[DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Ikaro,

Eu também tenho esse mesmo material, só que de uma outra fonte...mas tanto o meu quanto o seu não são da montadora e pode ser fruto de análises com outros parâmetros de levantamento (p/ex.: scaner ou termômetro específico), o que não é acessível pela grande maioria dos usuários e foreiros e até alguns reparadores.

Os valores apresentados podem até serem reais, porém ou estão fora da escala do indicador do painel (<90°), ou são difíceis de serem comprovados por não aparecerem no fundo da escala dos mesmos (a maior inscrição é 100°).

Minha base de raciocínio e comprovação de valores, está referenciada nas inscrições de componentes do próprio arrefecimento (VT=92° e cebolão=105° [motor 16V]), por isso fico receoso de comentar valores que o próprio usuário não consegue comprovar, seja pela leitura do painel, seja por inscrições nos componentes...já que não se dispõe de uma documentação formal da montadora.

Quando iniciei nesse assunto, meses atras, eu estava convicto de que um funcionamento acima dos 100°, era um erro, mas de tanto o Zé falar e mais recentemente com uma análise de um motor de 16V, com cebolão, vejo ser possível...mas mantenho minhas reservas e preocupações quanto a este marco de temperatura, pois acima disso qualquer falhazinha leva o motor a um possível problema no cabeçote, falando por baixo...

Pode parecer neurose minha, mas prefiro pecar por excesso a ter que levar meu motor a uma retífica.


kcoliver
:: Wind ::
Mensagens: 15
Registrado em: Quinta-feira 06 2012f Setembro 2012 10:26:36 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por kcoliver »

Sim Bange, na verdade aconteceu aquele barato que sai caro.

Tenho m centro automotivo de confiança, mas ligando lá "me orçaram" 800 reais para trocar a embreagem, um vizinho comentou q levava o carro dele num outro prx.
Chegando lá o caro orçou R$ 425,00
Aproveitei e pedi para ele limpar o sistema de arrefecimento e trocar um mangueira que estava com cara de que iria me deixar na mão.

Trocas realizadas peguei o carro, dei a volta no quarteirão e o ponteiro bateu nos 100º, voltei lá e foi constatado que a ventoinha não ligava, deixei o carro e ele disse que podia ser o cebolão, quando fui buscar na parte da tarde ele disse q o cebolão estava bom e era a VT, autorizei a troca e agora ela só está ativando em 98º o primeiro estagio, não sei se é normal a minha preocupação é pq ando com o carro em estradas de terra e se der pau no meio do nada estou ferrada.

O que estou estranhando e debatendo com ele é que antes ela ativava o 1 estagio e na sequencia o 2 estagio e o carro anda sempre perto de 92/94 graus.

Ele insiste que é normal da GM a ventoinha ativar só o primeiro estagio e que tinha algo errado no meu carro antes.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Bom, se o seu motor tem cebolão, fica mais fácil de saber quando ele tem que acionar as ventoinhas...pois as temperaturas estão inscritas nos próprios cebolões...(devem ter 2), um para a vel. baixa e outro para a alta.

Nada impede também do cebolão de baixa ter alterado suas características (já aconteceu comigo)... isso então põe dois componente sob suspeita...a VT não abrindo completamente e o cebolão de baixa alterado.

Se vc. souber fazer o teste do papelão, pode comprovar o funcionamento completo.


Daniel Felipe
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Terça-feira 08 2014f Julho 2014 07:40:39 PM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Daniel Felipe »

A onde eu encontro em guarulhos Chevrolet Corsa MPFI ou MPF SUPER WAGON 16V ou 8v Gasolina


Daniel Felipe
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Terça-feira 08 2014f Julho 2014 07:40:39 PM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Daniel Felipe »

Me manda no meu e-meil daniel_felipe13@yahoo.com.br a resposta ou no clube corsa.


kcoliver
:: Wind ::
Mensagens: 15
Registrado em: Quinta-feira 06 2012f Setembro 2012 10:26:36 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por kcoliver »

O problema da temperatura foi resolvido trocando o sensor de temperatura pela segunda vez a primeira peça estava com defeito e não media corretamente, não acusava mo scanner, devolvemos o termostato e agora dispara em 95 graus baixando rapidamente para 92

Obrigada aos que ajudaram.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Ótimo que o problema foi resolvido...e obrigado pelo retorno e fechamento do assunto.


guilhermechicale
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Quinta-feira 23 2013f Maio 2013 05:52:21 PM
Localização: Osasco - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por guilhermechicale »

guilhermechicale escreveu:Olá amigos, tenho um Corsa 01' 1.0 8v MPFI e ele passa dos 100°C no transito, ele nunca ferveu a ventoinha sempre funcionou e no transito de SP ele fica em média de 96°C~103°C é normal? Quando andei no transito com ele a primeira vez fiquei assustado pois meu Palio a temperatura ficava no meio (normal) o do Corsa passa dos 100°C onde é bem além do meio, eu fiquei um pouco assustado.

Imagem
Pessoal, acho que consegui resolver meu problema eu tinha desencanado já via ele chegando a 100°C~105° as vezes quase no vermelho no transito e desligava, deixava só o contato ligado depois quando ligava denovo e a bomba d'agua voltava a funcionar baixava um pouco a temperatura e foi assim durante muito tempo, lembro que quando estava com farol, som, desembaçador ligado eu desligava tudo pois a ventoinha parecia rodar mais lento e era nítido como o carro demorava pra dissipar o calor, hoje eu troquei a bateria, tinha uma bateria ruim lá de 45ah, sempre achei ela uma CENSURADO e ontem ela abriu o bico, hoje fui num eletricista amigo da minha familia a muitos anos e ele pegou minhas duas baterias (tinha um parada em casa já + a que estava no Corsa) e paguei mais 140 reais e peguei uma Heliar Freedom 70ah, putra preço bom, coloquei e meu carro nem chegou perto dos 100°C, hoje esta frio e até pode ser isso mais acho que não, pois fiquei acelerando o carro (2000 rpm em média) com o som ligado e a ventoinha disparou com 96°C e voltou pro 95°C super rápido, senti que ela estava girando muito mais rápido na rua ele disparou umas 3x e depois coloquei na garagem e ele disparou mais algumas vezes e nunca passou com 96°C, ficou zero. Deu até mais animo de ter o carrinho, cá entre nós eu nunca confiei muito nele, agora só alegria.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Bom que resolveu...

Mas o carro deveria estar sinalizando a bateria ineficiente bem antes...dificuldade pegar, faróis oscilando com a rotação, etc...

Seria bom vc. conferir a eficiência do alternador também, pois com o carro ligado, 70% ou mais da energia é proveniente dele...

Eu acho que o carro todo deve funcionar relativamente bem, até sem bateria...em ML, pode complicar um pouco...


guilhermechicale
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Quinta-feira 23 2013f Maio 2013 05:52:21 PM
Localização: Osasco - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por guilhermechicale »

Ele tinha esses sintomas, até a luz cortesia oscilava, eu achava "normal" as vezes o carro girava pesado e simplesmente não ligava mais o som resetava, eu empurrava pra pegar e ficava "normal" por um tempo.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”