesma periodicidade de troca...alterando ligeiramente de 4K para 5K (ou 6 meses) em condições severas ou 10K (ou 12 meses) quando não ocorrer.

O manual também recomenda a troca do filtro a cada 2 trocas de óleo, porém muitos trocam junto com o óleo.

(*)Condições severas:trânsito pesado sempre, percursos abaixo de 10Km (onde a temperatura nem chega ao normal), estradas empoeiradas, uso sistemático de carretinha de reboque, uso como táxi...


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Matérias Técnicas”