Valeu pela ajuda Sousaman, realmente ainda estou com a "pulga" atras da orelha, não me sinto tranquilo ainda em relação ao funcionamento do meu sistema num todo, de qualquer forma continuo monitorando e buscando informações precisas sobre o real funcionamento e tentando descobrir se tem algo de errado ainda, e o que é, qualquer hora dessas te chamo sim para trocarmos algumas idéias, li seu tópico pagina por pagina e vi sua briga com a questão do arrefecimento no seu carro !
Abraço.
[DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?
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Bom dia, Amigos!
Tenho um corsa, 99 1.6, 8V com ar.
O Sistema sempre funcionou bem, mandei fazer várias coisa nele e quando peguei a ventoinha não ligava, retornei ao mecanico que passou mais um dia com o carro e informou que era a valvula termostatica, trocou a mesma , porém agora só liga o 1º estagio após atingir 98º o segundo estágio não liga, antes ligava o primeiro estagio com 95 e se não baixasse ligava o segundo perto de 98 , sempre andei com o carro prx a 92,5º ele disse que agora está normal, antes que estava errado.
Alguém pode me informar qual a temperatura correta para ligar o 1º e 2º estagio?
Obrigada
Tenho um corsa, 99 1.6, 8V com ar.
O Sistema sempre funcionou bem, mandei fazer várias coisa nele e quando peguei a ventoinha não ligava, retornei ao mecanico que passou mais um dia com o carro e informou que era a valvula termostatica, trocou a mesma , porém agora só liga o 1º estagio após atingir 98º o segundo estágio não liga, antes ligava o primeiro estagio com 95 e se não baixasse ligava o segundo perto de 98 , sempre andei com o carro prx a 92,5º ele disse que agora está normal, antes que estava errado.
Alguém pode me informar qual a temperatura correta para ligar o 1º e 2º estagio?
Obrigada
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Bom dia, Amigos!
Tenho um corsa, 99 1.6, 8V com ar.
O Sistema sempre funcionou bem, mandei fazer várias coisa nele e quando peguei a ventoinha não ligava, retornei ao mecanico que passou mais um dia com o carro e informou que era a valvula termostatica, trocou a mesma , porém agora só liga o 1º estagio após atingir 98º o segundo estágio não liga, antes ligava o primeiro estagio com 95 e se não baixasse ligava o segundo perto de 98 , sempre andei com o carro prx a 92,5º ele disse que agora está normal, antes que estava errado.
Alguém pode me informar qual a temperatura correta para ligar o 1º e 2º estagio?
Obrigada
Tenho um corsa, 99 1.6, 8V com ar.
O Sistema sempre funcionou bem, mandei fazer várias coisa nele e quando peguei a ventoinha não ligava, retornei ao mecanico que passou mais um dia com o carro e informou que era a valvula termostatica, trocou a mesma , porém agora só liga o 1º estagio após atingir 98º o segundo estágio não liga, antes ligava o primeiro estagio com 95 e se não baixasse ligava o segundo perto de 98 , sempre andei com o carro prx a 92,5º ele disse que agora está normal, antes que estava errado.
Alguém pode me informar qual a temperatura correta para ligar o 1º e 2º estagio?
Obrigada
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kcoliver,
Ninguém poderá lhe responder com absoluta certeza, pois:
1 - A montadora não informa nada no manual do usuário e nem quando questionada escreve.
2 - As respostas são sempre em função do ritmo de trabalho de seu próprio veículo.
3 - As formas construtivas e os componentes para o caso, operam por faixa de trabalho ou tolerância.
Mas acho que posso falar em termos de consenso, sobre uma faixa de operação que vai de 92° até 105°. Esta faixa, além de estar contemplada nos indicadores dos painéis, se justifica pelo valor da VT (92+-2°C) e pelo valor do cebolão da alta (105° +-2°C), para os modelos que tem.
Então para Corsas sem AC, existe uma única velocidade e ela tem que operar no máximo até os 105°. Já para os que tem AC, a velocidade menor deve entrar +- com 94/97° e a maior no máximo com 105°C.
Muitos, como eu, não gostam de temperaturas acima dos 100° e procuram meios de limitar neste valor, com alterações ou substituições de componentes, mas são casos particulares e não necessariamente precisam ser seguidos.
Ninguém poderá lhe responder com absoluta certeza, pois:
1 - A montadora não informa nada no manual do usuário e nem quando questionada escreve.
2 - As respostas são sempre em função do ritmo de trabalho de seu próprio veículo.
3 - As formas construtivas e os componentes para o caso, operam por faixa de trabalho ou tolerância.
Mas acho que posso falar em termos de consenso, sobre uma faixa de operação que vai de 92° até 105°. Esta faixa, além de estar contemplada nos indicadores dos painéis, se justifica pelo valor da VT (92+-2°C) e pelo valor do cebolão da alta (105° +-2°C), para os modelos que tem.
Então para Corsas sem AC, existe uma única velocidade e ela tem que operar no máximo até os 105°. Já para os que tem AC, a velocidade menor deve entrar +- com 94/97° e a maior no máximo com 105°C.
Muitos, como eu, não gostam de temperaturas acima dos 100° e procuram meios de limitar neste valor, com alterações ou substituições de componentes, mas são casos particulares e não necessariamente precisam ser seguidos.
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Boa Tarde, Bange
O que acho mais estranho é que antes da substituição a ventoinha aciona bem antes, será q estava errada?
O que acho mais estranho é que antes da substituição a ventoinha aciona bem antes, será q estava errada?
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Olha, de princípio não se pode dizer que está errado (lembra das tolerâncias), está sim, diferente do anterior...
Vc. disse que a alta não liga, mas ela não liga em que situação? Se passou de 105° e não ligou tá errado...
Acho que seu carro não tem cebolão e ele pode ter trocado o sensor de temperatura e este novo (pra complicar), pode ter uma característica para mais...ou então a VT trocada é que está tardando a abrir...
Se estava funcionando no esquema 95/98, qual o motivo de vc. ter levado ele ao reparador? O que foi substituído?
Vc. disse que a alta não liga, mas ela não liga em que situação? Se passou de 105° e não ligou tá errado...
Acho que seu carro não tem cebolão e ele pode ter trocado o sensor de temperatura e este novo (pra complicar), pode ter uma característica para mais...ou então a VT trocada é que está tardando a abrir...
Se estava funcionando no esquema 95/98, qual o motivo de vc. ter levado ele ao reparador? O que foi substituído?
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Mandei trocar a embreagem e aproveitei para fazer a limpeza do sistema, quando peguei o carro de volta a ventoinha não disparava, deixei o carro lá novamente e o mecanico falou que era a valvula termostatica que tinha travado fechada !? Trocou e agora só dispara o 1º estagio em 97 ou 98 e desliga em 94/95 o segundo até agora não disparou.
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Se for com o ar desligado, está correto; o segundo estágio aciona em 100º (marcação do painel)kcoliver escreveu:Mandei trocar a embreagem e aproveitei para fazer a limpeza do sistema, quando peguei o carro de volta a ventoinha não disparava, deixei o carro lá novamente e o mecanico falou que era a valvula termostatica que tinha travado fechada !? Trocou e agora só dispara o 1º estagio em 97 ou 98 e desliga em 94/95 o segundo até agora não disparou.
Com o A/C ligado o segundo estágio aciona antes, mas não lembro exatamente quando.
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Não sei se no tópico já foi discutido isso, porém, seguem alguns valores indicados no material: Sistema de Injeção Eletrônica de Combustível- GM Multec B22/MPFI.
Link para download: www.xpeedclub.com.br/xtechlib/B22_MPFI.zip
[]'s
Link para download: www.xpeedclub.com.br/xtechlib/B22_MPFI.zip
6.10. Temp. Arrefecimento- Temperatura do motor
Condições da verificação | Valores Típicos
Motor funcionando em marcha-lenta, temperatura operacional | 85 a 110oC
6.25. Vent. Veloc. Alta- Estado do relé do ventilador de alta velocidade
Condições da verificação | Valores Típicos
• Ignição ligada
• Temperatura do motor abaixo de 103o C
• Pressão do ar condicionado entre 14 a 17 BAR | Inativo (12 volt)
• Temperatura do motor acima de 108o C
• Pressão do ar condicionado acima de 17 BAR | Ativo (0 volt)
6.30. Vent. Veloc. Baixa- Estado do relé do ventilador de baixa velocidade
Condições da verificação | Valores Típicos
Ignição ligada- Temperatura do motor abaixo de 93o C e Interruptor A/C desligado | Inativo (12 volt)
Temperatura do motor acima de 98o C ou interruptor A/C ligado | Ativo (0 volt)
[]'s
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É, como o Ikaro colocou, há diferenças entre o AC ligado e desligado...mas também não levantei dados a respeito.
Pela embreagem nada se justifica...salvo algum acidente de percurso no procedimento da troca...mas creio que nada tenhar a ver com o caso.
Travar a VT, pode ocorrer a qualquer momento, e também pode sim ser uma das causas das ventoinhas não acionarem...mas a temperatura vai certamente passar dos 100°C e pode ocorrer a ligação devido a condução térmica chegar a aquecer o sensor...mas isso é suposição...
Bom, minha avaliação é de que a VT nova não está abrindo o suficiente para uma boa vazão do líquido (considerando que antes funcionava)... mas tem-se que provocar o aumento da temperatura (p/ex.: com papelão), para saber a quantas andam a ligação da alta para se ter a noção do todo.
Pela embreagem nada se justifica...salvo algum acidente de percurso no procedimento da troca...mas creio que nada tenhar a ver com o caso.
Travar a VT, pode ocorrer a qualquer momento, e também pode sim ser uma das causas das ventoinhas não acionarem...mas a temperatura vai certamente passar dos 100°C e pode ocorrer a ligação devido a condução térmica chegar a aquecer o sensor...mas isso é suposição...
Bom, minha avaliação é de que a VT nova não está abrindo o suficiente para uma boa vazão do líquido (considerando que antes funcionava)... mas tem-se que provocar o aumento da temperatura (p/ex.: com papelão), para saber a quantas andam a ligação da alta para se ter a noção do todo.
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